DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 TUTORIAL - O BÁSICO SOBRE LENTES

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Pedrão_RJ
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas37

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quarta-Feira, 15 de Março de 2006
Mensagens: 3262
Localização: Brasil
Vendedor 2 Estrelas

 


MensagemEnviada: Seg Ago 11, 2008 1:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O BÁSICO SOBRE LENTES

Pessoal, este tópico é para comentar de forma simplificada o básico do básico sobre lentes para câmeras DSLR. Pontos abordados:
1. Distância focal
2. Abertura máxima
3. Estabilizador
4. Características

1. DISTÂNCIA FOCAL
A distância focal é uma informação básica de uma lente. É assim que os fotógrafos conversam de forma simplificada. “que lente vc usou? Usei uma 50mm, e depois usei uma 24-70mm...” Os usuários de câmeras compactas se acostumaram a perguntar quantos “x” de zoom tem uma câmera. Mas a informação de zoom 3x, 4x, ou 10x não é suficientemente precisa.

Para exemplificar, a câmera compacta Canon A95 possui 3x de zoom, com distância focal 38-114mm. Já a câmera Canon A85 também possui 3x de zoom, mas com distância focal 35-105mm. Essa informação de “3x de zoom” se obtém dividindo os valores da distância focal. Então tanto 105/35=3 quanto 114/38=3, por isso ambas são 3x. Mas na prática elas oferecem ângulos de visão diferentes. A câmera que começa em 35mm tem um ângulo de visão mais aberto que a câmera que começa em 38mm. E a câmera que termina em 114mm consegue um ângulo de visão mais fechado que a de 105mm. A chave para entender melhor as distâncias focais é pensar em ÂNGULO DE VISÃO.

Outro ponto relevante sobre distância focal é a questão da equivalência. Para poder comparar distâncias focais de câmeras diferentes é necessário comparar na mesma medida, e adotou-se o padrão chamado “equivalente em 35 milímetros”, que é o padrão das câmeras de filme 35mm. A Canon A95, citada no parágrafo anterior, fisicamente possui distância focal de 7,8-23,4mm, informação descrita na própria lente do equipamento. Mas para efeito de comparação é necessário analisar no padrão "35mm" em que a A95 corresponde à uma 38-114mm.

Uma das lentes mais comuns em equipamentos DSLR é a chamada 18-55mm. Essa lente nas câmeras DSLR Nikon possui ângulo de visão correspondente à 27-82,5mm. Para chegar à esse valor é necessário multiplicar o “18-55” por 1,5, que é o fator de corte nas câmeras Nikon com sensor APS (D40, D50, D80, D90, D300). Já nas DSLR Canon (exceto DSLR full-frame) o fator de corte é de 1,6 (XTi, XSi, 30D, 40D). Então uma lente 18-55 Canon corresponde à um ângulo de visão 28,8-88mm.

Vale observar que câmeras DSLR com lentes 18-55 são lentes com “zoom 3x” (55/18=3). Essas lentes no padrão de comparação equivalem a um valor próximo à 28mm, o que significa um ângulo de visão mais aberto que a grande maioria das câmeras compactas, que em geral possuem ângulo de visão começando em torno de 35mm. E essa diferença que matematicamente parece ser pequena (35-28=7mm), na prática é uma diferença significativa, especialmente para os entusiastas da fotografia em wide-angle, ou grande-angular.

Existem lentes que possuem distância focal fixa, uma das mais famosas é a 50mm. Isso significa que ela não tem "zoom", o zoom dela é com o fotógrafo andando pra frente e pra trás. Muitas vezes lentes fixas possuem ótimas vantagens. Possuem aberturas grandes, como f/1.8 ou f/1.4, qualidade ótica boa ou excelente, e em alguns casos preços bem acessíveis. A lente 50mm 1.8 é uma lente clássica pela qualidade top e baixo custo de aquisição. Existe aqui um ótimo tópico com fotos tiradas por lentes fixas 50mm, de todas as marcas. Pool 50mm - Fotos com essas pequenas notáveis!

Dois artigos da sessão de Colunistas são muito interessantes para avançar no assunto:
Tamanho dos sensores #2 Fator de Corte - Caetano VIdal
Distância focal (zoom) e linguagem - Rodrigo F. Pereira
_

II. ABERTURA
A abertura máxima é outra informação relevante para uma lente. Em resumo, quanto maior a abertura, maior a captação de luz. Outros fatores variam ou são influenciados pela abertura e pela construção da lente, como nitidez, capacidade de desfocar planos, níveis de contraste, entre outros.
Uma das vantagens de usar câmeras com sensor maior como as DSLR é conseguir mais desfoque, planos borrados fora do foco que valorizam o plano focalizado.

A abertura máxima de uma lente pode ser constante, ou pode ser variável em função do zoom. Existem lentes que possuem abertura máxima constante, por exemplo f/2.8, e existem lentes que possuem abertura máxima que varia em função do zoom, por exemplo, lente 18-55mm 3.5-5.6. Significa que em 18mm ela consegue abertura f/3.5, e a medida que vai fechando o zoom a abertura máxima vai mudando pra f/4, f4.5, até f/5.6.

3. ESTABILIZADOR
A indústria desenvolveu um mecanismo geralmente chamado de estabilizador de imagem. Esse estabilizador pode ser colocado nas lentes, como fazem marcas como Canon e Nikon, ou no sensor do corpo da Câmera, como faz a Sony com suas câmeras Reflex. Já li que os estabilizadores colocados nas lentes são mais eficientes, próprios para cada construção de lente. Por outro lado, estabilizador no corpo pode ser uma vantagem prática, o que dá uma longa conversa.

As siglas utilizadas pelos fabricantes variam: VR para Nikon (Vibration Reduction), IS para Canon (Image Stabilizer), ou OS para Sigma (Optical Stabilizer), entre outras marcas. Na prática, o estabilizador permite que se fotografe com velocidades bem mais baixas, fazendo com que a foto saia nítida. Mas é importante lembrar que em velocidades baixas os objetos que se moverem na hora do clique saem borrados na foto.

Não é possível definir uma velocidade mínima de uma lente com estabilizador. Essa velocidade mínima varia em função da mão do fotógrafo, e em função da distância focal. Em ângulos abertos, 18mm por exemplo, é possível utilizar velocidades mais baixas do que em ângulos mais fechados, como 200mm por exemplo. Usando estabilizador uma foto em 1/5 em 18mm pode sair perfeita, mas em 200mm 1/5 pode ser pouco, pode ser necessário utilizar velocidade um pouco mais rápida.

4. CARACTERÍSTICAS
Existem muitas características que envolvem a descrição de uma lente. O tipo de construção, os elementos utilizados, a abertura máxima, a velocidade de foco, os níveis de contraste, o peso, o tamanho, o diâmetro, os filtros, tele-conversores, aberração cromática, faixa de nitidez, distorções, vinhetas, etc.

Existem dois bons caminhos pra conhecer melhor o assunto. LER as milhares de informações disponíveis na internet, sempre com cuidado com opiniões exageradas, e USAR as lentes, testar na prática, comprar lentes novas ou usadas, e experimentar o que atende a seus projetos fotográficos.


Editado pela última vez por Pedrão_RJ em Ter Set 16, 2008 9:33 am, num total de 3 vezes

dirceuximenes
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Abril de 2008
Mensagens: 158
Localização: Fortaleza-CE

 


MensagemEnviada: Seg Ago 11, 2008 2:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Cara muito bom... yeah

Gigio
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quinta-Feira, 20 de Março de 2008
Mensagens: 140
Localização: Curitiba-PR

 


MensagemEnviada: Ter Ago 12, 2008 4:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pedrão_RJ, Ótimo resumo explicativo! Parabéns! yeah

Renato anderson
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts










Registrado em: Domingo, 10 de Agosto de 2008
Mensagens: 7
Localização: fortaleza/ce

 


MensagemEnviada: Ter Ago 12, 2008 6:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

muito bom Parabéns!
e obrigado é claro!

WILL_CARLOS
Usuário Novo
Usuário Novo










Registrado em: Sábado, 5 de Julho de 2008
Mensagens: 50
Localização: Anápolis-GO

 


MensagemEnviada: Ter Ago 12, 2008 9:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pedrão_RJ, parabéns pelo tutorial, muito elucidativo! yeah

Abraço!!! Smile

dconet
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas27

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Domingo, 24 de Junho de 2007
Mensagens: 752
Localização: Salvador - Bahia

 


MensagemEnviada: Ter Ago 12, 2008 10:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pedrão_RJ, Parabéns! Mto bom o tuto! =D> =D>

Renegado
Usuário Novo
Usuário Novo










Registrado em: Domingo, 26 de Agosto de 2007
Mensagens: 57

 


MensagemEnviada: Qua Ago 13, 2008 8:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito Bacana o Tuto!!! Valeu...

Pedrão_RJ
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas37

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quarta-Feira, 15 de Março de 2006
Mensagens: 3262
Localização: Brasil
Vendedor 2 Estrelas

 


MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 5:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

obrigado pessoal. Cool

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Outubro de 2007
Mensagens: 1783
Localização: São Paulo

 


MensagemEnviada: Seg Set 15, 2008 8:52 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Excelente explicação!

AlineRosa
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Fevereiro de 2008
Mensagens: 97
Localização: Campo Grande-MS

 


MensagemEnviada: Qua Set 17, 2008 11:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bacana! Era bem o que eu estava procurando. yeah

kerberus
Usuário Participativo
Usuário Participativo










Registrado em: Quinta-Feira, 14 de Junho de 2007
Mensagens: 173
Localização: Goiania

 


MensagemEnviada: Qui Set 18, 2008 10:53 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Direto e objetivo, um dos melhores textos que eu já li a respeito do assunto.

=D>

guevara
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas15

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sábado, 29 de Dezembro de 2007
Mensagens: 1795
Localização: Olimpia-sp

 


MensagemEnviada: Qui Set 18, 2008 11:31 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bacana o tutorial.....

h_coelho
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 25 de Agosto de 2008
Mensagens: 71

 


MensagemEnviada: Sex Set 19, 2008 9:43 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom!!

PArabéns pelo tópico!!!!

wolfbuda
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts










Registrado em: Quarta-Feira, 1 de Outubro de 2008
Mensagens: 1

 


MensagemEnviada: Qua Out 01, 2008 3:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Boas,

Dois pontos:
1- Parabéns pelo tópico, está muito bom.

2- Tenho uma dúvida, se quiser saber, por exemplo numa máquina digital com focagem a 18mm, que área é abrangida, que cálculo devo fazer?

Confuso?

Obrigado.

Malino
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas25

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005
Mensagens: 2671
Localização: Interior do Ceará

 


MensagemEnviada: Qua Out 01, 2008 4:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ótima iniciativa Pedrão!
Não tinha visto esse tópico ainda, passou batido Brick wall

Ótima fonte de informações iniciais aos principiantes yeah
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem


 Ir para:   



ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata



Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB :: phpBB Group :: FI Theme (modified) :: Todos os horários são GMT - 3 Hours :: Spam Poison :: Spam Catcher