DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Troca de lente c/ a cam ligada!

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

JH
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 11:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caros

Esses leigos de dSlr é fogo, eu venho de uma compacta fuji s5100 e agora puleí p/ D50.

Mostrando a cam p/ um amigo eu fiz a remoção da lente com a cam liga. Tem algum problema?

No aguardo.
JH

Idalino Alves
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 11:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Colega, se tem algum problema, eu toh na roça!
Troco a lente frequentemente sem desligar a câmera! E tiro fotos com a lente invertida, resumindo, sem a lente...
Toma cuido para não expor o sensor a luz intensa e sujidades!
Abs

Rafael Fischer
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Abr 25, 2006 12:27 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Todos os fotógrafos profissionais que eu prestei atenção, não desligam suas câmeras para trocar de lentes, e olha que ja vi cara com 300D, 20D e até 1Ds fazendo isso...

Schinke
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Abr 25, 2006 1:11 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O manual diz que é para fazer isso com a camera desligada, mas também não diz quais os problemas dessa operação.

Rafael Fischer
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Abr 25, 2006 1:15 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Já testei isso e não causa nenhum erro na 300D, ela apenas fica indicando abertura como 00 e quando se conecta a lente novamente, volta a mostrar a abertura selecionada...

trolhos
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Ter Abr 25, 2006 7:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

também já troquei a lente com ela Ligada sem querer, me aconselharam a desligar mas na correria as vezes passa.

yeah

Berna_GT
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Abr 25, 2006 9:36 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Uma vez um fotógrafo (o Frederico Mendes) me disse que era bom trocar com a câmera desligada para evitar que a estática no sensor "puxasse" a sujeira pra ele! Não sei até que ponto isso procede!

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Abr 25, 2006 10:35 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O ideal é desligar ela, porém, já troquei umas 2 vezes sem desligar.. mas foi sem querer.

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Ter Abr 25, 2006 11:25 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Dificilmente haveria problemas devido aos contatos serem paralelos, então ao colocar a lente nenhum deles fica em curto.

Apesar disso eu prefiro trocar com a cam desligada mas troco também as vezes ligada, na pressa.

Marcel
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qua Abr 26, 2006 12:17 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Na dúvida é melhor desligar neh..... vai que da uma coisa lah e estraga...
uma vez tirei o cartão de memória de uma cam sem desligar ela..... coisa de louco neh
uaauhauhuhauha
Mr. Green Mr. Green Mr. Green

fabiof
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Mai 26, 2006 1:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Berna_GT escreveu:
Uma vez um fotógrafo (o Frederico Mendes) me disse que era bom trocar com a câmera desligada para evitar que a estática no sensor "puxasse" a sujeira pra ele! Não sei até que ponto isso procede!

já ouvi falar nisso, creio que procede....prevenir nunca é demais hein?

tb se recomenda desligar a câmera para trocar cartões de memória, para evitar perda de dados por descarga elétrica....

mcpdigital
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qui Ago 31, 2006 5:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu troco sempre com a camera ligada. Na verdade no caso da 20D e 30D não adianta desligar pois ela na verdade continua ligada e o sensor continua com estática. Inclusive perceba que quando se coloca o CF na camera mesmo com ela desligada ele é lido imediatamente, da mesma forma que quando a camera esta ligada.
Acho que para desligar as Canon mencionadas somente tirando a bateria, como é sugerido em casos de travamento de SW e Err 99.

Marcelo

Rafael Fischer
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Set 01, 2006 1:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

mcpdigital escreveu:
Eu troco sempre com a camera ligada. Na verdade no caso da 20D e 30D não adianta desligar pois ela na verdade continua ligada e o sensor continua com estática. Inclusive perceba que quando se coloca o CF na camera mesmo com ela desligada ele é lido imediatamente, da mesma forma que quando a camera esta ligada.
Acho que para desligar as Canon mencionadas somente tirando a bateria, como é sugerido em casos de travamento de SW e Err 99.

Marcelo

Pois é! Além de eu já ter percebido esse comportamento de "aways on" da 20D (Será por isso o start-up time tão baixo?) e tanto nos manuais da Rebel e 20D quanto no da 70-210 que tive, não há nenhuma menção sobre desligar a câmera para troca de objetiva, inclusive as Canon desligam automaticamente quando se abre o compartimento do cartão de memória, se fosse nocivo, haveria alguma informação no manual da câmera ou da objetiva.

OBS: Sobre esse comportamento da 20D nunca desligar completamente, alguém sabe me dizer porque as Nikons, pelo menos a D50 e D70s ficam com o visor bem mais escuro quando estão sem a bateria, e clareiam quando a bateria é inserida, mesmo mantendo-se a câmera desligada?

vtwin
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Set 08, 2006 8:21 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ligar a Cam sem lente não tem problema algum.... o que pode causar problema é na hora da troca de lentes (por causa dos contatos)... Cool

kaoue
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Set 09, 2006 12:16 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Cara, eu acho que o sensor não fica "ligado" quando a cam não está sendo utilizada, os sensores das dslr's esquentão MUITO quando estão funcionando.
O grande problema é que quando troca-se de lentes a poeira entra normalmente enquanto a cam está aberta, e quando a nova lente é colocada essa poeira fica confinada na camâra do espelho. Quando o espelho levanta essa poeira é puxada pra o sensor que estará ativo na hora da foto.
Acho que não faz tanta diferença assim e que o sensor não "puxa" a sujeira de fora, mesmo porque a maioria das cameras de alto nível tem blindagem estática, e essa energia armazenada no sensor não deve ser tão grande a ponto de puxar a sujeira de fora da câmera, do outro lado do espelho.
Bom, não sei.. mas é que pra mim não faz sentido dizer isso, porque o sensor fica inativo, e não recebe corrente... Se ele ficasse SEMPRE funcionando, então fazer longas exposições teoricamente não geraria mais ruído... Mas como sempre, posso estar enganado.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.