DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 RAW, Histograma e mais nas Canon A6x0, A700/710, S2 e S3 IS!

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder
Autor Mensagem

André F
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qui Mai 03, 2007 11:40 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoal, estava vasculhando a net hoje e achei um negócio muito bacana para as câmeras Canon baseadas no processador DIGIC II: o CHDK.

Já adianto que testei o negócio na minha A630 e funcionou bonito!

Esse post é só uma apresentação resumida do CHDK, vocês devem olhar a página oficial para saber mais: http://scratchpad.wikia.com/wiki/CHDK

Informações gerais

O CHDK é um firmware (software) que você carrega na câmera e que habilita diversas funções, entre elas:

• Salvar imagens no formato RAW
  • Histograma em tempo real (Live histogram)
  • Indicador de carga de bateria
  • Exposure e Focus bracketing
  • Zebra mode (destaca áreas sub- e superexpostas da imagem em tempo real)
  • Informação sobre DoF, distância focal, distância hiperfocal.
  • Programação de scripts para a câmera (em linguagem basic! muito massa isso!!!)

Não vou entrar no mérito de descrever o significado e discutir a utilidade de cada uma destas funcionalidades. Isto fica a critério de cada um Mr. Green

Câmeras suportadas

O CHDK funciona nos seguintes modelos PowerShot da Canon, com as seguintes versões de firmware (Fw) originais:

A610, Fw: 1.00D (with CHDK version for 1.00E), 1.00E, 1.00F
A620, Fw: 1.00F ( 1.00E is not compatible. You must upgrade to 1.00F first )
A630, Fw: 1.00C
A640, Fw: 1.00B
A700, Fw: 1.00B
A710 IS, Fw: 1.00A
S2 IS, Fw: 1.00E, 1.00F, 1.00G, 1.00I (with CHDK version for 1.00G)
S3 IS, Fw: 1.00A

Atenção: para saber a versão do firmware original da sua câmera, siga os passos:

1. Colocar na raiz (pasta inicial) do cartão um arquivo vazio chamado ver.req
2. Ligar a câmera no modo play
3. Apertar os botões "set" + "display" (aperte o "set", segure, aperte o "disp").

Como habilitar

Atenção: Uso por sua conta e risco! Leia a página do programa para ter mais detalhes!! Este é apenas um resumão do procedimento para uso do CHDK.

Atenção 2: : O funcionamento do CHDK não é garantido para Fw`s originais que não sejam das versões acima listadas.

Atenção 3: O CHDK está em desenvolvimento, novas versões estão sendo lançadas. Fique de olho!!

Atenção 4: o CHDK NÃO sobrescreve nem apaga o firmware original da sua câmera!

Bem, chega de avisos e vamos lá...

1. Baixe o firmware CHDK correspondente ao modelo de sua câmera:
    http://grandag.nm.ru/hdk/

2. Descompacte o arquivo .zip baixado. Você terá dois novos arquivos: PS.FIR e DISKBOOT.BIN. Copie-os para a pasta raiz do seu cartão de memória. (ps: eu usei um leitor de cartão de memória)

3. Ligue sua câmera no modo Play (chavinha para a esquerda).

4. Aperte o botão Menu e selecione a opção "Firm Update", e confirme.

A câmera deve reiniciar e piscar o botãozinho de Print (led Azul). Se a câmera travar e nada acontecer, basta retirar as pilhas para voltar ao estado normal.

Como configurar

Uma vez carregado o firmware CHDK, você precisa habilitar as funções que deseja. Isto é feito acessando o menu do CHDK:

- Na S3 IS: pressione o botão Shortcut
- Nas outras: pressione o botão da impressora (direct print)

Aparecerá um indicador <ALT> na parte inferior da tela LCD.

Agora, basta apertar o botão [menu] e navegar nas opções disponíveis (a interface é bem intuitiva).

Telas!

Estão curiosos, né??? Aqui vão umas telas demonstrando o funcionamento do CHDK!

Mensagem de inicialização

Image

Aparência do display

Image

Menu

Image

Histogramas (todos os possíveis!)

Image

Zebra mode + live histograma em funcionamento:
http://images.wikia.com/scratchpad/images/1/14/Zebra_diagonal.gif

Script de Bracketing em funcionamento

Image

Frescurinha: um calendário!

Image

Mais uma: joguinho sokoban!

Image

Utilidade: leitor de textos

Image

É isso, galera! Quem mais tiver afim de testar, manda ver e poste as opiniões aqui!

Abraços! yeah

Editado pela última vez por André F em Sáb Jul 28, 2007 10:15 am, num total de 7 vezes

sapp
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2007 7:17 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hummm, excelente tópico. Mas tive um probleminha, como passar esses arquivos para minha câmera? Eu não tenho leitor de cartão. Tentei passar através dela ligada e não aceita copiar/colar. Tentei arrastar os arquivos para o ícone da câmera e nada.

E agora? Só funcionará com o leitor de cartão mesmo?!

Abraços.

Malino
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas25

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2007 7:31 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

André F, noooossa! Já fiz a minha A610 fotografar em RAW, mas esse hack ai é bem mais avançado! Acho que vou testar depois (assim que a namorada deixar eu pegar na câmera hehehehe. Depois que comprei a superzoom ela se apoderou da pequena.

Mas me fale uma coisa. Como é o RAW dela? Dá pra visualizar a foto RAW ou ela fica com um sinal de interrogação no visor? Qual é o formato RAW em que ela salva? No hack que uso é um .jpg com um nome diferente do jpg antes. Tem que zerar o contatdor também?

Valeu por compartilhar esse hack, que é muito interessante. Histograma live é bem interessante. Agora só falta mesmo algum hack fornecer algum fotômetro pra termos o total controle no pré-foto.

[]'s

carlosolimpio´s

Nikon D90| Nikkor 18-105VR| Nikkor 105mm 2.8D Micro| Nikkor 135mm 2.8 Ai-S | Sigma 18-250 OS| Sigma 18-50 2.8 Macro|
A6000 | SEL1650 | Nex F3| SEL1855| SEL1618 | VCL-ECF1 | Mamiya/Sekor 2/50| Minolta Rokkor 1.4/50 | Super Takumar 2.8/105 | Vivitar 2.8/28 | Jupiter 8 2/50 | HELIOS 44M-6 2/58

André F
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2007 8:32 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

sapp escreveu:
Hummm, excelente tópico. Mas tive um probleminha, como passar esses arquivos para minha câmera? Eu não tenho leitor de cartão. Tentei passar através dela ligada e não aceita copiar/colar. Tentei arrastar os arquivos para o ícone da câmera e nada.

E agora? Só funcionará com o leitor de cartão mesmo?!

Abraços.

Olá, sapp!

Realmente não aceita pelo copiar/colar pelo Windows Explorer. O jeito é arrumar um leitor de cartão mesmo ou então procurar outro software que faça uploads para a câmera.

Para quem tem A610, existe um software que faz o upload e dispensa o leitor de cartão: http://www.digicanon.narod.ru/files/PS_Upload.zip

Obs: Não testei esse programa... tb não sei se funciona para outros modelos.

yeah

mvortex
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2007 8:32 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Não vejo a hora de turbinar minha A630 com este firmware!!
Faz tempo que queria experimentar RAW.

André F
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2007 8:49 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Malino escreveu:
Mas me fale uma coisa. Como é o RAW dela? Dá pra visualizar a foto RAW ou ela fica com um sinal de interrogação no visor? Qual é o formato RAW em que ela salva? No hack que uso é um .jpg com um nome diferente do jpg antes. Tem que zerar o contatdor também?

Fala, Malino!

Então, ainda não baixei os RAW para o PC para ver como fica, verei isso ainda hoje.

Na câmera pelo que percebi só é possível visualizar os JPEG, as RAW nem aparecem no modo Play. Porém o CHDK oferece um navegador de arquivos onde você consegue andar pelas pastas do cartão de memória e listar/apagar os RAW salvos.

As imagens RAW ficam com extensão .CRW, não sei dizer qual formato é este.

Quanto ao contador, ele não é zerado. A câmera salva a imagem RAW e a JPEG com a mesma numeração, mudando apenas a extensão.

Flw!

Luciano Souza
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2007 9:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Rapaz, se isso funcionar mesmo na CAM vai ganhar o Oscar dos updates!! Depois testo! =D> =D> =D>

Editado pela última vez por Luciano Souza em Sex Mai 04, 2007 9:20 am, num total de 2 vezes

André F
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2007 9:11 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Luciano Souza escreveu:
Rapaz, se isso funcionar mesmo na CAM vai ganhar o Oscar dos updates!! Depois testo! =D> =D> =D>

Na minha A630 funcionou certinho!!! Vamos ver nas outras cams! Dancing

Ari Rios
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2007 9:17 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

André F, show de bola esse up!

Vc fez na sua e tá funcionando legal?!

[]s

mvortex
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2007 10:47 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu vi um ISO 50 nas fotos.
Será que este hack também oferece isso na A630 ??
André, diga aí..

André F
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2007 10:58 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

mvortex escreveu:
Eu vi um ISO 50 nas fotos.
Será que este hack também oferece isso na A630 ??
André, diga aí..

Esse é o menu da A610, que tem o ISO 50.... mas infelizmente esse firmware não consegue colocar ISO 50 na A630 tb Anxious

Mas uma coisinha que talvez role é aumentar o limite de tempo de exposição dos atuais 15 segundos para 30... vamos ver se dá certo e isso vem nas próximas versões!

yeah

André F
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2007 11:04 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Galera, no site oficial tem um comentário sobre o formato RAW da A630 e A640 ser muito novo e nem todos os programas suportarem.

Para conversão RAW -> Tiff, testei o DNG For PowerShot , para Windows e Linux (via Wine), e funcionou. Fica aí a recomendação:
http://www.zshare.net/download/dng4ps_1-1-4d-setup-exe.html

Aí usei o GIMP para editar o arquivo convertido.

Ainda estou procurando um software para linux que converta. Os mais conhecidos (dcraw, crw, ufraw) não funcionaram RollEyes

evandrocaldeira
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2007 1:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Perguntas galera....

1. Se eu fizer o update do firmware e dar pau! Tem como reverter para o firmware anterior?
2. Os menus originais desaparecem e soh ficam esses do novo firmware?
3. Alguém já tirou fotos em RAW e as manipulou no PhotosShop ou Gimp? A imagem gerada é boa mesmo ou é soh um jpeg grande?

Ah para terminar... Malino vc usou o que para fotograr RAW na sua?

André F
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2007 1:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

evandrocaldeira escreveu:
1. Se eu fizer o update do firmware e dar pau! Tem como reverter para o firmware anterior?

O CHDK não sobrescreve e nem apaga o firmware original da câmera. Se algo der errado na carga do CHDK, basta você desligar / tirar as pilhas da cam.

Também vale dizer que ele não é uma alteração permanente do firmware original. Desligando a câmera, o CHDK é descarregado e na próxima vez que for ligá-la, terá de fazer o processo novamente caso deseje usar o CHDK.

2. Os menus originais desaparecem e soh ficam esses do novo firmware?

Ficam os dois. Os menus do firmware você acessa enquanto coloca a câmera no modo <ALT> (veja "Como configurar" no tópico inicial) que é específico para isto. Só uma observação: no modo <ALT>, não é possível tirar fotos / operar a câmera.

Saindo do modo <ALT> a câmera retorna aos menus padrão e você pode tirar fotos.

3. Alguém já tirou fotos em RAW e as manipulou no PhotosShop ou Gimp? A imagem gerada é boa mesmo ou é soh um jpeg grande?

Eu já... a imagem é totalmente "crua", você tem que alterar cada detalhe para deixá-la do jeito que quer. Não é um "JPEG grande"; o formato RAW é muito diferente disto. Veja em http://en.wikipedia.org/wiki/RAW_image_format

Ah para terminar... Malino vc usou o que para fotograr RAW na sua?

Bem, esta é para o Malino, mas eu posso responder tb Mr. Green

Ele provavelmente usou o Raw Enabler: http://digicanon.narod.ru/

Flw cara yeah

KaoS
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2007 1:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Alguem ai já testou isso na S3 ?????? Gostaria de poder salvar em RAW... acho que os outros recursos não são necessarios... mas salvar em RAW seria muito interessante...

Mas como comprei a minha a pouco tempo... vou esperar alguem testar primeiro Wink

Espero um retorno...

Abraço a todos!!!!!
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem