| Autor |
Mensagem |
Igor Coltro
Veterano DigiForum

2
0
0
|
Enviada:
Sáb Nov 27, 2004 7:38 pm |
  |
| rfaustini escreveu: | patola, nao tem nao?? Sei la... Chutei um valor qq para a V1 meramente exemplificativo.
Se a abertura for proporcional ao diamentro da lente, as superzoom ganhariam de lavada das compactas. Ja viu o diametro da lente da minha camera se comparada a um A75??
ikcat, isso que vc falou eu sei....
O que eu to questionando é... o F/2.8 é uma valor realmente constante de passagem de luz entre as cameras?? é seguro que um f/2.8 de um A75 passa a mesma quantidade de luz que um f/2.8 de uma G5 (obviamente desconsiderando qualidade das lentes.... pegando apenas o diafragma)?? O que representa realmente o f/2.8 em diametro (quantos cms ou mm de diametro)??
So para esclarecer melhor, me refiro a quantidade de luz que passa no diafragma.
Isso eu nao achei em lugar algum. |
Agora entendi...
Elementar faustini. Como o valor de F representa aabertura, acredito que em todas as cameras são o mesmo, já que a abertura da cortina seria a mesma...
O que diferenciaria seria a captação do CCD baseando na config da iso, sei lá! |
|
|
|
 |
rfaustini
Usuário Senior

2
0
0
|
Enviada:
Dom Nov 28, 2004 12:14 am |
  |
ikcat, concordo em parte.... Com certeza o grande diferencial, tirando as lentes, sao CCD e configuracoes da camera.
Agora, acho que foi o Hinotori que levantou isso uma vez.... a suspeita que mesmo os valores de abertura nao sao iguais. A minha duvida é.... o que o f/2.8 representa na realidade... Eu sei que é o diametro de abertura do diafragma. Mas como quantificar isso. Como descobrir o diametro de abertura em mm ou cm. Essa é a questao... o F é uma variavel?? Uma constante?? Ou o que?? Acho que isso eu nunca saberei...  |
|
|
|
 |
rfaustini
Usuário Senior

2
0
0
|
Enviada:
Dom Nov 28, 2004 12:25 am |
  |
ALELUIAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Consegui a informacao que eu queria.
Segue a explicacao abaixo.
| Citação: | DIAFRAGMA (passagem da luz): O diafragma situa-se no interior da objetiva e é formado por uma série de lâminas que permitem uma maior ou menor entrada de luz. A escala de abertura (ou escala de diafragmas) que aparece no anel de controle é a seguinte: 1 – 1,4 – 2 – 2,8 – 4 – 5,6 – 8 – 11 – 16 – 22 (Essa numeração pode variar de acordo com a distância focal da objetiva utilizada). Cada valor corresponde a uma posição das lâminas e uma determinada abertura.
Os valores pequenos referem-se a grandes aberturas; os valores altos correspondem a pequenas aberturas e deixam passar menos luz.
O diafragma sempre será representado pela letra f (simbologia), Ex. f/5,6 – f/8, etc.
A abertura relativa ou número-f é um símbolo usado para identificar as diferentes aberturas do diafragma.
O número-f costuma ser um número decimal, pois resulta da divisão entre os dois fatores que intervêm na luminosidade da imagem (distância focal e diâmetro da abertura). |
|
|
|
|
 |
patola
Usuário Senior

|
Enviada:
Dom Nov 28, 2004 12:37 am |
  |
agora sim ele achou o que queria euheheu
t+ |
|
|
|
 |
rfaustini
Usuário Senior

2
0
0
|
Enviada:
Dom Nov 28, 2004 12:43 am |
  |
patola, interessante q se vc fizer os calculos que ele determina, quanto maior o diametro de abertura, menor sera a captacao de luz...... tem alguma coisa errada... Eu acho qeu o certo nao é dividir a distancia focal pelo diametro, mas sim o diametro pela distancia focal. Senao, quando eu usar o zoom no maximo, a captacao de luz seria maior... Acho que ta errado isso. |
Editado pela última vez por rfaustini em Dom Nov 28, 2004 11:11 am, num total de 1 vez |
|
|
 |
rfaustini
Usuário Senior

2
0
0
|
Enviada:
Dom Nov 28, 2004 12:47 am |
  |
Alias...
Kd o Hinotori e o Hyper quando a gente precisa deles.... eles sao bem entendidos disso.  |
Editado pela última vez por rfaustini em Seg Nov 29, 2004 10:39 am, num total de 1 vez |
|
|
 |
Igor Coltro
Veterano DigiForum

2
0
0
|
Enviada:
Dom Nov 28, 2004 9:45 am |
  |
boa faustini!  |
|
|
|
 |
André Martins
Muito Participativo

1
0
0
|
Enviada:
Seg Nov 29, 2004 12:01 am |
  |
Cara vocês estão confundindo um pouco, deixa eu tentar explicar:
O tal F significa o Tamanho total da abertura de uma lente que pode criar uma imagem no sensor. Então, pra começar, um número F de uma compacta será menor do que em uma 35mm porque seu sensor é bem menor e entao a lente terá uma abertura máxima pequena (mesmo no máximo da abertura: f/2.8 por exemplo).
A abertura máxima possivel de uma lente é de F/1.0 (F DIVIDIDO POR 1, ENTAO É IGUAL A F), ou seja, a abertura máxima permitida pelo dispositivo (camera + sensor ou filme) para se formar uma imagem nitida.
Uma abertura de F/2.8 significa que a lente está deixando passar F dividido por 2.8 a quantidade de luz que teoricamente ela poderia deixar passar.
Pode-se perceber então que o tal número F/2.8 não é igual mesmo em cameras compactas, pois se vc tem um sensor maior a sua camera está preparada para receber um número F maior e com isso um F/2.8 dessa camera vai passar mais LUZ do que um F/2.8 de uma camera com um sensor menor.
É por isso que tem um pessoal que fala que uma DSLR (CANON REBEL POR EXEMPLO) em F/8 é mais luminoso que uma A75 em F/2.8, porque o tal numero F é diferente de camera para camera e o F/8 é só uma proporção.
E é por isso também que, em termos de profundidade de campo, uma compacta em abertura máxima de F/2.8 tem quase o mesmo efeito de F/8 por que o número F já é muito pequeno. Bem diferente de uma com sensor de 35m por exemplo.
Será que deu pra entender ou ficou mais confuso ainda?
Um abraço
André |
|
|
|
 |
rfaustini
Usuário Senior

2
0
0
|
Enviada:
Seg Nov 29, 2004 6:32 am |
  |
André Martins, agora sim.... Valeu.
Mas como podemos calcular o F??? E essa divisao de diametro de abertura por distancia focal (ou o contrario, que eu acho questionavel... nao sei qual é o certo)?? Existe isso ou nao?? Essa informacao eu achei num tutorial, mas nao sei se ta certa. |
|
|
|
 |
Fernando Alves
Usuário Senior

|
Enviada:
Seg Nov 29, 2004 8:54 am |
  |
| rfaustini escreveu: | Alias...
Kd o Hinotori e o Hyper quando a gente precisa deles.... eles bem entendidos disso.  |
--------------------------------------------------------------------------------
Huhahua, isso aqui tá muito corrido, nem tinha visto esse tópico ainda.
Bom a explicação é isso que o andré falou mesmo, mas tem como se medir tb em milímetros o quanto o diafragma se abre, esse é um assunto complicado e faz um bom tempo que eu estudei sobre isso, mas se não me engano a medida física sai de "Comprimento Focal por f/x " ou seja, numa lente de 135mm (no padrão 35mm) e abertura f/2.8 ficaria 135/2.8, o que da +- 48.21mm de diâmetro no diafragma, mas ai vc pergunta "mas como cabe uma abertura de quase 5cm na lente da V1 por exemplo?" lembram desse tópico http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=1319&highlight=entenda
Ai esta a resposta!
"Ah, mas e as panasonic com Leica, porque fica constante? simples, o segredo esta naquelas lentes enormes que elas usam, mesmo tendo sensores pequenos"
Bom, é isso, como faz mto tempo que lí sobre esse assunto eu não lembro se é exatamente essa a explicação, mas caso não seja isso podem descer a ducha , afinal to aqui pra aprender tb |
|
|
|
 |
rfaustini
Usuário Senior

2
0
0
|
Enviada:
Seg Nov 29, 2004 10:50 am |
  |
Hyper, valeu pela explicacao.
Entao, quanto maior a distancia focal, maior seria a abertura efetiva ou medida fisica do diafragma.... Achei que fosse justamente o contrario. Mas td bem.... vivendo e aprendendo. Entao, por exemplo, na minha minolta z10 que vai de 6-48mm (ou 36-290mm), teoricamente, eu teria mais passagem de luz em tele do que em wide (para mesma valor de abertura, por exemplo, f/3.4)... |
|
|
|
 |
diascristo
Usuário Participativo

|
Enviada:
Sex Jan 12, 2007 10:40 pm |
  |
|
|
 |
Negro
Usuário Novo

|
Enviada:
Sáb Nov 10, 2007 12:30 am |
  |
Aproveitando o debate e o aprendizado...Eu enviei uma dúvida para a revista fotografe e ela ainda não me respondeu. Vamos a dúvida...
Gostaria de saber se o tamanho da abertura de um diafragma ou das lâminas do diafragma seria o resultado ou os números que corresponde na lente. Ou seja, um diafragma com abertura de f8 seria a distância em milímetros das lâminas para o centro da lente (diâmetro) ? |
|
|
|
 |
jazz_man
Usuário Novo

5
0
0
|
Enviada:
Qua Nov 28, 2007 11:48 am |
  |
Bom, eu só queria registrar, mais uma vez, meus agradecimentos a todos vocês que fazem esse forum "funcionar".
Muito Obrigado!
Abraço. |
|
|
|
 |
inforsato
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

|
Enviada:
Sex Jan 11, 2008 5:12 pm |
  |