DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Clube das Canon S (S1 S2 S3 S5, SX1 SX10 SX20 SX30...) arq I

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder
Autor Mensagem

Imortal
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 9:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá pessoal...
Quais são os temas em votação para semana que vem? Think
Até mais! yeah

fpandur
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 9:23 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bonita foto SenaJR, o "teto" de nuvens deixou a composição bem "drámatica" em minha opinião. =D>

Citação:
Quais são os temas em votação para semana que vem?

Bem, segue abaixo a lista atualizada:

- comidas prontas
- gotas
- grafismo (2)
- natal
- nuvens (1)
- partes do corpo
- reflexos
- silhueta
- comidas in-natura - grãos (já feito)
- cotidiano (já feito)
- pôr/nascer do Sol (já feito)

Editado pela última vez por fpandur em Qui Dez 01, 2005 10:16 am, num total de 2 vezes

Imortal
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 9:48 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

fpandur,
Meu voto vai para grafismo. yeah

fpandur
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 9:56 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Imortal, OK, já atualizei a lista com seu voto e o meu.

Imortal
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 10:03 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

/SenaJR/ escreveu:

Tô pensando em postar uma antiga, mas fiquei até com vergonha!!! Embarassed Anxious

Poxa... Shocked Shocked Shocked vai ser modesto assim sei-lá onde... Mr. Green sua foto está com um aspecto bem dramático como fpandur citou. Gostei bastante do contraste das cores no céu, o enquadramento tb ficou muito bom... abusou nos terços =D>
Parabéns! =D>

fpandur
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 10:08 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Por falar em terços, alguém tem algum material ou link p/ eu dar uma lida com mais cuidado a respeito ? Think

OBS: lista atualizad com o voto do lenhard_rs

Editado pela última vez por fpandur em Qui Dez 01, 2005 10:17 am, num total de 1 vez

lenhard_rs
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 10:09 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

/SenaJR/, seu quintal é muito fotogênico yeah a foto ficou muito legal. =D>
Meu voto vai para grafismo.

Imortal
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 10:30 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

fpandur,
Olá! Achei esse site... tá bem simples, mas acho que serve. Think
http://www.herbario.com.br/fotoweb/curso_fotografico/c35.htm
Até mais! yeah

/SenaJR/
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 11:05 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoal, muito obrigado pelos comentários. yeah

Acho que pelo fato de eu não ter ido para um "belo" local para fotofrafar, diferente do quintal aqui de casa (do qual já estou acostumado), eu acabei desvalorizando um puco a composição devido as árvores que vejo todos os dias.

fpandur, interessante seu comentário sobre a dramaticidade que céu transmitiu. Eu não tinha "observado" isso. Wink

pereira escreveu:

Foto tirada do quintal de sua casa Shocked, isso é que é um belo quintal heim......rsrs

É porque eu apontei a cam pra cima, se eu apontasse mais para baixo você não iria dizer isso. Mr. Green

Imortal, menos... menos... Embarassed RollEyes

Opaaaa! Parece que os temas por aqui vão continuar. Dancing

Aa ai... é agora que me lasco. Também vou votar no tema que acho muito interessante e lindo, mas não sei se meu "olhar" já está apurado para captar imagens que são difíceis de perceber no dia-a-dia. Brick wall Mas vamos lá. Sejano que Deus quiser... Pray Pray

Meu voto vai para Grafismo

/SenaJR/
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 11:22 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

fpandur escreveu:
Por falar em terços, alguém tem algum material ou link p/ eu dar uma lida com mais cuidado a respeito ? Think

Off topic...

fpandur, eu consegui aqui uma explicação matemática sobre composição e regras dos terços. Acho que você vai gostar Mestre! Mr. Green

Segundo Henri Cartier-Bresson, "A composição deve ser uma de nossas preocupações constantes, até nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia... e, então, devemos ceder lugar à sensibilidade". Queremos, aqui, analisar quais as regras de composição que antecedem ao momento fotográfico. Dessas, talvez a mais universal seja a chamada "Regra dos Terços", usada desde a Grécia Antiga.
A fotografia, tal como outras artes, é algo subjetivo. Entretanto, existem alguns padrões visuais de beleza que parecem universais. Os gregos clássicos sabiam disso e tornaram tão objetivo esse conceito que o relacionaram à matemática. Assim, a partir de Pitágoras, derivou-se o conceito de relação áurea, que acabou por influenciar a beleza da arquitetura grega.

Image

Numa divisão áurea, a parte menor está para a parte maior, assim como a parte maior está para o todo. No retângulo da figura acima, por exemplo, podemos considerar a parte menor (a) e a parte maior (b). Matematicamente, essa divisão será áurea se puder ser expressa por: a / b = b / (a + b). Resolvida essa equação, verifica-se que a parte maior (b) deve ser 1,6 vezes a parte menor (a). O próprio formato da foto 35 mm, cujo negativo é de 24 x 36 mm, portanto com o comprimento igual a 1,5 vezes a largura, segue praticamente uma relação áurea.

A relação áurea oferece um guia para a composição do espaço fotográfico. Esse espaço, representado pelo retângulo do visor, pode ser dividido de diferentes formas. Costuma-se dividi-lo de tal forma que cada uma das partes seja 1,6 vezes a outra. Na prática, faz pouca diferença se aproximarmos o valor de 1,6 para 2, sendo muito mais fácil visualizar uma proporção de 1:2. Assim, costuma-se dividir a imagem em três partes horizontais e três partes verticais iguais, de forma que qualquer uma das partes esteja na proporção de 1 para 2 com o restante (conforme figura), no que chamamos de "Regra dos Terços". Obtemos uma imagem agradável quando distribuímos os elementos de composição de maneira equilibrada entre essas partes, seja na horizontal ou na vertical.

Assim que nos é apresentada qualquer imagem, temos a tendência quase universal de observar primeiro pontos bem determinados da mesma. Esses pontos são, exatamente, aqueles em que as linhas da divisão áurea se encontram, ou seja, praticamente nos terços da imagem, que na figura acima denominamos "pontos fortes". São pontos que devem ser explorados na composição.

yeah yeah

/SenaJR/
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 12:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Aracnofobia!

Deu medo... Shhh Anxious

Image

Ela saltou na minha direção. Eu estava concentrado fazendo o enquadramento pelo visor. Ela é muito pequena, mas no visor parecia um monstro. lol
Ela estava sobre um papel próximo a uma janela aqui de casa.

Imortal
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 12:09 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

/SenaJR/,
É... eu tenho aracnofobia. Shocked
Venho tentando tirar uma dessas desde que tenho a cam... mas até agora não consegui uma boa oportunidade.
Achei uma daquelas "armadeira" no mato de um parque aqui perto de casa... mas fiquei com medo dela pular em mim... tinha uns 4 cm. Shocked
Parabéns! Bela Macro! =D>
editado: Na realidade era uma tarântula http://www.escoteiros.org/Aventura/animais/aranhas.htm
yeah

/SenaJR/
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 12:26 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Imortal escreveu:
/SenaJR/,
É... eu tenho aracnofobia. Shocked
Na realidade era uma tarântula

Shocked Anxious Essa daí... nem pensar. Não chego nem perto Shame on you

fpandur
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 12:51 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

/SenaJR/, muito interessante esse texto dos terços.
Na foto, a aranha parece ser enorme .... Razz

Imortal, valeu pela indicação do site dos terços. yeah

Mudou a página no tópico, dá-lhe lista atualizada com os votos:

- comidas prontas
- gotas
- grafismo (3)
- natal
- nuvens (1)
- partes do corpo
- reflexos
- silhueta
- comidas in-natura - grãos (já feito)
- cotidiano (já feito)
- pôr/nascer do Sol (já feito)

Alguém poderia me explicar o que vem a ser "Grafismo", já que parece que vai ser o tema vencedor ? Anxious

/SenaJR/
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 2:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

fpandur escreveu:

Alguém poderia me explicar o que vem a ser "Grafismo", já que parece que vai ser o tema vencedor ? Anxious

Ok fpandur, vou compartilhar com você e com o restante do pessoal o que já compartilhei com o Imortal por MP.

O grafismo é uma técnica usada para criar imagens abstratas e com composições geométricas. Geralmente são fotos de forte apelo gráfico, que retratam detalhes arquitetônicos de construções, objetos coloridos ou situações em que vale mais a forma do que o conteúdo.
A criação de grafismos é muito útil para exercitar a composição e o enquadramento em fotografia. É como se você tivesse um retângulo em branco para preencher usando formas geométricas para dividir e equilibrar os elementos dispostos na imagem.
Usamos os grafismos para exercitar e educar o olhar, para ver as formas geométricas nas situações em que fotografamos. Na hora de fazer um retrato, por exemplo, teremos facilidade em dispor os elementos da imagem e construir uma boa foto. É por isso que tenho interesse em utilizarmos logo esse tema no nosso tópico. Quero aprender a "ver" as coisas assim e treinar meu olhar fotógráfico.

Como imagens valem mais que mil palavras.... aprecie estas. Isso é o que eu chamo de fazer arte ao fotografar.

http://www.olhares.com/galerias/index.php?id=15

Conclusão do Imortal após ler sobre grafismo: "Todo o grafismo é abstrato, mas nem todo o abstrato é grafismo."

yeah
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior