DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Fuji S9000/Flsach Vivitar 285HV

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder
Autor Mensagem

Fotopira
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Seg Set 18, 2006 2:45 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoal não sei como fazer para configurar a maquina para funcionar com o flasch acima; alguem pode me ajudar?
OBS: Não sou profissional e nem pretendo apenas gosto de fotografia.
Agradeço antecipadamente a todos. Abraços. Valter.

nigazzgone
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 20, 2006 2:26 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Estou precisando dessas informaçõestambé,...

Obrigado.

Paulo Machado
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 20, 2006 10:26 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vamos lá.
O flash Vivitar não é tem comunicação TTL com a câmera. Tem que ser regulado manualmente.
O manual pode ser encontrado aqui.
http://66.49.230.119/flashes_meters/vivitar_285hv.pdf

Existem 2 regulagens a fazer. Da câmera e do flash. Na câmera voce tem que escolher uma abertura suficiente para a profundidade de campo que voce queira e o tempo vai depender do quanto voce quer de luz ambiente influindo na foto.

Vou explicar. Como o diaparo do flash é muito rápico, em torno de 1/1000s, o tempo de exposição na câmera pode ser tanto 1/10 como 1/500s que a luz do flash vai ser a mesma. Então o que vai variar vai ser a influência da luz ambiente. Se for 1/500s não vai aparecer nada se for 1/10s vai aparecer a luz ambiente. Claro que neste caso voce vai precisar de um tripé. Atenção para a velocidade máxima de sincronismo de flash da câmera, que na S9000 acho que é 1/1000s.

Então na câmera voce escolhe a abertura, algo como f4, que em uma compacta vai dar uma grande profundidade de campo, e escolhe o tempo de exposição baseado na influência que voce quer que a iluminação ambiente tenha na foto. Quanto maior o tempo de exposição maior a inflência de luz ambiente. Para tirar fotos em festas, por exemplo, é melhor fixar os valores e mandar ver, algo como f4 e 1/30s. Com este tempo de exposição dá para segurar na mão sem tremer e o fundo não fica tão escuro.

Agora a segunda parte, as regulagens no flash. Aquela rodinha do lado só serve para orientar a exposição. O flash tem uma fotocélula na frente. Voce escolhe a abertura, a ditância do assunto e o ISO e vai sair uma cor na rodinha. Então voce roda na frete, na fotocélula, até a cor indicada. Ou então escolhe uma exposição manual pela potência do flash, 1/4, 1/8 e por aí vai.

Qualquer dúvida é só perguntar.

nigazzgone
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 20, 2006 5:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Paulo Machado escreveu:
Vamos lá.
O flash Vivitar não é tem comunicação TTL com a câmera. Tem que ser regulado manualmente.
O manual pode ser encontrado aqui.
http://66.49.230.119/flashes_meters/vivitar_285hv.pdf

Existem 2 regulagens a fazer. Da câmera e do flash. Na câmera voce tem que escolher uma abertura suficiente para a profundidade de campo que voce queira e o tempo vai depender do quanto voce quer de luz ambiente influindo na foto.

Vou explicar. Como o diaparo do flash é muito rápico, em torno de 1/1000s, o tempo de exposição na câmera pode ser tanto 1/10 como 1/500s que a luz do flash vai ser a mesma. Então o que vai variar vai ser a influência da luz ambiente. Se for 1/500s não vai aparecer nada se for 1/10s vai aparecer a luz ambiente. Claro que neste caso voce vai precisar de um tripé. Atenção para a velocidade máxima de sincronismo de flash da câmera, que na S9000 acho que é 1/1000s.

Então na câmera voce escolhe a abertura, algo como f4, que em uma compacta vai dar uma grande profundidade de campo, e escolhe o tempo de exposição baseado na influência que voce quer que a iluminação ambiente tenha na foto. Quanto maior o tempo de exposição maior a inflência de luz ambiente. Para tirar fotos em festas, por exemplo, é melhor fixar os valores e mandar ver, algo como f4 e 1/30s. Com este tempo de exposição dá para segurar na mão sem tremer e o fundo não fica tão escuro.

Agora a segunda parte, as regulagens no flash. Aquela rodinha do lado só serve para orientar a exposição. O flash tem uma fotocélula na frente. Voce escolhe a abertura, a ditância do assunto e o ISO e vai sair uma cor na rodinha. Então voce roda na frete, na fotocélula, até a cor indicada. Ou então escolhe uma exposição manual pela potência do flash, 1/4, 1/8 e por aí vai.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Valeu Paulo,

entendi algumas coisas, porque estou no começo de tudo, iniciando na fotografia, com camera nova e flash que nunca vi ... mas consegui entender algumas coisas ... porém não consegui fazer fotos ainda usando o flash, tentei fazer um teste apaguei as luzes e tentei fazer uma foto, o flash disparou, mas estourou ... então deixei em f11 com velocidade de 800 na S9000, assim consegui que a foto não ficasse estourada ... porém isso não foi nada programado... outra coisa qdo direcionei a luz para cima com a itenção de refletir no teto o flash não disparou... olha estou apanhando... se puder dar mais algumas dicas seria lega ...

Obrigado,

Luiz

Paulo Machado
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 20, 2006 6:23 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nigazzgone escreveu:

Valeu Paulo,

entendi algumas coisas, porque estou no começo de tudo, iniciando na fotografia, com camera nova e flash que nunca vi ... mas consegui entender algumas coisas ... porém não consegui fazer fotos ainda usando o flash, tentei fazer um teste apaguei as luzes e tentei fazer uma foto, o flash disparou, mas estourou ... então deixei em f11 com velocidade de 800 na S9000, assim consegui que a foto não ficasse estourada ... porém isso não foi nada programado... outra coisa qdo direcionei a luz para cima com a itenção de refletir no teto o flash não disparou... olha estou apanhando... se puder dar mais algumas dicas seria lega ...

Obrigado,

Luiz

Qual a cor que está marcando na rodinha da frente, onde fica a fotocélula? Ela está sem nada na frente?
Por ordem crescente de potência:
amarelo, vermelho, azul e púrpura. Coloque na menos potência, amarelo, ISO 100, f4 e 1/30s ou 1/60s e me diz o resultado.
Ou então coloque em 1/16 de potência em manual.

Citação:
.. outra coisa qdo direcionei a luz para cima com a itenção de refletir no teto o flash não disparou...

Não disparou? Está bem apertado na sapata, os contatos estão limpos, sem oxidação? Pode ser defeito, dê uma olhada se está bem firme e com contatos limpos.

nigazzgone
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 20, 2006 7:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Paulo Machado escreveu:
nigazzgone escreveu:

Valeu Paulo,

Obrigado,

Luiz

Qual a cor que está marcando na rodinha da frente, onde fica a fotocélula? Ela está sem nada na frente?
Por ordem crescente de potência:
amarelo, vermelho, azul e púrpura. Coloque na menos potência, amarelo, ISO 100, f4 e 1/30s ou 1/60s e me diz o resultado.
Ou então coloque em 1/16 de potência em manual.

Citação:
.. outra coisa qdo direcionei a luz para cima com a itenção de refletir no teto o flash não disparou...

Não disparou? Está bem apertado na sapata, os contatos estão limpos, sem oxidação? Pode ser defeito, dê uma olhada se está bem firme e com contatos limpos.

Então eu fiz o seguinte, novamente apaguei as luzes e não ficou luz natural no ambiente, deixei na cor vermelha a potência (essas cores determinam a potência de luz do flash???) a camera deixei 1200 e f11, fiz teste e consegui fotos sem estouro ... acendi a luz continuei com 1200 e f4 consegui fotos sem estouro... sei lá viu, tá dificil conseguir um bom resultado, nesse sábado fui convidado para um aniversário equeria fazer algumas fotos lá, mas sei que vou apanhar ... onde está escrito Vari Power essa peça sai ou abre ???

Obrigado.

Paulo Machado
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 20, 2006 9:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nigazzgone escreveu:

Então eu fiz o seguinte, novamente apaguei as luzes e não ficou luz natural no ambiente, deixei na cor vermelha a potência (essas cores determinam a potência de luz do flash???) a camera deixei 1200 e f11, fiz teste e consegui fotos sem estouro ... acendi a luz continuei com 1200 e f4 consegui fotos sem estouro... sei lá viu, tá dificil conseguir um bom resultado, nesse sábado fui convidado para um aniversário equeria fazer algumas fotos lá, mas sei que vou apanhar ... onde está escrito Vari Power essa peça sai ou abre ???

Obrigado.

A cor mostra qual a potência do flash. Fica na bolinha escrito Vari-Power. Ela pode ser retirada do flash, mas precisa de um cabo para funcionar solta.
Voce fez as fotos com 1/1200s ou 1/200? O tempo não é importante, porque sem luz o disparo do flash vai ser a única luz, voce pode botar uma exposição de vários segundos que se a luz do flash for a única luz vai ficar igual.
Use no amarelo, f4, 1/60s com a luz acesa e veja os resultados.
Tentou usar com ele inclinado para cima?

nigazzgone
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 20, 2006 10:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Paulo Machado escreveu:
nigazzgone escreveu:

Obrigado.

A cor mostra qual a potência do flash. Fica na bolinha escrito Vari-Power. Ela pode ser retirada do flash, mas precisa de um cabo para funcionar solta.
Voce fez as fotos com 1/1200s ou 1/200? O tempo não é importante, porque sem luz o disparo do flash vai ser a única luz, voce pode botar uma exposição de vários segundos que se a luz do flash for a única luz vai ficar igual.
Use no amarelo, f4, 1/60s com a luz acesa e veja os resultados.
Tentou usar com ele inclinado para cima?

Tentei sim e consegui ... mas sempre que tiver que usar preciso regular ele para o ambiente que vou fazer as fotos, não há possibilidade de deixar já programado, para fotos noturnas ... Saberia me dizer se os flash da Nikon ou Canon serviria nessa camera ???

Obrigado.

Paulo Machado
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Set 21, 2006 8:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nigazzgone escreveu:

Tentei sim e consegui ... mas sempre que tiver que usar preciso regular ele para o ambiente que vou fazer as fotos, não há possibilidade de deixar já programado, para fotos noturnas ... Saberia me dizer se os flash da Nikon ou Canon serviria nessa camera ???

Obrigado.

Qualquer flash com sapata central serve na câmera, mas como não tem comunicação TTL não vai fazer diferença, só vai funcionar no modo manual. Fique com este que é muito bom.
Voce coloca na regulagem que funcionou bem nos seus testes e manda ver. Como aqueles fotógrafos velhos de guerra com flash Frata. Coloca em um modo e manda ver a noite inteira, não mexe nem na câmera nem no flash.

nigazzgone
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Set 21, 2006 10:47 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Paulo Machado escreveu:
nigazzgone escreveu:

Obrigado.

Qualquer flash com sapata central serve na câmera, mas como não tem comunicação TTL não vai fazer diferença, só vai funcionar no modo manual. Fique com este que é muito bom.
Voce coloca na regulagem que funcionou bem nos seus testes e manda ver. Como aqueles fotógrafos velhos de guerra com flash Frata. Coloca em um modo e manda ver a noite inteira, não mexe nem na câmera nem no flash.

Gostei dos fotografos velhos de guerra e flash Frata, com certeza antigos ... verdade vou ficar com ele e me virar para aprender usar, só preciso tentar achar um manual em português, na verdade não estou muito familiarizado com os numeros, tipo 1/60s ... qdo coloco na camera 1200 e F 5 isso eu já sei que 1200 é a velocidade e o F5 a abertura ou seja quantidade de luz que a camera vai absorver ... mas esse 1200 é 1/200s ou 1/20s ... desculpe cara mas todo comeõ é barra ...

Obrigado

Josué Gouveia

MensagemEnviada: Sex Jun 27, 2008 9:10 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nigazzgone,
ola paulo bom dia gostei muito da dica que vc deu pro flsh vivitar 285 HV.
so que quando acesso o link, faz o dawlond, abre o meu fotoshop e ai pede uma senha para ter acesso ao pdf. quem tem esta senha? agradeço a atenção obrigado. yeah

Paulo Machado
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Jun 27, 2008 10:55 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Josué Gouveia, para mim o link está abrindo normal.
Voce tem o Acrobat Reader instalado?
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior