DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 d90 ou d5100

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

dnovak
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 2:16 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

oi, gostaria de saber qual dessas duas é melhor, pois possuo uma d90 e estou querendo trocar de câmera, porque minha d90 não capta as cores muito bem.

meu namorado tem uma d5000, e a comparação das duas é visivelmente diferente. porque a d5000 tira fotos facilmente em ambientes com pouca luz, já a d90 não.
as cores da d5000 são muito mais vivas, tiramos fotos do mesmo lugar, com as mesmas configurações, e é notável a diferença de coloração entre as duas.
tentamos até botar a d90 no modo vivo, mas pouco adiantou.

seria um problema na minha câmera (d90)?

a d5100 tira fotos em ambientes com pouca luz, e com cores vivas como a d5000?

e qual esria melhor, uma d5100 ou uma canon t3i?

obrigada

comparaçao das duas com mesma lente e mesma configuração. e mesmo local e hora.

Image

Editado pela última vez por dnovak em Ter Ago 16, 2011 3:15 pm, num total de 3 vezes

mauro.assis
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 8:33 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

dnovak escreveu:
oi, gostaria de saber qual dessas duas é melhor, pois possuo uma d90 e estou querendo trocar de câmera, porque minha d90 não capta as cores muito bem.

meu namorado tem uma d5000, e a comparação das duas é visivelmente diferente. porque a d5000 tira fotos facilmente em ambientes com pouca luz, já a d90 não.
as cores da d5000 são muito mais vivas, tiramos fotos do mesmo lugar, com as mesmas configurações, e é notável a diferença de coloração entre as duas.
tentamos até botar a d90 no modo vivo, mas pouco adiantou.

seria um problema na minha câmera (d90)?

a d5100 tira fotos em ambientes com pouca luz, e com cores vivas como a d5000?

e qual esria melhor, uma d5100 ou uma canon t3i?

obrigada

Acho que tem alguma coisa errada aqui !!!

As câmera são excelentes -as câmeras tem 12Mpx e 16Mpx e, 11 pontos de foco , iso 200-3200 ( ISO 100-6400 em modo boost ) a outra iso 100-6400 as diferenças são poucas ; uma com pentamirror a outra com pentaprisma - D90 com lcd de 3" a outra com lcd articulado de 3" ... a D90 ainda leva vantagem , por ter motor de foco interno , coisa que a D5100 não tem - então são poucas diferenças

Creio que esse problema de cores não seja na câmera - pode ser configuração !! já tentou usar lentes com grandes aberturas tipo f/1.8 ... faça um teste com as duas câmeras com a mesma lente !!! - e principalmente - a imagem em JPG não é uma critério de avaliação

Em resumo ; se voce já tem uma idéia na cabeça , não é esse tipo de pergunta que vai muda !!!

ABS.

althoffj
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 8:51 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Acho sim que esse seu problema de cores deve ser lente heim... A D90 é fantástica, seu problema não deve ser qualidade de sensor não.

mauro.assis
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 9:16 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Uma outra coisa - é com relação ao foco ...

Já "vi" muito relato na internet com relação a câmera D90 , D5000 , D5100 e também com a novíssima D7000 : principalmente com pouca luz ;

O sistema de auto foco das cameras , funcionam com detecção de contraste - Onde ;
Há pouco ou nenhum contraste entre o objeto fotografado e o fundo - o objeto a ser fotografado com a mesma cor do fundo , - vai da erro !

O ponto de foco esta com áreas de luminosidade nitidamente contrastantes - tipo metade da imagem esta na sombra e a outra metade esta no sol forte ou luz muito forte - também vai fazer o foco errado !!!

O ponto de foco contém objetos em distâncias diferentes da câmara. - já tentou fotografar um pássaro na gaiola - fica muito complicado !!

Os objetos no plano de fundo parecem maiores que o objeto a ser fotografado - tipo ; Um edifício está no enquadramento atrás da pessoa a ser fotografada , e com muito contraste .. o AF vai ficar confuso .

O objeto a ser fotografada é dominado por padrões geométricos regulares. - já tentou fazer uma foto de um prédio , e ai o AF se fico louco por causa da veneziana os por causa das janelas do prédio ...

O objeto a ser fotografado contém muitos detalhes pequenos , ou pouca variação de luminosidade -exemplo um campo de flores , tentar tira foto de um grupo de insetos ....

Então , muitas fotos que saem da câmera com supostos erros , o AF foi usado de maneira incorreta ... já presencie uma pessoa tentando tira foto de crianças brincado , correndo , numa tremenda diversão - estava usando o foco no modo AF-S , dei uma dica a ele ; usa o AF-C ... com rastreamento - é muito melhor .... não deu outra ... depois de pena demais , foi ler o manual da câmera ... esta tudo lá !!! basta ler , ler e ler !!!

Um abs.

[]
MAURO

Editado pela última vez por mauro.assis em Ter Ago 16, 2011 9:19 am, num total de 3 vezes

alberto_rafael
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas5

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 9:17 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ola bom dia, olha a d5100 é mais um bom lançamento da nikon, vi um teste feito por ela em uma revista e o resultado foi bastante satisfatorio. a revista foi a fotografemelhor .

fica com deus.

dnovak
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 11:01 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

althoffj escreveu:
Acho sim que esse seu problema de cores deve ser lente heim... A D90 é fantástica, seu problema não deve ser qualidade de sensor não.

ja troquei lente, mexi no WB e nada. Use uma 18-105, e uma 18-55, tirei a mesma foto com uma d5000 uma d90, a diferença em cores é MUITO grande. Li na internet muitas pessoas com o mesma problema com a d90. Falei com alguns fotógrafos que entendem mais que eu, mexi em configuraçao, deixei no modo vivo, e NADA mudou.

dnovak
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 11:09 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

mauro.assis escreveu:
Uma outra coisa - é com relação ao foco ...

Já "vi" muito relato na internet com relação a câmera D90 , D5000 , D5100 e também com a novíssima D7000 : principalmente com pouca luz ;

O sistema de auto foco das cameras , funcionam com detecção de contraste - Onde ;
Há pouco ou nenhum contraste entre o objeto fotografado e o fundo - o objeto a ser fotografado com a mesma cor do fundo , - vai da erro !

O ponto de foco esta com áreas de luminosidade nitidamente contrastantes - tipo metade da imagem esta na sombra e a outra metade esta no sol forte ou luz muito forte - também vai fazer o foco errado !!!

O ponto de foco contém objetos em distâncias diferentes da câmara. - já tentou fotografar um pássaro na gaiola - fica muito complicado !!

Os objetos no plano de fundo parecem maiores que o objeto a ser fotografado - tipo ; Um edifício está no enquadramento atrás da pessoa a ser fotografada , e com muito contraste .. o AF vai ficar confuso .

O objeto a ser fotografada é dominado por padrões geométricos regulares. - já tentou fazer uma foto de um prédio , e ai o AF se fico louco por causa da veneziana os por causa das janelas do prédio ...

O objeto a ser fotografado contém muitos detalhes pequenos , ou pouca variação de luminosidade -exemplo um campo de flores , tentar tira foto de um grupo de insetos ....

Então , muitas fotos que saem da câmera com supostos erros , o AF foi usado de maneira incorreta ... já presencie uma pessoa tentando tira foto de crianças brincado , correndo , numa tremenda diversão - estava usando o foco no modo AF-S , dei uma dica a ele ; usa o AF-C ... com rastreamento - é muito melhor .... não deu outra ... depois de pena demais , foi ler o manual da câmera ... esta tudo lá !!! basta ler , ler e ler !!!

Um abs.

[]
MAURO

o meu problema não está na focagem, eu fiz curso com profissionais de fotografia, e todos acharam bem estranho a minha camera apresentar uma cor tão acinzentada, a camera em si é ÓTIMA, lente boa, qualidade de imagem excelente, tudo ótimo, apesar de no mesmo ambiente que uma d5000 com as mesmas aberturas, velocidade, iso, a minha foto ficar bem mais escura que a da d5000. Enfim, isso não me causa grande problema, o meu problema é com cores, já mexi em TUDO que podia mexer, não deu nenhum resultado. Me disseram que talvez minha camera tenha vindo com defeito, não sei, já olhei muitos fotos de uma d90 e achei muito estranho serem BEM mais vivas.

RafaelSwers
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 12:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

dnovak
A D90 apesar de ser um pouco mais antiga tem o mesmo potencial de uma D5000.

É uma excelente máquina para conhecer todo o poder de uma DSLR. Invista em lentes de grande abertura, como uma AF-S 50mm 1.8 ou 35mm.

São lentes com grande poder de contraste e nitidez, como na foto abaixo tirado na D5100 com a AF-S 50mm f/1.8G

Image

Virgilio Libardi
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas6

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 1:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Curto e grosso: A D90 é mais câmera.

Christian Franca
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas30

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 1:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

dnovak, posta uma foto para podermos dar mais pitacos..rsrs
Também acho que a D90 é mais câmera que a D5100.
Problema com cores apagadas também pode ser causado pelo tipo de imagem que está gravando e que programa vc usa para converter o RAW para JPG...
Fotos sub-expostas também ficam devendo nas cores, e com aparência "lavada"..
De qualquer maneira, a melhor forma de conseguir ajuda é postar uma foto para o pessoal poder avaliar e tentar alguma solução.

Att

Gilmar da Silva Melo
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 2:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sem falar muito: Nikon D90.

dnovak
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 2:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Christian Franca escreveu:
dnovak, posta uma foto para podermos dar mais pitacos..rsrs
Também acho que a D90 é mais câmera que a D5100.
Problema com cores apagadas também pode ser causado pelo tipo de imagem que está gravando e que programa vc usa para converter o RAW para JPG...
Fotos sub-expostas também ficam devendo nas cores, e com aparência "lavada"..
De qualquer maneira, a melhor forma de conseguir ajuda é postar uma foto para o pessoal poder avaliar e tentar alguma solução.

Att

Image
http://farm7.static.flickr.com/6083/6050347932_b22d6bd25c_b.jpg

as de baixo da d90 e as de cima d5000, sem edição, mesma lente, mesma abertura, e mesma velocidade.

marsal
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 3:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Para fins de comparação, posta 1 foto com a D90 e outra com a D5000 (de preferência do mesmo local, mesma lente e configurações), assim fica mais fácil ajudar...

De qualquer forma, parece que vc já veio com uma ideia pré-concebida sobre a D90, e está buscando opiniões iguais para trocar pela D5100. A D90 é uma baita câmera, agora se a diferença nas imagens é tão gritante quanto vc coloca seria bom mandar a sua para uma assistência.

Marsal®´s
_DSC5394_10x15DSC_3606_15x21DSC_3600_15x21DSC_2521_10x15DSC_2517_10x15DSC_2250_15x21DSC_3311_15x21DSC_2462_10x15_DSC6055_10x15

Nikon D90 + Grip + SB-600
Nikon AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G
Tamron 18-200mm f/3.5-6.3 XR Di II Macro
Tamron 17-50mm f/2.8 XR Di II VC

dnovak
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 3:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

marsal escreveu:
Para fins de comparação, posta 1 foto com a D90 e outra com a D5000 (de preferência do mesmo local, mesma lente e configurações), assim fica mais fácil ajudar...

De qualquer forma, parece que vc já veio com uma ideia pré-concebida sobre a D90, e está buscando opiniões iguais para trocar pela D5100. A D90 é uma baita câmera, agora se a diferença nas imagens é tão gritante quanto vc coloca seria bom mandar a sua para uma assistência.

SIM MEU LINDO, OLHA PRA CIMA.

UM BEIJO

althoffj
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 3:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olhando as fotos, acho que a diferença está na configuração do contraste, não?
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.