DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Clube das Canon S (S1 S2 S3 S5, SX1 SX10 SX20 SX30...) arq I

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder
Autor Mensagem

Adriano_Daher
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2005 11:50 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi gente. Eu tenho uma Fuji S 5100 e to kerendo troca-la por uma que tenha estabilizador. To entre a Canon S2 e a Panasonic fz 20 ou fz 30. Qual vcs me aconselham? Uso mais a camera pra tirar fotos cotidianas e filmar mermo (nada profissional). Tipo festas que meu filho vai ou viagens. E uso muito a noite. Mas jah q pretendo trocá-la neh que seja para uma melhor se a diferença em grana nao for muita.

/SenaJR/
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2005 12:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

fpandur escreveu:
/SenaJR/, então, era isso que queria confirmar. P/ obter melhor DOF, temos então que fechar a abertura ? Claro que isso acarreta efeitos colaterais, como os que você mencionou. Porque já li gente dizendo que teria que deixar em F/2.8 ou menos ....

Mas essa "regra" se aplica a qualquer situação (macro, wide e tele ?) Se for, então seria ideal p/ obter um bom DOF sempre que possível estar na região mais fechada do obturador (F/7.0, F/8.0) . Think

Quanto ao IS, vou tentar fazer uns testes e depois posto os resultados aqui.

fpandur meu brother... você tá famoso hein! Fui ao Shopping rapidamente e por acaso vi um imenso poster seu. Shocked
Você estava em close e segurava uma espada luminosa. Tinha algo escrito nessa foto e dizia assim... : Star Wars III Mr. Green I Cant Stop

Heheh, agora vamos a resposta. Não há mais porque se confundir. Se quiser faça um teste e verifique que sempre as aberturas menores (tipo F8) fornecerão um DOF maior em qualquer caso. Porém isso é mais perceptível em fotos macro e tele. Em wide o DOF é bem maior e não é tão necessário preocupar-se com a abertura (a não ser em fotos de paisagens, que possuem longas distâncias). Logo, o DOF depende de dois fatores: abertura e distância focal.

Recapitulando: 1 - aprofundidade de campo tem relação direta com a abertura: quanto maior esta for, menor será a profundidade de campo.
2 - A profundidade de campo também depende da distância focal da objetiva: quanto maior ela for (tele), menor será a profundidade de campo, para um mesmo número F. Dessa maneira, uma objetiva de 50mm (a da S2 é de 6mm e equivale a 36mm) com abertura de F4 produz uma profundidade de campo maior que uma objetiva de, digamos, 100mm regulada na mesma abertura.

A tabela abaixo vai clarear o entendimento.

Image

Image

Os números da tabela indicam (em centímetros) os limites da área que está em foco em cada caso. As colunas correspondem a cada uma das objetivas consideradas, fornecendo a profundidade de campo de cada abertura. O códigos de cores assinalam as diferentes combinações de distância focal/abertura que produzem a mesma profundidade de campo.

T+ yeah

/SenaJR/
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2005 2:01 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hoje a noite, durante um aniversário, me diverti com a minha querida sobrinha. Ela adora ser fotografada!

Qualquer semelhança é mera coincidência... heheh

Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green

Image

Fazendo pose...

Image

... duas modestas colaborações, só para eu não passar em branco. yeah

/SenaJR/
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2005 12:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Image

Image

marcosfr
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2005 12:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

fpandur escreveu:
Citação:
Gostaria que alguém postasse fotos da S2 feitas com luz incandescente e com o White balance selecionado em Auto para ver como ela se sai neste teste.

marcosfr, segue uma que fiz agora no final da tarde. Modo completamente AUTO, sem flash.

Image

A parede mais a direita está mais branca, por conta de uma luminosidade do dia que ainda entrava no ambiente (não tinha como barrar, vinha de uma porta de vidro). Mas do menino p/ a esquerda eu fechei todas as portas, então o ambiente ficou iluminado apenas pela incandescente.

Parece que a câmera não conseguiu acertar o balanço de branco, talvez porque em parte da foto incidia a luz do dia. Você já fez comparações entre o balanço de branco automático e o incandescente para saber se é possível deixar ela sempre em automático ou é melhor colocar o modo de flash para incandescente quando estiver tirando fotos sob este tipo de luz?

fpandur
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2005 12:23 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

marcosfr, não saberia responder ... vamos fazer o seguinte: vou fazer um teste mais completo e postar neste final de semana aqui, OK ? yeah

Farei todas as fotos a noite, p/ não ter interferência de iluminação interna. Aí faço uma foto com:
- completamente AUTO, sem flash
- Modo P, sem flash e com WB automático
- Modo P, sem flash e com WB incandescente

Acho que assim tira as suas dúvidas, não ? Vou tirar todas sem flash, pois senão a luz do flash interfere no resultado do WB.

Se quiser algum teste diferente destes que propus, posta aqui que eu faço sem problemas.
Wink

fpandur
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2005 12:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

E aí galera, desistiram dos temas ? Think A votação está empatada, então como era p/ eu sugerir o 1º tema, vou usar da "democradura" e indico Comida In Natura: grãos Mr. Green

Depois semana que vem podemos fazer das Gotas ou qualquer outro daquela minha lista ou ainda, algum outro que alguém sugerir.

Seria legal se todo mundo postasse junto, p/ comparar melhor. Então sugiro postar na 4ª feira (16/11), pois tem feriado no meio do caminho. O que acham, vamos nessa ? Dancing

fpandur
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2005 12:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

/SenaJR/, agora sim a explicação do DOF !!!! Vou até imprimir a página p/ ler com calma.... =D> =D> =D> yeah

andreortodontista
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2005 12:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá pessoal.
Aqui vão alguns links para acesso a pequenos cursos de fotografia. yeah

Curso de fotografia digital:
http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/andreortodontista/Fotodigital/CursoFotografiadigital.pdf
A senha de acesso é: foto

Curso completo de photoshop:
http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/andreortodontista/photoshopavancado/Photoshopavancado.pdf
A senha de acesso é: photo2

Vou postar no tópico adequado onde tem vários cursos e dicas de fotografia:
http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=6476

Depois me passem suas avaliações Think

[]s

andreortodontista
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2005 1:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

fpandur escreveu:
E aí galera, desistiram dos temas ? Think A votação está empatada, então como era p/ eu sugerir o 1º tema, vou usar da "democradura" e indico Comida In Natura: grãos Mr. Green

Depois semana que vem podemos fazer das Gotas ou qualquer outro daquela minha lista ou ainda, algum outro que alguém sugerir.

Seria legal se todo mundo postasse junto, p/ comparar melhor. Então sugiro postar na 4ª feira (16/11), pois tem feriado no meio do caminho. O que acham, vamos nessa ? Dancing

Beleza fpandur

Vou "fazer a feira" no domingo e procurar alguns "modelos" para fotografar Dance

[]s

andreortodontista
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2005 1:16 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Belas fotos /SenaJR/

Sua sobrinha é uma boa modelo yeah

A foto do grilo parece até uma pintura =D>

Parabéns

/SenaJR/
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2005 2:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

fpandur escreveu:

Ai ai... tô ferrado. Onde é que vou arranjar grãos pra fotografar se em casa a gente só come "bifão"?!! d'oh! Mr. Green

Pelo jeito vou ter que montar logo meu mini estúdio nesse final de semana! yeah

fpandur
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2005 6:51 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Citação:
pandur meu brother... você tá famoso hein! Fui ao Shopping rapidamente e por acaso vi um imenso poster seu. Shocked
Você estava em close e segurava uma espada luminosa. Tinha algo escrito nessa foto e dizia assim... : Star Wars III

Pois é, a fama cobra seu preço, ás vezes é difícil sair de casa sem ser notado .... I Cant Stop I Cant Stop I Cant Stop I Cant Stop I Cant Stop

fpandur
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2005 6:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

andreortodontista, /SenaJR/ e todos os demais: se virem !!!! kkkkkk, vamos lá, é um tema fácil, todo mundo tem em casa alguma coisa em grãos.

/SenaJR/, não é possível que você não tenha arroz e feijão em casa !! Shocked Pronto, são grãos, tá valendo p/ nosso 1º tema. Lembrando que vamos postar todos na 4ª feira, belê ? yeah

fpandur
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2005 7:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Citação:
Oi gente. Eu tenho uma Fuji S 5100 e to kerendo troca-la por uma que tenha estabilizador. To entre a Canon S2 e a Panasonic fz 20 ou fz 30. Qual vcs me aconselham? Uso mais a camera pra tirar fotos cotidianas e filmar mermo (nada profissional). Tipo festas que meu filho vai ou viagens. E uso muito a noite. Mas jah que pretendo trocá-la neh que seja para uma melhor se a diferença em grana nao for muita.

malandrim, tanto a FZ-20 como FZ-30 são câmeras mais caras que a S2, embora com qualidade de imagens um pouco melhor, quando consideramos fotografia. A FZ-20 por exemplo consegue manter abertura F/2.8 por toda a faixa de zoom, enquanto que a S2 varia de F/2.7 a F/3.5.
Considere que ambas as Panasonic utilizam bateria, então contabilize na compra uma bateria extra.
A S2 é um equipamento indicado p/ quem quer multi-funcionalidade. Ou seja, usar ela tanto p/ fotografia como p/ pequenas filmagens de altíssima qualidade. Neste quesito acredito que ela é imbatível: grava filmes em estéreo, tem filtro anti-vento, permite fotografar em alta resolução enquanto filma (embora o filme dê uma breve parada), permite zoom enquanto filma.
Nestas funções, as Panas perdem feio: a FZ-20 grava apenas a 320x240 e não permite zoom enquanto filma. Já na FZ-30 melhoraram isso, ela grava 640 e permite zoom enquanto filma, mas grava no formato MOV (quick time), o que dificulta bastante a pós-edição dos filmes. Tem que converter depois p/ algum padrão mais "amigável".

Dizem que a FZ-30 tem alguns problemas com o nível de ruído nas fotos. Você pode dar uma pesquisada aqui no Forum, que tem tópicos recentes falando a respeito.

Outras "banalidades" que aprecio bastante nas Canon, principalmente na S2:
- permite anexar até 1 minuto de anotação de áudio a uma foto (útil p/ captar algum som ambiente ou alguma narração que você quiser fazer)
- permite gravar até 1 hora de arquivo de áudio
- opção de alterar as cores de uma foto na própria máquina, sendo inclusive possível fazer um cutout básico na própria máquina
- assistente de panorâmica (não sei se as Pana têm isso)
- LCD rotativo (uma mão na roda, achava que nunca fosse usar isso, mas estava muito enganado ...)
- você pode configurar/personalizar todos os sons de operação da máquina e a imagem de abertura também

Enfim, falei bastante da S2 porque é a máquina que tenho e que mais conheço suas características. As Panas são ótimas máquinas também, mas estão em um patamar diferente de preço (paguei R$ 1600,00 na minha S2, enquanto uma FZ-30 acho que está por volta de R$ 2300,00).

Mas considere sua utilização e o que você espera do equipamento.

Uma outra opção é a Sony H1, superzoom de 12x estabilizado, mas que não possui um modo filme tão bom quanto a S2, não tem muitas das funcionalidades que eu citei acima, mas tem LCD de 2.5", usa 2 pilhas, vem com adaptador, parasol, pilhas e carregador incluso. Até um tempo atrás ela saia uns R$ 300,00 mais barata que a S2, mas atualmente está em falta e quem tem ela nova p/ vender está pedindo na faixa de R$ 1800,00 Shocked Dá uma pesquisada no Forum, que você vai ver as mensagens.

Por último: acabei de ler lá nos post das Panas, um usuário comentando que os preços do PY vão subir 30 %. É o efeito de final de ano .... Brick wall

A minha S2 eu comprei na Multi Photo (tem um post onde descrevo detalhadamente a "operação"). Ele vende eqpto. vindo dos USA, então não sofre tanto com os "humores" de preços do PY. Cool

Nossa, escrevi demais .... Anxious

Editado pela última vez por fpandur em Qui Abr 06, 2006 8:40 pm, num total de 2 vezes
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.