DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Flash Yongnuo YN-468: TTL = Tá Totalmente Louco ???

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Duron Maniac
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 4:11 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá, pessoal, tudo bem?

Ontem me ofereci pra fotografar um jantar beneficiente. Eu já havia fotografado em outros anos, mas das outras vezes foram com compactas (Canon A510 e uma Panasonic LZ3), dessa vez a ideia era conseguir um efeito mais profissional.

Montei meu equipo, T1i, 18-55mm e coloquei o Yongnuo na sapata. Tirei algumas fotos e tudo bem, mas depois parecia que o flash tomou vontade própria, algumas fotos saiam meio escuras (parecia que a luz tinha saído fora de sincronismo e tinha ficado apenas a luz ambiente), em outras estourava que toda a cena ficava branca (A T1i indicava mais de 80% da cena como estourada). Tentei fazer de tudo, compensar exposição do flash, aumentar ou reduzir ISO, compensar exposição da câmera, os resultados não eram confiáveis. Cheguei a pensar que fosse porque estava usando flash rebatido no teto (com o rebatedor embutido pra mandar um pouco de luz direta no assunto), mas apontei direto também e o resultado não era bom.

Resultado: retirei o Yongnuo da sapata e apelei pro flash pop-up. Salvou minha pele, consegui um resultado bom (embora provavelmente eu tivesse conseguido fotografar sem flash usando ISO1600 e confiando no IS). Só tive dificuldades numa parte de dança, que o flash embutido não aguentou o ritmo (não sei dizer se aqueceu ou se não acompanhava o volume de fotos), mas mesmo assim consegui tirar uma boa quantidade de fotos. Outra reclamação é a luz auxiliar de autofoco, aquele fash strobo incomoda as pessoas, e muitos acham que a foto já foi batida. Fora que não tem como rebater.

A minha dúvida é: onde está o problema? Já li aqui no fórum que o E-TTL da Canon é meio arredio às vezes. Será que é o caso? Não imagino, porque se assim fosse o flash pop-up também teria tido problemas, já quele ele opera em E-TTL II, e na verdade a exposição com ele ficou excelente.

Outra alternativa que imaginei, ainda ligada ao TTL, tem a ver com o posicionamento da cabeça. Será que ao usar rebatido, ele acaba "se perdendo" ao medir a luz no pré-flash e acaba errando a potência disparada. Ainda mais que usava junto o rebatedor embutido pra direcionar uma parte da luz diretamente pro assunto. Foi minha primeira experiência com flash externo, então fico achando que o problema possa estar aí.

A última opção seria o Yongnuo realmente estar com problema daí nesse caso é torcer pra ele ser confiável em modo manual, porque senão acabo de ganhar um peso de papel de 90 dólares. Estava esperançoso com ele, nunca imaginei trabalhando profissionalmente com ele, mas imaginava que pelo menos nessas coberturas ocasionais e amadoras ele pudesse me atender, e logo no primeiro uso já tive essa experiência. Não planejava gastar uma grana agora comprando um "flash de verdade", como 430 EX II ou 580 EX II.

Alguém com mais conhecimento poderia dar uma luz sobre o assunto?

T+

DMZamora
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 4:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O meu chegou por esses dias, ainda não usei o bicho para valer, apenas em testes, e se comportou muito bem, tanto na sapata quanto fora dela, como slave.

Quando o problema aconteceu, você experimentou desligar e religar o flash?

Você confirmou que a câmera estava reconhecendo o flash como TTL?

Duron Maniac
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 5:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

DMZamora,
havia feito uns testes logo que peguei a T1i e os resultados em geral foram bons, estourou em uma cena bem complicada (a região perto da câmera clara e o fundo muito escuro, à noite).

Eu cheguei a religar o flash 2 vezes, retirei da sapata pra ver se não era algum mal-contato.

Olha, não cheguei a olhar nas configurações da câmera, embora tivesse deixado como TTL da última vez que usei, mas a câmera estava conversando com o flash, tanto que a cabeça se ajustava conforme mexia na distância focal da lente.

T+

Vitor Rocato
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 5:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gostaria de wsaber alguma informações sobre esse flash também, pretendo comprar um e tenho uma T1i...

[ ]s

brunobenchimol
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 6:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ele pode ter superaquecido e algo pirado, voce ja testou depois do evento depois que ele "esfriou"?

Fico devendo mais coisas porque não tenho flash ainda, mas pode ter ocorrido uma "incompatibilidade" momentanea... é igual o AF nas lentes que não são do mesmo fabricante, sei que pode parecer "que não é", mas é eletronico então a gente sempre desconfia.

Nunca ouvi relatos de tal, inclusive quanto a ser rebatido, ja que é "TTL" não tem problema.

Quanto a parte da dança, não é superaquecimento não, é recycle time, que demora mesmo... e bota demora nisso. Infelizmente o popup malmente aguenta 2 fotos seguida com potencia fraca, então ele precisa carregar muito, e geralmente na pista de dança é bem escuro e ele precisa de potencia alta, ai ele usa muito e demora demais para carregar. Já me irritei com esse "flash busy" uma vez, mas não tinha para onde correr rsrs.

Duron Maniac
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 9:16 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

brunobenchimol,

Acho difícil ser superaquecimento, havia tirado menos de 20 fotos, e foi com um intervalo razoável (nada de foto seguida). O jantar ainda não havia começada e estava fotografando os cartazes dos patrocinadores nas paredes, sem pressa, usando um ISO alto (400~1600) e a uma distância curta (2~3 metros). Até porque ele também tem alarme contra superaquecimento que desativa o flash até esfriar.

Pode até ser "incompatibilidade momentânea", mas a pergunta é, quando vai acontecer de novo?? Fica difícil até confiar nele pra tirar foto de aniversário do neto da sobrinha da vizinha da sua prima, hehehe

Quanto á dança, era uma apresentação de dança típica, e a iluminação era a normal do salão, mas eu me posicionei mais distante do que na maioria das fotos.

Olha, não botei a mão no flash desde que guardei ele no começo do jantar. Fiquei com medo de querer tacar ele na parede, hehehe.

Dei uma olhada no preço do 430 EX II, mas dá até desanimo, 700 reais lá fora e quase 900 aqui Sad Não tenho "trabalho" que justifique esse investimento, por outro lado um flash que desse mais possibilidades criativas não seria mal, especialmente nessa fase de aprendizado.

T+

Vitor Rocato
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 9:21 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Depois dessa fiquei com o pé atrás pra comprar esse flash...
Vou ver bem ainda, mais como vc disse 700,00 num flash pra mim que to começãndo é muito, prefiro gastar essa grana em uma 55-250mm IS.

[ ]s

DMZamora
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 12:35 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vitor Rocato escreveu:
Depois dessa fiquei com o pé atrás pra comprar esse flash...
Vou ver bem ainda, mais como vc disse 700,00 num flash pra mim que to começãndo é muito, prefiro gastar essa grana em uma 55-250mm IS.

[ ]s

Mesmo "maluco", se funcionar bem como slave, ainda vale a pena Wink

Mas claro, somente se comprado na China, pois no ML tem gente pedindo mais de 400 lascas nele, aí prefiro ir direto para um 430EX...

Eu comprei para usar como flash principal apenas enquanto não "crio coragem" para um 580EX Smile

Vitor Rocato
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 9:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pra mim um 430EX só seria possivel depois de um bom tempo, prefiro comprar um YN agora e uma lente...
Vou comprar no eBay, estou entre o YN468 e ou YN467. O YN468 é 15 dolares mais caro e possui LCD, estou pensando ainda o que farei...

[ ]s

Oldcat
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 11:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tenho um YN468, depois de uns disparos ele simplesmente parou de disparar, display funciona, zoom funciona, mas disparar que é bom nada, será que queimou? Se queimou já era? Cry

Vitor Rocato
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 3:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Nossa, depois desse comentarios estou pensando bem em comprar um ou não.
No meu uso, seria na sapata como flash principal...
Ele fotografa em burst em quantos fps, alguem sabe ?

Att

Duron Maniac
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 4:40 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ontem finalmente consegui fazer mais testes... só pra ter idéia, nem cheguei a por na sapata da câmera. Eu ligava e 1 minuto depois ele desligava... daí troquei as pilhas, pelas mesmas que usei da primeira vez nele. Parou de desligar. O botão "Pilot" (teste) ficou desregulado, hora dispara, hora não. Daí coloquei o conjunto de pilhas anterior novamente e não desligava sozinho.

Fiz três disparos na potência máxima (1/1) com alguns segundos de diferença, ele disparou o alarme de temperatura (com os dois jogos de pilha ocorreu o mesmo) !!! Fiz alguns testes em modo slave com a A510 e ele não disparou! Pensei, vai que ele resolve dar uma descarga e detonar a sapata da T1i? Melhor não arriscar.

Só sei que não posso confiar num flash com um comportamento desse. Pode até ser que eu chegue em casa hoje e ligue ele e funcione perfeitamente, mas não dá pra confiar. O mais incrível é ver pessoas com 5D nos "user reviews" desse flash! Será que a pessoa tem coragem de fazer uma cobertura com um flash desses? A 5D não tem flash embutido caso o principal resolva ter um acesso de loucura.

T+

Vitor Rocato
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 7:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pelos problema que vcs tem relatado estou pensando em comprar então o YN-467.
Agora esstou em dúvida mesmo...
Sera que vale a pena comprar esses flash Yongnuo para usar como flash principal ??Brick wall
Se alguem tiver mais mais alguma informação importante ou experiencia, compartilhe Smile

[ ]s

brunobenchimol
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 7:51 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Nao tenho experiencia, mas nao confiaria em um unico xing. Pelo que sei eles sao excelentes slaves.

Nao tenho eles para te dar certeza, mas acho que é melhor pegar um flash mais "confiavel".

Duron Maniac
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 8:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vitor Rocato,
já saiu o YN-467 pra Canon? Só tinha visto pra Nikon.
Minha opinião, na dúvida, melhor pular fora. Eu comprei pensando em estudar iluminação (flash rebatido, etc) e ter um resultado melhor nessas "coberturas", e no fim essa porcaria não durou nem 2 semanas.

Acho que o jeito vai ser partir pra um dedicado da Canon mesmo.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior