DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Novo equipamento - opinião imparcial

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

caiosanti
Usuário Novato
Usuário Novato

MensagemEnviada: Ter Abr 02, 2013 10:31 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bem, o título do post já diz sobre o que quero saber, mas antes quero contar um pouco do histórico de equipamento que tenho para que a ajuda seja mais precisa. Minha primeira DSLR foi uma Canon XS (1000d), que veio com a lente do kit, a 18-55mm, e comprei junto uma 75-300mm. Mais tarde comprei a Canon 50mm f1.8. Mais de um ano depois dessas compras, resolvi passar para um próximo nível, que foi a Canon 60d. Junto com essa compra, adquiri a lente Sigma 17-70mm f2.8-4.
Dois meses depois, mais exatamente em maio do ano passado, usei esse equipamento no meu primeiro casamento. Eu com a Canon 60d e a lente Sigma, e meu ajudante com a XS e a lente do kit, ambos com flashes dedicados Canon, o 580 e o 430 respectivamente. No início do casamento, ainda no making off, minha lente Sigma deu um defeito. O autofoco parou de funcionar. Me desesperei por dentro, me contive, respirei fundo e fiz toda a cerimônia e festa no foco manual. Evidente que tripliquei o número de fotos que tiraria para tentar minimizar o risco de fotos desfocadas.
Apesar da nitidez dessa lente, olho a Sigma diferente hoje em dia. Em junho, viajei e comprei a lente Canon 15-85 f3.5-5.6. O objetivo era usar essa lente na 60d, e a Sigma (depois que mandasse consertar), na XS. Com muita sorte, o álbum produto daquele casamento ficou muito bom, e os noivos muito satisfeitos. Outros casamento vieram, e há um mês, fiz o quinto casamento. Eis que no meio da festa, o equipamento do meu ajudante apresenta defeito. Ele estava usando a XS com a lente Sigma. A câmera não focava automaticamente mais. Trocamos de lente e vimos que era um problema com a câmera mesmo. Quando cheguei em casa e fui ver direito o problema, a lente Sigma, que tinha funcionado perfeitamente na 60d, agora apresentava um defeito também. Na tentativa de focar, e foca, a imagem pelo visor se desloca para o lado, e se escuta um barulho de algo solto dentro da câmera.
Agora vem a minha dúvida. Tenho uma viagem programada para São Paulo para essa semana. Nessa viagem, tinha a intenção de comprar uma lente Canon 70-200 f4 com estabilizador de imagem, ou quem sabe até a f2.8, a depender da minha coragem. Mas, diante dos fatos relatados, tenho necessidade de outra câmera, pois tenho mais quatro casamentos marcados, sendo que um agora em maio. Daí fico sem saber se continuo com uma câmera cropada, ou passo para uma full frame. Gostaria de passar para uma full frame, já que seria um passo adiante, mas isso envolve outras questões. Das lentes que tenho, apenas a 75-300mm, que tem uma qualidade duvidosa, e a 50mm f1.8 são compatíveis com uma full frame. Ou seja, teria que comprar uma lente para a full frame. Não me arrisco fotografar um casamento com a 50mm. Não tenho essa habilidade e me sinto muito limitado sem o zoom.
Daí, diante de tudo, agora as dúvidas: qual câmera full frame comprar? Tinha pensado na 5d Mark II, ou na 6d. Qual lente? Não tenho muito dinheiro e vou ter que pegar emprestado uma parte para completar a compra. Ainda tenho a 70-200 na cabeça. Mas vai ajudar num casamento? E os ângulos mais abertos? Vale à pena comprar uma f2.8 sem o estabilizador de imagem? Continuo com as cropadas? Que câmera cropada seria interessante? Dessa forma continuaria usando as lentes que tenho. Vale à pena arriscar numa lente Sigma ou Tamron, por serem mais baratas? Agradeço a paciência por terem lido e ajudado. Abraço.

Draxs
Usuário Novato
Usuário Novato

MensagemEnviada: Ter Abr 02, 2013 11:18 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caio, não passo de um amador na fotografia, mas gostaria de opinar se me permite.

No seu caso, eu iria de 6D + 24-70mm (isso se vc tiver grana pra pegar o conjunto, já que as duas juntas vão te consumir por volta de 11.5k) e depois mais tarde pegaria a 70-200.

Se for pra continuar com uma crop, não sei até que ponto uma 70-200mm pode te auxiliar em casamentos (essas eu deixo para os profissionais responderem), mas esqueça a angular com essa lente numa crop!

Para o caso de continuar com uma crop, Investiria numa 17-55 Canon, mas como você já tem a 15-85mm, pelo menos o range já está coberto, mas a qualidade da 1ª é melhor, sem contar que ela é 2.8 contra os 3.5 da segunda, mas já li bastante sobre a 15-85mm e falam que a qualidade dela também é muito boa (ela será provavelmente a substituta da minha lente do kit)

Penso da seguinte forma: Se você trabalha com isso e pode ter um equipamento superior, invista! Então, partiria para uma full frame, mesmo que com a lente do kit (24-104mm) que com certeza te trará bons resultados!

Pense:

6D + 24-105mm – Algo em torno de 7k (Câmera e lente nova com range e qualidade muito bons)

70-200mm 2.8 – 5.9k (lente nova com qualidade excelente, mas que não sei se ficaria interessante numa crop, ainda mais em ambientes fechados como Igrejas e salões de festas)

É claro que dar uma opinião dessas sabendo que não sairá do meu bolso é muito fácil, então tem que fazer as contas e considerar também o retorno do investimento!

caiosanti
Usuário Novato
Usuário Novato

MensagemEnviada: Ter Abr 02, 2013 11:40 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

[quote="Draxs"]
Cara, obrigado pela sua resposta. Não tinha pensado na lente 24-105. Será que vai bem em eventos noturnos? Ela nem é 3.5. É 4. Depois de alguns casamentos feitos sei a diferença que se ganha com mais abertura de diafragma.
Quanto à 15-85, é uma lente muito boa, mas não gostei dos resultados que obtive no penúltimo casamento. 3.5 com iso alto, e mesmo assim ainda muito escuro. As imagens produzidas pela Sigma na XS deram de lavada.
Sobre lentes Tamron 2.8? Será que são boas, ou vão me dar a dor de cabeça caso precise de reparo?
Obrigado e abraço.

FCImagens
Usuário Novato
Usuário Novato

MensagemEnviada: Ter Abr 02, 2013 12:19 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

eu iria de 6D com uma lente 35mm, a 2.0 já é uma boa lente, na minha opinião.

Ou a 28mm 1.8.

não tenho experiência com casamento mas me parece que uma 70-200 não lhe vai ser muito útil, mesmo em full frame.

Vc já tem uma 50mm que dá para usar na 6D. Full frame com lentes fixas renderão fotos muito boas.

E a 15-85 fica na 60D, caso vc precise de zoom.

Draxs
Usuário Novato
Usuário Novato

MensagemEnviada: Qua Abr 03, 2013 10:57 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Penso que 24-105mm em eventos noturnos com uma full frame, ainda que sendo f4, tende a te trazer uma qualidade melhor, haja vista que os resultados em ISO’s mais altos na 6D provavelmente são melhores do que na 60D.

E como já tens uma lente mais clara (50mm 1.8), nos casos mais críticos vc faz uso desta.

Ou então faz como FCImagens disse, pega uma 35 ou 28mm, mas como vc não se adapta bem com as fixas, fica meio complicado.

Sobre as Tamron, li muito pouco sobre esta e a opinião mais recorrente é que vc tem que testar a lente antes na sua máquina pra ver se está ok! Mas tem que testar de fato a que você irá levar, pois de uma pra outra a coisa pode mudar, principalmente na questão front ou back focus, sem contar a qualidade de construção um pouco duvidosa.

Então, até acho essa também uma boa opção, mas te aconselho a fazer este teste antes, pra não correr o risco de descobrir isso quando a noiva estiver pronta pra ir ao altar!

Pelo que vejo, os conjuntos mais utilizados em casamentos na relação crop x full frame são estes: Crop + 17-55mm 2.8 ou Full + 24-70mm 2.8

Mas não é regra absoluta e já vi gente tirar leite de pedra com outros conjuntos, o que comprova que a mão do fotógrafo vale mais do que qq bom equipamento. Mas ainda sim, se puder ter os dois juntos, aí a coisa fica linda!

Se a grana está curta e vc precisa de uma nova câmera, pegaria uma nova 60D + 17-55mm (pouco mais de 5k o conjunto) e me livraria das 75-300 e 18-55.

Ou parte logo pra 6D + 24-105mm e segura a onda junto com a 50mm.

rluiz790
Usuário Novato
Usuário Novato

MensagemEnviada: Qui Abr 04, 2013 10:24 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu acho que deveria investir na 5D, se tem o problema da grana.
Quanto a 70-200 não vejo tanta utilidade em um casamento, nada que justifique o investimento, sendo assim eu optaria pela 85mm f/1.8 que seria muito mais util.

caiosanti
Usuário Novato
Usuário Novato

MensagemEnviada: Sáb Abr 06, 2013 2:57 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Draxs escreveu:
Penso que 24-105mm em eventos noturnos com uma full frame, ainda que sendo f4, tende a te trazer uma qualidade melhor, haja vista que os resultados em ISO’s mais altos na 6D provavelmente são melhores do que na 60D.

E como já tens uma lente mais clara (50mm 1.8), nos casos mais críticos vc faz uso desta.

Ou então faz como FCImagens disse, pega uma 35 ou 28mm, mas como vc não se adapta bem com as fixas, fica meio complicado.

Sobre as Tamron, li muito pouco sobre esta e a opinião mais recorrente é que vc tem que testar a lente antes na sua máquina pra ver se está ok! Mas tem que testar de fato a que você irá levar, pois de uma pra outra a coisa pode mudar, principalmente na questão front ou back focus, sem contar a qualidade de construção um pouco duvidosa.

Então, até acho essa também uma boa opção, mas te aconselho a fazer este teste antes, pra não correr o risco de descobrir isso quando a noiva estiver pronta pra ir ao altar!

Pelo que vejo, os conjuntos mais utilizados em casamentos na relação crop x full frame são estes: Crop + 17-55mm 2.8 ou Full + 24-70mm 2.8

Mas não é regra absoluta e já vi gente tirar leite de pedra com outros conjuntos, o que comprova que a mão do fotógrafo vale mais do que qq bom equipamento. Mas ainda sim, se puder ter os dois juntos, aí a coisa fica linda!

Se a grana está curta e vc precisa de uma nova câmera, pegaria uma nova 60D + 17-55mm (pouco mais de 5k o conjunto) e me livraria das 75-300 e 18-55.

Aí, gente. Muito obrigado a todo mundo que respondeu, em especial ao Draxs, pois acabei acatando a sugestão dele sobre a 6d com o kit, e comprei a 24-105. Como cheguei à noite, não deu pra testar muita coisa, mas já vi que a performance no ISO alto é fantástica, o que vai quebrar meu galho nos casamentos e suprir a falta de 2.8. Geralmente fotografo em 800 nos casamentos com a 60d. Com a 6d, as imagens que eu fiz ontem com o ISO 6400 foram no mesmo nível dos 800 da 60d ou melhor. Ainda não tive tempo de experimentar a câmera de verdade, mas acho que vai ser o que eu precisava. Quanto à 70-200, ainda quero ter, já que vai ser útil em ensaios externos, só que vai ter que ficar para adiante. O desfalque que essa compra me deu precisa ser reposto com trabalho para pensar em mais investimento. De qualquer forma, valeu pessoal.

Draxs
Usuário Novato
Usuário Novato

MensagemEnviada: Sáb Abr 06, 2013 7:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

caiosanti escreveu:
Draxs escreveu:

Aí, gente. Muito obrigado a todo mundo que respondeu, em especial ao Draxs, pois acabei acatando a sugestão dele sobre a 6d com o kit, e comprei a 24-105. Como cheguei à noite, não deu pra testar muita coisa, mas já vi que a performance no ISO alto é fantástica, o que vai quebrar meu galho nos casamentos e suprir a falta de 2.8. Geralmente fotografo em 800 nos casamentos com a 60d. Com a 6d, as imagens que eu fiz ontem com o ISO 6400 foram no mesmo nível dos 800 da 60d ou melhor. Ainda não tive tempo de experimentar a câmera de verdade, mas acho que vai ser o que eu precisava. Quanto à 70-200, ainda quero ter, já que vai ser útil em ensaios externos, só que vai ter que ficar para adiante. O desfalque que essa compra me deu precisa ser reposto com trabalho para pensar em mais investimento. De qualquer forma, valeu pessoal.

Show de bola Caio! Espero que o seu novo equipamento te entregue um ótimo trabalho!!!!

Quem sabe um dia eu também pegue uma dessas, mas por enquanto ainda tenho que treinar bastante a mão..rs..rs..

Abçs!!!

xande_mike
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Abr 07, 2013 7:11 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

6D sem pestanejar cara!!! ISO alto e lente L, esqueçe a luminosidade. É só partir pro abraço... yeah

Xande Mike´s

Canon Rebel T1i | EF 85mm f/1.8 | EF 50mm f/1.8 | 18-55mm 3.5/5.6 | 2 YN-560 | 4 RF603 e mais algumas traquitanas da China.

Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.