DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Como abrir uma lente 18-55mm Canon?

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Drunniker
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Set 02, 2010 10:28 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom dia. sou novo aqui no fórum.

Pesquisei aqui no forum e não encontrei nada a respeito, por isso resolvi criar um tópico.

Estou com um problema na minha lente 18-55mm da canon, a lente padrão mesmo. O velho problema do flexivel que quebra. Consegui abrir pela parte de traz da lente e fazer os contatos do cabo.

Voltou a funcionar o diafragma, porém quando aperto o botão na XTi para a movimentação do diafragma, o mesmo fica travado. As vezes que abre. Tiro algumas fotos, mas quando a camera requer uma abertura menor dá o famoso erro 99 que está relacionado a abertura do diafragma.

Abrir a lente por traz, mas não encontrei nenhum parafuso que de acesso ao diafragma, o que concluo que, talvez seja aberta pela frente já que notei que existe uma rosca.

Gostaria de saber se alguem já abriu ou sabe abrir, que poste aqui. Qual a maneira de se ter acesso ao diafragma em uma lente Canon 18-55mm?

abraço

Azuma
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Set 02, 2010 11:12 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

http://www.youtube.com/watch?v=KW0cFk9d-P0&feature=youtu.be

kauedeoliveira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Set 02, 2010 1:04 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Azuma, Muito legal o link que vc passou. Deveria-mos abrir um tópico só paras estes videos, e deixa-lo fixo para consultas e com índice.

Drunniker
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Set 02, 2010 10:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Azuma escreveu:
http://www.youtube.com/watch?v=KW0cFk9d-P0&feature=youtu.be

Obrigado por responder.

Na verdade eu já abri a lente e cheguei até onde o rapaz do vídeo chegou. Gostaria de saber como chegar até o diafragma ou o motor que ativa o diafragma.

No vídeo ele chegou até o motor do autofocus, esse eu já alcancei e retirei. O lance é que depois de tirá-lo, não encontrei nenhum outro parafuso Cry

Se alguém tiver um video ou uma dica de como posso chegar até o diafragma de uma lente Canon 18-55mm, poste aqui ok?

aguardo resposta. abraço

Drunniker
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Set 04, 2010 7:57 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ae pessoal. Consegui abrir a lente canon 18-55mm toda, só não tireo a lente frontal, pois não era esse o meu interesse. Cheguei até o diafragma, retirei e remontei todas as "palhetas". Retirei o flexível e notei que um dos pinos de uma das bobinas estava solto, troquei por outro (de uma impressora). Como não tinha o flexível aqui, tentei colocar um cabo flat IDE(desses bem fininhos de HD), porém, chegando na placa lógica fiquei com receio de soldar lá, pois os contatos são muito pequenos e não queria correr o risco de fazer um curto e estragar o corpo da minha câmera Cry

Então, pesquisando no ML encontrei o cabo flexível que geralmente quebra, o preço está bem barato, o problema é o frete pra minha região que sai mais caro do que o proprio flexível. Brick wall

Preço do flexível: R$ 11,90
Frete: R$ 22,60
Total: R$ 34,50

Link no ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-153647759-flatflex-obturador-canon-ef-s-18-55-mm-brinde-_JM

O que acham. Devo trocar mesmo o flexível? ou será que o problema da minha lente pode ser alguma a mais do que o flexível quebrado?

Se eu for trocar o flexível, pensei em tirar fotos e mostrar pra vocês aqui do fórum, o que acham?

abraços Smile yeah

Frienddch
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sáb Set 04, 2010 6:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

manda o cara colocar o cabo dentro de uma carta, que ele vai por 25 centavos...

Drunniker
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 12:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Frienddch escreveu:

Ele tá com um papo lá que na cidade dele o correio não quis enviar por carta registrada! Deve ser conversa pra boi dormir dele...

Drunniker
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 12:43 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom pessoal. Eu já consegui abrir toda a lente 18-55mm. Tirei foto dela desmontada, mas ainda não descarreguei de minha outra camera. Essa foto eu tirei com a própria lente 18-55mm que eu havia desmontado. Só re-abri ela, tirei o cabo flat que eu havia soldado lá. Remontei, deixei sem o cabo, deixei o diafragma aberto (f4.0) e dá pra tirar fotos até e comprar o flexível.

Abaixo fotos do flexível.

Image
Flexível quebrado. Um problema comum em lentes 18-55mm da Canon

Image
com a lente invertida

Wooky
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 11:50 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

OLha, eu compraria o flexível mesmo com esse frete absurdo. Tá na cara que o vendedor tá ganhando com o frete também, mas mesmo assim é muito mais barato que levar na autorizada pra consertar, ainda mais que vc já teve o trabalho de abrir toda a lente... a propósito, meus parabéns, e porque não monta um tutorial para postar aqui? seria bem útil! yeah

Ah, e se você não tiver confiança em suas habilidades com um ferro de soldar, pode tentar levar em um técnico eletrônico de confiança, mostrar o que fazer, que ainda sairá muito mais em conta que levar na autorizada.

Drunniker
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 10:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Wooky escreveu:
OLha, eu compraria o flexível mesmo com esse frete absurdo. Tá na cara que o vendedor tá ganhando com o frete também, mas mesmo assim é muito mais barato que levar na autorizada pra consertar, ainda mais que vc já teve o trabalho de abrir toda a lente... a propósito, meus parabéns, e porque não monta um tutorial para postar aqui? seria bem útil! yeah

Ah, e se você não tiver confiança em suas habilidades com um ferro de soldar, pode tentar levar em um técnico eletrônico de confiança, mostrar o que fazer, que ainda sairá muito mais em conta que levar na autorizada.

Poisé, a idéia de montar um tutorial ainda está de pé yeah

Você deve ter percebido que eu tentei por solda nos contatos do flexível Not talking mas nao ficou legal, os contatos são muito finos e na primeira mudança de mm as pontes quebraram...

Vou comprar o flexível mesmo...

Frienddch
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Set 06, 2010 2:47 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Drunniker escreveu:
Frienddch escreveu:

Ele tá com um papo lá que na cidade dele o correio não quis enviar por carta registrada! Deve ser conversa pra boi dormir dele...

Desde quando os correios tem que saber que ali dentro vai um cabo?

eu já cansei de mandar cd, dvd e coisas do estilo por carta registrada...

quando é cd, os caras percebem que é cd, mas só falam "bom, só não tem nenhuma garantia de extravio"

é conversa pra boi dormir msm... não tem outro vendedor que queira mandar o cabo dentro de uma carta?

sobre soldar... não tem mistério. se algo ficar em curto, vc com certeza vai perceber, ai é só separar...

Drunniker
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Set 06, 2010 7:36 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Frienddch escreveu:
Drunniker escreveu:
Frienddch escreveu:

Desde quando os correios tem que saber que ali dentro vai um cabo?

eu já cansei de mandar cd, dvd e coisas do estilo por carta registrada...

quando é cd, os caras percebem que é cd, mas só falam "bom, só não tem nenhuma garantia de extravio"

é conversa pra boi dormir msm... não tem outro vendedor que queira mandar o cabo dentro de uma carta?

sobre soldar... não tem mistério. se algo ficar em curto, vc com certeza vai perceber, ai é só separar...

O problema está na mudança do zoom na lente. Quando você realiza mudanças, a solda, por não ser flexível, se quebra...

brunobenchimol
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Seg Set 06, 2010 12:07 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

So abrindo um micro parentese, qual é a manha para voce segurar a lente invertida... toda vez eu que eu tento eu apanho feio sem falar que voce precisa estar 1cm da lente para conseguir focar algo! Fiz uma aqui na "marra" que (obviamente) nao ficarao tao boas mas deu para ter uma boa ideia da macro.

Qual fica voce pode dar ou um link pra eu ler para testar melhor isso?

abs,

obs: show de bola o serviço com a lente, parece coisa de loco !

jfmazzaro
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Set 06, 2010 1:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

brunobenchimol, para usar a lente invertida, normalmente se usa também um adaptador que é rosqueado na lente edo outro lado tem um encaixe como a baioneta da própria lente.
Quanto ao problema de foco e nitidez, não sei te dizer nada pois nunca usei a lente invertida.

Link de exemplo do adaptador: http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.18181

AlexandreS
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Set 06, 2010 2:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoal, só prá fazer um contraponto.

Os correios só aceitam mandar papel por carta registrada. Estes dias tentei enviar uma tampa de corpo, que estava embalada em plástico bolha, por carta, e o correio não aceitou. Fui em outra agência, já que não queria pagar 11 reais de PAC para enviar uma tampa de corpo xing-ling de 2 dólares e a outra agência negou também. O cara passou a mão pelo envelope, viu que tinha uma "saliência" e não aceitou.

Segundo a justificativa deles, o processo de distribuição de cartas é automatizado e algo assim dentro do envelope acaba trancando na maquina que faz a leitura e distribuição.

O que dá para fazer é colocar no meio de várias folhas de jornal ou de revista, de forma que passando a mão por fora não dê para perceber que tem algo mais sólido ali dentro, aí pode ser que passe.

Abçs

Alexandre.Schuster´s
ZenitPraia do CardosoPraia do CardosoPraia do CardosoPescariaContemplaçãoTributo a IemanjáIMG_9494Oh, shit!

Canon 60D/450D-
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460

Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata