| Autor |
Mensagem |
mitcha
Muito Participativo

8
0
0
|
Enviada:
Qua Abr 13, 2011 11:40 am |
  |
veja: http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=9929
Estou querendo comprar um Spyder3Express mas antes disto gostaria de tirar algumas duvidas e saber se isso vai resolver o meu problema.
1 - Tenho um computador no trabalho com tela LCd de 22
2 - Em casa estou usando um Notebook Vaio com tela de 15
Problema: as fotos que edito em casa, ficam diferentes aqui na tela do trabalho. No LCD fica com mt mais contraste e quente.
Ja tentei calibrar de toda maneira no Adobe Gama mas nao adianta. Já me irritei com isso.
Outro problema: Já mandie imprimir em 2 lugares diferentes e achei que as fotos ficaram mais quentes e com menos brilho do que eu vejo na minha tela.
PERGUNTAS:
- Com o Spyder3Express vou conseguir deixar tanto o laptop e o lcd do trabalho com a mesma calibração !? Vale lembrar q no Vaio eu nao consigo mexer no contraste, só no brilho.
- COMO eu faço pra saber que a foto que estou vendo na minha tela, vai ficar IGUAL na foto impressa. Li alguma coisa que dá pra salvar o JPG com o profile .ICC .. entao se você enviar assim pro laboratorio, vai ficar igual. Procede isso?
- COMO fazer pra trabalhar o Lightroom com .icc profile certo? Sei que existe essa opcao np Photoshop mas como nao estou usando ele pra manipular RAW .. gostaria de saber se isso é possivel no LIGHTROOM.
Acho que é isso.
Meu primo ta indo pra Europa e vou aproveitar pra pedir o Spyder3 porque lá tá em conta.
Obrigada.
 |
|
|
|
 |
danielvb
Usuário Novato

1
0
0
|
Enviada:
Qua Abr 13, 2011 12:01 pm |
  |
Mitcha,
Para saber se as fotos no monitor ficarão iguais ás fotos impressas, v precisa de uma solução completa de calibragem. O monitor é apenas um dos elos que necessitam controle.
Além de calibrar o monitor, v deve calibrar a câmera e criar um perfil ICC para a cada impressora, tinta e papel utilizados através de ferramentas e cololímetros próprios.
Eu uso isso aqui:
http://www.bhphotovideo.com/c/product/646057-REG/Datacolor_DC_S3SSR100_Spyder3Studio_SR.html
Devo dizer que o resultado compensa o investimento. |
|
 |
Herculano
Usuário Senior

1
0
0
|
Enviada:
Qua Abr 13, 2011 12:33 pm |
  |
|
|
 |
mitcha
Muito Participativo

8
0
0
|
Enviada:
Qua Abr 13, 2011 12:41 pm |
  |
|
|
 |
Herculano
Usuário Senior

1
0
0
|
Enviada:
Qua Abr 13, 2011 1:26 pm |
  |
|
|
 |
mitcha
Muito Participativo

8
0
0
|
Enviada:
Qua Abr 13, 2011 1:42 pm |
  |
|
|
 |
Gilmar da Silva Melo
Usuário Senior

|
Enviada:
Ter Abr 19, 2011 10:49 am |
  |
Eu calibro o meu monitor com o Spyder2Express e tenho agora cores mais fieis.
Não é o melhor dos Colorímetros, é o mais barato, mas é infinitamente mais eficiente do que usar algúm software para calibrar o monitor. |
|
|
|
 |
Gilmar da Silva Melo
Usuário Senior

|
Enviada:
Ter Ago 23, 2011 8:08 pm |
  |
|
|
 |
D
Usuário Participativo

|
Enviada:
Sex Out 21, 2011 12:36 am |
  |
Existem diferentes dispositivos para calibração: colorímetros, espectroradiômetros, espectrofotômetros. O mais adequado dependerá do quanto você deseja pagar por ele. Um guia muito bom é este:
http://www.curtpalme.com/forum/viewtopic.php?t=11436
O Spyder3 Express não está entre os mais precisos, mas certamente entre os mais baratos. No entanto, provavelmente será capaz de fazer com que seus dois monitores exibam imagens bem próximas. De nada adianta também comprar um calibrador caríssimo se o resto do equipamento não está a altura. E nenhuma calibração é perfeita!
Para que a impressão corresponda à imagem na tela, é necessário criar um perfil não somente para o monitor, mas também para a impressora utilizada. Se for levar para um laboratório externo, é melhor saber qual o padrão utilizado por eles. Todavia, mesmo só com o monitor calibrado os resultados certamente serão melhores.
Não sei dizer quanto ao Lightroom, mas o Photoshop lida perfeitamente com os perfis ICC. |
|
|
|
 |
Gilmar da Silva Melo
Usuário Senior

|
Enviada:
Sáb Out 29, 2011 8:24 pm |
  |
Para quem tem um monitor Wide Gamut, como o Dell U2410, a calibração só é fielmente possível com um espectrofotômetro(ColorMunki Photo, i1 Pro da X-Rite, etc). Vejam um review do 1 i Pro http://www.tftcentral.co.uk/reviews/i1_pro.htm
O Eye one Display 2, que é um colorímetro, não calibra corretamente um monitor Wide Gamut como o Dell U2410.
Para monitores de painel TN e paínel e-IPS(LG IPS 236V), o colorímetro i 1 display 2 dá conta do recado. |
|
|
|
 |
charleihaas
Usuário Participativo

2
0
0
|
Enviada:
Seg Out 31, 2011 4:45 pm |
  |
|
|
 |
Gilmar da Silva Melo
Usuário Senior

|
Enviada:
Qui Jan 12, 2012 8:42 pm |
  |
|
|
 |
rafaeloz
Usuário Novato

2
0
0
|
Enviada:
Sex Fev 24, 2012 6:45 am |
  |
tb uso o colormunki, é o melhor custo beneficio, principalmente se você quer calibrar uma impressora tb.
é caro aqui no Brasil(um absurdo realmente, como tudo +)... la fora não é tanto. Se alguem puder trazer para você.
www.bhphotovideo.com |
|
|
|
 |
MCarpinetti
Usuário Participativo

2
0
0
|
Enviada:
Sex Fev 24, 2012 9:30 am |
  |
Realmente, ter o monitor calibrado é ótimo, mas de que adianta isso se o laboratório onde voce revela as fotos não tiver a mesma calibração? Normalmente, o operador do minilab vai sempre "corrigir" as suas fotos, baseado nas referencias do monitor que ele esta usando.
Uma solução bem simples e economica, é calibrar seu monitor atra'ves de um "target" que voce pedirá para ser impresso com todas as configurações zeradas, assim voce saberá como a foto é vista no monitor do laboratório.
Um detalhe importante tambem, é saber com que frequencia o laboratório calibra os monitores, para que voce tambem o faça com a mesma frequencia, assim estarão sempre em sincronia.
Se quiser experimentar, segue o link do target:
http://www.europanet.com.br/download/fotografe112/target.jpg
Boas fotos!!! |
|
|
|
 |
rafaeloz
Usuário Novato

2
0
0
|
Enviada:
Sex Fev 24, 2012 10:20 am |
  |
bem lembrado MCarpinetti , normalmente tb vale lembrar q todo Mini lab é SRGB. Mesmo calibrando com o Colormunki, eu sempre mando no mesmo laboratorio...e peço para ele criarem um canal na maquina com tudo zerado. Vc tem q pedir por isso porque sempre eles colocam alguma correção nos canais da maquina . Ja em gráfica rápida eu tenho obtido excelentes resultados, muito mais fiéis q em minilab. |
|
|
|
 |
|
|
|
|