DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Avaliação pessoal da Sony a700 em comparação com a a100 P1

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder
Autor Mensagem

Danilo Schinke
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 12:24 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Avaliação pessoal da DSLR Alpha 700 da Sony em comparação com a Alpha 100

Essa comparação é um tanto quanto injusta com a a100 que é uma máquina de uma categoria inferior da a700 e que com certeza tem menos recursos e qualidades.
No meu ponto de vista a a100 é a melhor DSLR de entrada que temos no mercado, com preços super atraentes, enquantoa a700 é a melhor semi-pro do momento.

Image

Gostaria de informar que esta avaliação é pessoal e que eu não sou um fotógrafo profissional e muito menos um expert, sou apenas um entusiasta que resolveu escrever (argh!!!) sobre a minha câmera que simplesmente acho fantástica e espero que ela possa ajudar algumas pessoas que estejam interessadas em adquiri-la.

A compra da Minolta pela Sony fez com que a hegemonia das câmeras DSLR entre a Nikon e a Cânon ficasse abalada. Primeiro foi o lançamento da a100 (primeira DSLR da Sony) e que com preços muito competitivos abocanhou uma boa parte do mercado de câmeras de entrada.
Agora em 2007 veio o lançamento da a700 que acabou mais uma vez entrando de sola no mercado, agora das semi-profissionais. Causando discussões em todos os fóruns especializados de qual seria a melhor.

Image

As qualidades desta câmera são surpreendentes. Com o sensor CMOS Exmor de 12,24 megapixels e LCD de 3 polegadas com 920 mil pixels. As tecnologias Sony garantem imagem com qualidade impressionante, além de características como o sistema anti-poeira duplo, quick navegation, visor horizontal/vertical que alinha automaticamente a orientação do menu, duplo sistema de armazenamento (compact flash e memory stick pro duo), o avançado processador de imagens BIONZ e SuperSteadyShot (estabilizador de imagem) integrado.

Comparando com a a100 ela vai muito mais longe, a Função Dinamic Range Opitimizer é impressionante, lâmpada dedicada de Auto foco (LED vermelho) é uma excelente melhoria, diversos novos estilos criativos, ISO indo para 3200-6400, arquivos cRAW (RAW compactado), possibilidade de controle da redução de ruídos, Novo "Quick Navi" que é muito intuitivo, Histograma em RGB e muito mais.

Image

Vamos ver agora por partes

Sensor CMOS Exmor

A sony colocou na a700 um sensor CMOS ao invés do CCD da a100 que tem como principal característica ter um duplo sistema de redução de ruídos. O primeiro passo do processo é direto no sensor para depois haver uma redução pelo processador.

Image
imagem www.dpreview.com

Uma primeira impressão sobre este sistema é que se for fotografar em RAW já terá uma grande correção de ruído.

Corpo

Image
imagem www.dpreview.com

A primeira impressão da a700 é que ela tem um corpo muito mais robusto que a a100 além de muito mais bonita. Destaque para o símbolo da alpha do lado direito e do anel prateado e laranja no encaixe da lente.
Na mão ela é extremamente confortável, embora se note o maior peso do corpo (130g a mais). Os comandos são muito bem distribuídos e de fácil utilização.

O corpo não é mais de plástico como a a100 e sim de alumínio e magnésio e ainda tem certa vedação que permite que se possa pegar uma chuva muito leve.

Os controles de modo de exposição agora estão do lado esquerdo e as principais funções do controle esquerdo da a100 estão em botões específicos do lado direito (como ISO e WB), Algumas das opções de DEC (a100) agora vc. deve entrar no menu ou então utilizar as funções diretamente pelo LCD através do botão Fn.

Image

As opções de foco estão na parte dianteira da câmera (4 tipos).

Image

Agora tem dois Dials para os ajustes um na parte dianteira e outro na parte traseira. Muito útil, já que agora vc. pode ajustar a abertura com o Dial traseiro e a velocidade com o Dial dianteiro (isso no modo manual) podendo alterar através do menu essa ordem.

Image

Outra grande inovação é o botão de AF/MF. Quando pressionado libera o foco manual da lente.

O modo de medição de luz passou a ter agora um botão (switch) próprio na parte traseira, sendo muito mais fácil de alterar.

Na parte dianteira da empunhadura agora tem um sensor que serve para ativar junto com a proximidade do olho do viewfinder o ligar e desligar da luz do LCD. Isso ficou muito útil, pois quando a câmera está próxima do corpo ele não é ativado e desativado o tempo todo.

Image

Monitor LCD

Image

O novo monitor LCD de 3” e 922 mil pixels é impressionante, a apreciação das fotos é muito melhor, permitindo uma melhor verificação da qualidade de foco da foto tirada.
Com relação as informações, a grande inovação está em acessar e poder alterar as informações através do botão Fn.

Viewfinder (visor)

Image

A diferença do viewfinder é muito grande, além de ser maior é bem mais claro. Essa vantagem ocorre porque a a700 tem um bom pentaprisma em relação ao pantamirror da a100.
É muito mais agradável de fotografar com esse visor.
Única coisa que poderia ter nas informações seria o ISO, com certeza seria muito útil.
Os onze riscos correspondendo aos pontos de foto não atrapalham e são bem pequenos.

Bateria

A única coisa que notei é que ela dura menos que na a100, por sorte estou com duas.
Uma vantagem da a700 é que nas informações no LCD ela mostra o restante de bateria não somente com barras mais também com percentagem.

Flash interno

Image

É semelhante ao da a100 tendo a a700 como grande vantagem à velocidade de sincronismo agora sendo de 1/250 ou 1/200 com o Super SteadShot ativado contra 1/160 e 1/120 da a100.

Disparos

O som do obturador é muito menor e muito mais agradável que na a100 e com uma velocidade incrível (até 5 fotos por segundo). Se não tirar o dedo rapidamente acaba facilmente batendo mais de uma foto.

Modo de exibição

O modo de exibição tem algumas alterações como:
O zoom podendo ser aumentado ou diminuído através do Dial traseiro;
Tem um modo de exibição em que aparece a foto principal com as próximas fotos em tamanho menor na parte superior.

Menu

Image

O menu tem uma quantidade de configurações surpreendente, podendo mudar quase tudo nela.

A a700 também tem um número maior de Estilos Criativos (Modo cor). Em cada modo básico (Adobe, Standard, Vivid e Neutral) é possível alterar contraste, saturação e nitidez. As alterações podem ser de -3 até +3 enquanto a a100 de -2 até +2.

Super SteadyShot

Não consegui notar muita diferença da a100 para a a700 somente uma pequena melhoria desta grande vantagem da Sony em relação a Nikon e a Canon.

Foco

A a700 tem 11 pontos de foco (9 na a100) e é fantástica a vantagem de velocidade e precisão de foco da a700 (que é considerado um dos melhores AF já produzidos). O ponto central com dois sensores horizontais e dois sensores verticais e mais um de alta precisão para baixas aberturas no centro é muito bom e muito rápido.
Fiz uma série de fotos comparando ambas as máquinas e a resposta em condições idênticas da a700 se mostrou muito superior. Quando o contraste é pouco a a grande maioria das câmeras se enrolam todas no foco, já na a700 é focado com grande velocidade e precisão.
Uma lente que eu gosto de usar para fotografar pássaros é a Sigma 170-500mm, em algumas ciecunstâncias eu ficava irritado com a dificuldade da lente fazer o foco, enquanto que na a700 ela consegue focar sempre.

Image

Características da a700:

• Tipo de Câmera: Câmera Digital SLR (Single Lens Reflex) de Lente Intercambiável.
• Sensor: CMOS Exmor formato APS-C (23,5 x 15,6mm) 12.24 Megapixels (efetivos) com filtro de cor primária RGB e mecanismo de redução de poeira de deslocamento de CMOS.
• Resolução: 12.24 milhões de pixels de resolução efetiva.
• Profundidade de Cor: RGB de 36 bits (conversão A/D de 14 bits).
• Modos de Cor: Padrão, Vívido, Neutro, Adobe RGB, Transparente, Profundo, Luz, Retrato, Paisagem, Pôr-do-Sol, Visão Noturna, Outono, P/B, Sépia.
• Montagem de Lente: Montagem de baioneta Sony tipo A (compatível com montagem de baioneta tipo A Minolta).
• Estabilização Ótica de Imagem: Sim, o sistema Super SteadyShot de Deslocamento de CMOS.
• Visor: anti reflexo LCD Plus de alta resolução e alinha automaticamente a orientação do menu conforme a posição da câmera (horizontal/vertical).
• Foco: Autofoco de detecção de fase TTL com Sensor AF Duplo Cruzado Central de 11 Pontos com Sistema Autofoco Eye-Start e Luz de Iluminação AF, os modos de foco são multiponto, Foco Grande Angular, Foco Spot, Foco Local, Confirmação Visual de Foco.
• Sensibilidade: Auto ISO (200 - 1600), ISO Selecionável (100, 200, 400, 800, 1600), Sensibilidade Expandida (Até ISO 6400).
• Obturador: Obturador de plano focal, controlado eletronicamente, com movimento vertical e velocidade de 30 - 1/8000 de segundo/ modo B.
• Exposição: Medição de exposição multi-padrão com padrão colméia de 40 segmentos (Multi-segmento, Central Ponderada, Spot) e modos de exposição Auto, Programa, Prioridade de Abertura, Prioridade de Obturador, Manual total (com indicador de EV), Compensação de Exposição (±3.0 EV em pontos de 1/3 de EV), Trava de AE, Bracketing AE (0.3 ou 0.7 pontos de EV).
• Modos de Balanço de Branco: Auto, Luz Diurna, Sombra, Nublado, Tungstênio, Fluorescente, Flash, Controle de Temperatura Kelvin (2500 - 9900K com compensação de Magenta/Verde de 19 pontos).
• Modos de Cena: Retrato, Paisagem, Macro, Esportes, Pôr-do-sol, Retrato/Visão Noturna.
• Flash: Integrado. O flash flip-up cobre uma ampla faixa focal, suporta redução de olho vermelho e recursos de flash lento bem como modo flash manual para ajustar a intensidade do flash. Além disso, um sinal de flash sem fio está disponível para sincronismo com flash externo.
• Velocidade Máxima de Sincronismo de Flash: 1/250 de segundo (Steady-Shot desligado) e 1/200 de segundo (Steady-Shot ligado).
• Tempo entre os Disparos: Menos de um segundo.
• Capacidade de Burst: Contínuo Hi/Lo: 5 quadros por seg/3 quadros por seg até o limite de mídia em JPEG (até 8 imagens RAW).
• Temporizador: 10 segundos por 2 segundos.
• Memória Integrada: Não.
• Previsão de Profundidade de Campo: Sim.

Mais pra frente farei uma avaliação da qualidade das imagens e uma conclusão final.

[]`s pra todos.

Editado pela última vez por Danilo Schinke em Ter Jan 08, 2008 9:22 am, num total de 5 vezes

Wilson Galvão
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 12:51 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Danilo Schinke excelente review!
Pelo visto a Sony A700 ainda não tem o menu em português. Correto?

Danilo Schinke
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 8:10 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

twgjr, isso mesmo. Pelo menos a minha que veio dos EUA.

mauro.assis
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 8:11 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Danilo ...

Excelente equipamento , otimo review ... !!!

Um fato a comentar , Alpha A100 e Alpha A700 são dois "grande" equipamentos - cada um na sua "faixa" - comparando ambas assim
, há uma grande diferença .

1 - Alpha 100 , é uma DSLR de entrada , já vi em alguns review em comparação a outras - tipo Canon e Nikon ... pontos positivos para a Alpha 100 , não é atoa que foi o equipamento mais vendido no ano passado , não somente pelo preço , mais a por outros meritos .
Alpha 100 é tão boa de foco com a Nikon , em certas condições o foco não deixa a nada desejar a outras ... o problema maior é LUZ ...!! como já "falava" meu falecido Tio - Luz é tudo ou Nada ... sobre certas condições de Luz voce pode ter excelentes resultados ou no minimo uma foto pra colocada na gaveta da escrivaninha e não ver-la por muito tempo.

2- Meu Tio sempre teve paixão pela Minolta , quando adquiriu a Minolta MAXXUM 7 , até então , eu pensava ter visto a Reflex mais rapida do mundo , quando vi a MAXXUM 9 funcionando , disse - isso sim é camera .... mas - vi que estava errado - são duas cameras com diferenças - cada uma com sua "alma" propria .... sem sombra de duvida a Alpha 700 é outro "baita" equipamento - um "mostro" !!!
Para começar o corpo , otima "pegada" , bem robusta ( na primeira impressão não mostra isso ) , o View é outra "coisa" - limpo , claro ... O AF então ... testei com a minha lente 75-300 f/4.5 - pesada ( em termos de foco ) é muito mais rapida do que a Alpha 100 , quando coloquei a 28-70mm ( Sigma ) não perdir nenhum ponto de foco ... a velocidade é gritante ....

Temos que ver a comparação da Alpha 100 e 200 , duas D-SLR com quase as mesmas caracteristicas , mas com diferenças - além do mais , sensores diferentes , motores de foco com diferenças ... e por ai vai ....

Danilo ... Parabens pela aquisição !!! yeah yeah yeah

Um grande abraço
MAURO .

Danilo Schinke
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 8:25 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

mauro.assis, vc. está completamente certo. a a100 eu simplesmente adoro e no meu ponto de vista é a melhor DSLR de entrada.
Acomparação foi feita com base na a100 porque é o que eu tinha em mãos, sem contar que é interessante saber qual é a vantagem de uma semi-pro para uma de entrada.

[]'s

André Gusmão
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 10:42 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Danilo Schinke,

Ótimo review, parabéns! =D>

Tem três pontos principais que eu destaco nas melhorias:

Dial duplo: não precisa mais ficar segurando o botão
Botão AF/MF: fica mais fácil para alternar o foco entre manual e auto
Medidor de Bateria: mostrando o percentual de carga dá pra ter uma idéia mais exata de quanto ainda vai durar

Um dia quem sabe eu compro uma dessa Mr. Green

peridapituba
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 11:56 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Blz Danilo, show.
E a minha tá chegando tb. Dancing Dancing Dancing
abs. yeah

peridapituba
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 11:57 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mais duas coisas que gostaria que vc falasse e se possível desse os passos:

1-Atualização de firmware.

2-Manual em português p a700.

abs. yeah

Leo Terra
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 12:20 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tem Menu em português sim...
Depende do local onde ela é vendida... Se comprar na importação regular do Brasil (que eu recomendo fortemente) você terá menu em português.

AluiZio
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 3:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Matou à páu, hein bicho!!!!!!

Ademir Bischof
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 5:16 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Danilo Schinke, Otimo Review! É de fazer inveja a muitas revistas.

Muitas vezes a gente usa ISO alto sem necessidade, por descuido ou por ele estar no automático e a câmera joga lá em cima. Se houvesse uma indicação no visor seria bem pratico mesmo.

Realmente é uma bela aquisição.

Sou só amador e nem sou muito exigente. Puro hobby e descontração.
Acho importante registrar a cena, os passeios e coisas assim, sem muitas pretensões.
Na minha maneira de pensar, considerando a relação custo x beneficio, a alfa 100 para ser aposentada, precisa dar pelo menos uns 30 mil clicks e a minha ainda nem chegou a 6 mil.
A não ser que chova dinheiro por aqui... Ainda vou ter que esmerilhar muito a alfa 100. Alias, é pra isso que ela veio.

Abs.

Flávio Pereira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 5:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Show de bola, Danilo. =D>

Parabéns!
Pelo equipamento e pelas explicações (esclarecimentos). yeah

fabio bertini paes
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Jan 09, 2008 12:28 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Agora é esperar a A200, que já entra em fevereiro no mercado, ja temos a venda no Amazon.com para reserva...Muiiiito parecida com a A700, parece até ser a mesma caixa.
abraço

Danilo Schinke
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jan 10, 2008 10:16 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Valeu pessoal, vou tentar concluir ele na próxima semana. Essa a200 está prometendo.

[]'s

silvia regina de almeida
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sáb Jan 12, 2008 1:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns Danilo pelas informações, realmente vc foi bem detalhista.....se eu precisar de algumas informações vou te perguntar ein.......
Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior