| Autor |
Mensagem |
Hinotori
Eu moro aki!

2
0
0
|
Enviada:
Seg Mar 14, 2005 5:50 pm |
  |
Gente, a matemática da foto é louca... eheheh Até entender! Depois que entende, tudo faz sentido, e é simples, prático, e te ajuda a crescer e até a entender conceitos mais avançados como os que o Mauricio Po compartilha conosco, é preciso entender os conceitos básicos... Eu demorei pra pescar isso, e queria passar para vocês o que entendi. Se algo estiver errado, PELO AMOR DE DEUS, me avisem, eu arrumo e dou o crédito....
Primeiro, o básico do básico... O que é a foto? É transformar a luz em imagem. Então, a luz é o elemento básico da foto.
Então vamos seguir em frente, a luz é o elemento básico da foto... Certo... Mas então, volta e meia ouço ou vejo pessoas que dizem: Essa foto está faltando mais um stop, ou menos um stop... dã! Ou então, faltou 2/3 EV, 1 EV, -1EV.... dã 2! A foto está super exposta, sub exposta... Opa, aí já acho que a maioria sabe e não vai ser dã 3! ehehehe
Então vamos para o básico do básico....
Um stop a mais ou um EV a menos quer dizer que a foto precisava da metade da quantidade de luz... Da mesma forma, um stop a menos ou um EV a mais quer dizer que a foto precisa do dobro da quantidade de luz... Existem diversos meios de chegar a isso, na verdade, vou ignorar o flash pois não tem como fazer conta fácil com flash, vou falar dos 3 importantes que você tem controle na sua máquina: ISO, Abertura e Tempo de Exposição.
Então vamos lá... Quando alguém fala que você ganha um stop, ou ganha dois stops, ou mesmo EV (EV é o mesmo que stop, só que ganhar um stop é -1EV e perder um stop é +1EV), está sendo dito que você tem a possibilidade de conseguir o resultado com metade da luz, ou com um quarto da luz (2 stops, o 1 stop é metade, o segundo stop é metade da metade...) 3 stops, seria com um oitavo da luz (metade da metade da metade).... Ou seja, é exponencial.
Então vamos lá, para facilitar:
-1 stop ou 1EV = dobro da luz
-2 stops ou 2EVs = quadrúplo da luz
-3 stops ou 3EVs = óctuplo da luz
E da mesma forma:
1 stop ou -1EV = metade da luz
2 stops ou -2EVs = um quarto da luz
3 stops ou -3EVs = um oitavo da luz
Até aí, acho que está fácil, certo... Então vamos lá, como conseguir ganhar esses STOPs ou EVs em relação a máquina? É bem fácil com ISO e com tempo de exposição, e um pouco mais difícil (mas não impossível) com abertura, para chegar em quanto tem que mudar:
Para dobrar a quantidade de luz, ou seja, +1 EV, você pode:
- Dobrar o ISO, de 50 para 100 por exemplo
- Dobrar o tempo de exposição, de 1/60 para 1/30 por exemplo
- Alterar a abertura... Em quanto? Logo mais explico, para não embananar tudo de uma vez eheheh Mas não é o dobro...
Da mesma forma, para ter a metade da quantidade de luz, ou seja, -1 EV, você pode:
- Diminuir o ISO pela metade, de 100 para 50 por exemplo
- Diminuir pela metade o tempo de exposição, de 1/100 para 1/200 por exemplo
- Alterar a abertura... Ops, de novo, pera lá que já chego lá
Então, quando você se aprofundar em fotografia, historograma, medição, compensação, etc.... Você vai inevitavelmente chegar ao ponto que vai escutar: para chegar no resultado esperado, +1/2 EV ou 1/2 stop.... Você já sabe.... Se para +1 EV você passa de 1/100s para 1/200, então para +1/2 EV você pode passar 1/100 para 1/150s.... Ou mexer no ISO, mas no caso de 1/2 EV, fica mais difícil para maioria das máquinas. Ou então mexer na abertura....
Bom, parte básica é essa... Vamos ao mais complicadinho... O que é o F NUMBER? Ou, o que é um STOP?
Vamos começar com F/1... Que quer dizer F/1?
Então, F NUMBER é a distância focal da lente dividida pelo diâmetro da abertura.... Então, F/1 quer dizer que a lente tem o mesmo diâmetro da abertura que a distância focal... Então, começamos a entender porque a maioria das lentes começa com um F, e termina com um F maior, pois distância focal, digamos, é 5.8, e pode ir até 23.2 (zoom 4x da A510)... Ela começa com F/2.6, ou seja, o diâmetro da abertura dela em Wide é de 5.8/2.6, 2.23mm aproximadamente.... Ela termina com F/5.5... Então em 23.2mm o diâmetro de abertura é de aproximadamente 4.22mm... Para que ela terminasse com F/2.6 também, o diâmetro de abertura teria que ser aproximadamente 8.92mm!!!! Ou seja, muito maior, o que complica o desenho e tamanho das lentes..... Agora dá para entender porque as FZ da panasonic tem aquele canhão eheheheh
Então, da mesma forma, vamos dizer que como o F é dado em razão do diâmetro.... Isso causa uma confusão... Sem tamanho...
Pois a luz passa por uma área... Dobrar o diâmetro não dobra a área, ao contrário, quadruplica essa área.... Então para dobrar a quantidade de luz, como estamos trabalhando com área que é calculada em razão do quadrado do diâmetro, temos que aumentar da ordem da raiz quadrada de 2 (aproximadamente 1.4).
Então, como fica uma tabela de abertura?
F1 - F1.4 - F2 - F2.8 - F4 - F5.6 - F8 - F11.2....
Como a raiz quadrada não é exatamente 1.4, tem uns errinhos de arredondamento...
Então pense no seguinte... Você tem Fs derivados de F1 e Fs derivados de F1.4, e vá dobrando... Você chega no equivalente...
Então os derivados F1: 2, 4, 8, 16, 32, 64....
Os derivados de F1.4: 2.8, 5.6, 11 (11.2), 22, 44, 88....
Opa, então agora ficou fácil... Guarde sempre, F1 e F1.4, F1 tem o dobro de luz de F1.4, agora multiplique F1 por 2, F2... F1.4 tem o dobro de luz que F2... Agora multiplique F1.4 por 2, F2.8... F2 tem o dobro de luz que F2.8...
Entendeu porque não é tão simples a questão do F???
Então vamos lá:
Para +1 EV ou stop:
Você pode partir de F2.8 para F2... Ou de F4 para F2.8....
Para -1 EV ou stop:
Você pode partir de F2 para F2.8... Ou de F2.8 para F4...
Opa! Agora começa a fazer sentido??
Aumentar de ISO50 para ISO100, se você estiver na seguinte configuração: ISO50 1/100 F5.6....
O mesmo valor que é equivalente a mudar para ISO100 1/100 F5.6 seria ISO50 1/50 F5.6... Ou ainda... ISO50 1/100 F4.... HMMMMMMM
Da mesma forma, podemos dizer que temos 1/100 F5.6... Mas 1/100 é muito devagar para tirar a foto que eu quero, preciso de 1/400!! Então, 1/400 você precisa compensar 2 stops (1/100 x2 = 1/200, 1 stop... 1/200 x2 = 1/400, 2 stop) ou EVs... Esquece o ISO, então temos que ganhar 2 stops na abertura, então o equivalente, para a mesma foto seria 1/400 F2.8.... Ou seja, a mesma quantidade de luz vai entrar, porém, vai entrar mais rápido.
Espero ter ajudado o pessoal a entender o significado de stop/ev...  |
|
|
|
 |
Guinit
Muito Participativo

|
Enviada:
Seg Mar 14, 2005 6:12 pm |
  |
Hinotori, Excelente turorial , agora q aprendi a verdadeira relação de entrada de luz dos F STOPS, tá de parabéns.
Ae moderadores, deixem esse topico fixo, é uma ajuda mt boa para td mundo entra no forum... Cade dia mais o digiforum aumenta a qualidade e quantidade de conhecimentos para tds q visitam e participam no forum. |
|
|
|
 |
Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum

|
Enviada:
Seg Mar 14, 2005 7:13 pm |
  |
Show Hinotori, só fiquei meio assim com exponencial, creio que é logarítimica.
O resto está perfeito muito bom mesmo. |
|
|
|
 |
Hinotori
Eu moro aki!

2
0
0
|
Enviada:
Seg Mar 14, 2005 7:33 pm |
  |
| volcano escreveu: | Show Hinotori, só fiquei meio assim com exponencial, creio que é logarítimica.
O resto está perfeito muito bom mesmo. |
Tudo que é razão de um expoente (no caso, expoente 2, ao quadrado) é exponencial....
A operação inversa da exponencial, o retorno, sim, é logarítmico.
Então ninguém está errado, eu acho ehehe |
|
|
|
 |
Hinotori
Eu moro aki!

2
0
0
|
Enviada:
Seg Mar 14, 2005 8:15 pm |
  |
Pensando melhor, acho que vc tem razão Volcano, acho que é logaritímico, preciso pesquisar, ai... Santas aulas de Matemática que eu teimo em esquecer eheheh |
|
|
|
 |
totok
Mega Participativo

|
Enviada:
Seg Mar 14, 2005 9:31 pm |
  |
Mto bom mesmo!!
Eu jah tinha uma noção.. mas agora ficou mais claro!
Soh uma coisa q eu ja tinha pensado antes... jah q as FZ tem 2.8 no final do zoom.. poderia ter F2 no começo neh.. jah q o que importa é o diametro real da abertura...
deve ser algo com o projeto da lente mesmo.. que não é assim tão simples.. heheh provavelmente com F2 teria muita aberração ou sei lah o que..
bom.. ateh eu me confundi agora |
|
|
|
 |
Alan-ZA
Muito Participativo

|
Enviada:
Ter Mar 15, 2005 12:32 am |
  |
nossa muito bom esse tutorial! tem q dexar fixo mesmo! valeu! |
|
|
|
 |
Hinotori
Eu moro aki!

2
0
0
|
Enviada:
Sex Abr 15, 2005 7:31 pm |
  |
| Alan-ZA escreveu: | | nossa muito bom esse tutorial! tem q dexar fixo mesmo! valeu! |
Valeu pelo elogio Alan! :-) |
|
|
|
 |
saguena
Usuário Senior

14
0
0
|
Enviada:
Qui Abr 09, 2009 3:24 pm |
  |
Hinotori, Parabéns pela ótima explicação
Vou complementar aqui para o pessoal não ficar perdido quando for compesnar, como bem dito pelo nosso amigo a razão entre o Iso x diafragma x obturador e do dobro ou metade conforme cada situação, então partindo dos derivados de F1 e F1.4 como foi descrito no tutorial por exemplo de F5.6 para F8 = 1F stop, no entanto na sua camera quando você faz essa passagem vai encontrar mais dois outros valores F6,3 e F7,1 entre o F5,6 e F8 ou seja = F5,6 ... 6,3 ... 7,1 ... F8 para compensar esses dois valores não são contados trata-se e encrementos para que o fotografo tenha um controle mais preciso sobre a luz podendo entre um F stop e outro ter o recurso de 1/2 ponto de compensação então qdo estiver compesando na sua camera esqueça esse valores e só use caso ainda ache que a exposição precise de alguns ajustes. O mesmo acontece com a velocidade de obturação  |
|
|
|
 |
marcelovdias
Usuário Participativo

12
0
0
|
Enviada:
Ter Jun 09, 2009 2:11 am |
  |
Depois dessa explicação, pude entender o porquê da preferência por lentes com aberturas maiores. Já sabia que eram mais claras, mas é o controle que elas podem dar ao objeto a ser fotografado.
Muita didática a explicação. Parabéns Hinotori.
Continuo aprendendo cada vez mais que venho aqui.
Valeu. |
|
|
|
 |
Christiano
Usuário Novato

2
0
0
|
Enviada:
Ter Jul 28, 2009 1:37 am |
  |
O assunto e bem complexo, pelo que tenho aprendido no forum existem varias maneiras e diversos recursos para garantirmos a qualidade da foto, mas domina-los e realmente uma arte. Esses topicos tem me ajudado bastante a me desenvolver, aprendendo a cada dia. Valeu mesmo e continuem a produzir esses topicos excelentes. |
|
|
|
 |
mr_interrogado
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

|
Enviada:
Qui Ago 13, 2009 7:56 am |
  |
Valeu bother .... =D> sem comentarios muito bom esse tópico .......exclareceu muita coisa sobre compensação....abertura ....velocidade .....muito show  |
|
|
|
 |
ibrsued
Usuário Participativo

|
Enviada:
Qui Ago 13, 2009 8:59 pm |
  |
Mais uma vez fica patente o alto nível dos participantes deste forum. Parabéns para todos e em especial para os adm. |
|
|
|
 |
svg
Usuário Participativo

11
0
0
|
Enviada:
Qui Ago 13, 2009 10:31 pm |
  |
Muito bem explicado ..
Qualquer um entende quando isso é explorado de forma pratica. O dificil é lembrar desses conceitos quando estamos fotografando.
Só mesmo com a pratica pra ficar automatico.
Parabéns
SVG |
|
|
|
 |
ibrsued
Usuário Participativo

|
Enviada:
Dom Set 06, 2009 2:21 am |
  |
| saguena escreveu: | Hinotori, Parabéns pela ótima explicação
Vou complementar aqui para o pessoal não ficar perdido quando for compesnar, como bem dito pelo nosso amigo a razão entre o Iso x diafragma x obturador e do dobro ou metade conforme cada situação, então partindo dos derivados de F1 e F1.4 como foi descrito no tutorial por exemplo de F5.6 para F8 = 1F stop, no entanto na sua camera quando você faz essa passagem vai encontrar mais dois outros valores F6,3 e F7,1 entre o F5,6 e F8 ou seja = F5,6 ... 6,3 ... 7,1 ... F8 para compensar esses dois valores não são contados trata-se e encrementos para que o fotografo tenha um controle mais preciso sobre a luz podendo entre um F stop e outro ter o recurso de 1/2 ponto de compensação então qdo estiver compesando na sua camera esqueça esse valores e só use caso ainda ache que a exposição precise de alguns ajustes. O mesmo acontece com a velocidade de obturação  |
Muito bem colocado! =D> |
|
|
|
 |
|
|
|
|
| Publicidade |
|
|