DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Sistema de Foco - AF-C e AF-S - Diferenças e Opiniões

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Qual mode de focagem costuma usar?

AF-S
84%
 84%  [ 22 ]
AF-C
15%
 15%  [ 4 ]
Total de Votos : 26
Sem tempo previsto para finalização

Autor Mensagem

Gilmar da Silva Melo
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 8:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

gricwb escreveu:

Citação:

ArmandoFerreira, ainda estou um pouco em dúvida sobre o AF-C "cravar" foco com mais eficiência do que no modo AF-S

gricwb, não deve haver diferenças na precisão do AF entre os modos de focagem AF-C ou AF-S.

A vantagem em usar o modo de focagem AF-C é que, neste modo, enquanto você estiver pressionando o botão para adquirir o AF, a câmera continua focando. Assim, se o objeto se mover ou o fotografo se mexer o sistema de AF no modo de focagem AF-C, continuará com o objeto em foco.

Douglas Soares
Mod Manager Duelos
Mod Manager Duelos

Avaliações Positivas22

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 2 Estrelas

Anunciante Premium
Anunciante Premium
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 10:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito boa essa discussão, eu costumo usar AF-S quando uso aberturas iguais ou menores que F/4, maiores que isso costumo usar AF-C, percebi que fazendo isso a quantidade de fotos fora de foco diminuíram bastante. As vezes achamos que em fotos estáticas como um retrato não há necessidade de usar AF-C, mas usando aberturas grandes um mínimo movimento do fotógrafo ou da pessoa fotografada basta para que o foco que era para ser nos olhos vai para o nariz ou orelha. No começo tive q me acostumar com a falta do barulho de confirmação do foco, mas nada que a prática não resolva.

ArmandoFerreira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas64

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 11:04 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gilmar da Silva Melo, justamente meu amigo, outro ponto positivo é que o consumo de bateria, pelo menos na D7000, não aumentou muito.

Douglas Soares, eu deduzi meu caro amigo que o sistema de foco na NIkon é mais "sensível" neste sentido, na T3, T2i e 60D que possuí, tanto com lentes comuns e duas L (24-105 e 70-200) dificilmente se erra o foco. Pude usar também uma 7D e 5D Mark II por bons períodos e também foram rápidas no gatilho e precisas.

Será que o fato do ponto central das Canon ser em f/2.8 ajuda neste sentido? Pois além de ser cruzado ele possui um "X" para detecção de linhas de contraste.

Hoje vejo bem as vantagens e desvantagens de cada sistema, nenhum é perfeito, precisamos sempre melhorar nossa técnica e aprender bem o sistema que possuímos, nos erros e acertos vamos crescendo! Smile

Caro amigo Tinoco, apesar da sugestão pela 70-200 f/4 sei que é fantásticas, mas meu bolso de hobbysta não aguenta. Vou de 70-300VR mesmo, já tive esta maravilhosa lente e para meu uso outdoor é perfeita! Ela só "caça" o foco com pouca luz, no resto é tudo de bom nas cropadas! yeah

ArmandoFerreira´s

“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar.” (Arnold Newmann)

tinocovimagem
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

Avaliações Positivas58

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 11:16 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ArmandoFerreira, yeah

gricwb
Mod-Manager-Câmeras
Mod-Manager-Câmeras

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 1:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gilmar da Silva Melo escreveu:
gricwb escreveu:

Citação:

ArmandoFerreira, ainda estou um pouco em dúvida sobre o AF-C "cravar" foco com mais eficiência do que no modo AF-S

gricwb, não deve haver diferenças na precisão do AF entre os modos de focagem AF-C ou AF-S.

A vantagem em usar o modo de focagem AF-C é que, neste modo, enquanto você estiver pressionando o botão para adquirir o AF, a câmera continua focando. Assim, se o objeto se mover ou o fotografo se mexer o sistema de AF no modo de focagem AF-C, continuará com o objeto em foco.

Grande Gilmar!! Foi exatamente isso que eu disse na mensagem. yeah

Então, resumindo, em casos de aberturas grandes, DOF muito curto, sempre é aconselhável usar AF-C, concordam?

ArmandoFerreira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas64

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 6:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Amigos, comprei hoje a 70-300VR, nesta lente tive mais sucesso com o uso do AF-S, único ponto.

Preciso testar mais, para o AF Tunning usei -5, mas preciso confirmar mais precisamente.

Image
Testes - Nikkor 70-300VR por ArmandoFerreira, no Flickr

Image
Testes - Nikkor 70-300VR por ArmandoFerreira, no Flickr

Será que "cravou"?!? Mr. Green

ArmandoFerreira´s

“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar.” (Arnold Newmann)

tinocovimagem
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

Avaliações Positivas58

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 7:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Grande ArmandoFerreira!

Experimentei AF-C + Área Dinâmica e os resultados foram consistentes, foco cravadíssimo, para complicar usei a 105DC em f/2 e os cílios vieram definidíssimos como pode constatar abaixo!!!!

*Como a câmera é uma D90, EXISTE front focus, mas ainda assim a imagem é totalmente aproveitável, para contornar, focar no olho mais distante!.

[EDITADO PELO AUTOR]
*Refazendo as duas imagens, procurando contornar o front focus da AF-DC f/2D na D90.*

Fotos com o modelo em movimento, AF-C + 3D, se estiver estático, AF-C + Área Dinâmica resolvem 95% de minhas necessidades com foco cravadíssimo.

Abraços

Editado pela última vez por tinocovimagem em Sex Nov 02, 2012 1:57 am, num total de 2 vezes

tinocovimagem
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

Avaliações Positivas58

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 7:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ArmandoFerreira, que nitidez!!!!!! Brick wall Big Mouth d'oh! Think

Preciso urgente de uma câmera com AF Fine Tuning pra cravar o foco de minhas lentes!!!!!!!

Parabéns pela excelente aquisição!

Abraços

Editado pela última vez por tinocovimagem em Qua Out 31, 2012 7:13 pm, num total de 1 vez

Cezar Dias
Mega Participativo
Mega Participativo

Vice Campeao Duelos 2012
Vice Campeao Duelos 2012

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 7:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Há algum tempo não vejo um tópico tão interessante como este. Sempre tive dúvidas quanto aos modos de focagem, modos de área de AF e seus números de pontos (9, 21, 51). Agora, a neblina que pairava sobre o assunto começou a se dissipar. Não vejo a hora de chegar o feriadão para fazer os meus experimentos nesta área. Também postarei aqui os resultados.
Não sei nem como agradecer a todos os amigos que estão enriquecendo este post.
Obrigadão, em especial, ao amigo ArmandoFerreira pela idéia e iniciativa. yeah yeah yeah

Cezar Dias´s

"A finalidade da Arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não copiar sua aparência" (Aristóteles)
Nikon D700; Zeiss 21mm ZF.2 f/2.8, AF-S Nikkor Zoom e Fixas, e outros acessórios.
SB-600 e 910.

Douglas Soares
Mod Manager Duelos
Mod Manager Duelos

Avaliações Positivas22

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 2 Estrelas

Anunciante Premium
Anunciante Premium
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 8:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ArmandoFerreira, que nitidez fantástica. Shocked Shocked Shocked Mas por que não gostou do AF-C com a 70-300, o foco não cravou?

tinocovimagem, quando vc diz que sua D90 têm front focus é porque todas as fotos tiradas com ela saem com o foco a frente do ponto, ou só em algumas fotos? Ainda bem que minha D90 e D300 em conjunto com a 35mm 1.8G não sofre desse problema, se sofressem, com a D300 pelo menos daria para contornar. yeah

ArmandoFerreira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas64

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 9:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

tinocovimagem, fotos bacanas meu velho, esta lente é fantástica, bokeh invejável! yeah Gostei do tratamento mais amarelado, ficou perfeito para a direção de fotografia.

Você já usava antes o modo AF-C para fotos estáticas? yeah

Cezar Dias, eu que agradeço e fico feliz meu amigo, todos aprendemos e confesso que estava insatisfeito no meu retorno para a Nikon, já que um dos pontos fortes da Canon é o foco e ldo lado á não tive estes problemas. Agora estou satisfeito, muito, e vou montar meu set de fixas NIkon, vou me programar para comprar uma lente "porreta" zoom f/4 por ano, acompanhada de uma fixa. yeah

Douglas Soares, eu já tive duas 70-300VR antes dessa, eram usadas. Nada como usar uma lente zerada, outro nível. "Casou" bem com o corpo da D7000, AF Tunning em -5, talvez nem precise, confirmo amanhã.

A 70-300VR faz um barulho contínuo em modo AF-C depois que ela adquire o foco, é uma característica conhecida desta lente, parece que ela ajusta internamente depois que a bolinha verde de foco fica verde, um ajuste fino. A manha é esperar um pouquinho depois de ficar verde, mas como o AF-S cravou bem, aliás esta lente é bem rápida comparada à 18-105VR e 50 1.8G.

Mais uma que fiz antes de dormir:

Image
Testes - 70-300VR por ArmandoFerreira, no Flickr

ArmandoFerreira´s

tinocovimagem
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

Avaliações Positivas58

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 9:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Douglas Soares escreveu:
ArmandoFerreira, que nitidez fantástica. Shocked Shocked Shocked Mas por que não gostou do AF-C com a 70-300, o foco não cravou?

tinocovimagem, quando vc diz que sua D90 têm front focus é porque todas as fotos tiradas com ela saem com o foco a frente do ponto, ou só em algumas fotos? Ainda bem que minha D90 e D300 em conjunto com a 35mm 1.8G não sofre desse problema, se sofressem, com a D300 pelo menos daria para contornar. yeah

Douglas, só com a AF-DC 105 f/2D, as AF-S 35 f/1.8G DX, AF-S 50 f/1.8G e AF-S 18-55VR DX estão cravadas na D90.

Abraços

Douglas Soares
Mod Manager Duelos
Mod Manager Duelos

Avaliações Positivas22

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 2 Estrelas

Anunciante Premium
Anunciante Premium
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 9:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ArmandoFerreira, essa 70-300 é porreta mesmo hein.
tinocovimagem, yeah

tinocovimagem
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

Avaliações Positivas58

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 10:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ArmandoFerreira escreveu:
tinocovimagem, fotos bacanas meu velho, esta lente é fantástica, bokeh invejável! yeah Gostei do tratamento mais amarelado, ficou perfeito para a direção de fotografia.

>>Só a AF-DC 135 f/2D tem um tico a mais de nitidez e menores aberrações cromáticas, mas o desfoque é absurdamente lindo!
É A LENTE para D600.
Fotografei na sobra no final de tarde, a luz estava amarela então fiz a medição com o ColorMeter Minolta da temperatura Kelvin da luz do Sol e apliquei no LR3. Sem a correção a imagem ficou totalmente azulada, pois o filhote estava na sombra, iluminado por um céu totalmente azul<<

Você já usava antes o modo AF-C para fotos estáticas? yeah

>>não, só AF-S.<<

Cezar Dias, eu que agradeço e fico feliz meu amigo, todos aprendemos e confesso que estava insatisfeito no meu retorno para a Nikon, já que um dos pontos fortes da Canon é o foco e ldo lado á não tive estes problemas. Agora estou satisfeito, muito, e vou montar meu set de fixas NIkon, vou me programar para comprar uma lente "porreta" zoom f/4 por ano, acompanhada de uma fixa. yeah

Douglas Soares, eu já tive duas 70-300VR antes dessa, eram usadas. Nada como usar uma lente zerada, outro nível. "Casou" bem com o corpo da D7000, AF Tunning em -5, talvez nem precise, confirmo amanhã.

A 70-300VR faz um barulho contínuo em modo AF-C depois que ela adquire o foco, é uma característica conhecida desta lente, parece que ela ajusta internamente depois que a bolinha verde de foco fica verde, um ajuste fino. A manha é esperar um pouquinho depois de ficar verde, mas como o AF-S cravou bem, aliás esta lente é bem rápida comparada à 18-105VR e 50 1.8G.

Mais uma que fiz antes de dormir:

Image
Testes - 70-300VR por ArmandoFerreira, no Flickr

Editado pela última vez por tinocovimagem em Qui Nov 01, 2012 9:07 am, num total de 2 vezes

ArmandoFerreira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas64

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Nov 01, 2012 8:46 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Douglas Soares, maravilhosa meu amigo, um pouco cara, mas vale o investimento. yeah

tinocovimagem, imagina esta lente em uma FF? Apesar que nas cropadas você só usa o "filé" da ótica, qual a média de preços de uma nova meu amigo? yeah

Alguns cliques para testar a nova "criança" Mr. Green 70-300VR.

Hoje com os objetos em movimento todas as fotos foram feitas no modo AF-C com 9 pontos, fiz duas em AF-S e ficaram um "tiquinho" fora.

A alegria do dia: foram 40 fotos no teste e TODAS ficaram com o foco CRAVADO!!! Aproveitamento de 100%!!!

Em todas as fotos:

Modo Manual
1/500
f/5.6
ISO 400
DF de 300mm
AF-C 9 pontos

Image
Testes em 300mm - Nikkor 70-300VR por ArmandoFerreira, no Flickr

Image
DSC_1656Testes em 300mm - Nikkor 70-300VR por ArmandoFerreira, no Flickr

Image

Image

ArmandoFerreira´s

Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.