DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Comentários sobre VI Campeonato DigiFórum de fotografia

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

The vicion
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 10:54 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

mauriciopo legal esses comentários acho que vc está certo principalmente com relação a minha foto:

Citação:
Sexta Foto:
Não entendí a proposta do fotografo!! Percebí q ele quis dizer alguma coisa com a foto mas nao descobrí oq !!! alguma menção religiosa? ou um pedido de esmola?? ou uma simples foto de mao com a luz estourada?? nao sei.... mas uma vez volto a dizer... a fotografia tem q ser explicita... se ela quer passar uma msg tem q ser clara qual é essa msg.... !!!

Na verdade nessa foto especificamente não houve uma proposta ela é realmente uma uma simples foto de mão com a luz estourada como vc disse, o que aconteceu foi que não consegui executar uma idéia porque envolvia crianças, vc já deve ter fotografado crianças e sabe como é, elas não fazem nada que vc pede, no meu caso nem prometendo doces e brinquedos eu consegui a atenção delas, o máximo consegui foi essa foto num teste. Talvez eu não devesse ter enviado a foto mas como o campeonato tava meio parado resolvi enviar assim mesmo.

Cheguei a tirar outra fotografia mas era de um umbigo com piercing e já tinha uma foto assim então resolví não enviar, de qualquer maneira valeu pelo comentário e espero que vc participe de outro campeonatos para prestigiar a galera.

Blz? yeah

Kevin_Eagles
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 1:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Citação:
Decima Quarta:
Foto bem interessante... porem fora do tema... isso nao é parte do corpo já é retrato de meio-corpo... nao gosto da fusão do cabelo com o fundo.. para isso deveria ser acrescentada um contra luz... uma luz alta, forte atras do modelo direcionada para a cabeça (pela parte "escondida" na foto, o lado esquerdo do rosto do modelo)

Concordo que a foto ficou fora do tema... a ideia original nao era essa, porem nao pude concretiza-la.
Com relacao ao cabelo, nao poderia jogar uma luz pra aumentar o contraste pois fiz no meu quarto, e a distancia maxima que poderia ficar da camera é de 3 metros, logo, precisei ficar colado no veludo para que enquadrasse tudo, e mesmo assim ficou meio mal enquadrado Brick wall ...
Mas valeu pelas dicas, proxima vez espero me dar melhor yeah

Fabiano Teixeira
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 2:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caraca, depois de ler todos os comentarios e analisar junto em outra janela do IE as fotos, posso dizer uma coisa para todos que participaram do campeonato:

PRESTEM ATENCAO no que o Mauricio disse. Ele poderia muito em cobrar por cada palavra, mas na boa relatou um pouco de cada coisa da foto. Muito boa a atitude dele e todo nós (nao só os participantes) aprendemos muito com as dicas.

Mauricio, a galera do Digiforum AGRADECE. yeah

Mauricio, não tenho participado dos ultimos campeonatos porque sou do estilo que se não tenho foto competitiva, não participo. Gosto de competir com fotos boas, e não tenho conseguido tempo e nem oportunidade de consegui-las.

Queria eu e seria uma honra ter um comentario profí seu dessa foto, a qual ganhei o primeiro campeonato do fórum (Tema: Esportes). Sei que não tem nada a ver com o último campeonato, mas gostaria de saber o que posso ter errado nessa foto e o que poderia fazer para melhora-la. yeah

Image

Kevin_Eagles
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 2:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ah, esqueci de falar...
Prica, nao esquece de levar a camera e um caderninho pro ensaio la com o Mauricio. Fotografa e escreve tudo, e depois relata aqui pra a gente, por favor Mr. Green

Mauricio Po
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 3:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fabiano, acho q vc está certo em participar apenas qndo tem uma foto boa e com chances de ganhar... errar todo mundo erra... qndo temos conciencia de q nao ficou boa.. o melhor é procurar saber porque nao deu certo e guarda-la na gaveta !!!
Esconder as ruins (porem aprender com elas) e só mostrar as boas !!!!
Qnto a sua foto é uma foto bem simples de ser feita e vc alcançou o limite de beleza dessa simplicidade !!! é a prova de q nao é necessario equipamentos sofisticados!!! eu particularmente preferido fotos simples e bem executadas, como no caso da sua... Se me permite apenas um detalhe q me incomoda:
A presença de duas sombras... Inconsientemente isso incomoda a todos... acho q ja expliquei isso mas vou dar uma recapitulada.
Nós, e tudo q tem na Terra somos iluminados por uma unica fonte de luz, o Sol, consequentemente tudo q aqui está gera apenas uma unica sombra... portanto estamos acostumados com uma unica sombra certo???
Qndo fotografamos em estudio ou com qq outra iluminação q nao seja o Sol nossa preocupação é reproduzir a iluminação de forma que fique o mais natural possivel, é claro q nao há como usarmos apenas 1 fonte de luz para simular o sol,
Na verdade o Sol é a luz de ataque da terra e a atmosfera e as nuvens funcionam como compensação por isso q conseguimos ver na sombra... já na lua isso nao ocorre. oque está na sombra é completamente negro oq está fora é claro !
No estudio trabalhamos como na lua, se tivermos apenas uma fonte de luz tudo q nao estiver de frente pra ela ficara na escuridao total... para fazer o papel da " atmosfera/nuvens" usamos outras fontes de luz de menor intensidade para compensar a falta de luz nas areas de sombra (é a compensação, ou luz de preenchimento) ou ainda rebatedores brancos... mas sempre com a preocupação de nao criar sombras extras.. pois nossos olhos e nosso cerebro nao se acostumam com esse tipo de imagem definitivamente..
Alguns fotografos defendem o uso de mais de uma sombra, talvez em alguns casos especificos eu concorde, mas para mim, e para a grande maioria dos profissionais, isso é desculpa de quem nao sabe equilibrar de forma correta a compensação (parece facil mas em determinadas situações é verdadeiramente uma missão impossivel) !!

Deu pra pescar alguma coisa Fabiano???
Bom esse assunto q acabei de dar uma pequena explicação é a base para o curso de retrato (diga-se de passagem está enrolado pra sair!!! Brick wall )

Sabado agora estarei ministrando um workshop para profissionais da area aprofundando bastante sobre esse assunto de luz do Sol... pode parecer piada,
mas 70% dos profissionais da fotografia nao tem dominio sobre a luz solar, mas dizem ter no estudio... eu acho bem improvavel ja q no estudio simulamos oq acontece todo dia sobre nossas cabeças... quem tiver interesse em participar me mande E-MAIL... mas vou avisando que esse não é preço popular...

Abraço,

Fabiano Teixeira
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 3:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

mauriciopo, melhor explicação que essa só duas dessa. SHOW. Eu NUNCA tinha notado a presença de duas sombras na foto e acredito mesmo qeu vc tem razão. Temos apenas uma sombra e não duas ou mais... A minha foto tem realmente duas sombras, sinal de mal posicionamento e iluminação. Vou prestar atenção nisso nas minhas próximas fotos.

Muito obrigado Mauricio. Se teus workshops fossem por aqui no RJ, eu iria, mas em Sampa fica dificil. Valeu pela ajuda e pelas dicas. yeah

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 5:04 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fabiano Teixeira escreveu:
mauriciopo, melhor explicação que essa só duas dessa. SHOW. Eu NUNCA tinha notado a presença de duas sombras na foto e acredito mesmo qeu vc tem razão. Temos apenas uma sombra e não duas ou mais... A minha foto tem realmente duas sombras, sinal de mal posicionamento e iluminação. Vou prestar atenção nisso nas minhas próximas fotos.

Muito obrigado Mauricio. Se teus workshops fossem por aqui no RJ, eu iria, mas em Sampa fica dificil. Valeu pela ajuda e pelas dicas. yeah

Duas sombras? para mim eu vejo uma sombra e o reflexo da raquete na mesa... Não é isso?

Fabiano Teixeira
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 5:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hinotori, nao deixa de ser duas sombras.

** Não é mesa, é a parede do meu quarto. Anxious

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 5:20 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hinotori, nao deixa de ser duas sombras.

** Não é mesa, é a parede do meu quarto. Anxious

Ah, é que eu vi a madeira, achei que era mesa ehehe

Foi mal.

Eu acharia estranho algo numa superfície de madeira sem reflexo, sei lá, concordo com toda a explicação do Mauricio de duas ou mais sombras... É meio bizarro você ver fotos de uma partida de tênis e ter quatro sombras no jogador ehehehe Mas no caso da sua foto, sei lá, acho que não teria como tirar o reflexo a menos que você mudasse o local ou photoshopasse, ou então fizesse a iluminação de forma a não ter sombra e ficar só o reflexo... Aí talvez ficasse melhor, mas talvez vazio... Não tenho um centésimo da experiência do maurício, longe de mim contestar qualquer coisa dele em um nível profissional, só estou falando da minha percepção individual, e pela minha percepção individual, eu acho que a foto como está está perfeita.

Fabiano Teixeira
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 6:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Só uma outra coisinha, a parede tb não é de madeira. É parede mesmo, normal. É que essa cor é amarelo ovo. Anxious

Mauricio Po
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 7:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hinotori,

se fosse reflexo nao teria problema nenhum desde q se comportasse como reflexo... ou seja mostrasse os detalhes nao só o contorno !!

Abs,

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 7:20 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Só uma outra coisinha, a parede tb não é de madeira. É parede mesmo, normal. É que essa cor é amarelo ovo. Anxious

Ehehe então eu tô viajando e vendo reflexo numa segunda sombra mesmo.... Nossa... Hoje é dia! Silenced

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 8:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns pela atitude receptiva dos participantes aos comentários do mauricio.

Acho muito importante alguém com a tarimba que ele tem poder comentar e criticar não só as fotos, mas a atuação do fotógrafo também.

Mauricio, bem que vc podia comentar todas as fotos do digifórum hein.
(Brincadeira, já pensou ? deve estar pra lá de 5 mil...)

Mas eu acho que todos podem e devem participar independente de ter conseguido uma foto boa ou não. Pois mesmo os comentários mais simples para uma foto de composição pobre ou despretensiosa são valiosos para todos.

Eu mesmo não participei porque estou retornando aos poucos ao fórum, me entrosando e conhecendo mais o pessoal novo. Mas tentar é sempre válido e um estímulo ao aprendizado.

Até porque se algumas fotos não estivesses neste camp não seriam comentadas, o pessoal não ganharia a crítica construtiva.

Na verdade, quando eu e o hyper criamos os campeonatos, não havia pretensão de se ter algo profissional. A intenção maior era fazer a galera aprender com seus próprios erros e acertos e isso acabou acontecendo realmente.
O DigiFórum inovou nos campeonatos e está inovando hoje, neste tópico com o s comentários do maurício.
Sempre é tempo de melhorias e as melhores vem dos próprios usuários...

Imaginem quando estiver na 50ª edição do campeonato DigiFórum Mr. Green

Mauricio Po
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 9:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

galera, obrigado pelas palavras... confesso que pensei q alguns iriam "criticar minhas criticas" (profundo isso né? Think ) fico feliz q a maioria tenha entendido e levado numa boa !
Independece, concordo que aprendemos com os erros, mas acho q um pouco de vontade nao faz mal a ninguem... postar só pra dizer q postou não acho legal.... tem que ter um envolvimento a mais !
Sei q a intenção do campeonato nada tem a ver com fotografia profissional, mas acredito que ela pode ajudar e muito mesmo quem nao tem pretenção nenhuma... como já disse a unica diferença entre o fotografo amador e o profissional deve ser apenas uma: um ganha a vida com isso, ponto . foto bem feita, bem montada, bem pensada nao é sinomino de foto profissional , ao menos penso que nao deveria ser !!!
É isso aí galera, fico feliz com os comentários e espero estar podendo ajudar o pessoal !!!

Grande Abraço a todos !

yeah

FGiacomo
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 9:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

MauricioPo, acima de tudo, mto antes de vc estar comentando, vc tem uma opiniao sobre as fotos. Acho q isso foi o mais legal do topico, vc ter dito q nao tinha gostado de nenhuma e o pessoal querer saber "porque?" ao inves de te xingar ou falar qq outra coisa. Isso q mostra a vontade do pessoal de aprender e de vc de ensinar. Muito legal isso, e todos estao de parabens =D> =D> =D>
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.