DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Ajuda - Dicas para 2ª luz

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

lcarrez
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qui Fev 15, 2007 10:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Boa noite,

Trabalho exclusivamente com festas infantis e não tenho muito problema com a "2ª luz", mas nas fotos tradicionais dos familiares junto à mesa (essas fotos ainda são muito solicitadas) as sombras, por mais que se tente, acabam aparecendo e me incomodam bastante. Em varias casas de festas não tenho como rebater com facilidade e mesmo usando o difusor elas aparecem.

Estou pensando sem usar duas fontes de iluminação colocadas em tripes próximo a mesa, mas não poderão ser as tradicionais "sombrinhas" para não chamar muito a atenção e ficar "pirotécnico".

Pensei em luz contínua (semelhante as utilizada em vídeo) pois, tenho bons resultados quando o cliente contrata o pacote foto e video e posso compartilhar a "luz" do vídeo sem problema.

Como somente fotografo Raw faço os ajustes sem grandes problemas.

Alguma sugestão que possa me ajudar?

Grato.

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 12:13 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

a luz continua parece ser uma boa opção pra vc e é até economica.

Outra opção é usar um flash externo auxiliar com uma pessoa segurando com um ângulo de 60 graus como luz de fundo, pode ser com fotocélula ou outro tipo de comunicação (radiocélula ou wireless para flashs mais modernos).

lcarrez
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 8:31 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ranyere
Bom dia

O que eu queria evitar, nesse momento, é o auxiliar com a 2ª luz. O auxiliar sem duvida é a melhor opção pela mobilidade que terei, mas o custo vai aumentar meu valor final. Os orçamentos em "Festas infantis" são muito diferentes dos demais eventos sociais.

Meu objetivo é fazer da qualidade final o meu diferencial para encontrar o meu "espaço" nesse mercado e isso incide diretamente no meu custo e consequentemente no meu lucro, que fica bastante reduzido. Mas não tem outro jeito a "2ª luz" é fundamental e de uma maneira ou de outra vou ter que contar com ela.

Obrigado pelas dicas.

Gabriel SAP
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 1:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Se você usar flash externo rebatido no teto com difusor tenho certeza que as sombras somem. Já tentou assim?

Vou fotografar as bodas de outro dos meus avós com uma D50 usando só o flash pop up rebatido no teto com um rebatedor tabajara de papel. Já fiz vários testes e não há NENHUMA sombra.

lcarrez
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 1:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gabriel
Boa tarde

Rebater no teto ou em uma parede lateral (próxima) ajuda muito, mas na maioria das casas de festas o teto e paredes próximas são cobertas por decoração, que normalmente são balões coloridos ou tecidos laminados que "criam" novas sobras e reflexos.

Obrigado pela ajuda.

marklarry28
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 3:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Luiz,

Ae vou deixar minha dica.

1o Se voce for rebater o FLASH, lembre que se a cor da parede não é branca, você vai ter uma cor diferente na sua foto que ficará bem dificil corrigir em photoshop ou ACR.

2o Usando difusor vai sim melhorar um pouco as sombras, no uso de FLASH automatico, mas mesmo assim não é suficiente. O Lightsphere seria uma opção muito boa também.

3o exite sim uma tecnica para eliminar 100% das sombras usando flash. Mais voce tera que praticar em casa para dominar essa tecnica. Ela nao é facil de explicar tambem, mas vou tentar passar ou pouco pra voce.

Para fazer o teste faz o seguinte. Coloque uma pessoa ou objeto a uma distancia de 2metros, faz a fotometria da pessoa. (use um tripe para ficar mais facil nos testes)
Vamos dizer que a fotometria que voce conseguiu foi 1/60 F5.6 ISO 200. E tire a fotografia em flash automatico, soh para comparar depois.

Agora voce coloca seu flash em MANUAL, e diminui a potencia do flash um STOP. vamos dizer que potencia maxima do seu flash é F22 a 2 metros da pessoa, e a minima seria F1.8

Continue com a mesma fotometria na sua camera e diminui a potencia do flash e tire uma foto em cada potencia. Voce vera que o flash vai eliminar as sombras do rosto da pessoa e a luz ficara bem natural e nao tera luz no fundo.

E tambe coloque a camera 0.5, 1 o 1.5+ EV acima da fotometria. (1/60 @ f5.6 ISO 400, 1/30 @ f5.6 ISO 400)

Depois posso mostrar algumas fotos que tirei com zero de sombra usando o flash a 2 metros de distância, e sem usar difusor.

Se quiser depois entra no meu msn que posso explicar melhor por audio que é mais facil, depois que voce consegue entender essa tecnica, nunca mais vc esquece e vai salvar em muitas fotos

Atena
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 4:19 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Marcio Larroyd escreveu:
Para fazer o teste faz o seguinte. Coloque uma pessoa ou objeto a uma distancia de 2metros, faz a fotometria da pessoa. (use um tripe para ficar mais facil nos testes)
Vamos dizer que a fotometria que voce conseguiu foi 1/60 F5.6 ISO 200. E tire a fotografia em flash automatico, soh para comparar depois.

Agora voce coloca seu flash em MANUAL, e diminui a potencia do flash um STOP. vamos dizer que potencia maxima do seu flash é F22 a 2 metros da pessoa, e a minima seria F1.8

E funciona mesmo! Descobri isso em um casamento sábado, usei o flash em - 1 1/2 fotometrando no rosto e não deu sombra alguma, sendo que a noiva estava dentro do carro, no maior escuro! Shocked

Sugiro ainda usar um ISO bem alto, o flash na segunda cortina e uma velocidade baixa, pra capturar bem a luz natural, e deixar o flash só pra preenchimento mesmo! (Dicas aprendidas com o Celso Smile )

marklarry28
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 6:07 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

So lembrando,

Se possivel fique no maximo a ISO 1000, e diminuir a velocidade entre 1/60 a 1/4, compensando com o flash.

Se voce usar segunda cortina sim ela congela a cena, mas se a pessoa se mexer um pouquinho voce tera o rastro dela na foto por causa da segunda cortina de flash,... use-a mais com cuidado

Ja retirar a sombra, com primeira cortina ja é suficiente

R.A.Tesch
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 9:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Luiz,
VC disse:
O auxiliar sem duvida é a melhor opção pela mobilidade que terei, mas o custo vai aumentar meu valor final.
Não creio que vá aumentar tanto o custo assim, vc já viu, quanto está um flash frata 140 completo, com bateria seca e recarregador?
Uma fotocélula, deve estar uns R$ 25,00, porém, um iluminador, deve estar em torno de R$ 300,00, Se vc for comprar um iluminador usado ou um Frata 140 usado, qual o preço de cada e qual a diferença ?
Vc já pensou, se o 1º flash pifar, vc acha melhor, utilizar a contínua como 1ª ou o flash frata ?
Eu tenho rebatido a maioria de minhas fotos, inclusive, fiz algo pouco usual, andei levando duas chapas de isopor 30mm, coladas lateralmente, uma na outra e com 4 folhas de papél branco, coplado em sua superfície, exatamente, para evitar a luz direta, quando chegasse em um lugar, com teto muito alto, telhado, ou cores de partede e této, que não sejam o branco, como o nº guia do meu flash, é 60, ele é Handlemount, swivel e bounce, então fica menos difícil fazer esse tipo de foto e embora a chapa de isopor chame muito a atenção, ao meu ver, o produto final ficou diferenciado e valeu a pena, não é ainda o que Eu quero, pois ainda não tenho o controle total e perfeito, mas já dá para me estimular a continuar tentando, até porque, o meu flash não é dedicado e quando conseguir um, tenho certeza que, de 75%, vai passar para 99.
Abraços,
Roberto !

R.A.Tesch
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 9:35 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vou te dar outra idéia, que tal, aumentar o ISO, para 400, colocar a abertura em f8 e a velocidade em torno de 1/50s, fotografar de uma distância maior, com o difusor e fechar com o zoom, assim o flash deve chegar mais suave no motivo e as sombras também.
Outra coisa, é que da maneira como vc fala, parece que usa o flash sobre a sapata, enquanto o certo sería usar o flash off camera shoe, com cabo externo e quando for fazer tonmadas laterais, alinhar o flash com a camera, de outra maneira, com o flash na camera, só faço fotos horizontais, que vão me proporcionar muito menos sombras, mas sendo assim, o melhor é não usar ISO's altos e nem aberturas muito grandes, além, de fazer um enquadramento de primeira, para depois poder cortar na vertical, sem perda alguma.
Abração !

lcarrez
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 9:58 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Marcio e Atena
Boa noite

Obrigado pelas dicas.

1º - Pois é a decoração no teto e a parede interferem na cor das sombras e criam novas sombras, principalmente nos rostos das pessoas.

2º - Realmente o flash com difusor melhora muito, mas não é o resultado que desejo. Vocês já usaram o sto-fen (Omni-Bouce)?

3º - Essa técnica para reduzir em 100% a sombra eu ainda não tentei, mas entendi sua explicação e vou fazer nesse período do carnaval. Difícil será convencer meus filhos a participar Not talking

Essa redução progressiva de "luz" impacta muito na qualidade da foto (ruido)?

O flash na segunda cortina, em alguns momentos, até que o resultado é interessante mas uso muito pouco. Essa técnica eu usava para fotografar as corridas de slot car (autorama) que participava, o efeito é muito legal.

Bom já tenho diversão para o carnaval. Dancing

Muito obrigado pela ajuda de todos.

lcarrez
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 10:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Roberto
Boa noite

Acredito que o investimento se pague em médio prazo, por isso pensei em luz continua. Mas posso estar errado no meu ponto de vista.

Meu equipamento principal é todo Canon e também uso o cabo "Off-Camera Shoe Cord 2" e o flash 550 EX com aquele difusor "caseiro" (que um monte de loja já vende). O problema e que tira sua agilidade e fica aparecendo um ET no evento apesar de melhorar muito o resultado. Eu uso mais somente nas fotos posadas.

Já utilizei um ajudante com a 2ª luz, outro canon "ligados" via frequência do próprio flash e o resultado também foi bom.

Tenho por habito, para capturar o máximo de luz ambiente, ISO 400 (algumas vezes ISO 200) com f5,6 ou 6,3 com 1/30 ou 1/60.

Para não corre risco no evento carrego um segundo conjunto de maquina e flash.

Obrigado pela ajuda.

R.A.Tesch
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Fev 17, 2007 12:04 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Luiz,
Desculpe-me, Eu lí errado, vc disse "não tenho muito problema com a "2ª luz" e o "não", passou desapercebido por mim.
Na verdade, cada um tem uma solução diferente, para cada tipo de equipamento que se tem, assim como, para cada ambiente que se fotografa. Eu já fiz muita foto, da seguinte maneira, pegava meu flashão de GN60, trocava a cabeça zoom dele, pela cabeça Fish Eye, normalmente, pedia para o buffet, colocar a mesa, afastada uns 2mts da parede, na hora de fotografar, colocava os parentes, abraçadinhos, bem encostados na mesa, e colocava a minha esposa, sentada atrás deles, segurando esse segundo flash, em direção a nuca, do que está no centro e com isso, obtinha uma foto sem sombras e de quebra, ficava uma áurea em volta dos corpos e cabelos. Tenho certeza, pelo que vc disse, que não admira esse tipo de foto, devido a falta de discreção, com uma pessoa sentada atrás dos convidados, assim como, uma placa de isopor de 1m x 1m, porém, particularmente, prefiro apreciar o resultado final, até porque, em meus contratos, coloco de maneira bem clara, que vou fazer uma reportagem fotográfica e reportagem fotográfica é porradaria, como os próprios reporters falam, temos que nos virar com o que temos de recursos e tentar de nossa maneira, ser o mais discreto possível, embora pareça impossível, he he, porém, se os donos da festa, estão avisados, manda ver.
Eu particularmente, adoro projetar sombras, suaves ou duras, não importa, todas elas têm seu valor, mas quando Eu chego em uma festa e não tem aonde rebater o flash, fico muito frustrado. Não acho legal comparar fotos, acho legal, fazer diferente e por isso, cada foto que tiro, é uma diferente da outra e não necessáriamente, melhor, pois isso, depende do ponto de vista de cada um, por exemplo, muitas vezes, os seus clientes nem veriam essas sombras, entretanto, vc quer tirá-las, pois quer ser um profissional, para pessoas exigentes e é isso que todos nós queremos, entretanto, se vc colocar uma foto na diagonal aquí, com a cabeça em uma ponta e os pés em outra, essa é uma foto que nós fotógrafos, tanto admiramos, entretanto, quantas vezes, já ví clientes, fazendo cara feia e entortando a boca, para esse tipo de foto, várias, pois os parâmetros de avaliação, são diferentes e o que posso esperar da maioria deles, é que gostem de uma foto ruim e não gostem de uma excelente foto, mas é lógico, nem por isso deixaremos de buscar a excelência.
Abraços !

lcarrez
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sáb Fev 17, 2007 2:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Roberto
Boa tarde

Essa técnica que você usou com a ajuda da sua esposa eu também gosto, mas confesso que jamais usei em fotos dos familiares na mesa. Quando tiver oportunidade vou tentar!

Da para perceber que você já possui longa experiência nessa área, o que lhe garante grande segurança nas suas ações durante os eventos. Apesar de fotografar desde 95 (eu somente trabalhava para familiares e amigos), entrei no mercado somente em jan/2005 e ainda busco alguns "objetivos técnicos".

A descrição sem dúvida tem muito a ver comigo, mas sei que a atitude do fotografo é mais importante para o "diferencial" que citei. Portanto, concordo plenamente com seus argumentos.

Já percebi que preciso trabalhar melhor alguns argumentos no momento da venda do meu trabalho. Explicar melhor ao cliente essas "técnicas" me dará mais liberdade para trabalhar.

Estou sempre disposto a aprender mais e esse tópico me ensinou mais do que esperava no primeiro momento.

Abraços.

R.A.Tesch
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Fev 17, 2007 6:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Luiz,
na verdade, nem sempre tenho tanta segurança assim, pois as vezes me deparo com algo que fico sem saber o que fazer, por exemplo: Não tenho flash dedicado e tenho 3 flashes automáticos, 1 vivitar 285HV GN36, 1 Vititar 283 GN36 e um Sunpak 622 Super Pro System GN60, fotográfo desde 1990, porém, profissionalmente, somente a partir de 1995, depois parei um tempo e agora estou voltando, porém, aproveitei a volta, para migrar da câmera de filme e foco manual, para a câmera digital, de foco automático e posso lhe dizer, que não estou achando fácil, pois tive que aprender a ser laboratorísta de escritório, entender do equipamento e ainda estou engatinhando, mas o mais estranho é a captação de luz, não sei explicar, mesmo que Eu utilize as mesmas aberturas, ajustes de flash, ISO e distâncias que antes, a captação de luz, está diferente(está pior), a segunda luz, não vem bonita, como vinha antes, quando fui fotografar a cerimônia religiosa de uma debutante, pedí ao meu auxiliar que segurasse o flash atrás dos pais da debutante e família, que estavam sentados no banco da igreja, enquanto Eu metia o 1º pela frente, pedí que ele dividisse a potência em 1/4, como nos testes que fizemos antes e estava ok, entretanto, dessa vez, estourou, fiz sinal pra ele, para pôr 1/8 e novamente estourou, pedí então, que colocasse 1/16 e estourou novamente, daí ele me perguntou, e agora, o que é que Eu faço e Eu fiquei desnorteado, sem saber o que fazer, pois não entendía, porque, em uma foto tão simples e que Eu já havía feito o teste antes do pessoal chegar, havía dado esse problema, confesso que essas instabilidades me deixam desmotivado, pois já aconteceu outras vezes. Será que se os flashes fossem dedicados, isso iria acontecer? Acho que não, mas isso é muito extranho, até mesmo com flash automático.
No mais amigo, tenho poucos clientes, até porque, estou voltando agora e mesmo assim, parecem muito, pois a minha lentidão, no tratamento das fotos é grande, mas estou satifeito, tem vários negócios legais acontecendo e isso acaba renovando a experança e dando uma carga de otimismo, para continuar.
Abraços !
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior