DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Photoshop - Usar ou Não?!

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

cavasotti
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jul 27, 2004 8:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

bom, pegando o embalo de mais um campeonato, e como de costume algumas discoes sobre usar ou nao o photoshop.. e com a dica do Hyper de criar o topico.. ta criado.. postem ai suas opnioes...

ai vai a minha:
sou totalmente a favor de usar para controle de nitidez (brilho, contraste, saturacao etc..) acho que isso so ajuda na melhor qualidade de imagens, principalmente pra camera inferiores... sou contra montagens e efeitos.. pois ai muda mt e sai do espirito do campeonato...
com relacao ao que o hyper falou de conhecimento, que nao seria justo ou coisa parecida, pois uns sabem usar outros nao o photoshop...
vejo isso como a diferencas entre cameras... uma coisa bem simples e que faz uma diferenca mt grande com o resultado final, é o tempo de exposicao, uma foto noturna por exemplo... e ai? como eu faco? minha camera nao tem mais de 2s de exposicao, e ainda é ela que escolhe se vai usar esse tempo ou nao.. ela é toda automatica.. a maioria dos usuarios tem cameras com ajustes manuais, isso nao é proibido.. obvio que nao.. cada um com a sua camera e que venca a melhor foto! nao é assim? so que conhecimento se adquire e nao custa nada, algumas horas na frente do computador e um leigo aprende a ajustar levels, brilho, contraste entre outros.. ja uma camera nova...... $$$
era isso.. espero que todos postem suas opnioes, na paz, sem grandes discucoes.. e sem baixar o nivel.. pois estamos tudo entre "amigos" aqui.. era isso gente.. abraco a todos..

Caetano Vidal

Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Ter Jul 27, 2004 9:16 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Também sou a favor do Uso de PS para ajustar, pra não ficar tudo solto aqui eu vou colocar o que eu ja postei la no tópico do campeonato

Caetano escreveu:
joao_neto_pb escreveu:
É nada, tem gente que ve logo se uma foto é original ou não. Mr. Green

É impossível sim, uma foto não é menos original porque foi processada no photoshop.
A fotografia digital tem como parte do processo o tratamento por software, as cameras podem fazer esse tratamento internamente com seu processador e seu software.
Acontece que esse tratamento interno de cada câmera esta suscetível a erros já que a inteligência artificial não é perfeita e não tem como adivinhar o que o fotografo quer.

Sabendo disso alguns fotógrafos (principalmente profissionais) preferem não deixar esse tratamento por encargo da câmera e fazer com as próprias mão pelo photoshop(ou similar) para obter o resultado desejado.
E na minha opnião de maneira alguma uma foto é menos original porque foi manipulado no photoshop.

Eu inclusive já fiz um tópico no fórum do ricciardi para saber as opiniões de fotógrafos profissionais e comparadas com as opiniões de nos amadores/amadores avançados aqui do digiforum.
La no ricciard foi unanimidade até agora

Se quiserem dar uma olhada
http://www.ricciardi.eng.br/Forums/ShowPost.aspx?PostID=1086

universalizar o conhcimento como o Hyper disse é impossivel, mas vou tentar ajudar fazendo alguns tutorias, pelo menos todos vão ter a posibilidade de aprender

Sharpen, contraste, brilho, saturação... precisa de mais algum?

Leandro
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jul 27, 2004 9:19 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ae Caetano... estou esperando ansiosamente seus tutoriais... yeah

Fernando Alves
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Ter Jul 27, 2004 9:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vou dizer a mesma coisa que disse pro cavasotti por MP, esse termo "universalizar" é apenas uma figura de linguagem, modo de falar, a idéia que eu quis passar é a de todos poderem utilizar as mesmas ferramentas, só isso! Wink

Fly Angler
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 27, 2004 9:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Esse tema é polêmico hein... mas vamos lá.

Eu acho que o PS é válido, eu mesmo uso sempre. Só que acho que existem limites aonde o PS passa a substituir o talento do fotógrafo.

Muita gente fala que pode usar PS à vontade pra mudar a tonalidade, cores, profundidade de campo, etc, já que vc pode fazer tudo isso na camera tb, basta colocar um filtro, selecionar a profundidade de campo certa, etc. O resultado é o mesmo.

Até concordo que o resultado é o mesmo, mas existe uma grande diferença em vc reconhecer a necessidade de fazer as mudanças necessárias quando está lá fora fotografando do que calmamente sentado na sua casa em frente o computador. Aprender a mecher no PS qualquer um aprende, existem até actions prontas pra donwload que o cara não precisa fazer nada. Agora aprender a dominar a camera, reconhecer quando usar um filtro polarizado, um gradual ND, uma profundidade de campo pequena, um posicionamento que dê o melhor ângulo, etc., isso já é bem mais difícil. E isso é fotografia, PS é informática.

Uma coisa que eu acho um absurdo são aquelas montagens de duas exposições diferentes usando o PS, por exemplo em uma paisagem quando o contraste entre o terreno e o céu é muito forte e não é possível pegar na máquina. Vc pode usar um filtro gradual ND pra isso, ou um fill flash (caso o objeto esteja próximo), ou esperar uma hora com uma luz mais adequada ... se nenhumas das opções forem possíveis, fazer o que... a fotografia tem seus limites tb. Agora fazer uma montagem no PS e que nem ir pescar e aumentar o tamanho do peixe com o PS... RollEyes

Eu particularmente costumo usar o PS mais pra redimensionar (obvio), cortar, um unsharp mask de leve (principalmente quando se redimensiona a foto, pois ela perde um pouco de foco) e talvez um leve ajuste nas curvas e levels. Ou então pra passar pra P&B por mistura de canais e tal. Mais que isso só uso mesmo em ocasiões especiais, quando a foto em si não é o principal item e sim o conjunto promocional ou se vc quiser algum tipo de efeito e tal....

Em campeonatos sem dúvida deve haver limites.

Caetano Vidal

Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Ter Jul 27, 2004 10:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoal, eu tenho me empenhado em ajudar o forum

Isso tudo foi uma tentativa de melhorar, mas nao gostei da meneira que fui respondido pela admnistração(Independence) que não se preocupou em nenhum momento tentar entender o que eu disse.

Leandro, se tiver ICQ me procura MP que terei o maior prazer em te explicar

cavasotti
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jul 27, 2004 10:20 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hyper escreveu:
Vou dizer a mesma coisa que disse pro cavasotti por MP, esse termo "universalizar" é apenas uma figura de linguagem, modo de falar, a idéia que eu quis passar é a de todos poderem utilizar as mesmas ferramentas, só isso! Wink

eu entendi Hyper, por isso dei o exemplo das makinas.. é impossivel isso.. como é impossivel todos possuirem a mesma makina, os mesmos recursos.. uns tem makinas melhores outros piores, um tem conhecimentos sobre uma certa coisa outros tem por outras.. e assim vai.. do mesmo jeito que eu aprendi mexer no photoshop sozinho, porque todos nao podem aprender? eu nao sou diferente de ninguem aqui.. foi oq eu disse antes.. em 1 horinha na internet vc aprende o basico e depois vai praticando.. ja camera nova.. entende?! nunca sera possivel igualdade de conhecimentos nem financeira... Wink

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Ter Jul 27, 2004 10:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Cavassoti, esse tópico é pra discutir Photoshop "em campeonatos" ou é pra "discussão generalizada sobre PS" ?
Seria bom estipularmos isso pra galera não ficar com dúvidas.

Qualquer coisa editamos o título ok Wink

Caetano, a sua ajuda é grande sim, reconheço perfeitamente e não tenho receio nenhum em dizer que vários posts seus são de grande valia para melhorar os conhecimentos dos usuários. Eu mesmo me beneficiei de alguns.

Antes de mais nada...
Citação:

Aos que se sentiram lesados pelo meu post no campeonato.
Eu apenas fiquei triste com 4 páginas sem fotos e só discussões sobre software... Como admin, não é fácil editar, mexer, criar... mas isso não importa.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, como criticar é fácil vou criticar o PS um pouco, afinal uso ele diariamente. E por usá-lo diariamente eu o acho uma maravilha.

Shocked

Espantados ? Eu acho o photoshop uma maravilha.
Outro dia precisei colocar uma cidade no meio dum deserto. Usei ele, quem não usaria ?
Teve algumas fotos que tirei que precisaram de melhorias em cores e brilho pra terminar um trabalho, claro que usei PS, nada mais prático oras.
Algumas fotos de minha família também retoquei com o PS pra ficarem mais vivas e tirar alguns errinhos.

O que quero dizer com isso ? Que não há limites pro PS, não há mesmo e tenho que concordar com quem disse que é impossível identificar uma foto retocada com PS. É impossível mesmo.
Mas não apenas retocada, se o sol não estive bonito eu posso deixá-lo bonito, se o mar estiver opaco eu posso deixá-lo azulzinho, se os cabelos da menina voaram no rosto dela eu posso tirá-los e etc...

É minha opinião, ninguém é obrigado a concordar e mesmo que eu seja o único a falar isso vou continuar afirmando.

Photoshop tira a graça da foto.

Recomendo o uso profissional, isso sim. Pra lazer e pra participar de campeonatos ou concursos não recomendo não, sou contra.

Em tempo, tem um tópico do PS que abandonei a algum tempo involutariamente, se alguém o achar conte minhas dicas lá ok. Talvez eu volte a postar lá em breve, é uma questão de maior tempo livre mesmo.

[]s a todos.

Fernando Alves
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Ter Jul 27, 2004 10:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Concordo que igualdade nunca será atingida, mas a idéia é spo ensinar a dar os primeiros passoa, não à andar de moto! sacou? Mr. Green

Fernando Alves
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Ter Jul 27, 2004 11:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É por isso que vcs, users, tem que discutir isso exaustivamente aqui nesse tópico, façam pesquisa, enquente ou seja mais lá o que for, é como eu e o idependence combinamos, não haverá mais nenhum campeonato enquanto esse assusto não for perfeitamente definido, não queremos mais a mesma confusão desse V campeonato, por isso aproveitem, discutam, falem, reclamem, mostrem suas idéias, seus pontos de vista, mas aproveitem agora, esse é momento!

Heckler
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Ter Jul 27, 2004 11:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu peço desculpas aos usuários (e especialmente ao independence) porque fui eu que comecei com essa discussão de usar PS ou não. Acreditem, não era minha intenção bagunçar o tópico, eu queria apenas tirar essa dúvida sobre como a comissão faz para saber se uma foto teve a mão do PS ou não (o que nao consta nas regras), e acabamos levando o tópico para outros rumos. Shocked

Caetano Vidal

Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Ter Jul 27, 2004 11:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Acho que só tem 2 meneiras de resolver isso, alguém fazer um tópico limpo com as idéias de cada um dos lados com uma enquete, ou então fazer um campeonato teste

Eu prefiro a segunda opção

Ja falei tudo que eu acho a respeito disso

PurI
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 12:19 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Minha opinião sobre o tema:

Sem PS nos campeonatos. Duelos se os dois concordarem, não tem problema algum.

Concordo com o Independence que disse que profissionalmente até é válidos em algumas situações. Mas qual o princípio do campeonato? Antes de começarem a falar sobre PS e talz, lembrem disto.

Os campeonatos no DigiFórum foram criados para de uma forma descontraiada o pessoal colocar a sua melhor foto sobre este tema e deste modo aprender em cima dos erros e aprender com os acertos das outras pessoas.

Participem de qualquer campeonato oficial. Você se empenha a fazer uma foto excelente. Passa horas em busca da "foto perfeita", às vezes podem ser vários dias, procurando algo que dê esta foto.

Você consegue aquela foto que você acha ser a sua foto perfeita para o campeonato. Envia sua foto, aguarda 3 meses para sair o resultado final. Não vê as outras fotos e no dia que sai o resultado descobre que sua foto não foi a campeã, e fica ali pensando sobre o que errou. Você olha a foto campeã, e é uma foto feita com uma Xingling de 0,05 MP, que foi trabalhada toda no PS, aonde o cara mudou o céu, retirou sujeiras, limpou o rosto de todo mundo, adicionou estrelas e luzes...
Eu ficaria muito triste ao ver a minha foto perder para uma foto destas.

Acho que o campeonato do DigiFórum é justamente para não acontecer isto. O que é, ou deveria, ser valorizado é a visão do fotógrafo. O que o fotógrafo realmente quis captar com aquela foto, fazer a foto ter uma essência e conseguir isto é difícil. O importante para mim é a mente do fotógrafo, que quis fazer aquela foto e não os filtros e correções que ele fez em algum software para tentar dar alguma pós essência para a foto.

Creio que poucos de vocês já tiveram a chance de ter que registrar serviços em filme, onde não se pode ver a foto na hora e tentar ao máximo chegar ao melhor da foto naquele momento. É assim que eu uso a minha digital. Penso no agora e não no depois.

Meio longo, mas de certa forma um desabafo. Wink

King of Moria
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 12:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

num quero brigar com ninguém, mas sou completamente contra essa história de usar PS por isso nem postei no outro tópico para não causar mais briga....quem tem que planejar a luminosidade e talz é o fotografo e não depois no PS....caso queiram realmente fazer com Ps eu também sugiro que façam 2 categorias uma com PS e outra sem embora não vai ser a mesma coisa pois poderemos ter 2 campeoes.....bom, é essa a minha opnião....

é uma pena o campeonato ter sido cancelado pois iria ser o meu 1º.....mas fica para a próxima né?

Marcelo_BSB
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 12:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

uso o PS em todas as fotos que mando imprimir e mesmo nas que eu deixo guardadas aqui. Sempre tem uma coisinha ou outra que pode ser melhorada. Mas como é IMPOSSÍVEL estipular limites e ter certeza que eles serão respeitados eu sou contra o uso do PS em campeonatos.

No duelo que estou participando, por exemplo, deixei de colocar a melhor foto que tinha porque ela ficou um pouquinho escura, acabei usando outra que não precisava fazer nada. São as regras.

O que podemos fazer para os amantes do PS é colocarmos uma foto ao acaso e cada um fazer o que quiser no PS e botar em votação para ver quem tem mais criatividade no PS. O problema é que esse forum é voltado à fotografia e não manipulação de imagem, mas quem sabe...
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.