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jordanfotografie
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MensagemEnviada: Dom Fev 08, 2009 5:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Citação:
jordanfotografie, sou amador e nao tenho nenhuma intencao de fazer da fotografia uma profissao, mas mesmo assim estou gostando muito de saber sobre esses detalhes do meio profissional, ja que voce gosta de compartilhar experiencias, gostaria que voce comentasse um pouco sobre os criterios artisticos de escolha do material, pois ate agora me passa a impressao de que essas agencias sao iguais aos 99% dos amadores que elegem o que é "bom" baseados apenas em numeros e informacoes tecnicas, talvez seja uma percepcao errada minha ou ainda nao chegamos nessa parte...rs, mas confesso que essa é a parte que me interessa.

nao me interprete mal, mas A MEU VER, fazer fotos tecnicamente perfeitas é algo que qualquer um de QI mediano e um equipamento top pode fazer, é só estudar, praticar e aprender como se aprende qualquer outra coisa como matematica ou quimica, em minha visao de leigo que sou, aprecio mais as qualidades artisiticas de uma foto que suas qualidades tecnicas, acho que a tecnica e equipamento sao apenas os meios para se obter o fim pretendido.

por isso, se nao for incomodo, gostaria de explora-lo um pouco mais pra falar desse aspecto, se ele é importante nesse tipo de produto e quais os criterios utilizados.

desde ja agradeco.



De forma alguma é incomodo e não me sinto explorado. Acho que sempre rola uma troca e sempre retiro alguma lição aqui no forum. Concordo com vc em genero, número e grau.. Realmente técnica é algo que todos podem conseguir estudando.. muito.Como qualquer doutorado.. é só completar o segundo grau, depois passar no vestibular, cursar os 4 ou mais anos de faculdade sendo aprovado a cada período.. conseguindo se formar basta apenas escrever a sua monografia e enfim ter um professor doutor goste do tema q vc apresenta e te aceite..

Pra mim técnica é simples assim rsrsrsrs qualquer um com QI mediano consegue com perseverança.. Mas nem todos tem perseverança e poucos tem reamlente a técnica perfeita. E não me considero parte deste seleto grupo. Fotografos feras que conheço, são ao menos Físicos regulares dominando profundamente os conhecimentos da ótica e estão aptos a emprega-los com pouco sofrimento,qualquer que sejam as novas tecnologias apresentadas.

Outro ponto é por exemplo o restrito acesso não só aos equipamentos de ponta que tem custo muito alto e assim poucos na verdade já tiveram sequer contato com os mesmos, mas também a softwares que só rodam em plataformas milionárias, as quais existem poucos exemplares nos países e estúdios mais ricos. Todo mundo brinca com photoshops e premieres da vida.. poucos com Diablo ou Inferno (para citar os mais comuns) porque simplesmente não rodam em computadores desktop..nem tem piratas vendendo na Carioca..

Lembrando que são os grandes fotógrafos os diretores de fotografia e responsáveis pela luz em grandes produções cinematográficas.... Assim onde cada minuto custa até dezenas de milhares de dólares, a técnica é fundamental e relativar o conhecimento técnico dos caras que investiram uma vida na Fotografia seria o mesmo que vc ir a qualquer médico quando tiver um problema sério de saúde e não a um especialista de sua confiança..

Sim, no fundo a técnica depende quase sempre apenas da dedicação... como qualquer materia escolar... Mas nem todo mundo é bom aluno.. rsrsrs

Bom, quanto a parte artística, depende do nicho com que vc trabalha. Existem diversos estilos mesmo em Fotografia. Razão pela qual o Getty se interessou pelo Flickr. Mas raríssimos são os eleitos.

Essa coisa de linguagem é complexa, embora não seja complicada. Requer como a técnica, paciência e esmero e atenção. Saber se espressar não é apenas talento. 99% dos grandes cantores precisam de exercício, o mesmo com pintores e escultores.. Todos precisam de prática para se dirigirem a um melhor resultado. Uma coisa é o que se tem em mente. outra é colocar aquilo no papel, tela ou pedra. Se não souber trabalhar o pantone corretamente nunca vai conseguir a cor que vc quer.. Se não praticar no uso do cinzel, vai detonar cada bloco de marmore ou granito que tiver na frente sem nunca esculpir a obra desejada e se não souber usar bem a solda eletrica ou maçarico, vai estragar metal ..

Se vc tem seu nicho escolhido, tem que trabalhar teu portfólio.. tem que ter uma linguagem tua, onde as pessoas possam dizer, esta é uma imagem típica de fulano, quer seja pelas cores ou pela forma com que trabalha determinado motivo. Ou seja, ter um estilo próprio definido.

Tem sempre quem consiga bons resultados fugindo a regras dos terços.. Crops mal feitos podem detonar a harmonia de um frame... excessos de sombra ou luz podem ser ou não desejados, embora na maioria das vezes tenha sido um erro do fotógrafo e depois disfarçado de intenção plástica. O Blur tb é algo que facilmente alguns justificam com argumentos plásticos quando na verdade foi apenas um aforismo linguistico, casual ou não. umas vezs é legal outras não..

Neste ponto vem aquela coisa.. o lado artístico conceitual de verdade, é muito dificil de ser trabalhado comercialmente.. Conheço diferentes agentes que tem problemas em colocar questões para alguns artístas... É difícil vc colocar preço numa obra de arte...especialmente quando vc trata co o autor.

Por que uma vale mais do que a outra? porque Miró tem um valor, Portinari, Djanira, Picasso outro e os renascentistas, modernistas, cubistas etc.. cada um com seu valor de mercado distinto? Mas será que é por seu valor artístico? Porque vc colocaria as aquarelas de Miró na sua parede ao invés de uma pintura adquirida na Feira hipie?

cair no gosto de algum marchand ou mesmo do publico é uma loteria. Existem diversos caminhos, mas raros levam a Roma.

è muito relativo... pra minha parede eu prefiro as pinturas de minhas filhas de 6 e 1 ano a qualquer trabalho de qualquer pintor ou fotógrafo.

Agora se não se trata de gosto particular, então vem novamente a importancia da técnica orientada para o mercado.. Ou seja, se valer da técnica para entender o que o mercado quer e produzir e produzir..e logicamente ver teu trabalho adquirido..

Agora uma pergunta... alguém saberia precisar o que distingue uma imagem tipicamente barata de ua imagem de traditional stock ou fine-art?

Mas não estou certo se está é a sala correta para levarmos avante esta discussão... que vai longe... muito legal pra gente sentar num botequim (eu não bebo algool rsrsr) e pedir mais uma e ve o sol nascendo trocando idéia rsrsrsr Mas não tenho nada contra pelo contrário.. esta é minha cachaça..rsrs aproveitando que hoje é dia off pra mim pois durante a semana que entras não disporei de tanto tempo..rsrsr

Arda
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MensagemEnviada: Dom Fev 08, 2009 5:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O mercado de fotojornalismo aqui no Brasil é muito ruim. Conheço alguns que estão mal mesmo de grana, e só continuam por amor a profissão. A grana realmente não vale a pena.

Ricardo Barbieri
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MensagemEnviada: Dom Fev 08, 2009 6:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Victor Mine, a sala das D300 é especial... yeah

atpaula, em jpeg a reducao de ruido é aplicada na camera, em NEF voce tem que tratar no software, cara, faz o download do capture NX e da uma brincada com ele, é muito bom e permite aplicar tudo que voce aplica na camera... yeah

jordanfotografie, obrigado pela resposta, vou digerir as informacoes para voltar ao debate... Cool

primeira publicacao com a D700, chamei de Farejando...




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Marcelo-Canarias
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MensagemEnviada: Dom Fev 08, 2009 8:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

jordanfotografie,
Sua pergunta:
Citação:
alguém saberia precisar o que distingue uma imagem tipicamente barata de ua imagem de traditional stock ou fine-art?


Usaria o seu comentario como resposta:
Citação:
Realmente técnica é algo que todos podem conseguir estudando.. muito.


Tecnica é fundamental.

Explorando um pouco mais... considero cinema e fotografia arte-irmãs que nasceram tarde e que se saturaram rapidamente. Diante de milhares de filmes contemporaneos, contamos nos dedos da mão algum que seja inovador na tecnica e na linguagem. Pela sua experiencia, dentre as milhões de fotos de stock tradicional, como inovar na tecnica e na linguagem num mercado saturado e competitivo? O que busca os melhores clientes de stock e/ou fine-art?

yeah

ric, parabéns pela aquisiçao, com certeza saberás fazer um bom uso dela? =D>

paulo magoo
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MensagemEnviada: Dom Fev 08, 2009 8:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Caramba,que situação chata essa ocoriida com os colegas jordanfotografie, e Abdo Abdala, Shame on you Shame on you Shame on you

Vamos selar a paz,pois como o ric mencionou,as vezes as palavras digitadas,tomam interpretações erradas e equivocadas, e ambos tem mt a colaborar com a sala Pray ,acredito que as criticas do Abdo Abdala, no começo, foram mais uma coisa pessoal e de brincadeira com a minha pessoa,já que eu lhe passei uma informação incompleta sobre o tamanho das fotos, que o site aceita agora,que são os 250kb yeah

Vamos lá gente,as diferenças existem,mas pessoas civilizadas como nós,sempre chegamos a um denominador comum. yeah

jordanfotografie, obrigado pela aula e por compartilhar conosco seus conhecimentos técnicos e profissionais. =D> =D>

Citação:
Faltaram imformações imprescidiveis: qual filme foi usado pra começar? Sem este ponto de partida não dá. E cadê o tripé?? CADE O TRIPÉ? num teste sério, se ampliando tanto, um mínimo shake compromete o resultado... e que liquido foram usados na revelação?


Citação:
Essa coisa de filme não é pra qualquer um.. os bons profissionais sempre tiveram seus laboratórios de eleição e seu técnico de laboratório favorito


Citação:
Uma coisa é ficar clicando e conferindo o resultado no LCD e depois escolher o que saiui melhor. Outra totalmente diferente começa com a escolha do ISO e do Filme antes de se sair pra clicar com analógico. Uma das grandes diferenças do digital. No analógico vc esclhe o ISO quando insere o rolo de filme e depois bau bau, não dá pra mudar sem mudar o filme


perfeito =D> são coisas que a maioria,que esta entrando agora no mundo da fotografia,desconhece, e que precisam ser sempre levado em consideração,

Abdo Abdala, meu velho,desculpe se te induzi a todo este mal entendido, Pray e espero que reveja sua decisão e continue aqui conosco,inclusive chamdo nosso colega Chris também yeah

As fotos estão com a qualidade de sempre,um olhar mt apurado e ótima escolha pelo pb =D> =D>

ric, meu querido, fui mt legal te recepcionar aqui em sampa, foi mt prazeiroso o passeio com os colegas,ótimos papos e companias super agradáveis yeah Só faltou aquela rodada de chop,que vamos adiar ai para Sta tereza Dancing Dancing

atpaula, gostei mais da 1, onde vc usou mt bem as linhas do deck na composição,dirigindo o olhar =D> na 2 achei o ruido mt elevado e a falta de definição comprometeu um pouco uma cena mt bem captada, yeah

Segue umas da última saída no Japão,que foram feitas ombro a ombro com a multidão,que prejudicou um pouco as composições,mas como gostei mt do tema,fica ai o registro yeah




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atpaula
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MensagemEnviada: Dom Fev 08, 2009 9:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo




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Fiz a foto com a opção dos dois arquivos, NEF e jpg fine.

Engraçado que, ao prever este post, a imagem NEF parece melhor que a jpg. No meu PS acontece o contrário.

O NEF fica com mais ruído, que não sai com as duas opções de redução do PS CS4, Luminance e Color. Que decepção!

Estou concluindo que em alto ISO é melhor fotografar em jpg.


Ric,

Não tenho o Capture. Tenho o PS CS4. Estou perdendo alguma coisa?


Paulo Magoo,

Postei aquelas duas fotos para mostrar o ruído em NEF que está me incomodando.

paulo magoo
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MensagemEnviada: Dom Fev 08, 2009 9:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

atpaula, eu tb acho que o iso alto se sai melhor em jpeg, já aconteceu isso comigo tb,de o ruido ser mt maior no NEF.

Sobre perder ou não usando o PS, acredito que no capture teras um melhor controle,já que o software foi desenvolvido pela Nikon para os seus RAWs.

yeah

Victor Mine
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MensagemEnviada: Dom Fev 08, 2009 10:21 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

paulo magoo, putz!! q fotos heim!!! lindas!!! q lente foi?!??!

atpaula, o JPG tem menos ruido pela foto ter saida com algum tratamento da camera não??? o redutor de ruído está ligado??? o RAW como o nome diz vem crú... sem tratamento.... mas tem uma infinidade de opções a mais para ajustar depois!!!!! fotografe RAW + JPG.... se sair uma boa já.. fique com o JPG caso nào manipule o RAW no PC...

paulo magoo
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MensagemEnviada: Dom Fev 08, 2009 10:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Victor Mine, foi a velha e boa, 24-85F2.8-4, yeah

Victor Mine
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MensagemEnviada: Dom Fev 08, 2009 10:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

paulo magoo, hauhauhaua ta que nem aquela musica!!! "Panela velha é que faz comida boa" huahuhauahuha

atpaula
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MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 6:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Victor Mine escreveu:
paulo magoo, putz!! que fotos heim!!! lindas!!! que lente foi?!??!

atpaula, o JPG tem menos ruido pela foto ter saida com algum tratamento da camera não??? o redutor de ruído está ligado??? o RAW como o nome diz vem crú... sem tratamento.... mas tem uma infinidade de opções a mais para ajustar depois!!!!! fotografe RAW + JPG.... se sair uma boa já.. fique com o JPG caso nào manipule o RAW no PC...


Realmente o redutor de ruído para alto ISO estava em NORMAL.

Acontece que não acontece nada com o arquivo NEF quando reduzo ruído nas opções COLOR e LUMINANCE no PS CS4.

Victor Mine
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MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 7:18 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

atpaula escreveu:
Victor Mine escreveu:
paulo magoo, putz!! que fotos heim!!! lindas!!! que lente foi?!??!

atpaula, o JPG tem menos ruido pela foto ter saida com algum tratamento da camera não??? o redutor de ruído está ligado??? o RAW como o nome diz vem crú... sem tratamento.... mas tem uma infinidade de opções a mais para ajustar depois!!!!! fotografe RAW + JPG.... se sair uma boa já.. fique com o JPG caso nào manipule o RAW no PC...


Realmente o redutor de ruído para alto ISO estava em NORMAL.

Acontece que não acontece nada com o arquivo NEF quando reduzo ruído nas opções COLOR e LUMINANCE no PS CS4.


o loko??? vc ta visualizando em 100% de crop pra ver as diferenças????? vc ta usando quanto de RADIUS?

jordanfotografie
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MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 7:57 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Concordo com o Vitor, normalmente não acontece nada com o NEFF mesmo.. por isto ele é o negativo digital.

Algumas coisas a considerar seriam o metering e exposure mode escolhidos, o resto vai depender de tripé e lente.. é sempre bom verificar no Capture o "Focus Point" clicado e ver se era o mesmo que se pretendia..

Pessoalmente acho que qualquer pré-correção/acerto eventualmente pode comprometer o resultado. Assim a fim de melhor controle, tenho um setup pessoal da camera em que tudo funciona com zero... sem correção de nada.. nem ISO, nem ruido, sharp zero .. enfim tudo zero, posto que assim me sinto mais a vontade na post production.

Já trouxe esta mania comigo desde 2000 e pokinho quando trabalhava com o software da KODAK co corpo Nikon.

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE não SE TRATA FOTO EM JPEG. NUNCA!!

APENAS TIFF!! QUALQUER PÓS PRODUÇÃO NA minha opinião, deve ser feita no arquivo TIFF oriundo do RAW.

Sem querer ser enfadonho, pois provavelmente quase todos já estão cientes disto, o alerta vai em consideração àqueles que ainda não sabe: JPEG é apenas o arquivo final.. depois que vc fez tudo que tinha que fazer e não tem mais NADA pra mexer ... então vc salva em JPEG..

Mesmo se quer reduzir de tamanho, REDUZ PRIMEIRO EM TIFF e depois salva em JPEG.

POR QUE?

Porque JPEG comprime junto toda porcaria que vc quer evitar.. cada vez que salva o arquivo.. assim se salvou algumas vzs seu arquivo já vai perder muito de qualidade.Em alguns casos torna-se imprestável.

Lembro que JPEG é um arquivo por excelência que se presta ao jornalismo, onde o comprometimento é informar e não a qualidade da imagem. Também porque é muito mais rápido a câmera gravar em JPEG do que em RAW, toma menos espaço no cartão/HD e tem taxa de transferência muito rápida, mesmo wireless da câmera para o laptop do teu veículo de apoio ou assistente na sala de imprensa.

Eu pessoalmente acho que a Canon puxa no "R" a Nikon puxa o "B"..então em cada cena, mesmo que no olhometro, ha que se atentar para quais a canais prevalecem além do necesário cuidado com o tempo de exposição; se tem vento no local.. etc.. lembrando que até o para-sol da lente pode fazer a mesma vibrar insensivelmente aos olhos grudados no visor da camera..

Algumas lentes propiciam mais Chroma Aberration do que outras..

Outra dica para a galera que não sabe (me desculpem se estou sendo enfadonho): alem de sempre que possivel optar por uso do tripé, deve-se também nunca clicar com o dedo..e sim com o temporizador ou controle remoto e tudo isto com o espelho levantado. Sempre que possível né? O que não ocorre sempre.. mas não pude evitar de escrever isso que me passou pela mente.. Evitar a todo custo o mínimo shacke é a melhor opção para obter-se um RAW limpo!! É questão primária quer seja para produto, landscape, portraiture whatsoever..

FRISANDO.. cada cena merece um metering mode e um exposure mode adequado. Errou aí ja era.

Não estou dizendo que ninguém aqui na sala errou em nada ok? Apenas tentando passar alguma informação pra quem ainda não saia disso, mesmo correndo o risco de ser repetitivo.

Abração

Victor Mine
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MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 10:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

jordanfotografie, uma pergunta de leigo amador.... porque transformar RAW em TIFF? quais são as vantagens?

Quanto ao tripé.... quando se faz um trabalho profissional que é tudo pensado, etc, o resultado deve ficar garantido mesmo!!!!! o duro quando a situação é diferente!!! a falta de praticidade na montagem complica!!! rs...tinha que existir um tripé que vc aperta um botãozinho e já armava inteirinho e apertava outra... recolhia!!! já já inventam um negócio desses... hj tem até carrinho de BEBE que funciona assim!!! um tripé seria muito útil!!! já pensou que legal... um tripé à gás comprimido? com uma minibotija?

jordanfotografie
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MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 11:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

uahahahau Drool
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