Enviada:
Sáb Mai 03, 2008 9:45 pm
huuum.. valeu pela dica, ric! cultura é sempre bem-vindo!! nesse dia que busquei coisas da internet que soube da cristina, acredita? n conhecia... baixei até músicas dela no site. gostei mt da primeira foto desfocada...
mas me diga uma coisa, essas harpas sem pedais sào mais populares, então? quem sabe tocar n necessariamnete toca de pedal, ams quem toca a depedal, toca a outra, é isso?
Web Master Staff DigiForum
Enviada:
Sáb Mai 03, 2008 10:44 pm
dandanmacri escreveu:
huuum.. valeu pela dica, ric! cultura é sempre bem-vindo!! nesse dia que busquei coisas da internet que soube da cristina, acredita? n conhecia... baixei até músicas dela no site. gostei mt da primeira foto desfocada...
ehehe, acredito, musica erudita é muito pouco divulgada em nosso país, a Cristina é uma musicista fantástica, tive o privilegio de estudar com ela na EM-UFRJ, essas fotos foram feitas nessa epoca, uns vinte anos atras (ihhhh entreguei a idade...rs), o "blur" na primeira foto foi feito com vaselina no filtro
mas me diga uma coisa, essas harpas sem pedais sào mais populares, então? quem sabe tocar n necessariamnete toca de pedal, ams quem toca a depedal, toca a outra, é isso?
bem, a palavra popular pode ter muitas conotacoes nesse caso, confesso que fico perdido com essa palavra nesse contexto, mas vou tentar explicar. existem muitas variantes de "Harpa", um exemplo tipico é a famosa Harpa Paraguaia, essas variantes, em geral, sao simplificacoes da Harpa de concerto, a Harpa de pedais é um dos instrumentos mais dificeis de excutar e tambem de escrever para ela, exige muito conhecimento do compositor/arranjador, essa harpa da foto tem menos cordas e nao tem pedais, que é um dos grandes complicadores do instrumento. porem os pedais permitem o cromatismo, ou seja, o instrumento pode executar musicas em qualquer tonalidade (dó maio, lá#, etc...), as harpas sem pedais nao tem essa flexibilidade e sao infinitamente mais faceis de executar, como sua construcao é bastante simplificada sao instrumentos tambem infinitamente mais baratos.
tem uns videos no youtube da Cristina falando mais sobre o instrumento, taca o nome dela la na busca...rs
foto de uma Harpa com pedais do site da Angelica Vianna:
Web Master Staff DigiForum
Enviada:
Dom Mai 04, 2008 10:51 am
dandanmacri escreveu:
Mas n é que ela é a primeira harpista da Orquestra do Municipal, mas também toca MPB? Achei fantástico isso!
nao so toca MPB como tambem canta, ela é excelente.
legal voce se interessar por essas coisas, parabens.
dandanmacri escreveu:
Mas aproveitando que estamos num forum de fotografia hehehe, o que é 'blur'? E como assim vaselina no filtro?
o Blur é um efeito muito utilizado na edicao de imagens para atenuar o foco, suavizar texturas e ate provocar sensacao de movimento, uma das coisas que se consegue com ele é esse efeito de névoa que aparece na foto que voce citou, na epoca que essa foto foi feita nao havia nada disso a disposicao, entao, todos os "efeitos" tinham que ser aplicados na hora de fotografar e nao depois como hoje, pior era esperar revelar o filme pra ver se deu certo...
bem, entao, pra conseguir aquele efeito eu peguei um filtro UV e passei vaselina nele entendeu? se rir eu te mato...
dandanmacri escreveu:
Muito legal vc ter estudado com ela, vc toca o que? Eu tenho de comum com ela o bairro onde moro rsrsrsr Descobri que ela é Tijucana.
atuei muitos anos como musico, mas nao estou mais nessa, troquei de profissao, musica agora é só um hobby, na epoca que estudei com ela eu tocava Violoncelo.
Localização: Plano piloto End: Capital da invasão Cidade: Brasília - D F _______________________ posso ajudar ???