DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 [Artigo / Tutorial] HDR - High Dynamic Range

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Juliano Sacramento
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sábado, 10 de Setembro de 2005
Mensagens: 8194
Localização: Belo Horizonte - MG

 


MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2006 5:23 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fala galera,

apesar de conhecer a pouco tempo a técnica do HDR,tentarei aqui dizer,de forma simples o que é,pra que serve,esclarecer algumas coisas e demonstrar como executar um HDR.


O que é HDR?

HDR é a sigla para High Dynamic Range (Grande Alcance Dinâmico).Ele abrange a imagem digital como um todo,desde os gráficos para jogos de computador até a fotografia digital.Como este último é o foco aqui,continuemos.

Os sensores das cameras digitais conseguem captar as cores dentro de uma faixa teoricamente limitada (LDR - Low Dynamic Range).Isto faz com que em zonas de muito contraste,algumas informações de cores sejam perdidas.Um exemplo simples:

Se voce fotografa uma janela,durante o dia,de dentro de um. quarto com pouca iluminação o que acontece? Think Para que o interior do quarto apareça,é necessário aumentar a exposição,o que gera uma superexposição do que está fora do quarto,o chamado ''estouro''. Assim,o que está dentro do quarto pode ser visto mas a paisagem através da janela aparece como um ''estouro'', ou seja,tudo branco,sendo impossível diferenciar cores,texturas e formas.


Então,como funciona?

Com o HDR,é possível equalizar estas exposições de forma que na imagem-resultado se possa ver tanto o que está dentro do quarto quanto o que está lá fora,através da janela! Apartir de uma mesma imagem com diferentes exposições,o software faz uma renderização (não sei se existe essa palavra,mas entenda como uma mesclagem!) e posteriormente permite um ajuste das tonalidades.É o chamado mapeamento de tons.


Qual a função do HDR?

Acredito que já tenha dado pra captar o objetivo do HDR,mas não poderia deixar de expicar desta forma.A função do HDR é equalizar os os tons de uma imagem,apartir de outras com exposições diferentes,obtendo um resultado o mais parecido com a realidade da cena onde mesma foi capturada.

Todavia,os softwares de para edição do HDR,tais como o próprio Photoshop CS2 e o Photomatix (existem outroas,mas esses são os mais usados) possibilitam uma edição dessas imagens mescladas com um estilo de filtro artístico,deixando a imagem com um aspecto sombrio,outras vezes como um cartoon ou com outros tipos de texturas,originadas do mapeamento de tons. Por esses efeitos serem alcançados através da técnica de HDR,muitas pessoas o chamam de HDR.


Mas esse efeito artístico é ou não HDR?

De certa forma,é,pois foi gerado apartir de um arquivo .hdr.Mas não deve ser caracterizado como tal,visto que o HDR propriamente dito é aquele resultado que se assemelha mais a realidade da foto/cena,visando um aspecto real e não artístico.


Então como chamar esse tipo de tratamento via HDR que não prioriza a realidade ou semelhança com a mesma e sim um tom artístico?

Ainda não encontrei alguma fonte que dê um nome próprio para esse tipo de tratamento.Tambem não tenho como deixar aqui opções de nomes.A intenção aqui é mostrar,para aqueles que estão começando a usar a técnica que o HDR é aquilo especificado no início do artigo e não esse efeito cartoon,sombrio e texturizado que muitos acreditam ser.

* Ressalto que não sou contra este tipo de efeito,mesmo porque trabalho imagens dessa forma,buscando estilos alternativos de edição.Só não o caracterizo como HDR. yeah


Aqui alguns exemplos:

Foto original



Image

HDR de melhoramento,próximo a realidade física da cena



Image

HDR de efeito artístico



Image

--------------------------------------------------------------------------------------


Bom,depois de alguma teoria,vamos a prática!


Irei demonstrar como fazer HDR via Photomatix e via PS CS2 (Vale lembrar que no PS é somente no CS2).


HDR usando o Photomatix

Primeiramente,voce precisa de três fotos (é o mais comum mas pode-se usar 4 ou 5 imagens,dependedo da foto ou do tratamento que voce estará disposto a fazer) com exposições diferenciadas.Basicamente uma normal (0 EV),uma subexposta (-1 EV) e outra superxposta (+1 EV).

Lembrando que estas imagens devem ser estritamente idênticas,podendo ser resultado de:

  • Uma foto com tripé e modo BKT (Tira 3 fotos,em sequência com exposiçãoes alteradas em -1,0,+1)

  • Alteração de arquivo RAW

  • Alteração de foto via Levels,Curves ou outra ferramenta do PS.



Exemplos: * Imagens com aletração de exposição via BKT.


+1 EV-----------------------------------|-----------------0 EV--------------------|--------------------------------1 EV






Image


De posse destas 3 fotos com exposições diferentes,vamos ao passo seguinte.

1º) Abra o Photomatix (www.hdrsoft.com)

2º) HDRI > Generate HDR

3º) Browse > Selecione as 3 imagens > Ok

4º) Marque a caixa ''Use standard response curve (Recommended)'' > Ok

5º) Irá aparecer uma imagem com o contraste muito forte.Prossiga selecionando a aba HDRI > Tone mapping

6º) Abrirá uma nova janela com a imagem já com os tons equalizados,mas que voce pode alterar da forma que quiser,variando os cursores de cada efeito.

7º) Terminada a edição,de Ok

8º) File > Save As > Salve no local de sua escolha.

9º) Pronto! Está terminada a edição no Photomatix e o resultado é esse:




Image



HDR usando o PS CS2

Primeiramente,voce precisa de três fotos (é o mais comum mas pode-se usar 4 ou 5 imagens,dependedo da foto ou do tratamento que voce estará disposto a fazer) com exposições diferenciadas.Basicamente uma normal (0 EV),uma subexposta (-1 EV) e outra superxposta (+1 EV).

Lembrando que estas imagens devem ser estritamente idênticas,podendo ser resultado de:

  • Uma foto com tripé e modo BKT (Tira 3 fotos,em sequência com exposiçãoes alteradas em -1,0,+1)

  • ***Alteração de arquivo RAW.Atenção!!!

    Criar 3 imagens uma normal, sub e sobre apartir de diversas fotos em .NEF (RAW), o PS CS2 diz que não há nas imagens Dynamic Range suficiente,pois os arquivos RAW trazem as mesmas informações no EXIF,que é lido e reconhecido pelo PS CS2. Então faça o seguinte:

    - Abra as imagens individualmente no PS CS2 e dê um save for web (para tirar o exif delas).

    - Após isso,estará apto a prepará-las para o HDR,com aceitação do PS CS2. TODAVIA, como nem tudo são flores, o PS C2 após o primeiro processamento,pede para colocar a exposição, abertura, ISO de cada uma das fotos para que ele possa "raciocinar" em cima desses valores.

    - Tente calcular + - para cada uma o tempo de exposição, a fim de dar a diferença nas exposições.

  • A alteração de foto via Levels,Curves ou outra ferramenta do PS requer alguns cuidados para que as fotos sejam aceitas no processo pelo PS CS2.

    - Faça as alterações a seu gosto e salve todas as sub-imagens (Imagens geradas apartir da original) inclusive a original usando a opção Save for web Com isso,na hora de reconhecer as imagens,o PS CS2 exige que voce dê valores aproximados das exposições para que ele faça os cálculos.Após dados esses valore,o processo segue.


Tomando como exemplo as mesmas imagens usadas no exemplo do Photomatix

Exemplos: * Imagens com aletração de exposição via BKT.

+1 EV-----------------------------------|-----------------0 EV--------------------|--------------------------------1 EV






Image

De posse destas 3 fotos com exposições diferentes,vamos ao passo seguinte.

1º) Abra o PS CS2

2º) File > Automate > Merge to HDR

3º) Browse > Selecione as 3 imagens > Dependendo da dituação,marque a caixa ''Attempt to align automatically original images'' > Ok

(Ps.: Eu particularmente não marco essa opção,pois ela gera alguns resultados ''tremidos'' dependendo da foto)

4º) Irá abrir a imagem ainda com 32Bits > Ok

5º) Agora vá em Image > Mode > 8 Bits / Channel... e faça os ajustes (Tone mapping) a seu gosto,utlizando as opções da caixa. > Ok

6º) File > Save As > Slave no local de sua escolha.

7º) Pronto! Está terminada a edição no PS CS2 e o resultado é esse:




Image



Lembrando que nas duas fotos resultantes o tone mapping foi automático (Configurações padrão).Diferentes resultados podem ser alcançados com diferentes aletrações na fase de tone mapping.


Algumas observações:

  • A qualidade do processo final varia de programa para programa e de foto para foto.Vale lembra que nem toda foto pode ser usada na técnica de HDR.

  • O tone mapping no Photomatix é mais simples de ser feito enquanto que no PS CS2 demanda mais paciência e habilidade.

  • O HDR gerado pelo Photomatix geralmente é mais ruidoso e menos nítido.

  • Dependendo da foto,o uso agregado de um redutor de ruídos aumenta consideravelmente o layout/qualidade da mesma.



Espero que gostem e aprendam essa técnica que é excelente! yeah


Observações:

Artigo/Tutorial em aberto para alterações/correções/adaptações/inclusões.

Se voce notou algum comando ou informação passiva de erro,por favor me notifique para que eu possa corrigir. yeah

Citação:
Tutorial/Artigo por Juliano Sacramento.Caso venha usar este texto em outro local,favor mencionar os créditos do autor.


[ ]s yeah


Add Ons por:

Luiz Fonseca -> ***


Editado pela última vez por Juliano Sacramento em Seg Jul 10, 2006 10:49 pm, num total de 8 vezes

alsc71
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sexta-Feira, 18 de Novembro de 2005
Mensagens: 4829
Localização: Rio de Janeiro - Jacarepaguá

 


MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2006 5:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Juliano Sacramento, show de bola !!! =D> =D> =D>

Abraços

pedrao_bh
Usuário Participativo
Usuário Participativo










Registrado em: Quinta-Feira, 1 de Setembro de 2005
Mensagens: 110

 


MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2006 7:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

=D> =D>
vou tentar aqui!

pedrao_bh
Usuário Participativo
Usuário Participativo










Registrado em: Quinta-Feira, 1 de Setembro de 2005
Mensagens: 110

 


MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2006 8:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

photoshop cs serve? ou soh o cs2? ou os 2 sao um soh?

desculpa a burrice..... d'oh! Mr. Green

Juliano Sacramento
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sábado, 10 de Setembro de 2005
Mensagens: 8194
Localização: Belo Horizonte - MG

 


MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2006 8:17 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

André,

valeu! yeah

Pedro,

valeu tambem! yeah Somente o CS2 ! yeah O CS (8) é um e o CS2 (9) é outro! yeah

[ ]s yeah


Editado pela última vez por Juliano Sacramento em Qui Jun 29, 2006 9:34 pm, num total de 1 vez

Edir Manzano
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Março de 2005
Mensagens: 2039
Localização: Cuiabá - MT

 


MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2006 9:29 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mutho bao.... =D>

guedan
Usuário Participativo
Usuário Participativo










Registrado em: Sexta-Feira, 18 de Novembro de 2005
Mensagens: 331
Localização: Três Corações / MG

 


MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2006 10:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ow, valew pelo pelo toque lah no outro tópico, esse seu tuto tah mt bom...

Realmente como vc disse o efeito alcançado com o photomatix deixa a foto bem ruidosa, mas vale a pena devido a facilidade, é só colocar as fotos e, se vc tiver sem paciência, deixar tudo por conta do soft...

Parabéns pela iniciativa e mais uma vez obrigado pelo toque.... yeah

Juliano Sacramento
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sábado, 10 de Setembro de 2005
Mensagens: 8194
Localização: Belo Horizonte - MG

 


MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2006 11:29 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

edirluciano,

yeah

guedan,

de nada cara! yeah Realmente fazer o Tone Mapping pelo PM é mais fácil e rápido mesmo! Smile Mas no caso do PS,algumas fotos nem necessitam tanto tempo de Tone Mapping! Wink

O negócio é alcançar bons resultados! Smile

[ ]s yeah

André Araújo
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Domingo, 2 de Mai de 2004
Mensagens: 2086
Localização: Florianópolis - SC

 


MensagemEnviada: Sex Jun 30, 2006 10:45 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Juliano Sacramento, vai estudar muleque! yeah

Diogo Sacramento
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas61

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Terça-Feira, 19 de Julho de 2005
Mensagens: 3252
Localização: São Paulo - Capital - ZN

 


MensagemEnviada: Sáb Jul 01, 2006 3:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Juliano,

Excelente material =D> , me ajudou muito.

abs,

Diogo yeah

filipecoser
Mega Participativo
Mega Participativo










Registrado em: Sábado, 26 de Novembro de 2005
Mensagens: 1072
Localização: Mogi Mirim

 


MensagemEnviada: Ter Jul 04, 2006 3:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Não estou conseguindo, tentei fazer pelo CS2 e photomatix, mas ambos obtêm o mesmo resultado, a foto fica toda tremida. O que eu estou fazendo errado??

yeah

Juliano Sacramento
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sábado, 10 de Setembro de 2005
Mensagens: 8194
Localização: Belo Horizonte - MG

 


MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 12:32 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

André,

tô de férias! A facool começa só em agosto! Dancing Valeu! yeah

Diogo,

yeah

Filipe,

voce está usando fotos diferentes,com exposições diferentes? Think Ou tá modificando a exposição de uma única foto,via PS? Think

Se estiver usando,por exemplo, três fotos geradas apartir do modo BKT,a posiçao da cam não pode mover nenhum milímetro na hora da captura,senão a foto sai tremida...é esse o caso? Think

[ ]s yeah

vr-melo
Usuário Participativo
Usuário Participativo










Registrado em: Quarta-Feira, 26 de Mai de 2004
Mensagens: 467
Localização: São Paulo - SP

 


MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 7:08 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Simplesmente perfeito Juliano Sacramento.
=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Excelente tutorial!!!

Luiz Fonseca

Avaliações Positivas13

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Terça-Feira, 9 de Novembro de 2004
Mensagens: 7570
Localização: Fortaleza - CE

 


MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 9:03 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Juliano Sacramento,
Opa,

Bem legal o artigo.

Mas uma ressalva:

- Tentei, a partir de diversas fotos em .NEF (RAW), criar 3 imagens uma normal, sub e sobre e o PS CS2 diz que não há nas imagens Dynamic Range suficiente. E olha que as imagens ficaram bem diferentes.

- Aí veio a grande idéia. Olhar o EXIF das fotos criadas a partir do RAW... Acontece que todos trazem as mesmas informações, apesar das alterações de exposições, então deduzi que o PS CS2 lê o exif das fotos.

- O que eu fiz foi abri-las individualmente no PS CS2 e dar um save for web (para tirar o exif delas).

- Aí deu para para prepará-las para o HDR, o PS CS2 aceitou. TODAVIA, como nem tudo são flores, o PS C2 após o primeiro processamento, me pede para eu colocar a exposição, abertura, ISO de cada uma das fotos para que ele possa "raciocinar" em cima desses valores.

- Tentei calcular + - para cada uma o tempo de exposição, a fim de dar a diferença nas exposições, concluí o HDR, mas como pode ser que eu não tenha prática ainda, ficou horrível a imagem Mr. Green


- Farei mais testes, mas de qualquer maneira estão acima os passos para que a partir de uma foto em .RAW se crie 3 ou mais imagens com exposições diferentes sem que o PS CS2 as barre.

yeah

Luiz Fonseca

Avaliações Positivas13

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Terça-Feira, 9 de Novembro de 2004
Mensagens: 7570
Localização: Fortaleza - CE

 


MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 9:13 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Juliano Sacramento,
Opa,

Tenta fazer aí o HDR com as imagens que criei a partir do .NEF, não estou conseguindo um resultado legal nem a pau Smile

Tenta fazer pra gente a partir destas imagens:


exposição normal



Image

exposição sub-exposta -1.0ev



Image

exposição sobre-exposta +1.0ev



Image
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem


 Ir para:   



ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata



Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB :: phpBB Group :: FI Theme (modified) :: Todos os horários são GMT - 3 Hours :: Spam Poison :: Spam Catcher