DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Circuito Disparador de Flash - como montar um em casa

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

joaoba
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Ago 27, 2004 10:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bem pessoal, para quem estava interessado em montar o circuito disparador de flash (Flash-Trigger), forneço abaixo um passo-a-passo que é exatamente como fiz para construir o meu. Vale lembrar que eu não tenho nenhum conhecimento de eletrônica, portanto não serei capaz de tirar dúvidas mais complexas sobre o assunto. Só consegui fazer com a ajuda dos companheiros de fórum e me alegro em poder repassar esse conhecimento para quem se interessar.

1º passo: Vá numa loja de eletrônica e compre o seguinte material:
- Uma placa virgem cobreada de 5 x 5cm;
- Uma caneta para traçar circuito;
- Percloreto (química para corroer o cobre da placa)

E os componentes: (peça ao vendedor para colocar cada componente num saquinho separado com o nome escrito no saquinho)
R1, R2 e R3 = resistor de 10k ohms, 1/8 W
R4 = resistor de 1k ohms, 1/8 W
R5 = resistor de 100k ohms, 1/8 W
MIC = microfone de eletreto
P1 = potenciômetro 1M ohms
C1 = capacitor poliéster 0,1 micro Farad
C2 = capacitor eletrolítico 4,7 micro Farad (350 ou 400v)
CI1 = circuito integrado LM358 (normalmente a perna nº 1 vem marcada)
SCR = Scr de 400V (conhecido como TIC 116D ou 106C)
Suporte para pilha de 9v (soldar fio vermelho no (+) e fio preto no (-) da placa)

01 pilha de 9v

01 metro de fio para o microfone

2º passo: Salve no seu micro a imagem do circuito invertido (estou mandando como anexo01) e no PS reduza, antes de imprimir, para a medida de 3 X 3 cm.
Fixe o desenho do circuito na parte cobreada da placa virgem e, com uma agulha grossa, marque com força os pontos onde serão furados. Retire o desenho e faça os furos com uma furadeira e broca bem fininha (só o suficiente para passar as pernas dos componentes). Com uma régua e a caneta própria, faça os traços de um buraco a buraco, de acordo o desenho (imprima um maior para melhor visualizar). Se borrar, é só limpar com álcool e começar de novo. Depois de desenhado, conferido e reconferido, prepare a solução do percloreto e siga as instruções da bula para fazer a corrosão da placa. Depois de pronta e seca, passe uma bucha com álcool para retirar a tinta e aparecer os traços de cobre.
Agora vamos para a montagem

3° passo: É só imprimir os anexo02 / anexo03 e montar os componentes conforme está demonstrado nos desenhos. Note que nesses desenhos, o circuito não está mais invertido. É para você montar os componentes no lado liso da placa e soldar as perninhas no lado oposto (onde ficaram os traços do cobre). Tenha cuidado para a solda não fechar o circuito onde não deve.

4° passo: Supondo que tudo deu certo, só vai ficar faltando vc ligar essa placa ao FLASH. Aí vai depender do flash que vc for usar. Se ele tiver contato PC, vc vai comprar um conector para soldar nos fios de saída da placa para o flash, tendo o cuidado para a polarização correta. No meu caso, eu comprei uma sapata avulsa, coloquei no flash e, no fio que sai da sapata, adaptei dois conectores (o mesmo usado para bateria de 9v) para ligar a placa ao flash.

Como fazer as fotos

Num ambiente relativamente escuro, prepare a câmera no tripé com abertura pequena (f8 por exemplo) e velocidade de 0.8 a 2 segundos. Eu não gostei de fazer com macro, pois respinga muito na câmera. Prefiro distanciar a câmera um pouco do objetivo, puxar o zoom o máximo e fazer o foco no manual. Aponte o flash para o objetivo (o flash já deve estar acoplado ao aparelho), coloque o microfone perto do objetivo para captar o som. Desligue as luzes do ambiente, dispare a câmera com o controle remoto ou temporizador, solte o pingo d'água (ou o que for) sobre o objetivo da foto e quando o microfone captar esse barulho do pingo (ou o que for) vai disparar o flash e registrar a foto. Eu desliguei todos os bips que a câmera normalmente emite, para o microfone não ouvir e disparar o flash antes do tempo.

Anexo01:

Image

Anexo02:

Image

Anexo03:

Image

Observação: Os desenhos dos esquemas e circuitos foam concatenados por mim, mas são de autoria do Myke e Luis Kazuo, foristas do BRFoto (fórum onde eu aprendi a fazer este circuito, com a ajuda deles e de outros foristas).

Abraços,

Eduardo Broering
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas65

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Ago 27, 2004 10:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

joaoba, vc dizer qual a voltagem eu compro os capacitores?
Eu tb tô pensando em colocar um botão liga/desliga e um led. Vc save dizer pra qtos volts esse led tem q aguentar?
valeu yeah

rfaustini
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Ago 27, 2004 11:17 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ja ta salvo aqui em casa. yeah Valeu Joao.

Eduardo Broering
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas65

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2004 10:31 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ou duvida, o que é aquele Scr de 400V ?

Marcelo
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2004 12:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

oi,

Estava apenas pensando comigo mesmo e resolví sugerir:

Caso algum dos experts em eletrônica daqui resolva fazer o seu proprio circuito disparador, não pensa em fazer unidades extras para vender???

Me interessaria bastante um circuito destes, mas nem arrisco aprender eletrônica a esta altura apenas para isto...

[]s

Eduardo Broering
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas65

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2004 12:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu vou fazer o meu. E provavelmente vai sobrar material... mas vender acho dificil, só mesmo cobrar preço de custo. Acho é o mais caro é o proprio flash e o adaptador pra sapada do flash...

rfaustini
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2004 1:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Po... seria perfeito se alguem vendesse e cobrasse por isso. Nao teria problema.

Eduardo Broering
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas65

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2004 1:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Se não me engano esse circuito já foi patenteado pelo cara q inventou. Acho q o nomne do cara é Luis, mas o João pode esclarecer melhor.

Rodrigo Ruiz
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2004 10:11 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Já que saiu a matéria do João na FM de janeiro, vamos dar um up neste tópico....

Pra quem tem interesse nesse circuito (como eu), mas não tem um pingo de habilidade em fazer (eu tb Mr. Green ) tem uma notícia boa....

O João Batista tá vendendo o circuito pronto, e pra quem não quiser ter trabalho nem de procurar o flash, ele tb vende o circuito com 2 flashs, prontinho pra usar. É só comprar as pilhas pros flashs e a bateria pro circuito....

O meu já tá no forno... Dancing Dancing

Pra quem se interessar, o e-mail dele: joaoba2003@globo.com

yeah

PurI
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2004 12:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Só uma coisa, ele está com muito pedido agora, então tem que ter um pouco de paciência, mas vale a pena! Wink

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2004 1:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu não vou poder, usa-lo, já que o 420ex não tem regulador de potencia no flash.

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Sex Dez 31, 2004 11:50 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Joaoba empresário do splash yeah

Acho que vou encomendar um.

Rodrigo Ruiz
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Dez 31, 2004 1:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Igor Coltro, o meu eu to comprando com os flashs junto. Ele já vai deixar regulado e certinho pra uso... yeah

Luiz Fonseca

Avaliações Positivas13

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2005 11:02 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Serve apenas para Flash Externo na Sapata Hotshoe ou Algum Sleeve também?

Abraços.

mauvanju
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2005 7:40 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ai pessoal, salve salve, este é meu primeiro post!, comprei agora o material e deu 14,00 e um técnico me cobrou 7,00 para montar e ainda de quebra na mesma placa vem uma fotocélula! =D> , isto mesmo, com uma chave seletora vc escolhe MIC ou fotocélula, Não é uma MARAVILHAA Smile =D> =D> =D>
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.