DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Fotojornalismo em casamentos

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Atena
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 12:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi, pessoal, eu estava pesquisando materiais sobre fotografia de eventos sociais pois é uma de minhas metas arriscar neste campo pra ver se dá certo ou não. O único problema é que antes disso eu precisaria desembolsar uma grana bem alta na compra dos equipamentos, e estou pensando se vale a pena esse risco.

Algumas dicas logo de início já me assustaram, pois além da câmera profissional, lentes, flashes, fotocélulas (nem sei o que é isso), cabos e outras coisas descobri que teria que carregar pra cima e pra baixo um mini estúdio, coisa que jamais imaginei fazer parte das atividades do fotógrafo. Na minha cabeça, o mesmo só ia aos eventos com sua câmera e nada mais (tudo bem que os de que mais me lembro, dos muitos casamentos em que freqüentei, carregavam sempre uma bolsa quadrada de lado cheia de coisas misteriosas e aquele flash engraçado e redondo que um menino segurava no alto), mas nada muito espantoso.

Daí tomei conhecimento do fotojornalismo, que libera o fotógrafo das tais fotos de estúdio e lhe permite trabalhar com mais liberdade pois o mesmo não precisa obedecer tanto essas regras de iluminação e tudo o mais, buscando-se um resultado mais natural e focado mais na captação dos sentimentos e menos na formalidade dos retratos.

Eu tenho certeza que essa é a opção ideal pra mim, pois acho fotos de casamentos tradicionais tão iguais e monótonas que gostaria mesmo de oferecer um diferencial para aqueles que se interessassem, mesmo que seja uma fatia mínima do mercado. E talvez minha sensibilidade possa ser um elemento que se sobreponha a outros fatores, como a experiência que eu ainda não tenho.

Algo que me incentivou muito a arriscar foi o trabalho com as modelos ( http://www.flickr.com/photos/atenita/sets/72057594121116112/ ) que eu e mais um amigo fizemos com luz natural e sem nenhum recurso adicional, e para o qual fomos super inseguros por não termos os equipamentos adequados. Sem falsa modéstia, achei que nós dois (e ele tem uma camerazinha bem mais simples que a minha) mandamos muito bem, principalmente se eu levar em conta as fotos desastrosas que já vi serem feitas em estúdio (certa vez eu fiz algumas numa dessas empresas que te oferecem o ensaio depois se você não quiser não precisa comprar, e nem preciso dizer que não fiquei com elas), com luz toda certinha e tudo o mais.

Isso me levou a imaginar se de repente pra início, só pra ver se dava certo esse negócio, em vez de investir em uma câmera profissional eu pudesse tentar algo com uma compacta avançada, como a S9000, que atinge um nível bom de ISO e não me obriga a ficar trocando de lentes o tempo todo (e eu nem sei se esse trocar de lentes é algo assim tão obrigatório nos casos das DSLRs pois nunca tive contato com uma), aceita flash externo e tudo o mais e só.

É muito absurdo? É antiprofissional? É arriscado? É irreal?
Gostaria de saber dos que trabalham com isso o que responderiam a ests questões, e agradeço desde já... yeah

Juliano Sacramento
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 1:09 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Atena,
Citação:
Isso me levou a imaginar se de repente pra início, só pra ver se dava certo esse negócio, em vez de investir em uma câmera profissional eu pudesse tentar algo com uma compacta avançada, como a S9000, que atinge um nível bom de ISO e não me obriga a ficar trocando de lentes o tempo todo (e eu nem sei se esse trocar de lentes é algo assim tão obrigatório nos casos das DSLRs pois nunca tive contato com uma), aceita flash externo e tudo o mais e só.

Não tenho capacidade nem experiência para opinar sobre o uso de equipamentos ou técnicas neste caso,mas acho que DSLR seria o ideal.Caso não opte por tal e vá de prossumer,eu descartaria a S9000 e iria de R1,que apesar de ter metade do zoom,acho que é muito mais camera. Smile

[ ]s yeah

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 1:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Atena, legal partir pra essa área, está em alta atualmente. Mas quem trabalha com fotojornalismo de eventos usa DSLR justamente porque não há uma compacta ou prosumer que ofereça um ISO alto com qualidade adequada para este tipo de fotografia.

E a troca de lentes é fato comum nessas ocasioões, porque há situações em que uma lente prime é exigida como o retrato dos noivos, panorâmica da igreja, e há situações que uma teleobjetiva seja necessária, foto do beijo, alianças, lagrima caindo....

Apesar da lente de uma S9000 ser boa pra categoria dela ela não trará o mesmo resultado que uma lente específica pra reflex, ainda que a DSLR seja de entrada ou custo x benefício.

Apenas mais um comentário... fotojornalismo social não significa que o tradicional não esteja sendo feito, a maioria dos profissionais que vive disso contrata o fotógrafo tradicional também... o que quero dizer com isso ? É que o "descompromisso" que imaginamos existir, de ter fotos perfeitas, não existe.engana-se quem pensa que quando o cliente pede fotojornalismo pode usar e abusar ou pode-se pegar fotos ruins e passar pra p&b e tal... a qualidade é obrigatória mesmo sendo com estilo fotojornalismo. Ainda mais que usa-se bastante manipulação pra montar o album (cut-out, preto e branco, sephia) e pra isso as fotos tem que estar ótimas (e grandes) senão o lucro do fotógrafo vai todo embora nas horas gastas com manipulação e/ou manipulador.

Abração

Atena
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 1:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi, Juliano, vou considerá-la! Smile

Atena
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 1:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoal, só para referência, eis aqui um site de fotojornalismo específico de casamentos:
http://www.wpja.com/
Haja criatividade!

Atena
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 1:20 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso Rogerio escreveu:
Atena, legal partir pra essa área, está em alta atualmente. Mas quem trabalha com fotojornalismo de eventos usa DSLR justamente porque não há uma compacta ou prosumer que ofereça um ISO alto com qualidade adequada para este tipo de fotografia.

O ISO com certeza é a minha principal preocupação, mais até do que a troca de lentes. Terei que considerar isso, com certeza.

Citação:
E a troca de lentes é fato comum nessas ocasioões, porque há situações em que uma lente prime é exigida como o retrato dos noivos, panorâmica da igreja, e há situações que uma teleobjetiva seja necessária, foto do beijo, alianças, lagrima caindo....

Entendi... Não há uma objetiva zoom de boa qualidade para DSLR que faça tanto wide quanto tele?

Citação:
Apesar da lente de uma S9000 ser boa pra categoria dela ela não trará o mesmo resultado que uma lente específica pra reflex, ainda que a DSLR seja de entrada ou custo x benefício.

Neste caso, mesmo a lente do kit das câmeras slrs (por exemplo, D50/D70/XT) bate a lente de todas as compactas?

Citação:
Apenas mais um comentário... fotojornalismo social não significa que o tradicional não esteja sendo feito, a maioria dos profissionais que vive disso contrata o fotógrafo tradicional também... o que quero dizer com isso ? É que o "descompromisso" que imaginamos existir, de ter fotos perfeitas, não existe.engana-se quem pensa que quando o cliente pede fotojornalismo pode usar e abusar ou pode-se pegar fotos ruins e passar pra p&b e tal... a qualidade é obrigatória mesmo sendo com estilo fotojornalismo. Ainda mais que usa-se bastante manipulação pra montar o album (cut-out, preto e branco, sephia) e pra isso as fotos tem que estar ótimas (e grandes) senão o lucro do fotógrafo vai todo embora nas horas gastas com manipulação e/ou manipulador.

Quanto ao tamanho das fotos, achei que a S9000 era uma boa opção pois chega até 9 megapixels. Também gosto de efeitos especiais em Photoshop, e não penso em ter isso como única atividade pois tenho meu emprego, então, o fator tempo pra mim seria menos importante, já que se desse certo é mais ou menos uma renda adicional de que posso abrir mão.

Claro que não considero mesmo que deva faltar qualidade, tipo fotos tremidas, mal enquadradas, escuras demais, enfim, mas pelo que já fiz com a minha câmera acho que ela trabalha bem e tem qualidade, mas o grande problema é o tal do ISO e o ruído, que sempre me impedem de fazer fotos naturais e rápidas em ambientes mais escursos.

Muito obrigada pelas suas dicas! Smile

Juliano Sacramento
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 1:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Atena,

yeah Realmente o site e o estilo de foto é muito interessante! Smile Não conhecia e na minha opinião,achei muito mais legal do que o estilo tradicional de cobertura. Smile

Sobre as cams prossumers,dá uma olhada nesse side by side objetivo:

Fuji S9000 x Sony R1 - Clique aqui!

[ ]s yeah

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 5:17 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Citação:
Entendi... Não há uma objetiva zoom de boa qualidade para DSLR que faça tanto wide quanto tele?

Tem lentes muito práticas e ótimas pra casamento como 24-120 ou 18-200, podem serm f/2.8 mais luminosas ou podem ter VR ou IS (estabilizador) mas aí o bolso dói isso não tem jeito. Eu diria que uma 24-120 dá pra fazer "quase" tudo.

Citação:
Neste caso, mesmo a lente do kit das câmeras slrs (por exemplo, D50/D70/XT) bate a lente de todas as compactas?

Atena, só não vai bater se falarmos em termos de zoom pois as do kit da canon vão até 55mm (pouco) e da nikon vão até 70mm (razoável) mas o restante bate em tudo... principalmente em nitidez.

Agora sobre o photoshop... tudo bem que vc tem tempo livre mas lembre-se, podem ser centenas de fotos a tratar, tome cuidado Wink

DICA: O site da wpja é ótimo pra ir aos sites próprios dos fotógrafos da associação. Até o ano passado só o Leandro Nunes fazia parte da associação, hoje já tem mais um brasileiro lá. Eu fiz um curso com o Leandro, de fotojornalismo social, muito bom. Ele é um cara que se vc mandar um e-mail não vai deixar de te responder tenho certeza Wink

Abração de novo.

Atena
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 5:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Puxa, obrigada pelas dicas.

Estou tendendo muito para uma D50, o preço é bem parecido com a S9000, acho que a diferença de 6 para 9 megapixels de tamanho das fotos, se for preciso fazer algum trabalho que exija uma ampliação maior, deve ser suprida por essa superior qualidade das lentes e das demais funcionalidades. Sem falar que ela chega até ISO 1600, e isso é tudo o que eu quero... Smile

Eu vi os sites dos brasileiros lá no WPJA, muito dez mesmo! Smile

Editado pela última vez por Atena em Qui Jun 08, 2006 5:25 pm, num total de 1 vez

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 5:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

6 MP vc revela em 30x40 tranquilamente e com boa qualidade pra albuns. Se interpolar um pouco ou fotografar em RAW e interpolar na conversão do RAW vc revela maior ainda com a mesma qualidade.

Atena
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 6:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso, aproveitando, gostaria de perguntar se consigo fotos macro com estas lentes zoom. Sei que a distância de foco delas é alta, e que o ideal seria uma lente para macro mesmo, mas é possível por exemplo, distanciando-se até o limite de foco e aproximando-se o zoom conseguir fotos de detalhes pequenos?

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 7:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Conseguir consege mas sem a mesma qualidade e facilidade de uma lente macro. A distância das lentes do kit não é tão grande, cerca de 25 cm.

Atena
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jun 12, 2006 11:24 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Então, pessoal, sábado teve casamento da irmã de um amigo meu que também gosta de fotografar e ele me convidou pra fazer umas fotos dela (informalmente, claro, já que havia fotógrafos contratados).

A experiência me serviu pra reconhecer algumas coisas. Em primeiro lugar, que é mesmo impossível se fazer um trabalho de qualidade com uma câmera não-especializada. A celebração do casamento foi durante o dia (11h da manhã) em uma igreja super clara, e eu com ISO 200 (o máximo aceitável na minha câmera), com abertura de 2.8 e velocidade de 1/60 (ou seja, o mais claro possível) e mesmo assim as fotos ficaram sobrexpostas e sem falar que eu tive que usar na maior parte das vezes o maior zoom da câmera (10x), e por isso várias fotos saíram tremidas nessa velocidade (tinha que ser acima de 100 para não tremer).

O churrasco também foi em um lugar fechado e pouco iluminado, precisava usar um flash potente e rebatido, mas como o meu é fixo não tinha como rebatê-lo e acaba estourando as cores quando o utilizava diretamente, sem falar que seu alcance era bem baixo.

Consegui clarear algumas fotos no photoshop, mas o ruído ficou insuportável. Passando pelo noiseware, como havia muito ruído, algumas fotos ficaram meio plastificadas.

Outra coisa que dificultou foi não ser a fotógrafa 'oficial', já que os noivos ficavam posando para outros fotógrafos na maior parte do tempo.

Os convidados também não entenderam nada, ficavam estranhando fotografá-los, alguns ficavam me vigiando para ver se eu iria clicá-los e eu não soube lidar com isso. Acho que se eu estivesse como fotógrafa mesmo ficaria mais fácil de me aceitarem...

As coisas são bem complicadas, mas acho que dá pra superar estes problemas com o tempo (e com uma boa câmera, claro).

Abaixo vou colocar o link para algumas fotos que achei legais. Notem que o casamento foi bem informal, a igreja não estava enfeitada, a noiva não usou o vestido convencional, por isso as fotos devem lhes parecer bem diferentes...

FOTOS DO CASAMENTO

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Seg Jun 12, 2006 2:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É atena, vc leva jeito pra fotojornalismo social hein, gostei do seu "olhar" yeah

A câmera é aquilo mesmo...sem ser uma boa reflex não dá pra fazer muito

Bruno Fuzatto
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jun 12, 2006 3:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Atena, de algumas fotos eu gostei muito. Acho que você tem um bom olhar e nesse ramo você sairá muito bem. Mesmo com uma compacta, que atraplha um pouco, você conseguiu boas fotos!

Investir em um bom equipamento não seria ruim, hem ?! yeah
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior