DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Lentes Manuais ( mecânicas ) para cameras Digitais

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

espirit
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas112

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Mar 04, 2009 2:39 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Image

Introdução ( Atualizado 01/02/2012 )

Pessoal, é com alegria que posso dizer que esse tópico cresceu muito e evolui e melhora a cada dia.

A idéia principal é difundir o uso de lentes antigas , de qualquer mount nas câmeras digitais SRL ( DSLR ) ou MirrorLess ou outras que vierem e que permitirem o uso de adaptadores para usar essas lentes fantásticas.

Aqui você vai encontrar muitas dicas, fotos de exemplo, testes de lentes, e com as recentes mudanças, reviews de lentes sob a opinião do usuário, e nas páginas atuais a participação de outros usuários de várias marcas , como canon, sony, pentax, nikon etc, no começo era um post destinado apenas a M42 e Canon, mas tenho certeza que as mudanças virão pra melhor, espero contar com a participação de todos, sugestões, críticas, tudo é bem vindo, então nos vemos nas páginas do Tópico.

SEJA BEM VINDO !

Abraços,

Espirit

Ex. de Conteúdo

Reviews de lentes por seus usuários

Marexar 28mm F2.8 por AlexandreS

Super Takumar 28mm F3.5 por AlexandreS

SMC Takumar 50mm 1.4 por AlexandreS

Jupiter 9 - 85mm F2 por AlexandreS

Super Multi Coated Takumar 500mm F4.5 por Espirit

Editado pela última vez por espirit em Qua Fev 01, 2012 11:40 am, num total de 7 vezes

AlexandreS
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Mar 04, 2009 8:05 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

espirit, bela iniciativa !! E como é a dificuldade para encontrar lentes compatíveis ?? Vou ficar de olho no tópico que me interessa muito..

Abçs !!

Alexandre.Schuster´s

Canon 60D/450D-
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460

Rogerio_Weber
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Mar 04, 2009 8:32 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

espirit, Achei legal a iniciativa tb. Indiscutível a qualidade de algumas lentes prime que estão a preço de banana por ai. O problema para mim é o foco manual. Na 30D, só no olho, sem a possibilidade de um despolido específico para foco manual fica difícil. Qualquer erro no juste de dioptria e você perde a nitidez na fotografia.
No mais, é uma exelente opção! yeah

mark_valley
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Mar 04, 2009 9:23 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Também vou ficar de olho no tópico, aguardando mais fotos!

Abraços.

ray786
Moderador Duelos
Moderador Duelos

Avaliações Positivas15

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 1 Estrela

Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Qua Mar 04, 2009 10:04 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caros colegas,
tenho uma lente 35mm m/42, acccura 2.8, número de série 423793, formula V.
Tenho a caixa original, está completa.

Em excelente estado de conservação, cosmética perfeita e ótica limpa.
Estou vendendo já que tentei usar na Nikon, apesar dos alertas que não ia funcionar corretamente, não deu certo pois o elemento ótico para acertar o foco degrada a qualidade da lente... uma pena.

Mas para os felizardos proprietários de Canon isso não acontece.

Se alguém se interessar faça contato via MP para trocarmos informações.

espirit, a intenção foi colaborar indicando uma opção àqueles que queiram investir em lentes antigas. Se você considerar inadequada minha mensagem é só sinalizar que retiro.

Abraço,

Chavals
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Mar 04, 2009 11:31 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parece interessante, pra começar alguém poderia explicar a sopa de letrinhas e as características dessas lentes?

GUI_GRESPAN
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Mar 04, 2009 2:23 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Legal o tópico!!
Estou com uma Super Takumar 50mm 1.4 m42, mas ainda não comprei o adaptador, gostaria achar adaptador que funciona a luz de confirmação de foco..

espirit
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas112

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Mar 04, 2009 3:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Galera, estou feliz que ja tenhamos tantos interessados acho que sempre que tem muitos tratando qualquer assunto que seja ele se torna simples e prático. Acho que será muito proveitoso e prazeroso as idéias que trocarmos aqui.

AlexandreS, É um pouco difícil, o que mais vai encontrar são lentes 50mm pois as cameras antigas tipo pentax geralmente vinham com uma 50mm ... mas sempre de olho no mercado livre, loja de fotografica que vende / limpa lentes, fotografos mais antigos, colecionadores, enfim sempre vai aparecendo lentes boas e aos poucos da para ir montando um set bacana.

Rogerio_Weber, Parece que tem um adaptador com confirmação de foco .. mas li que não funciona em todas as aberturas e depende de mais alguns fatores, ainda não testei , uso o simples, vamos ver se aparece alguém que tenha um ou se eu encontrar mas informações sobre posto aqui.

mark_valley, yeah

ray786, Pelo contrário, é muito bem vindo, e quem tiver recomendo que faça um anúncio na sala de vendas e pode postar informações, e o link de venda aqui sem problemas, acho que ajudará muito os adeptos e colegas interessados. Logo vou postar também as que ja encontrei por aí, os contatos, os valores médios para termos referências.

Chavals, yeah Eu ainda não percebi outras descrições com siglas nessas lentes não como acontece com as modernas canon, tamron etc... M42 é o padrão de encaixe, que é do tipo Rosca, no mais vai encontrar o nome do fabricante, abertura, se é macro por exemplo, tem muita lente russa, alemã, japonesa, e a qualidade dos cristais impressionam.

GUI_GRESPAN, no ebay tem custa em média USD 40,00 por aqui ainda não achei não ...

Abraços,

Espirit

espirit
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas112

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Mar 04, 2009 4:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fala amigos,

O set de fixas que estou tentando montar é 28 35 58 85 135 200 300

Ainda faltam a 28 35 85 e 300 mm a 35 ja consegui vou pegar para testar se tiver ok vou ficar com ela é uma multicoated f2.8 mas tem uma mancha no coated mas que não interfere na foto.

Esta praticamente certo tb a compra de uma tele 28 - 105 F3.5 vou ver como se comporta nesse range , a nitidez e se da pra ser uma "walk around M42" ...

Abraços,

Espirit

espirit
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas112

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Mar 06, 2009 9:02 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Adaptador M42 com confirmação de foco.

Aos interessados, segue um artigo muito bom sobre o funcionamento e testes, porém em inglês.

http://www.bobatkins.com/photography/reviews/m42_eos_focusing_adapter.html

Resumindo, parece que ele funciona bem como outras lentes EF usadas no modo manual, mas tem limitações de Abertura e alguns tipos de lentes, em alguns casos não vai funcionar mas acho que ajuda para quem tiver dificuldade em focar só no olho.

yeah

Espirit

iggyPOP
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Dom Mar 08, 2009 2:48 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Uso uma Sony Alpha 350 e comprei uma Carl Zeiss Jeena Flektogon 35mm f2.4.

Ela funciona muito bem como macro e tem uma nitidez que deixa meu kit sony no chinelo.

Uso um adaptador simples, mas devo ter alguma vantagem em comprar uma com confirmação de foco porque. passo a contar com a estabilização de imagem no corpo da camera.

Estou namorando a idéia uma zeiss 200mm f2.8. vamos ver Cool

Um bom site de referencia para essas lentes é mflens
http://www.mflenses.com/carl-zeiss-jena-flektogon-35mm-f-2.4-mc-lens-review.html

Cool

espirit
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas112

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Mar 08, 2009 11:24 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

iggyPOP, Valeu amigo e boa sorte caso adquira a nova lente.. poste algumas fotos dessa 35mm pros amigos aqui.... yeah

Abraços,

Espirit

Aloha!!!
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas11

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Mar 09, 2009 8:11 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gostei muito do resultado, alguem poderia me passar as referencias dessas lentes antigas e seus valores????

Lente Tipo xxxx valor yyyyy

Grato
Ricardo

AlexandreS
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Mar 09, 2009 9:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Boa noite amigos..

Vejam só.. Estava revendo o tópico e lembrei que a muito tempo atrás meu irmão caçula tinha me dito que tinha comprado uma camera mas estava apanhando para fazer boas fotos. Como naquela época morávamos em cidades diferentes, nem me toquei. Hoje como moramos na mesma cidade liguei para ele e marquei de tomarmos um mate a tardinha prá botar os acontecimentos em dia. Voltei de lá agora com uma Zenit 122 com lente Helios 44M4 igual à do espirit.

Vou ver se encontro um adaptador no ebay ou dealextreme. Com um pouco de sorte em breve começarei a brincar também yeah yeah

A propósito.. Estão usando adaptador com ou sem confirmação de foco ???

[]´s

Alexandre.Schuster´s

Canon 60D/450D-
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460

espirit
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas112

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Mar 10, 2009 12:38 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Aloha!!!, Oá amigo, não temos uma tabela de preços, mas geralmente é muito mais barato ... vc acha lentes entre 35 a 135 mm por menos de R$ 100,00 e muito claras, F2.8 ou até menos ... minha 58mm é F2.0, basta ter paciência e procurar bastante que fará bons negócios ... depende da marca / origem da lente, o estado geral, se é fixa ou zoom, se é macro, enfim... algumas são da década de 60 ... rs

O que garanto é uma experiência incrível, baixo custo e diversão garantida.

AlexandreS, Legal cara.

Comprei desse cara, e recomendo, o produto é show, pode comprar sem medo.
http://cgi.ebay.com/M42-Lens-to-Canon-EOS-EF-40D-50D-450D-1000D-5D-Adapter_W0QQitemZ250376387122QQcmdZViewItemQQptZLens_Accessories?hash=item250376387122&_trksid=p4634.c0.m14.l1262

Demorou uns 20 dias pra chegar.

Depois pretendo fazer um reviewzinho desde o processo de compra , até os testes e fotos com o adaptador, assim que tiver um tempinho.

Mas paguei no total já com o frete menos de R$ 20,00 a opção nacional no site macrofotografia custa R$ 80,00 ... ou com sorte de achar um usado por preço em conta.

Abraços,

Espirit
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem