Enviada:
Dom Jul 03, 2005 2:02 pm
Existem vários tipos de splash. Este que vou explicar é bem simples e acho razoalvelmente fácil de ser feito por iniciantes.
Para fazer esta foto de splash você vai precisar de:
1 recipiente contendo algum líquido
1 objeto (ou outro líquido) para cair dentro do recipiente
1 máquina fotográfica
Tempo e paciência
Disposição para limpar a sujeita
O tripé é muito útil, mas não é indispensável.
Você pode dar seu primeiro passo e se acostumar com a técnica utilizando um copo com água onde deixará cair um cubo de gelo.
Prepare uma mesa onde você possa colocar o copo com água, tendo em mente que a água vai respingar e molhar o que estiver por perto.
Posicione o copo cheio de água e faça um ensaio do enquadramento que irá utilizar. Deixe um espaço acima e em torno do copo, para poder captar os respingos de água.
Segure um cubo de gelo acima do copo e faça o enquadramento. Neste momento faça o foco no copo de água. Lembre-se que é necessário utilizar flash (flash forçado) para poder congelar o movimento da água. Solte o cubo de gelo dentro do copo e aperte o disparador imediatamente. Confira o resultado e faça quantas tentativas achar necessárias para obter bons resultados.
Vejamos o resultado obtido com essa experiência.
Quando adicionamos mais produção os resultados começam a ficar mais interessantes e criativos. Podemos variar os splashes adicionando cor. Minha dica é usar anilina (ou outro tipo de tinta solúvel em água) para colorir a água. Para usar um leite falso, pode-se misturar água com amido de milho (maisena) deixando o líquido branco e opaco como leite de verdade. Nessa mistura podemos adicionar anilina de múltiplas cores, criando sempre efeitos diferentes e bonitos. Depois, vai depender da imaginação de cada um ao escolher diferentes elementos para sua produção.
Também sou iniciante, mas gostei muito dos primeiros resultados que obtive em minhas experiências:
É bom lembrar que a máquina deve ficar a uma distância segura do splash, para evitar que se molhe.
Se alguma gota respingar na máquina, deve-se secar imediatamente o equipamento.
É conveniente que se use uma abertura pequena do diafragma, para garantir um bom campo de nitidez.
Acho que uma das partes mais difíceis é acertar o sincronismo entre o disparo do obturador e o momento do splash. Algumas máquinas não disparam de imediato (ficam pensando...), por isso é importante fazer várias tentativas até descobrir o momento certo de disparar. {smilies_row/smilies_col.SMILEY_CODE}
Enviada:
Seg Jul 04, 2005 1:24 am
bem legais os splash katinha... uma dica interessante...quando se for fazer splash de agua, coloque atras do recipiente com agua, objetos coloridos...assim eles serao refletidos nas gotas...fica bem legal...
Enviada:
Qua Jul 20, 2005 8:40 am
Katinha...
Sua dica ajudou mto... gostei das fotos, vou postar meu primeiro splash, mais consegui apenas depois da 3 tentativa, pois estava a noite e tive que utilizar o flash, não sei se fiz certo, mais o resultado fikou bacana, o que acharam!!!?