DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Estúdio fotográfico. Medo de montar um.

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

caiosanti
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Fev 29, 2012 12:45 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá a todos. Sou novato por aqui, mas o pouco que vi dos tópicos do fórum foi de grande ajuda para quem tinha dúvidas. Então, resolvi contar minha situação e ver se alguém me ajuda também. Sempre gostei de fotografia, mas só pude comprar minha primeira DSLR há um ano e meio. Logo comprei um flash dedicado, e as fotos foram melhorando. Quatro meses depois de ter comprado a câmera, ganhei de presente um equipamento para estúdio intermediário da Atek, composto por duas tochas 200w, uma 160w, e uma 140w, duas sombrinhas prateadas, snoot, tripés, e suporte de fundo infinito. Sei que já saio na frente de muita gente, afinal de contas tenho um equipamento bom, enquanto que muita gente demora para conseguir o que já tenho. Comecei a fotografar usando o equipamento, e confesso que apanhei bastante. Na realidade, até hoje, não estou satisfeito com os resultados das minhas fotos. Um problema que tenho, é que moro em apartamento, e todo mundo da minha família também mora em apartamento, então, não tenho um lugar onde possa usar o estúdio. Quando fotografo, é sempre alguém conhecido, e os poucos trabalhos pagos que peguei, tiveram que ser feitos aqui na minha sala mesmo. É muito inconveniente, pra mim e para o cliente. Tenho vergonha de ter que fotografar alguém na sala do meu apartamento, afastando móveis. Não passa boa impressão do meu trabalho. Eis que agora, tenho 25000 reais para montar um estúdio, mas confesso que me dá um medo de investir todo o dinheiro que tenho na montagem desse estúdio. Gostaria de saber como foi o começo de quem tem estúdio. Já tinham muitos clientes, ou eles apareceram com o estúdio? SOS. Desde já, obrigado a todos que tiveram paciência de ler, e a todos que vão responder e me ajudar. Abraços.

bruno lins
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qua Fev 29, 2012 9:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

caio.
vou te falar o que aconteceu comigo.

eu tava com um dinheiro na mão e comprei uma maquina sony F-828.
e um amigo que fazia fotografia no senac.
comprou a iluminação e uma maquina digital pra ele. rebel xt.

eu tirava foto com uma maquina do meu pai, uma maquina analogica.
que as minha economias ia em bora nos filmes e na revelação.

e no final foi tudo dinheiro jogado fora.
porque comprei uma maquina errada e montamos um estudio se
conhecimento.

hoje em dia, a dica que eu te dou, não sei a sua idade.
mais se vc tiver carta de motorista.
com 2 rebatedores, alguns tripe e um flash vc faz muitas fotos.
e faz um dinheiro, se vc quiser fazer foto de pessoas claro.

mais esse kit que escrevi aqui vc faz foto de tudo e não ocupa espaço
não é um trambolhão na casa.
dai quando vc estiver contente com as suas fotos, quando vc estiver
recebendo muitas indicações, vc abre o seu estudio.

porque vc mesmo falou que não esta contente com suas fotos, que não
está de dando bem no espaço que tem.
então é melhor vc se achar um pouco mais no mundo da fotografia,
guada o seu dinheiro e estuda muito a fotografia.
porque na força vc não vai aprender a fotografar, vc só vai fotografar
com o tempo e com a pratica.
então a minha humilde opinião é. não gaste dinheiro atoa.

compre uns rebatedores, uns panos, uns tripe para os rebatedores e umas lentes, e faça as suas fotos no melhor estudio do mundo que é a rua, praças, parques, muros e quando vc se achar.
dai vc monta um mega estudio com tudo que a de melhor.

porque se não vc vai acabar sofrendo uma pressão muito grande, porque
vc já ganhou um monte de coisa e já está querendo fazer um estudio
sem estar feliz com as proprias fotos, que é normal.
temos sempre que evoluir.

e outra sera que com 25 mil vc vai montar um estudio.
tem a firma que tem que abrir, para passar nota fiscal.
tem aluguel, água, luz, ajudante, telefone, e varios outros
de tales para equipar um estudio como computadores, programas,
reforma que sempre tem que fazer alguma coisa.
bom eu acho que com 25 mil vc monta alguma coisa, ou ate um estudio.
vai depender muito.
quando alguem me fala, estou querendo montar um estudio.
eu vejo um comercio e tudo dentro da lei.
ate porque se não vc nem trabalho pega, só o resto do resto.

espero que vc tenha entendido o meu recado, vai atras dos seus sonhos,
mais tente ir firme, para não perder tudo.

abs...

alas
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Fev 29, 2012 4:23 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

caiosanti, veja....vou colocar minha resposta "mais ao centro".

Vinte e cinco mil reais é dinheiro à beça para montar um estúdio e, ao mesmo tempo, dinheiro algum. Tudo depende do que você pretende.

Nao sei quantos anos você tem e qual sua trajetória na fotografia, mas minha experiência determinou que, na vida, dinheiro precisa de ordem e prioridade para ser bem gasto.

Você pode ter uma sala alugada e não ter uma firma aberta imediatamente. É o meu caso e da esmagadora maioria dos colegas que conheço. Existem opções de legalização que podem ser levantadas numa ida ao SEBRAE aí da sua cidade.

Para seu trabalho evoluir você precisa essencialmente FOTOGRAFAR FOTOGRAFAR FOTOGRAFAR FOTOGRAFAR FOTOGRAFAR FOTOGRAFAR FOTOGRAFAR. Ver muita fotografia. Criticar o que outros fizeram, imitar, fluir nesse mundo de cor e de imagens

Coisas que me disseram e que acabei por descobrir de tanto dar cabeçada:

Você pode fazer um curso de estudio e direção de modelos e aprender a dirigir melhor seus fotografados. Fiz o workshop do Danillo Russo ano passado, excelente.

Você pode fazer um curso de tratamento de imagem e aprender a dar um melhor acabamento em seus trabalhos. Fiz o workshop do Altair Hoppe e abri minha cabeça para algumas coisas do photoshop que eu nem desconfiava que existiam. Foi um dia de curso que valeram pela descoberta em 15min

Essa grana precisa de ordem e, sendo bem gasta, pode dar bons frutos.

Um palpite, apenas um palpite, aplique esse dinheiro e estude. Fotografe com o que tem que já é muita coisa.

Um passo de cada vez....

Abraço

André

caiosanti
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qui Mar 01, 2012 1:00 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Obrigado a bruno lins e a alas pelas respostas. Gostei muito da resposta de André, pois sou admirador do bom senso, e a dele, sem dúvida, foi muito bem sensata. Respondendo a algumas perguntas, tenho 34 anos, sou professor de inglês desde os 16 anos, mas a arte sempre foi minha paixão. Já fiz de tudo um pouco; desenhei, pintei, esculpi, e até participei de duas exposições coletivas, mas sempre como amador. Fotografia sempre foi algo que gostei muito, mas era sempre a mais cara de ser praticada, já que era na época analógica. Ainda tenho a máquina fotográfica que ganhei no meu aniversário de 9 anos. Uma Yashika que não vendo e não dou. Por acaso, ela funciona muito bem. Confesso que nunca pensei em viver de fotografia, mas sempre pensei em viver de arte. Não abandonei as outras atividades, mas a fotografia é o que quero.
Já pensei muito em fazer cursos para melhorar, mas aí vem toda a dificuldade. Não moro nem em São Paulo, nem no Rio. Apesar de ir muito às duas cidades, acaba sendo muito caro me manter por uma semana inteira pagando hotel, alimentação e curso em São Paulo para estudar. No Rio seria uma ótima, já que meu irmão mora lá, e não pagaria por hospedagem, mas nunca acho um curso rápido, e eu preciso voltar para dar aulas.
Assisto aulas num curso online chamado creativeLIVE. Americano, e as aulas são ao vivo. Mas acaba não ajudando o suficiente.
Outras dúvidas que tenho são relacionadas à segurança. Tenho medo de levar todo meu equipamento para um local alugado, e ver tudo ser roubado. Muito provavelmente não vou poder ter despesas com segurança tão cedo.

Bruno Mota
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Mar 01, 2012 1:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pelo visto voce está no caminho certo. PROCURANDO CONHECER ANTES DE INVESTIR!
Equipamento você irá comprar o resto ao longo do tempo, ou seja, fazendo upgrade no seu estudio. Iluminação você já tem, maquina, lentes. Isso é um grosso do estudio e que requer boa parte do investimento a principio.
Com o tempo voce vai comprando modificadores de luz, gruas, fazendo adaptações e tudo mais.
A principio deverá ver qual vai ser seu público alvo (públicidade/moda/still/evento social, entre outros). Isso irá te ajudar a escolher o local aonde irá montar o estudio em se tratando de espaço/tamanho do local e os equipamentos que irá comprar.

Quanto a papelada/burocracia, de inicio voce pode ser Empreendedor Individual, ou seja, pagará uma taxa baixa (acho que nao passa de 50 reais por mês) e poderá emitir nota fiscal em até 60mil no ano. Para quem está começando é uma boa.
Tem muita gente tambem que abre igual o que o alas disse, sem firma aberta (muita gente é assim).

Com o valor citado, creio que dá sim para montar um estudio bacana. Levando em conta que num estudio vai:

EQUIPAMENTOS
- 02 cameras (no minimo)
- Lentes
- Cartões de memoria
- Iluminação
- Radio Flash
- Tripés
- Modificadores de luz

ESTRUTURA
- Fundo infinito
- Area de recepção (mesas e cadeiras)
- Area de produração (mesas, cadeiras, pc para edição)
- Banheiro/Camarim
- Ar condicionado

CONTAS
- Agua
- Luz
- Telefone
- Internet
- Aluguel

ACho que algo mais ou menos assim.
Mas com 25mil e com o que voce já tem dá para montar seu estudio sim.
=D

caiosanti
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qui Mar 01, 2012 2:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Obrigado pela participação, Bruno mota. Sei que com o que eu tenho de equipamento, e com a grana que tenho, dá para montar um estúdio. Mas meu medo é de montar, quebrar, e virar estatística de empresas que vão à falência em menos de dois anos. Não tenho uma clientela ainda. Algumas pessoas se interessam pelo meu trabalho, mas como não tenho estúdio, acabo não fazendo nada. Ainda não comecei a divulgar também. Tenho um certo medo de ser rejeitado, por ser muito autocrítico, e achar que meu trabalho não está bom. Quanto ao campo que quero atuar, já notei que o grande consumidor de fotografia é a mulher. A maior parte das pessoas que fotografei foram mulheres. Quando fotografei homem, foi junto com mulher, ou com a família toda. Mas tenho vontade de fazer de tudo. Já fiz alguns aniversários, e estou com meu primeiro casamento para Maio. Estou estudando muito para que tudo dê certo. Daí deixo essa pergunta. Os seus clientes apareceram depois do estúdio, ou vocês já tinham um volume de trabalho bom antes de ter um local próprio para as fotos? É isso. Abraço.

PzanardiC
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Mar 09, 2012 7:26 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Acho uma otima ideia ter um "kit" estudio e usar lugares para comecar o trabalho.

Sempre tirei fotos nas casas dos modelos. Arrumava um quarto e colocava papeis na parede, montava tudo e PAN estudio pronto. As pessoas sempre gostaram tambem de nao ter de sair de casa para tirar as fotos...Tem tudo que eles querem a mao por estar no conforto de sua casa.

Tirar fotos ao ar livre tambem e uma boa de inicio.

mbronzi
Editor-Moderador Câmeras
Editor-Moderador Câmeras

Anunciante Premium
Anunciante Premium
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Mar 12, 2012 12:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

caiosanti, Caio, olá!

Em fotografia também sou iniciante, mas de administração sei um pouquinho.
Como professor universitário em cursos de administração de empresas digo pra você olhar com calma o macroambiente.
Faça pesquisas, procure por pesquisas já realizadas, descubra se na sua localidade já existem estúdios, quantos são eles, com que foco eles atuam, se existe demanda, qual o consumo médio dessa demanda, etc.
Como já disseram anteriormente, o SEBRAE é uma ótima opção para iniciar suas pesquisas.
Aprenda um pouco sobre empreendedorismo, leia o livro "O segredo de Luiza".
Essas dicas são para pensar em como abrir o negócio.
Tudo isso sem falar é claro nos seus conhecimentos sobre a área de atuação (Fotografia).
Não tem erro, estudando muito sobre a atividade profissional e muito mais ainda sobre o mercado em que se pretende atuar, você montará seu estudio.
Ultima dica: comece com um investimento pequeno (va sentindo o mercado) e à medida de suas necessidades vá aumentando seu estudio.
Lembre-se de guardar parte do dinheiro para capital de giro yeah

mbronzi´s

Abraços,

Nikon D3100 | Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6 G VR | Nikkor AF-S DX 55-300mm f/4.5-5.6 G ED VR | Nikon SB 700

Edurosado
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Sáb Mar 17, 2012 2:45 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

caiosanti - não posso te dar dicas de estúdio e fotografia profissional pois não tenho essa experiência, mas posso te dar uma dica de empreendedor!

O maior motivo que leva empresas novas a fecharem é o seguinte: Não ter grana pra se sustentar enquanto não tem clientes! Se você abre uma empresa, é obrigatório ter dinheiro pra se sustentar por um tempo, pois os clientes não aparecem todos de uma vez, vão aparecendo com o tempo.. e se você conseguir se segurar até esse momento, seu negocio vai dar certo com certeza.

ardz

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2012 9:49 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

salve, faz uns anos passei pela experiência de tentar abrir uma empresa de comunicação para colocar uma ideia em prática. No fim das contas, o que foi decisivo para minha decisão de ABANDONAR a iniciativa foram os cursos do Sebrae. Veja aqui: http://www.ead.sebrae.com.br/hotSite/cursos.asp Vale demais cada minuto gasto fazendo o plano de negócios. A partir da montagem dele e com o suporte das pesquisas que fiz para ver as projeções de equilíbrio financeiro percebi que não era o momento de tirar minha ideia do papel. (Vai chegar a hora, tô me preparando!)

Enfim, os conselhos acima estão super coerentes. Um passo de cada vez, SEM JAMAIS abrir mão do sonho.

charles_pereira
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2012 10:47 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olha Caio, vou falar de administração e não de fotografia, se planeje bem...
Com o planejamento correto, e você trabalhando direito, seu proprio trabalho vai chamando clientela.
Se tiver medo de investir, com certeza nunca vai sair do lugar.
Não estou dizendo para agir sem pensar, e sim, agir com os pés no chão...

jeanzao
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Mar 26, 2012 10:30 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vou falar como Fotografo, empreendedor e administrador por minha esposa ser formada em ADM...

O medo de todos os empreendedores é que nao de certo, mas ai vem o pensamento "mas se eu nao tentar nao vou saber se deu certo ou nao", voce tem que ter em mente que todo empreendedor vai sempre ficar com um pé atraz.
Como alguns amigos a cima falaram, voce vai ter que pesquisar, ver as necessidades da cidade, ver um local que seja de facil acesso e montar. Uma boa idéa é voce procurar o SEBRAE da sua cidade que pedir um auxilio, eles irao te acompanhar com um bom tempo até voce camionhar com suas proprias pernas sem custo algum.

Unica coisa que voce nao pode fazer é montar o estudio e querer lucro para ONTEM, isso em lugar algum funciona, um empreendimento exige varios fatores, tempo, investimento, divulgação, etc...

O que eu sempre digo para quem me pergunta como montar um estudio outro investimento, é colocar o projeto todo em um papel para seguir uma linha de raciocinio se nao fica tudo muito confuso....

Mas abrir um estudio fotografico nao é como abrir uma loja de roupa ou outro estabelecimento qualquer, para ter e manter o estudio voce tem que PAIXAO porque cada trabalho seu que entregar para o cliente vai ter um pedaço de voce ali junto e na emoção que irá transmitir, ainda mais falando na era da tecnologia que de cada 10 pessoas 9 tem uma camera digital. Sua paixao tem que fazer a diferença.

erikalemida
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qui Mai 31, 2012 12:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Você esta no caminho certo, até porque eu posso dizer isso porque comecei no caminho totalmente errado.

Eu comprei a camera, depois comprei os equipamentos de estudio e depois fui aprender, foi a maior burrada da minha vida, mas adiquiri experiência. Isso é muito bom, aprendi muita coisa.

O importante não é ter mil equipamentos e sim ter equipamentos que façam apenas o necessário, você tendo retorno ai você começa a investir.

Abraços e boa sorte

Bruno_Lanzone

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2012 3:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá caiosanti, sei como vc se sente pois tenho o mesmo medo. Mas faço as palavras dos amigos as minhas também.

eu sempre estudei arte também, sou formado em Design e fotografia era meu Hooby que agora quero que se torne profissão. A dica que dou, estude muito, viva fotografia e busque sempre novas inspirações.

Faz 3 anos que decidi me tornar fotógrafo, só não entre logo no mercado porque eu não estava pronto, precisava estudar muito. Quando falo em estudar, não me refiro somente a técnicas e equipamentos, mas também o mercado fotográfico.

Não tenho um espaço físico, por isso criei um estúdio móvel. Comece assim e vai se divulgando que vc vai longe.

Estude, leia bastante e pergunte muito pra quem já é do ramo.

Bruno Lanzone´s

rosso
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sáb Set 01, 2012 11:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ótimo tópico!!!

aprendi muito com essas respostas.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para: