DigiForum - Índice do FórumDigiforum - o forum da fotografia digitalPatrocinado por SampaServer - Servidor de Internet do Sampa Foto Clube  
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal   • Galeria de Fotos
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares  • Login
 Sony W90 - Primeira Carga da Bateria Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Novo TópicoResponder Mensagem
Autor Mensagem

fabiano.aguiar
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qui Nov 08, 2007 11:57 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá pessoal, acabei de adquirir uma Sony W90, porém não consegui encontrar informações de como realizar a primeira carga da bateria, sei que esse passo pode comprometer a vida útil e tempo de operação da bateria, por gentileza, alguém que realmente conheça esse assunto poderia me dar uma luz. Agradeço

LuFeiG
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Nov 08, 2007 11:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

baterias de ions de litio, ou polimeros de litio, ao contrario do que muitos pensam, nao precisam e nao devem ter uma carga inicial de 8, 12 ou 24 horas. se o carregador falhar na deteccao de carga cheia e continuar carregando-a, pode simplesmente destruir a preciosa bateria. o que vc pode fazer é, depois do carregador acusar carga cheia, deixar carregando por ainda 1 ou 2 horas. muitos carregadores fazem a 'carga lenta' neste periodo. os que nao fazem, simplesmente interrompem a carga instantaneamente.

nao é necessario descarrega-las completamente antes de recarrega-las, nem mesmo carrega-las completamente, como aconteciam com as baterias de niquel cadmio (NiCad). estas sim precisavam ter uma 'sobrecarga' inicial e serem completamente descarregadas antes de recarregadas para nao sofrer o famoso 'efeito memoria' (resumidamente, queda acentuada de performance, ou 'nao segurar carga').

mesmo as antigas baterias de NiMH (niquel metal hidreto) ja sofriam muito pouco de efeito memoria.

as baterias baseadas em litio NUNCA SOFRERAM, NAO SOFREM E JAMAIS SOFRERAO de efeito memoria.

esta lenda urbana de primeira carga de xx horas para baterias de litio é tao lenda, mas tao lenda, que simplesmente NAO EXISTE nenhuma informacao sobre isso no manual de qualquer equipamento decente que utilize baterias deste tipo.

essa lenda é consequencia da epoca das baterias de niquel cadmio. vendedores, tecnicos desinformados e curiosos em geral é que pensam e propagam a informacao errada sobre o efeito memoria nas baterias de litio.

o maximo que vc pode fazer para aumentar a vida util dela é fazer uma carga completa (esperar o equipamento acusar "bateria vazia" e carrega-la 100%) a cada 5 ou 10 ciclos de recarga, por exemplo. e quando for armazená-la por muito tempo, faça com cerca de 30 ou 40% da carga, se possivel em ambiente frio, cerca de 10 graus celsius. em outras palavras, 'geladeira'. eu escrevi geladeira, nao escrevi freezer nem refrigerador. se vc for do tipo paranoico, coloque num recipiente hermeticamente fechado, do tipo tuppeware, junto com um saquinho de silica-gel. assim a bateria fica num ambiente seco e frio. mais uma vez, frio, e nao congelante.

um bom site para aprender o basico sobre os diversos tipos de baterias e como maximizar o seu uso é o battery university, em ingles.

bom, isso é o basico... espero poder ter ajudado!

abracos, e boas fotos!!!

fabiano.aguiar

MensagemEnviada: Sex Nov 09, 2007 8:10 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Rapaz, queria apenas uma luz e me deste uma aula hehe.. AJUDOU E MUITO, estou bem mais tranquilo agora... farei como vc indicou.. e realmente.. li e re-li o manual da W90 e não tem informação alguma sobre esta primeira carga, apenas que a carga total é de 330 minutos... e parcial 240... vou também dar uma olhada no site indicado... mais uma vez agradeço muito...

LuFeiG
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Nov 10, 2007 12:01 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

fabiano,

eu tenho aprendido muito lendo quase que diariamente o forum... muitas dicas, informacoes interessantes, truques... entao eu fico muito satisfeito em poder contribuir também, mesmo que o assunto nao seja exatamente foto... certo?

abracos!

Uêba
Usuário Novato
Usuário Novato

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2007 8:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns pela explicação! show! Dancing

CrazyVoxman
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Abr 16, 2008 9:57 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bela explicação
Servirá para minha irmã que acaba de comprar uma "Sony H3"