DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Sistema de Foco - AF-C e AF-S - Diferenças e Opiniões

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Qual mode de focagem costuma usar?

AF-S
84%
 84%  [ 22 ]
AF-C
15%
 15%  [ 4 ]
Total de Votos : 26
Sem tempo previsto para finalização

Autor Mensagem

ArmandoFerreira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas64

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2012 2:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caros amigos,

Me deparei novamente com problemas de back/front focus com as lentes que possuo e a D7000. Após fazer a calibração das mesmas pelo AF Tunning ainda perco muitas focos e algumas não ficam devidamente cravadas em 100%.

À princípio até pensei em barbeiragem minha, mas graças a muito estudo e aos amigos do Digiforum não me considero mais, isso sem orgulho ou vaidade, um desinformado em fotografia. Somo eternos aprendizes mas não sou tão "novato" assim.

Minha boa política de "focagem" sempre se baseou em:

- Utilizar o ponto central de foco quando possível (na Canon faz ainda mais diferença pois o ponto central é mais sensível, em f/2.8 - para Nikon não se aplica)
- Não recompor o enquadramento utilizando o ponto central se a abertura for grande ou os planos focais muito diferentes (ângulo, inclinação etc)
- Sempre buscar um ponto para o auto foco que possua bom contraste entre cores
- Quando fotografo um objeto à direita e quero compô-lo na cena usando grande aberturas mudo manualmente o ponto de foco para o mais próximo do objeto e não faço reenquadramento.

Nesta minha lógica, como 99,99% do tempo fotografo paisagens e objetos estáticos, sempre usei o AF-S, de ponto único. Faz sentido!

Hoje resolvi testar uma nova forma de focagem, mesmo para objetos estáticos. O Ken Rockweel, apesar das muitas bobagens que escreve e deve-se filtrar bem o conteúdo, sempre informa que fotografa no modo AF-C, foco contínuo. Outros fotógrafos pelos fóruns internacionais à fora também relatam que só usam AF-C...

Fiz a experiência:

- Modo AF-C
- Todos os pontos de AF com 3D tracking

Deste modo sempre que vou fotografar:

- o ponto de AF incial mostrado é o central
- faço o foco no ponto de interesse, espero a bolinha verde ficar estável indicando que o sistema fez o auto foco
- recomponho e o ponto de AF vai seguindo o assunto escolhido.
- depois que enquadrei aguardo novamente a bolinha ficar verde

Nunca gostei disso e só usei com animais em movimento, crianças correndo, algumas situações de esporte, enfim, depois de fazer os testes, 50 fotos, não perdi NENHUMA por falta de foco! Mesmo usando abertura de f/2.8!

E aí amigos Nikonianos? Isso foge totalmente do que entendo de sistema de focagem para objetos estáticos, não faz sentido para mim usar AF-C, sou à favor do velho e simples AF-S.

Proponho uma discussão "acalorada" Mr. Green dos amigos sobre estes sistemas de focagem, pontos de foco, sistema MULTICAM, quantos pontos devemos usar etc, ou seja, partilhas, dicas e boas discussões de "irmãos do lado negro".

Vamos levar à frente este assunto? Acho importante pois vejo muita gente reclamando do sistema de AF das novas Nikon e às vezes uma simples regulagem ou "reciclada" resolve.

Me senti bem ignorante usando o AF-C com 3D, mas se funcionou, tá valendo! yeah

Deixo já como pergunta: AF-C consome muito mais bateria ou o percentual é baixo?

ArmandoFerreira´s

“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar.” (Arnold Newmann)

luizinho
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2012 2:23 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Acompanhando para o aprendizado.

Na minha d5100 uso o ponto fixo de foco.

Fábio Machado
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2012 2:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Excelente iniciativa ArmandoFerreira! Só esse seu texto inicial mostrando a sua experiência já vai ajudar muita gente.

Sempre usei o AF-S, mas acho que meu caso não conta, pois tenho uma D40 com três pontos de foco. O que faço é mudar manualmente entre os pontos de foco e tenho evitado recompor quando uso grandes aberturas.

yeah

P. Santos
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2012 3:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

BINGOOOOO... valeu Armando Ferreira, tivestes uma excelente ideia. Tenho uma câmera NIKON D-300, pense na dificuldade que tenho para acertar o foco com ela. Com certeza, além das opiniões quanto a escolha dos modos de foco, ira aparecer companheiros para pedir explicações sobre FOCO (CRAVAR O FOCO).

Régis da Silva Presser
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas24

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas1

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2012 3:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ArmandoFerreira, já tentei usar o AF-C, mas sinto uma dificuldade grande, pois tenho a impressão de que o ponto de foco nao para nunca num ligar só... Brick wall Brick wall Shocked

vou tentar repetira tua experiência pra ver se consigo me adaptar... yeah

ArmandoFerreira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas64

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2012 4:26 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Obrigado meus amigos,

Realmente não faz sentido usar AF-C para assuntos estáticos... Think Refiz de novo o teste! vou providenciar o crop delas para ilustrar, mesmo em f/2.8, recompondo "pra caramba" Mr. Green , ficou em cima!!!

Sera que tenho Parkinson e o AF-C arrumou a tremedeira? kkk Não, tenho a mão bem firme, nas Canon segura tranquilamente com o IS ligado 1/15 e 1/8.

A D7000 não perdoa, até a batida do espelho dá um leve "blur" na imagem.

Já volto com as imagens! yeah

ArmandoFerreira´s

“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar.” (Arnold Newmann)

leonardo.muller
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas14

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2012 4:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vou fazer esse teste, costumo usar o AF-C para tirar foto do meu Guri que nao para nunca, nas demais situaçoes faço como descreveste,so recoponho acima d F4, abaixo sempre mudo o ponto de foco. Se fucnionar sera o mapa da mina essa dica,
Obrigado por partilhar a experiencia Armando yeah

ArmandoFerreira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas64

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2012 4:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

São crops bem agressivos, o foco está onde realmente o ponto de AF estava, em cima! Fotos de teste! Horríveis e sem composição, sem tratamento, apenas cortei e exportei no LR;

Image

Image

Image

Image

Image
Não se apaixonem por este olhar másculo acima... sou casado amigos! kkkk

Aberturas de f/5.6 (sim, mesmo nesta abertura para assuntos mais distantes ficava levemente fora) f/4 e f/2.8 na 50mm 1.8G

ArmandoFerreira´s

leonardo.muller
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas14

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2012 4:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Na penultima foto o foco esta no olho esquerdo da modelo, relamente foi ali que fez o foco? normalmente eu foco no olho mais proximo da camera, que no caso seria o olho direito da modelo

ArmandoFerreira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas64

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2012 5:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

leonardo.muller, foquei no direito mesmo,para poder "desenquadrar" mais, entende? Também sempre foco no olho mais próximo, mas quis forçar o erro reenquadrando bastante. Abraço!

ArmandoFerreira´s

ArmandoFerreira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas64

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2012 7:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Meus amigos, teimoso que sou fiz mais um teste no fim da tarde, todas as fotos em f/2.8. As fotos dos balanços as crianças estavam em movimentos, outras com pessoas andando e algumas estáticas. Meu aproveitamento foi próximo dos 100%.

Fiquei satisfeito por um lado, mas me sinto "trapaceando" por outro, dando a impressão interior que não sei fotografar e preciso de modos automáticos...

Puxa vida! Nem fotômetro ou modos de prioridade eu uso mais, foram meses para acostumar o olhar à luminosidade e refletividade da cena! Bato o olhar e digo: "Esta cena é 1/125, f/4, ISO 100..." Penso nos EV's e decorei e me acostumei com eles.

Hoje só uso pontos inteiros em minha fotografia, somente modo manual:

- f/2, f/4, f/5.6, f/8 e f/11 ...
- 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500 ...
- ISO 100, 200, 400, 800, 1600 ...

Viva o Sunny 16! Quem aprende nunca mais usa fotômetro! kkk

Voltando ao assunto principal peço aos amigos mais experientes que nos expliquem o porque de estar funcionando melhor desta forma... eu quero usar AF-S pô! Smile

Não reparem na composição, fotos apenas para testes:

Image
Testes - AF-C 3D - 50mm 1.8G por ArmandoFerreira, no Flickr

Image

Image

Image

Image

Image

Image

ArmandoFerreira´s

jusyring
Moderador Duelos
Moderador Duelos

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras1

Avaliações Negativas0

Anunciante Premium
Anunciante Premium
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2012 7:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Também Faço foco no modo af-s do modo como citou acima e af-c somente para para objetos em movimento vou fazer uns testes aqui se funfar vou ter de refazer meus conceitos, hehehehehehehe
Vamos acompanhar para ver o desenrolar das opiniões dos mais experientes. Mr. Green

jusyring´s

dbcoelho
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2012 9:07 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Armando, muito bom o tópico e a discussão aberta.

Bom, na enquete fui o primeiro a votar em AF-C hehehe. Isso mesmo, tenho usando bastante o AF-C e 3D com taxa de sucesso muito superior ao AF-S, mesmo para objetos parados. Perdia muito o foco na recomposição com o AF-S e foco central.

Por vezes, com objetos parados, faço o enquadramento que quero e escolho o ponto de foco, mas em outras eu foco com o ponto central e faço o reenquadramento, sendo que o foco da D800 "persegue" o ponto escolhido.

Aqui eu sempre estou aprendendo algo diferente e vou acompanhar com atenção este tópico.

Acho que é isso!

Abs.

Mariano
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas33

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2012 9:21 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Armando, belo tópico! Quando saímos das D80/90 para câmeras mais robustas entramos num universo complexo e infinito...

Bom, vou falar como que uso nas D300s/D700...

Se estou fazendo um retrato, paisagens ou imagens mais uniformes, uso AF-S com os 51 pontos ativos; A qualidade de imagem fica incrível assim!

Para esportes e ação, AF-C com área dinâmica de 9 pontos. Usando os 51 pontos com 3D Tracking, o sistema de AF fica mais lento e em alguns casos ele se perde no track e muda de assunto...

Com 9 pontos, fica "instantâneo" o AF nestas câmeras.

Com o uso das ferramentas de engenharia, te explico que é como resolver um problema, quanto mais incógnitas, mais equações, mais cálculos, mais erros (inexatidão dos resultados) e mais tempo se leva para processar tudo, logo o AF da sua câmera ficará mais lento...

Há um tempo atrás fui fotografar um amigo andando de moto, uma Srad 750... Fiz umas imagens com a SuperBike passando a uns 3m de mim a cerca de 180km/h... Foi a situação mais adversa em que fotografei até hoje e que tive que colocar meu equipo a prova de fogo!

Mesmo com AF-C e área dinâmica de 9 pontos, ainda tive que fazer alguns ajustes, tais como baixar o frame rate para apenas 3 fps, pois a câmera não conseguia recompor o foco em mais frames que isto...

Com relação ao consumo, não tenha dúvidas... AF-C consome muito mais bateria...

Uma relação que aparentemente não está relacionada com o AF mas influencia o resultado final da imagem é a velocidade e abertura do diafragma, pois estes irão ajudar a aumentar/diminuir o DOF assim como aumentar/diminuir a nitidês da imagem com mais/menos tremido...

Gostei dos resultados deste teste! O foco e DOF estão muito bons...

Veja os resultados desta seção de fotos que falei:

Image

Image

Image

DanielFotos
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas23

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2012 10:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eita ArmandoFerreira, sentiu na pele o problema do AF da D7000?
Lembro que no inicio do ano esse assunto rendeu muito...hehehhe
Eu na minha cheguei ao ponto de mandar a chave nela e fazer um pequeno ajuste mecanico...loucura, massss o desespero de perder fotos lindas em casamentos por falta de foco me forçou a isso.
Essa opção de AF-C na época parecia ser o que se sai melhor, mais eu não conseguia usar pelo simples costume de só clicar apos o som de confirmação, são coisas pequenas mais que viciam.
Agora o que mais me ajudou com relação ao problema de nitidez na época foi usar o modo de disparo Q, até hoje choro a falta disso na 7D... Cry
Com o Modo Q e AF-S usando os 9 pontos cruzados consegui resolver meu conflito com a D7000.
Mais ai já é outro assunto...
O que após ler muito na net e até um técnico muito gente boa me falou foi o que mais fez sentido, que o novo sistema mecanico do conjunto de espelho da D7000 era um projeto que tinha que ser repensado, pois ele sofria de um problema que possibilitava o desalinhamento do espelho do AF por trabalhar muito justo....
Só que uma coisa te afirmo, após uns 20.000 clicks ela fica afiadinha...kkkkk
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior