DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Review pessoal da minha Sony Alpha 100

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder
Autor Mensagem

André Gusmão
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Dom Jan 07, 2007 7:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoal,

Depois de alguma espera finalmente posso descrever aqui as minha impressões sobre a câmera DSLR Sony Alpha 100 que adquiri há uma semana.
Não vou me alongar muito, vou apenas expor os pontos fortes e fracos que percebi no intenso uso que fiz dela nesse final de semana.

Pontos fortes:
Nem muito pequena, nem muito grande: Achei o tamanho dela ideal, não é nenhuma mostrenga mas também não chega a ser pequena como uma compacta nem mesmo como uma super-zoom. Tem boa ergonomia, fácil de pegar e firme.
Peso ideal: Como já havia comentando antes, o peso dela é ideal, sem ser muito pesada que cause cansaço e nem leve demais que não dê firmeza.
Rápida no gatilho: Foca e dispara muito rápido, sem flash e com bastante iluminação (como de dia) dá pra fazer sequências rápidas de fotos no modo continuous. Ainda não testei com flash externo rápido pois ainda não tenho mas com o flash embutido fica bem lenta.
Ótimo LCD: Bem organizado e com cores bem vivas, as opções de menu e leitura de status no LCD de 2,5 pol. é excelente. Fácil leitura e visualização das fotos.
Botões bem distribuídos: Cada botão está posicionado no lugar certo pra cada ação que se deseja tomar, como por exemplo, no lado direito o dial de regulagem de exposição ou velocidade está logo abaixo do shutter e logo acima tem o botão de tipo de disparo. À altura do polegar ficam os botões de AEL Slow Sync e AV +/-. Já no lado esquerdo ficam de baixo pra cima, visualizar, apagar, liga/desliga LCD e tipo de visualização de status e menu. Tudo bem prático e funcional.
Eye-Start View Finder: Recurso bem interessante que possibilita desligar o LCD assim que aproxima o olho do view finder.
Luz de pré-foco no próprio flash: Achei interessante também esse recurso no qual é disparado uma pequena gama de flash em ambientes escuros para que a máquina possa focalizar corretamente.
Diversidade de uso de lentes: Pode-se usar praticamente todas as lentes Minolta nessa câmera.
Redutor de olhos vermelhos: Nunca cheguei a testar de outras DSLRs mas dessa máquina funciona de verdade.
Macro com a lente do kit: Fiquei impressionado com a capacidade de macro dessa lente 18-70mm que vem junto com a máquina. Postei até umas fotos que fiz para que vocês vejam. Tudo foi feito somente com a lente do kit, sem nenhuma adição de filtro:

Macro de planta

Image

Macro de mosca sem crop

Image

Macro de mosca com crop

Image

Macro de flor

Image

Macro de ziper

Image

Macro de celular

Image

Duração da bateria: Desde a primeira carga, usei a câmera mesmo ainda sem cartão de memória mas tirando fotos ininterruptamente durante uma semana e na grande maioria das vezes com flash pois era fotos noturnas. A bateria durou exatamente uma semana. Pelas minhas contas tirei aproximadamente 300 fotos com uma só carga de bateria.
Fotos de boa qualidade mesmo em ISO alto: Fiz testes com ISO 800 e 1600 e não percebi ruido alto como dizem por aí. Em algumas situações o ISO 800 se sai melhor que o 1600 e que o 400 inclusive.
Estabilizador de Imagem: o Super Steady Shot realmente funciona, não tive problemas de fotos tremidas com esse recurso ativado.
Informações no LCD acompanham movimento da máquina: Quando se está apresentando informações de status no LCD e você gira ela a 90 graus as informações no LCD também são rotacionadas para melhor leitura.

Pontos fracos:
Flash insuficiente: Como na maioria das DSLR, o flash embutido não é suficiente para diversas ocasiões como ambientes muito grandes com pouca iluminação.
Preço de alguns acessórios: Achei no mercado alguns acessórios meio caros como por exemplo flash. Pode ser que procurando por ai encontre melhores preços mas pelo que vi o preço está um pouco acima, principalmente se for da marca Sony.
Lente um pouco escura para acima de 50mm: Se aumentar para 50 a 70 mm escurece um pouco, porém nada que um leve ajuste no EV não resolva.
Viewfinder poderia ser um pouquinho mais pra esquerda: Na posição que se encontra o view finder (que é o mesmo da maioria das DSLRs), pra quem é narigudo como eu, hehehe, se torna um certo problema, pois como ela tem um LCD grande, sempre se esbarra o nariz manchando o LCD. Sendo assim tenho que manter o olho um pouco afastado. Para esses casos a solução é um prolongador ocular no VF, que pode ser encontrado em lojas de equipamentos fotográficos.

Bom, acho que é isso... se for encontrando mais outras coisas, vou adicionando aqui... espero que gostem e estejam à vontade pra perguntar e comentar

yeah

Editado pela última vez por André Gusmão em Sáb Jan 27, 2007 4:57 pm, num total de 2 vezes

fleury
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jan 07, 2007 10:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

André Gusmão, valew pelo review!! Sempre é legal quando alguém dedica tempo a relatar essas experiências Smile

Só dois comentários, os flashes internos são realmente mais fracos mas dá pra fazer bastante coisa com eles com algumas dicas que vi aqui mesmo no fórum, por exemplo, deixando eles para segunda cortina, aumentando ISO, diminuindo a velocidade pra valores da ordem de 1/15, 1/10. Mas com certeza é bom eles estarem "ali" o tempo todo Wink

Só não entendi a questão de como o ajuste EV ajuda no problema da lente ser escura. Qual é a sacada?

Citação:
Se aumentar para 50 a 70 mm escurece um pouco, porém nada que um leve ajuste no EV não resolva.

Abraços!!

André Gusmão
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Dom Jan 07, 2007 10:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Aumentando o EV vc aumenta a quantidade de luz captada pelo sensor, compensando um pouco o escurecimento da imagem. As vezes eu faço isso e dá certo.

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Qua Jan 10, 2007 9:53 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

André, "escurecimento da imagem" é um termo que pode ser usado mas fica melhor explicando que a lente tem abertura menor no modo tele do que em grande angular.

O macro dela é bom, gostei. Mas gostaria de ver fotos sem macro, retratos e paisagens para ter uma idéia melhor dessa lente.

E como sugestão, poderia postar umas fotos feitas com ISOs maiores, é importante saber onde a câmera consegue chegar nesses ítens.

Abração yeah

André Gusmão
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qua Jan 10, 2007 11:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Beleza Celso,

Vou postar umas fotos com ISO 800 e 1600 e outras tambem. yeah

Fábio Garcia
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qua Jan 10, 2007 4:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

André Gusmão escreveu:
Aumentando o EV vc aumenta a quantidade de luz captada pelo sensor, compensando um pouco o escurecimento da imagem. As vezes eu faço isso e dá certo.

Não é bem assim que funciona o ajuste de "EV".

0 EV é a fotometria considerada ideal pela câmera. + 1 EV, por exemplo, vai expor 1 ponto mais clara.

Exemplo:
Fotometria "ideal": 1/60s - F5/.6 - ISO400
Se jogar +1 EV, há as seguintes possibilidades: 1/30s - F/5.6 - ISO400, ou 1/60s - F/4 - ISO400, ou 1/60s - F/5.6 - ISO800. Ou ainda, uma combinação dessas.
Só há três variáveis possíveis: Tempo de exposição, abertura do diafragma e ISO. O ajuste de EV obrigatoriamente vai modificar uma das três.

Quando você joga de 50 pra 70mm, e a lente "escurece", não é necessário fazer qualquer tipo de ajuste de EV, pois a câmera vai compensar usando um tempo de exposição mais longo e/ou ISO mais alto.

Por fim, não existe qualquer tipo de compensação pelo fato de a lente ser escura. Ou usa um tempo de exposição mais longo, ou usa ISO mais alto, não existe milagre. Bem, não existe milagre, mas existe o estabilizador de imagem, que ajuda muito para assuntos estáticos ou quando se fotografa com teles Smile

A A100 é um ótima câmera, pois é praticamente igual à excelente Minolta 5D. Se tivesse 6MP, seria quase perfeita.

André Gusmão
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qua Jan 10, 2007 4:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Citação:

A A100 é um ótima câmera, pois é praticamente igual à excelente Minolta 5D. Se tivesse 6MP, seria quase perfeita.

Não entedi, quer dizer que ter 10.6 MP é imperfeição? Think

Mr. Ivan
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Jan 10, 2007 9:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

André Gusmão escreveu:
Citação:

Não entedi, quer dizer que ter 10.6 MP é imperfeição? Think

É que o sensor de 10mp da Alpha é o mesmo da Nikon D200... isso quer dizer... muito ruidoso em altos ISOs, bem mais ruidoso q o sensor de 6mp da 5D

André Gusmão
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qua Jan 10, 2007 10:17 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ahh sim, pode ser..
Eu não vi ainda fotos tiradas em ISO alto em 6MP mas fiz uns testes em ISO 1600 a longa exposição realmente fico ruidoso, porém em exposição curta nem se percebe ruido.

Mr. Ivan
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Jan 10, 2007 11:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

André Gusmão escreveu:
Ahh sim, pode ser..
Eu não vi ainda fotos tiradas em ISO alto em 6MP mas fiz uns testes em ISO 1600 a longa exposição realmente fico ruidoso, porém em exposição curta nem se percebe ruido.

Ai ja depende da exigencia de cada um...tem pessoas que tem a D200 e juram que não se importam com o ruido...

Eu acho a minha 5D relativamente ruidosa, um pouco mais que a XT e a 20D... mas ainda da pra usar...mas os samples que eu vi da Alpha, eu não gostei... é a UNICA coisa q não gostei na Alpha...
mas se vc pudesse mostrar uns samples em ISO1600 seria ótimo!

Dynax 5D, 135mm com velocidade de 1/13s com Anti-shake, ISO1600

Ta certo que a imagem com poucas areas de sombra ajudou um pouco...hehe

http://www.leefoto.net/stuff/Aline.jpg

Citação:
Post editado pela moderação.

As tags para exibição direta da sua imagem foram removidas pois suas dimensões estão acima do limite de 640x480px permitido no Digifórum.

Regra número 13:

Citação:
13) As imagens postadas no fórum, deverão ter no máximo os tamanhos especificados abaixo:
- 640x480 px para fotos na horizontal
- 480x640 px para fotos na vertical
- O tamanho máximo do arquivo digital permitido é de 250kb

Recomendo a leitura das Regras Digiforum para evitar esse tipo de problema.

Importante

Citação:
Postando fotos fora do padrão permitido no forum novamente,o usuário será advertido no tópico e por MP.Uma terceira infração acarretará envio de conduta a administração
para que as devidas providências sejam tomadas.

Sinta-se à vontade para editar esse post e retirar esse texto caso queira colocar a imagem dentro do tamanho permitido.

Obrigado.

Pablo Albino
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jan 17, 2007 1:36 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

André Gusmão,

poste fotos em ISO 800 e 1600 feitas em RAW e jpeg! Use exatamente o mesmo motivo, configurações é iluminação.

Que o o processamento interno da a-100 é ruim, ficou bem claro; mas, gostaria de ver samples dela feito em RAW e posteriormente convertidos p/ jpeg.

[ ]

André Gusmão
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qua Jan 17, 2007 8:13 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vou fazer uns testes em RAW, RAW+ e depois convertê-los pra JPEG e posto aqui, só preciso arrumar um tempinho pra isso, hehehehe... yeah

Ari Rios
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Jan 19, 2007 4:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Opa, segue aí um compartaivo publicado na Fotografe Melhor nº 124 ( mês de janeiro ), da página 72 a 88 ente Rebel Xti 400D e Sony Alpha 100, scanei e publico aqui para os interessados!
abraços
Citação:

Editado pela administração.
Fotografe melhor é uma revista de entidade privada comercial e particular, com direitos protegidos pela ley de copyright.

[]s

Editado pela última vez por Ari Rios em Sáb Jan 20, 2007 8:22 am, num total de 1 vez

Theobarbosa
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Jan 20, 2007 1:29 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Valeu cara, mas a página 10 está com problema... poderia verificar o link?

Theobarbosa
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Jan 20, 2007 2:25 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom, li o review todo... E ainda não me convenci do contrário: Ainda vou na A100.

Qualquer comparação de produtos deve ser levado em conta o custo/benefício do mesmo, e sempre vejo nos reviews um certo "empate técnico" ou uma leve diferença caíndo pra um lado ou pra outro (dependendo da preferência do editor). Tanto pra o baixo ruído da canon, ou pelo estabilizador da sony, ou pela qualidade de construção da nikon, etc...

http://www.youtube.com/watch?v=Nx9tIpAd_NM
http://www.cameralabs.com/features/10Megapixel_DSLR_test/page6.shtml

Mas o que vejo nos reviews da vida é que tanto a qualidade quanto o PREÇO das cameras analisadas são os mesmos, tanto lá fora quanto na revista Fotografe melhor (R$3650,00), e no mercado, não é o que eu encontro.

Procurando em lojas (internet) achei a A100 em torno de 2400 (com nota fiscal) enquanto a XTi sai em torno de 3200.

Então, o que nos EUA seria considerado empate técnico, aqui no brasil se vê a enorme vantagem da A100 nesse aspecto. O preço notadamente mais baixo que seus rivais.... Bem mais baixo.

Talvez dê uma despencada nos preços das canon 400d e nikon D80, mas acho difícil chegar ao preço que vemos da sony por aí (na sta efigênia se acha por 2000, à vista)

Bom, devo pegar a minha esse mês... Alguém está nessa dúvida também?

Abraços.
Theo.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem