DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 [Caetano VIdal - Tamanho dos sensores #2] Fator de Corte

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Caetano Vidal

Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Ter Out 31, 2006 1:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Esta será uma série que abordará diferentes aspectos sobre os tamanhos dos sensores e suas conseqüências.
De inicio como não poderia deixar de ser vou falar sobre um tema um tanto quanto batido mas que é ponto fundamental para outras discussões.

As objetivas são construídas para que projetem um circulo em um plano que será ocupado por um sensor ou filme. O tamanho desse círculo é fixo e tem que no mínimo cobrir toda a diagonal do sensor para qual foi projetado.
Mas com as digitais essa diagonal deixou de ser sempre a mesma. Adotou-se entre as câmeras de lentes intercambiáveis além do tradicional 35mm um formato menor que é o APS(nikon) ou APS-C(canon).
Entre as câmeras compactas de lentes fixas surgiu uma infinidade de tamanhos diferentes indo desde o APS até sensores minúsculos de 4:3 mm.
Essa diferença de tamanhos causou no inicio uma certa confusão entre os usuários de câmeras SLRs pelo fato de que sendo um sensor menor do que a diagonal para qual suas lentes foi desenvolvida ele acaba registrando uma área menor do circulo.

Este diferente aproveitamento da imagem projetada pela objetiva faz uma diferença no ângulo de visão coberto. Dessa forma a 50mm que todos estavam acostumados passou a se comportar com um ângulo de visão semelhante ao de uma 75mm.
Uma caríssima 15mm passou a cobrir um ângulo semelhante ao de uma 22mm, o que é uma desgraça para quem usa lentes grande angulares.
Em compensação os adeptos de teleobjetivas ficaram radiantes quando viram que sua 300mm passou a ter um ângulo de visão semelhante a uma 450mm.

Fazer essa conversão para achar a equivalência em 35mm é fácil, cada tamanho de sensor define um fator multiplicador.
As câmeras da nikon adotaram um sensor com fator de multiplicação de 1.5x.
Assim uma 50mm x 1.5 =75mm
A canon adotou um fator de multiplicação de 1.6x.
Assim uma 50mm x 1.6 =80mm

Nessa figura esta representada a projeção de uma lente desenvolvida para 35mm, ou seja, seu circulo tem o diâmetro da diagonal de um filme ou sensor full frame.

Image

Quanto menor o sensor menor a área aproveitada e assim menor o ângulo coberto.
Os sensores típicos em câmeras compactas cobrem uma área tão pequena que chegam a ter um fator de multiplicação de 5x~6x.

Dessa forma uma imagem gerada pela mesma lente em sensores diferentes irá ter ter um enquadramento completamente diferente.

Image

É importante perceber que uma lente não altera sua distância focal pelo fator de corte, uma 50mm será sempre uma 50mm, o que muda é a área aproveitada pelo sensor.
Isso implica em uma série coisas, algumas bem pouco discutidas e confusas...
Mas isso são cenas dos próximos capítulos Mr. Green

[]s
yeah

Editado pela última vez por Caetano Vidal em Qua Jun 20, 2007 1:37 pm, num total de 5 vezes

Caetano Vidal

Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Seg Nov 06, 2006 12:51 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

80 visitas e nenhum comentário Anxious

Sem um retorno é complicado saber se o artigo agradou, se o tema interessa.
Se é muito óbvio, se é aprofundado demais.

Eu pretendia escrever uma série que falasse dos tamanhos dos sensores porque é um assunto que praticamente não se abordava nos tempos de filme e não tenho visto material um pouco mais aprofundado pela internet.
Naquela época era 35mm, a grande maioria das pessoas não se aventuravam ou sequer sabiam da existência de outros formatos.
Portanto essa salada de tamanhos diferentes é algo relativamente novo, eu pretendia abordar todas(ou quase todas) as conseqüências disso.
Mas pelo visto é melhor passar um caderninho para sugestões de temas Mr. Green

[]s
yeah

Fabiano
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Seg Nov 06, 2006 9:16 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caetano, o artigo está ótimo, acho que o pessoal não comentou porque estão esperando a segunda parte... até agora, não tenho nenhuma dúvida ou comentário a respeito.

Por favor poste a continuação !

[]s

Raphael Koerich

MensagemEnviada: Seg Nov 06, 2006 9:22 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caetano Vidal, Ótimo artigo. Muito esclarecedor para os iniciantes aqui no fórum e a abordagem vai das cameras 35mm até as compactas, e muito bem ilustrado tb e com a linguagem bem fácil de compreender.

Só fica uma sugestão, que fosse colocada tb as Medio formatos na comparação para poder entender que é o inverso da multiplicação do fator de crop.

Muito bom mesmo, parabéns!

cobucci

MensagemEnviada: Ter Nov 07, 2006 12:14 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu tb achei excelente, está bem claro e objetivo.

serjosoza
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Nov 07, 2006 6:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Nao entendi p...nenhuma como sempre, pois ainda sou um iniciante mas chego la, mas deu pra entender alguma coisa sim....valeu mesmo pela aula.

evilgrunge
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 12:16 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O artigo é importante sim cara! Preciso saber mais sobre o assunto e inclusive se há alguma particularidade quanto ao uso das lentes comuns na minha D70 (vinheta, ruido, melhora, piora)... Quero mais!! =D>

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 12:38 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu acho esse tema importante e a continuação será muito útil.

Tem muito gurú por aí que fala sobre o fator de corte superficialmente (talvez porque nem saibam direito)...

As pessoas acabam achando que é ampliação e que uma lente de 300mm vira uma 450mm como mágica.

Werner Gropp
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 5:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caetano Vidal, achei importantissimo esse seu artigo sim!!!
eu estava lendo o livro A camera do ansel adams esses dias e lá aborda sobre este assunto também.. eu estava até pensando em escrever um artigo sobre este assunto tambem....
espero agora a continuação... abraços

Eduardo Broering
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas65

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 7:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caetano, eu tenho uma divida, não sei se podes esclarecer:
Aquilo ali na foto é café, feijão? Think Mr. Green

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 7:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Só aparece pra zuar né.

Eduardo Broering escreveu:
Caetano, eu tenho uma divida, não sei se podes esclarecer...

Pensei que vc ia pedir dinheiro emprestado

Cool

Paulo Mauricio
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 7:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caro Caetano Vidal, escreva sem requisitar feedbacks. As dúvidas, quando houver, chegarão até você. Já pensou se os escritores tivessem que parar de quatro em quatro laudas para tentar saber se os leitores estão gostando? Escreva e pronto. É um conselho de quem já escreveu muitos artigos técnicos e livros. O essencial você já tem: uma redação clara e objetiva.

Paulo Mauricio´s

rokamura
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 7:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bem explicativo caetano. Parabéns!
So tenho mais uma dúvida.. Os visores das dslr´s já estão adapatdos ao fato de corte? Ou no visor enchergamos full frame?

rbeims
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 7:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom! Embora já tenha lido várias vezes sobre o crop factor das digitais, nunca tinha visto o assunto ilustrado... Se eu tivesse visto esse artigo quando comecei a tentar entender isso teria sido MUITO mais fácil... Gostaria de entender exatamente o esquema da perspectiva das lentes (e a sua nao alteracao devido ao crop factor), com certeza isso esta na sua lista para um dos próximos capitulos neh? Continue com o bom trabalho yeah

Lelomen
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 7:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Kra... Sem palavras!!! Está ótimo, continue assim!!! Felicidades Smile Smile Smile
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.