Enviada:
Qui Jan 17, 2008 8:02 am
Para os que ainda não sabem, DOF significa Depth Of Field, ou profundidade de campo em bom Português. Traduzindo novamente, pode ser considerado como a profundidade da cena que está em foco aceitável.
De fato, a profundidade de campo é a área da imagem que aparece em foco desde o primeiro plano até o background. É determinado por uma combinação pelo tamanho da abertura e do comprimento focal da lente. Uma pequena abertura resulta em uma grande profundidade de campo.
Ao controlar o DOF o fotógrafo consegue compor uma imagem de um modo fácil. Limitar a profundidade de campo da imagem permite centralizar a atenção de quem está “lendo (1)” a foto no assunto principal, além de permitir limpar o background da imagem, se o mesmo for muito contrastante com o assunto principal.
É uma paixão indiscutível nos fotógrafos, principalmente para retratos e macros. Em fotos de paisagem não faz muito sentido utilizar esta técnica.
Podemos dizer de modo resumido que a abertura focal é o inverso do f-stop. Então quanto maior o f-stop, menor a abertura focal e maior o DOF. Observem a figura abaixo para entender melhor.
F-Stop e abertura focal
Na era digital essa definição tem que ser estendida. O DOF não mais depende apenas da abertura e do comprimento focal da lente. Quer dizer, ainda depende sim, mas a grande diferença está no tamanho dos sensores da máquina o que “modifica” o comprimento focal da lente. Por exemplo, uma Samsung S630 possui comprimento focal de 5,8 – 17,4 mm. Em uma SLR seria um sonho ter uma lente desse comprimento focal por um preço tão baixo.
Surge então o conceito de comprimento focal equivalente, que depende justamente do tamanho do sensor, então a S630 passa a ser 35-100 mm. O ajuste é feito pelo fator de crop. (Mais informações podem ser obtidas Aqui
Não vou entrar em mais detalhes sobre o assunto, quem tiver interesse pode pesquisar um pouco no fórum.
O objetivo aqui é tentar usar o sistema das compactas para produzir DOF. Nas DSLR é extremamente fácil fazer. Vejam essas duas fotos abaixo.
Nikon D70 com tubo de extensão de 55mm
Nikon D70 150 mm
Nikon D70 com lente 70-300mm
Mas nas compactas não é tão fácil. Muitos usuários de compactas e prossumers tentam fazer essas fotos e não conseguem por causa da limitação do sensor versus comprimento focal. Então o que fazer? Comprar uma DSLR?
A resposta é não. Você pode começar a brincar com o DOF nas compactas também. Não precisa comprar uma DSLR para ter o DOF, qualquer camera permite o DOF, ainda que seja imperceptível em algumas. A DSLR irá lhe possibilitar um controle maior do DOF.
Veja os exemplos abaixo de diferentes máquinas compactas.
Panasonic L3
Olympus C-5060
Fuji S9000
Então como fazer? Tente se aproximar o máximo que puder do assunto a ser fotografado. Use o zoom que tiver e se possível pode tentar habilitar o modo macro. Simples, não? Usando o zoom no máximo você aumentará o comprimento focal, aproximando-se do assunto principal, o segundo se desfoca e ao usar o modo macro (na maioria das máquinas compactas e prossumers) é possível se aproximar mais ainda do assunto, uma vez que a distância para o foco diminui quando se utiliza esse modo.
Tentem fazer isso e vejam os resultados.
Até a próxima.
Enviada:
Ter Jan 22, 2008 6:45 am
Ranyere Nobrega, bacana a explicação!
Para aqueles que possuem compactas e prosumers da Canon, vale conferir o CHDK e sua função avançada de cálculo do DOF que mostra na tela, em tempo real, os seguintes valores: Subject Distance, Near Limit, Far Limit, Hyperfocal Distance e Depth of Field. Eu uso e posso dizer: funciona e é muito show!!! =D>
Enviada:
Ter Jan 22, 2008 11:30 am
Tem um post que fizemos a muuuuito tempo que mostra que a diferença das prossumers para as DSLR existe mas é plenamente suportável e até mesmo contornável com as grandes aberturas fornecidas por extas câmeras (diferente das compactas onde a diferença é significativa)...
Quem tiver interesse visite: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=446.0
Enviada:
Sex Abr 11, 2008 11:35 am
Bom dia,
Ranyere Nobrega - muito boa a explicação e a dica.
Eu tenho atualmente uma câmera de cada, uma compacta, uma prossumer e uma dslr que comprei recentemente.
tirava várias fotinhos, fui gostando mais ainda com a s5100, mas agora com a dslr a coisa mudou completamente, passei a fazer minhas fotos.
Tenho lido vários topicos e as aulas da oficina e vou começar a fazer os exercícios.
Onde eu quero chegar é que aundo comecei a fotografar com a dslr eu tomei um susto , referente a essa profundidade que é muito mais apurada e significativa, gostei demais.
Enviada:
Qui Mai 01, 2008 9:06 pm
Parabéns pelo tópico, que de fato ajuda muito, mas fiquei com uma dúvida.
a sua dica é que nos aproximemos do assunto, colocar zoom máximo e se possível modo macro on, até aí entendi direitinho. A pergunta é: e se estivermos um pouco longe do assunto? como fazer? quero dizer, se não pudermos chegar perto, se não tivermos como nos deslocarmos? eu semana passada tirei algumas fotos e queria o efeito do DOF, mas o assunto estava a uns 5 ou 6 metros de distância e eu não podia ir até lá...
Você tem alguma dica p/ essa situação?
Abraços,
Gustavo Henrique