DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Artigo - White Balance

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

patola
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Jan 06, 2005 11:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Um artigo que eu fiz sobre White Balance, independence deu uma lida e aprovou... espero que gostem, já estava sem escrever há um bom tempo, a introdução eu escrevi umas 4 ou 5 vezes, depois quando saiu essa que tá aí o resto foi sendo escrito e tal e não quis alterar nada, saiu 'natural' ehhehe

Usando o White Balance

Bom, venho falar de uma característica que gosto muito de usar nas câmeras digitais, que é o White Balance.
Nas máquinas de filme, as configurações para cada foto relacionadas com o tipo de iluminação eram corrigidas com filtros ou filmes especiais, hoje nas digitais, temos o recurso do White Balance (ou Balanço de Brancos), que em cada foto com um tipo de iluminação diferente podemos ajustar na câmera e termos uma foto com o mais próximo do real.
O White Balance pode dar alguns efeitos na foto, como deixa-la azulada, ou dar uma ‘esquentada’ nela, deixando-a com um tom de amarelo.

Fiz alguns testes para mostrar pra vocês as diferenças que o Balanço pode gerar, dependendo da iluminação utilizada e do ajuste feito na câmera.
O teste foi feito em 3 etapas, cada etapa com um tipo de iluminação, sendo as 3 as mais utilizadas por nós amadores e as mais comuns.

1 – Iluminação Fluorescente, usando uma lâmpada por cima dos objetos e uma à direita.
2 – Iluminação de Tungstênio, usando uma lâmpada de 50W, pela esquerda e acima (a fonte era minha luminária, onde consigo jogar a luz em uma direção mais objetiva).
3 – Luz natural, o dia estava levemente nublado, com uma luz forte, porém não direta, vinda pela janela à esquerda.

Materiais Utilizados:
Câmera: Cânon PowerShot A95
Tripé
Objetos usados nas fotos: boneco de borracha colorida e um pedaço de folha amassado e um pouco dobrado (para gerar uma superfície não homogênea).

Exif Parcial das Fotos:
Resolução de 640x480
Apresentação de cores: sRGB
Abertura da Lente: F/4
Comprimento Focal: 16mm
ISO: 50

Obs: as velocidades foram alteradas para que com o balanço ajustado em Auto ficassem com exposição correta. A câmera estava em modo macro, com uma distância de aproximadamente 50cm, usando um pouco de zoom. Não usei o Balanço configurável pois nem todas as câmeras o possuem.

1: Iluminação Fluorescente – Velocidade do Obturador: 1/15s

Automático:

Image

Luz do dia:

Image

Nublado:

Image

Tungstênio:

Image

Fluorescente:

Image

Fluorescente H:

Image

Percebi que só com o Fluorescente H tive os resultados que queria, o modo Auto me agradou também, pois deixou um tom quase natural e próximo ao do H. O modo Fluorescente ainda ficou um pouco azulado, os outros não deram fidelidade.

2: Iluminação de Tungstênio, velocidade do obturador: 1/20s

Auto:

Image

Luz do dia:

Image

Nublado:

Image

Tungstênio:

Image

Fluorescente:

Image

Fluorescente H:

Image

Nesse caso, o White Balance configurado para tungstênio deixou a foto com a tonalidade real. O modo Fluorescente ficou bom, dando uma pequena ‘esquentada’ na foto, os Auto ‘esquentou’ um pouco mais, já os outros modos deixaram com um tom mais amarelado. Dependendo da foto, essa ‘esquentada’ pode dar um aspecto legal nela, já ouvi pessoas que dizem que ela acaba ficando um pouco mais ‘acolhedora’ dependendo do tema a ser fotografado, como por exemplo uma parte de um quarto, ou algo do gênero.

3: Luz do dia, Velocidade do obturador: 1/10s

Auto:

Image

Luz do dia:

Image

Nublado:

Image

Tungstênio:

Image

Fluorescente:

Image

Fluorescente H:

Image

Nessa iluminação, os modos Auto, Luz do dia, Nublado e Fluorescente H me pareceram melhores, logicamente que os Luz do dia e Nublado ficaram mais reais. O modo Tungstênio deu uma coloração azulada que acho muito feia, mas o objetivo do artigo é de mostrar as diferenças dos balanços.

Espero que tenham gostado do artigo, tentei passar uma forma bastante prática e objetiva dos White Balances e alguns efeitos que eles acabam passando nas fotos. Algumas ficam meio ‘mortas’, outras mais ‘quentes’ e também temos as que ficam com tons azulados, devido o ajuste errado para aquele tipo de iluminação.

Até Mais,
Felipe ‘Patola’ B. A.

Subaquatik
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2005 8:11 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

patola, parabéns pelo tópico, está muito bem explicado =D> Eu já conhecia os efeitos do White Balance, mais tenho certeza que este tópico irá ajudar muitas pessoas que não o conhecem yeah

rfaustini
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2005 10:22 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

patola, parabens pelo artigo.

Maneiro e ficar testando o white balance configuravel.... Vc consegue cada efeito show... Ja testou??

patola
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2005 1:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

obrigado pelos comentários Smile

rfaustini, já testei, mas muito pouco, já fiz uma parada 'vermelha' aqui, mas nao gostei muito não... meu tom prefirido pra foto é amarelo... é só da uma olhada no fotolog Razz

t+

JUNIM
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2005 2:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Nossa! Esse tuto me economizou um tempo, eu ia fazer justamente isso pra testar e achar a melhor configuração da Canon A95.

Parabéns! Excelente iniciativa e trabalho! =D> =D> =D>

Image

Osny Filho
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2005 4:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sensacional! Parabéns Patola! yeah

Eu não conhecia esses efeitos... ajudou bastante....!

Setsuma
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2005 9:38 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom.
Seria interessante um tuto de como bater o custom balance.
A maior duvida do white balance é exatamente a opção custom.

Luiz Yamashita
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2005 9:51 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom, com isso vai ajudar muita gente que não tinha noção sobre White Balance, sem falar que vai ajudar a economizar tempo também =D>

[]s

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2005 10:17 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

A medição do custom WB é feita por meio de um cartão cinza.. Não é um cartão qualquer...
Vc expõe esse cartão na luz em que vai fotografar, faz a medição no cartão em mododo custom e fotografa.!

rfaustini
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2005 11:26 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Igor Coltro, cartao cinza?? Nao seria branco nao?? Think A camera define as cores a partir do que é branco para ela....

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2005 1:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

rfaustini escreveu:
Igor Coltro, cartao cinza?? Nao seria branco nao?? Think A camera define as cores a partir do que é branco para ela....

Então faustini.. Aí que tão.. Não é cartão branco não.. Li em vários lugares que o cartão 100% branco engana a fotometria em alguns casos...

FGiacomo
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2005 3:58 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

E um cartao cinza sim, cinza 18% (o nome do cartao, porque a cor dele é o cinza 13%)

rfaustini
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2005 12:24 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Igor Coltro, FGiacomo, valeu.... yeah Dessa eu nao sabia. Alguem ja viu esse cartao para venda??

FGiacomo
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2005 12:45 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu queria saber a mesma coisa. E quanto custa tambem.

Alias, esses materias com impressao correta (tipo aqueles charts usados pelo dpreview pra teste de cores das cameras) nao devem ser faceis (muito menos baratos) de serem achados no BR.

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2005 10:15 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vc mesmo pode tentar fazer o seu cartão cinza 18% em casa. Basta ter uma boa impressora e usar cinza 18%. Depois faça o teste.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.