Enviada:
Qui Set 15, 2005 3:55 pm
Pessoal, alguns já sabem que eu estou fazendo um curso de fotografia, e estou começando a aprender coisas interessantes.
Uma delas é saber utilizar o fotômetro que as máquinas nos oferecem.
O Fotômetro das Canon aparece como -2 . . 1 . . 0 . . 1 . . +2
Para que a foto sai a com a exposição correta, a barrinha do fotômetro deve estar sempre abaixo do 0.
Quando fazemos fotos automáticas (modo P), a própria máquina faz a compensação, mas se não estivermos utilizando um flash em uma foto noturna, com certeza a câmera vai colocar uma exposição muito alta, sendo necessário um tripé.
Neste caso, utilizaremos o modo manual (M) e faremos a compensação manualmente.
Para fazer essa regulagem manualmente, existem algumas regrinhas de compensação.
Montei uma tabela, uma breve explicação e depois alguns exercícios pra ver se a galera está esperta ou se eu que sou muito ruim pra tentar ensinar...
Qualquer dúvida me avisem que tento explicar melhor.
Editado pela última vez por Rodrigo Ruiz em Sex Fev 17, 2006 2:28 pm, num total de 1 vez
Enviada:
Qui Set 15, 2005 4:22 pm
Show de bola eim Rodrigo, tb to fazendo curso de fotografia mas mais voltado para parte publicitária, entao nao trabalho muito com fotos de longa exposição e sim com sincronismos de flash. Mas no final de semana quero testar esta sua regra sim...
Enviada:
Ter Set 27, 2005 10:04 am
Rodrigo Mendes escreveu:
Vai lá o meu chute
A = F16 - certo
B = OB 30'' - certo
C = OB 1/3s - errou por 1 ponto
D = F4.5 - errou por 1/2 ponto
E = ISO 3200 - errou no ob. vc colocou + ao invés de -
Quase certo.. pelo que entendi vc acabou usando 1/2 ponto em alguns casos...
Note que na tabela só estamos utilizando números inteiros. Isso as vezes acaba confundinfo.
A) 100 - 1' - ?
Iso (igual) - ob (-1 ponto) - Diafragma (+1 ponto pra zerar)
Ficando: 100 - 1' - 16
B) 50 - ? - 8
Iso (-1 ponto) - Diafragma (+1 ponto) - ob (igual)
Ficando: 50 - 30" - 8
C) 6400 - ? - 1.4
Iso (+6 pontos) - Diafragma (+5 pontos) - ob (-11 ponts pra zerar)
Ficando: 6400 - 60 - 1.4
D) 100 - 8" - ?
Iso (igual) - ob (-2 pontos) - Diafragma (+2 pontos pra zerar)
Ficando: 100 - 8" - 5.6
E) ? - 4" - 5.6
ob (-3 pontos) - Diafragma (+2 pontos) - Iso (-1 ponto pra zerar)
Ficando: 50 - 4" - 5.6
Mas vc pegou o espírito da coisa.. na aula a galera errou bem mais...
Enviada:
Ter Set 27, 2005 10:12 am
trolhos escreveu:
Rodrigo Ruiz, Vc não vai acreditar estava hoje pensando nisso valeu mesmo.
Agora uma duvida, usando seu exemplo
Iso 100 - OB 30" - F11
mudo para
Iso 400 - OB 1" - F32
A qualidade da foto é a mesma, não tem problema se eu prefiro trabalhar a velocidade do que o ISO, e ajusto no diafragma... ou vice versa.
Se eu não conseguir a equação ai vejo o ISO.
V@leu
E obrigado pela dica
É isso ai.. com essa conta estamos trabalhando a compensação de luz e tempo, sem contar a profundidade e no caso a qualidade com Iso maior ou menor.
Nesse exemplo vc colocou +2 pontos no Iso e + 1 ponto no ob. Pra compensar tem que tirar 3 pontos no diafragma, o que vai dar o 32. Certinho.
Eu fiz alguns exemplos com a câmera analógica. Tirei 3 fotos. Uma com 30s, uma com 8s e uma com 4s. Usei a compensação no diafragma e obturador e o resultado delas foi exatamente o mesmo.
Depois coloco os resultados. Peguei o CD ontem a noite.
Enviada:
Ter Out 04, 2005 9:15 pm
jesieltrevisan, pelo o que eu entedi, a base zero é a seqüência de fatores que melhor se adapta para a situação que se está e, a partir dela, você começa a "brincar" com os fatores (alterar a exposição, ISO ou abertura).
Então, suponhamos que você saiba que a exposição X, com ISO Y e abertura Z tiram uma foto boa no início da noite. Mas digamos que você queira tirar uma foto com movimento, por isso o tempo de exposição deverá ser alterado e as outras duas variáveis deverão ser compensadas em conseqüência da alteração do tempo de exposição.
Isso quer dizer que para qualquer alteração em uma das três variáveis, alguma das duas variáveis ou as duas deverão sofrer alteração para compensar a primeira mudança.
Galera, estou começando no mundo da fotografia e como eu entendi essa técnica nesse tópico, gostaria que o Rodrigo Ruiz ou alguém entendido no assunto confirmasse o que eu acabei de dizer.
Enviada:
Qua Out 05, 2005 1:05 am
paulosistemas, é mais ou menos como vc falou... com alguns detalhes.
O Ponto zero ou "bula" é utilizado somente para fotos noturnas, onde o fotômetro das câmeras fica meio "bobo" e nem um pouco confiável.
Alguém, sei lá em que época inventou esse Ponto Zero, onde a base para uma foto noturna é ISO 100, DIAFRAGMA F11 e OBTURADOR 30".
Então qualquer alteração que se faça em qualquer uma das réguas (ISO, OB, F) deve ser compensada de alguma forma, como mostrada no exemplo 2.
Para compreender como se usa essa régua é importante entender como funcionam cada um dos 3 itens:
ISO: sensibilidade da câmera a luz.
ISO MAIOR (50-100-200) mais qualidade, porém menos sensibilidade a luz (não recomendado para ambientes com pouca luz).
ISO MAIOR (400-800 ou mais) menos qualidade (granulação), porém com mais sensibilidade a luz (mais indicado para ambientes com pouca luz).
DIAFRAGMA: É a estrutura que controla a quantidade de luz que passa através da lente. É formado por uma série concêntrica de lâminas situadas no interior da lente, que se abrem e fecham, permitindo a passagem de uma quantidade maior ou menor de luz.
A quantidade de luz que passa pelo diafragma é medida através dos chamados “números f”, o que se costuma chamar também de “abertura da lente”. Mais adiante você aprenderá como calcular corretamente esta quantidade para produzir uma boa fotografia.
Existe uma seqüência fixa de números f, ou aberturas, comuns a todas as lentes, como pode ser visto na figura abaixo:
Os números f indicam a quantidade de luz que passa pela lente, de acordo com a seguinte regra:
- quanto menor o número f (2.8, 4, 5.6), maior a abertura do diafragma e maior a quantidade de luz que passa pela lente;
- quanto maior o número f (22, 16, 11), menor a abertura e menor a quantidade de luz que sensibiliza o filme.
Existe uma relação proporcional entre as aberturas: f8 deixa passar a metade da luz de f5.6 (um ponto abaixo) e o dobro da luz de f11 (um ponto acima), e assim por diante.
Usa-se normalmente o termo “ponto” para cada número f, ou seja, pode-se dizer abrir ou fechar um “ponto” quanto se muda de uma abertura para outra. Este termo pode ser usado também para as velocidades do obturador da câmera.
OBTURADOR: O obturador é a estrutura responsável pelo controle do tempo em que a luz irá incidir sobre a película fotográfica, ou sobre o CCD, nas câmeras digitais. Enquanto o obturador está fechado, a luz não incide sobre o filme. Quando ele se abre, a luz impressiona o filme e produz a imagem. Quanto mais tempo o obturador estiver aberto, mais luz incide sobre a película, e vice-versa.
É importante sempre utilizar a régua do primeiro post do tópico, porque as vezes confundimos pra onde devemos aumentar ou diminuir.
Na fotografia, quase tudo é ao contrário:
- quando colocamos um número maior do diafragma (f/22) quer dizer uma abertura menor; e que quando diminuimos o tempo no obturador (de 1" para 2"), quer dizer que aumentamos o tempo de exposição.
O único número que realmente vai na ordem certa é o ISO. Se aumentamos de 100 para 200, é exatamente isso que quer dizer.
Para entender, vejam os sinais de + ou - nas régua.
Enviada:
Sex Out 14, 2005 8:05 am
Olá a todos! Sou novo neste forum... estou com um problema com a minha camera digital Casio exilim Z110, sou amadorzao mesmo nao entendo nada de regulagens de camera e queria ver se alguem mais entendido no assunto poderia fazer o favor de me ajudar.
O problema é o seguinte qdo aponto minha camera pra bater uma foto por exemplo em uma sala com um lustre com luzes um pouco fortes no visor LCD e nas fotos aparece um raio luminoso da lampada roxo no visor da camera que por sua vez fica registrado na foto. Isso acontece tambem em ambientes em que se tem a incidencia de raio solares com intensidade.
Gostaria muito que alguem pudesse me ajudar a resolver este problema que esta me incomodando muito.
Obrigado, caso tenha postado isto no lugar errado me desculpem sou novo aqui e estou meio perdido ainda.
***LFer*** Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Enviada:
Seg Out 24, 2005 8:10 pm
Augustera escreveu:
Olá a todos! Sou novo neste forum... estou com um problema com a minha camera digital Casio exilim Z110, sou amadorzao mesmo nao entendo nada de regulagens de camera e queria ver se alguem mais entendido no assunto poderia fazer o favor de me ajudar.
O problema é o seguinte qdo aponto minha camera pra bater uma foto por exemplo em uma sala com um lustre com luzes um pouco fortes no visor LCD e nas fotos aparece um raio luminoso da lampada roxo no visor da camera que por sua vez fica registrado na foto. Isso acontece tambem em ambientes em que se tem a incidencia de raio solares com intensidade.
Gostaria muito que alguem pudesse me ajudar a resolver este problema que esta me incomodando muito.
Obrigado, caso tenha postado isto no lugar errado me desculpem sou novo aqui e estou meio perdido ainda.
Faça o seguinte: pegue um controle remoto comum, apente ele pra camera e aperte qualquer botão. Você verá uma luz roxa saíndo do emissor do controle.
Se for a mesma que aparece nas suas fotos, isso são raios infra-vermelhos (pois os sensores de câmeras digitais também são sensíveis ao infravermelho). Isso pode acontecer também quando você disparar contra o fogo ou alguma fonte de calor.