DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 CLUBE Nikon Full Frame

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

atpaula
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 6:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Victor Mine escreveu:
paulo magoo, putz!! que fotos heim!!! lindas!!! que lente foi?!??!

atpaula, o JPG tem menos ruido pela foto ter saida com algum tratamento da camera não??? o redutor de ruído está ligado??? o RAW como o nome diz vem crú... sem tratamento.... mas tem uma infinidade de opções a mais para ajustar depois!!!!! fotografe RAW + JPG.... se sair uma boa já.. fique com o JPG caso nào manipule o RAW no PC...

Realmente o redutor de ruído para alto ISO estava em NORMAL.

Acontece que não acontece nada com o arquivo NEF quando reduzo ruído nas opções COLOR e LUMINANCE no PS CS4.

Victor Mine
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas20

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 7:18 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

atpaula escreveu:
Victor Mine escreveu:
paulo magoo, putz!! que fotos heim!!! lindas!!! que lente foi?!??!

atpaula, o JPG tem menos ruido pela foto ter saida com algum tratamento da camera não??? o redutor de ruído está ligado??? o RAW como o nome diz vem crú... sem tratamento.... mas tem uma infinidade de opções a mais para ajustar depois!!!!! fotografe RAW + JPG.... se sair uma boa já.. fique com o JPG caso nào manipule o RAW no PC...

Realmente o redutor de ruído para alto ISO estava em NORMAL.

Acontece que não acontece nada com o arquivo NEF quando reduzo ruído nas opções COLOR e LUMINANCE no PS CS4.

o loko??? vc ta visualizando em 100% de crop pra ver as diferenças????? vc ta usando quanto de RADIUS?

jordanfotografie
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 7:57 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Concordo com o Vitor, normalmente não acontece nada com o NEFF mesmo.. por isto ele é o negativo digital.

Algumas coisas a considerar seriam o metering e exposure mode escolhidos, o resto vai depender de tripé e lente.. é sempre bom verificar no Capture o "Focus Point" clicado e ver se era o mesmo que se pretendia..

Pessoalmente acho que qualquer pré-correção/acerto eventualmente pode comprometer o resultado. Assim a fim de melhor controle, tenho um setup pessoal da camera em que tudo funciona com zero... sem correção de nada.. nem ISO, nem ruido, sharp zero .. enfim tudo zero, posto que assim me sinto mais a vontade na post production.

Já trouxe esta mania comigo desde 2000 e pokinho quando trabalhava com o software da KODAK co corpo Nikon.

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE não SE TRATA FOTO EM JPEG. NUNCA!!

APENAS TIFF!! QUALQUER PÓS PRODUÇÃO NA minha opinião, deve ser feita no arquivo TIFF oriundo do RAW.

Sem querer ser enfadonho, pois provavelmente quase todos já estão cientes disto, o alerta vai em consideração àqueles que ainda não sabe: JPEG é apenas o arquivo final.. depois que vc fez tudo que tinha que fazer e não tem mais NADA pra mexer ... então vc salva em JPEG..

Mesmo se quer reduzir de tamanho, REDUZ PRIMEIRO EM TIFF e depois salva em JPEG.

POR QUE?

Porque JPEG comprime junto toda porcaria que vc quer evitar.. cada vez que salva o arquivo.. assim se salvou algumas vzs seu arquivo já vai perder muito de qualidade.Em alguns casos torna-se imprestável.

Lembro que JPEG é um arquivo por excelência que se presta ao jornalismo, onde o comprometimento é informar e não a qualidade da imagem. Também porque é muito mais rápido a câmera gravar em JPEG do que em RAW, toma menos espaço no cartão/HD e tem taxa de transferência muito rápida, mesmo wireless da câmera para o laptop do teu veículo de apoio ou assistente na sala de imprensa.

Eu pessoalmente acho que a Canon puxa no "R" a Nikon puxa o "B"..então em cada cena, mesmo que no olhometro, ha que se atentar para quais a canais prevalecem além do necesário cuidado com o tempo de exposição; se tem vento no local.. etc.. lembrando que até o para-sol da lente pode fazer a mesma vibrar insensivelmente aos olhos grudados no visor da camera..

Algumas lentes propiciam mais Chroma Aberration do que outras..

Outra dica para a galera que não sabe (me desculpem se estou sendo enfadonho): alem de sempre que possivel optar por uso do tripé, deve-se também nunca clicar com o dedo..e sim com o temporizador ou controle remoto e tudo isto com o espelho levantado. Sempre que possível né? O que não ocorre sempre.. mas não pude evitar de escrever isso que me passou pela mente.. Evitar a todo custo o mínimo shacke é a melhor opção para obter-se um RAW limpo!! É questão primária quer seja para produto, landscape, portraiture whatsoever..

FRISANDO.. cada cena merece um metering mode e um exposure mode adequado. Errou aí ja era.

Não estou dizendo que ninguém aqui na sala errou em nada ok? Apenas tentando passar alguma informação pra quem ainda não saia disso, mesmo correndo o risco de ser repetitivo.

Abração

Victor Mine
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas20

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 10:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

jordanfotografie, uma pergunta de leigo amador.... porque transformar RAW em TIFF? quais são as vantagens?

Quanto ao tripé.... quando se faz um trabalho profissional que é tudo pensado, etc, o resultado deve ficar garantido mesmo!!!!! o duro quando a situação é diferente!!! a falta de praticidade na montagem complica!!! rs...tinha que existir um tripé que vc aperta um botãozinho e já armava inteirinho e apertava outra... recolhia!!! já já inventam um negócio desses... hj tem até carrinho de BEBE que funciona assim!!! um tripé seria muito útil!!! já pensou que legal... um tripé à gás comprimido? com uma minibotija?

jordanfotografie
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 11:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

uahahahau Drool

paulo magoo
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas59

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 1:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Victor Mine, sem querer atropelar o Joedan, sempre houvi dizer que é sempre melhor este processo indicado por ele, transformar o RAW para TIFF mesmo e depois de tudo salvar em Jpeg, é o workflow dos profissas yeah

Victor Mine
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas20

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 1:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

paulo magoo, to que nem aquele molequinho da propaganda!!! "Masssss, porque?" hauhauhauh mtos falam nesse processo (RAW -> TIFF ->JPG) mesmo!!! mas queria saber o porque? quer dizer que o processo ideal seria.... Tirar a foto em RAW... fazer os ajustes básicos no RAW dpois converter para TIFF manipular a imagem como vc quiser... e sóóó depois qdo tiver pronto... converter para JPG e não mecher? é este o processo certo?

aaaaaaa agora eu acho q entendi... é porque no RAW não tem jeito de utlizar certas ferramentas como alguns filtros etc... no RAW é só ajuste essencial básico... manipulação digital mesmo no TIFF tem jeito de fazer tudo... me corrijam se estiver errado... Brick wall

jordanfotografie
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 2:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vitor quanto ao "por que" sugiro que releiam o post acima.. rsrsrsr pensei ter quase exaurido a curiosidade a respeito, mas acho que agora vc já compreendeu...

Bem de qualquer forma não custa frisar:
O RAW É INTOCÁVEL, NINGUÉM MUDA NADA EM RAW! APENAS altera como e o que vc quer extrair do raw convertendo apra outros programas. particularmente recomendo converter para TIFF 16Bits e então utilizar todas as facilidades oferecida pelo programa de eleição dos profissionais que é o eterno Photoshop. . A ADOBE investiu muito dinheiro e anos a fio em pesquisa e desenvolvimento e vai demorar para alguém fazer algo melhor.
Os demais programas nativos da NIKON ou CANON só fazem converter o NEFF em TIFF, mas sempre aquém das possibilidades do CS.
Sim sim.. tb fazem alguma coisa mais rsrsrs, mas em todos os eventos que participo, sejam os maiores eventos de moda de Berlin, Paris ou Milão, nde vemos ago em torno de 400 fotografos disputando o Pit e as salas de imprensa, ou cobertura de Copa do Mundo, ou os roons de Hoteis quando da cobertura de conflitos armados em países em guerra, etc... todo mundo usa ADOBEEEE, é photoshop e lightningroom que pipocam nas telinhas dos laptops, quer seja MAC u PC!! Então realmente deve ser o melhor....?

Não acredito em descobertas/soluções particulares/alternativas milagrosas
melhores.. Sou como São Tomé e só acredito naquilo que passou na mão da galera que rala o peito no batente da fotografia.. E sempre rezo pra adobe lançar um plug-in para tratar dos arquivos de novos modelos que o photoshop ainda não reconhece..

E assim está bom, principalmente pro Brasil, onde 99% da galera tem acesso a programas caríssimos como o photoshop e o office por merrecas de 10 reais no piratinha mesmo..

Creio sempre que as tentativas da Nikon que graças aos ceus não colaram, em lançar seus raw converter, é apenas pra testar se te muita gente a fim de ficar dependente do programa deles e aí eles vão indubitavelmente aumentar os preços mas não creio que possa sequer chegar perto do Photoshop..

Aliás acho sacanagem da Nikon cobrar pelo Capture.. Já pagamos muito pela marca e ainda ter que pagar pelo capture é soda...

Sempre lembro que isto reflete apenas minha opinião pessoal sujeita a muitas distorções, mas enquanto pessoas como o sr. Abdala forem uma minoria aqui na sala, continuarei sempre com prazer compartilhando um pouquinho de nossa experiencia nesta guerra particular que é tentar sobreviver como fotografo freela neste mundo globalizado..
abraçao

jordanfotografie
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 3:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

PRO NIKON D3 novidades no tópico

http://digiforum.com.br/viewtopic.php?p=884048#884048

yeah

jordanfotografie
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 5:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

em reconsideração...

Editado pela última vez por jordanfotografie em Seg Fev 09, 2009 8:43 pm, num total de 1 vez

Victor Mine
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas20

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 5:09 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Abdo Abdala, jordanfotografie, =D> yeah

paulo magoo
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas59

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 5:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

jordanfotografie, e Abdo Abdala, legal voltarem ao bom entendimento, a sala só tem a ganhar em qualidade e convivencia de seus conhecimentos yeah

Victor Mine, o jordanfotografie, já explicou tudo sobre o fluxo de trabalho dos arquivos, =D> Mas para o lado profissional,já que todos nós sabemos que quase todo hobbista,editaas fotos em jpeg mesmo,só para publicar nos foruns de foto,na maioria das vezes no Lightroon,que faz milagres no jpeg.
Mas que se fosse passar por uma analize profissional,iria direta pra lixeira Mr. Green , como as minhas Mr. Green

como o negócio aqui é foto também....... yeah

Image

Meu embarque do Japão para o brasil,mas foi pela Emirates Cry

Image

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 1 Estrela

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 6:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

é isso ai galera.

bom, sou fã do Capture NX, gosto dele demais da conta, mas to pra morrer de raiva por conta da politica de venda dele, jaja explico... Big Mouth

paulo magoo, Jesus, que beleza rapaz, essa primeira esta um espetaculo de cores e a segunda com um DOF animal e o tom do cromado esta lindo... =D>

deixando uma do passeio de estreia da D700:

Image

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 8:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caro Abdo Abdala. Se estiver sentido falta de alguns de seus posts neste tópico, poderá achá-los em: http://digiforum.com.br/viewtopic.php?t=48855

Se tiver alguma consideração, aquele é o espaço para falar com e sobre a administração deste fórum.

jordanfotografie
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 8:11 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Abdo, prque não tem fundamento o que eles fazem?
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.