| Autor |
Mensagem |
Paulo Mauricio
Muito Participativo

|
Enviada:
Ter Fev 28, 2006 7:38 pm |
  |
|
|
 |
Carlos Cazuza
Editor DigiForum, Admin Geral

27
1
0

Staff DigiForum

|
Enviada:
Ter Fev 28, 2006 8:00 pm |
  |
Que que 'e isso eim amigo Paulo Mauricio, ficou 10,
Abs
Carlos Silva
Boston-USA |
|
|
|
 |
victorbrt
Usuário Participativo

|
Enviada:
Ter Fev 28, 2006 8:04 pm |
  |
Paulo Mauricio, essa função para reduzir ruídos só é disponível nas PXX da Sony? |
|
|
|
 |
Paulo Mauricio
Muito Participativo

|
Enviada:
Qua Mar 01, 2006 9:24 am |
  |
| victorbrt escreveu: | | Paulo Mauricio, essa função para reduzir ruídos só é disponível nas PXX da Sony? |
Acho que não. O fundamento deve ser o mesmo para câmeras de outras séries, até mesmo com algoritmos mais elaborados. O que eu acho interessante é a disponibilidade desta característica em câmeras de custo baixo/médio, uma maneira de democratizar as fotos fora de condições ideais. |
|
 |
leandro_df
Muito Participativo

|
Enviada:
Qua Mar 01, 2006 9:02 pm |
  |
Paulo Mauricio, a foto usada como exemplo é uma situação onde o tratamento de ruido realmente ajuda muito a foto.
No entando, num caso onde se fotografa retratos, por exemplo, o tiro pode sair pela culatra. Detalhes de pele, cabelo, tecidos etc tem um resultado bastante diferente. As texturas podem simplesmente desaparecer. |
|
|
|
 |
victorbrt
Usuário Participativo

|
Enviada:
Qua Mar 01, 2006 10:58 pm |
  |
| Paulo Mauricio escreveu: | | Acho que não. O fundamento deve ser o mesmo para câmeras de outras séries, até mesmo com algoritmos mais elaborados. O que eu acho interessante é a disponibilidade desta característica em câmeras de custo baixo/médio, uma maneira de democratizar as fotos fora de condições ideais. |
Interessante, e eu pensando que era algum recurso das PXX da Sony. Disfarça.  |
|
|
|
 |
Gabriel SAP
Usuário Participativo

1
0
0
|
Enviada:
Qui Abr 06, 2006 8:58 pm |
  |
As compactas da Sony realmente têm essa característica. As fotos costumam ficar muito lavadas e artificiais, perdendo um pouco (às vezes MUITO) as texturas.
Eu pessoalmente acho mais vantajoso tratar o ruído no processo pós-câmera, com algum software específico. (uso o Neat Image) |
|
|
|
 |
Paulo Mauricio
Muito Participativo

|
Enviada:
Qui Abr 06, 2006 10:13 pm |
  |
| Gabriel SAP escreveu: | As compactas da Sony realmente têm essa característica. As fotos costumam ficar muito lavadas e artificiais, perdendo um pouco (às vezes MUITO) as texturas.
Eu pessoalmente acho mais vantajoso tratar o ruído no processo pós-câmera, com algum software específico. (uso o Neat Image) |
Pois revendo a foto lá em cima não consigo notar nenhuma característica na foto que possa ser classificada como "lavada" ou "artificial". A foto está perfeitamente exposta, com a saturação perfeita e não sofreu nenhuma perda visível de "texturas". Haja vista que é possível perceber as folhagens e calçamento. A pequena perda de foco deve-se exclusivamente ao fato de ter feito a foto sem tripé, com uma longa exposição, apoiando simplesmente a câmera no parapeito da cobertura. A redução de ruído nestas câmeras é feita com a utilização de um algoritmo que utiliza a sobreposição de exposições diferentes da mesma cena. O ruído, ao contrário da cena, muda de segundo a segundo. Um programa interno consegue perceber o que é imagem (constante em todas as exposições) e o que é ruído, subtraindo esta parte variável. O que resta é apenas a imagem. Os programas pós-exposição não podem subtrair o ruído usando este processo porque não tiveram acesso a esta diferenciação nem referência para tal. O único meio de suavizar o ruído, que aparece como pontos aleatórios, é funcionar tal como funcionam os programas de redução de ruído em áudio, examinando os pixels em torno do pixel "alienígena", que não deveria estar ali, e substituindo-o por um outro "sintético". Cada método tem a sua vantagem e desvantagem. Mas continuo não achando a imagem lavada nem artificial. |
|
 |
Mauricecohen81
Usuário Participativo

|
Enviada:
Sex Abr 07, 2006 4:03 am |
  |
A foto esta bem composta e tudo mais...
Mais dizer que nao fica "chapada" ou lavada é loucura....
Uns podem dizer.... esta tao bom que parace pintura...
E é justamente essa impressao que custuma passar
Nessa composicao ... principamente em tamanho reduzido como vc envio, nao se percebe muito esse efeito.... mais em fotos mais complexas...
Pessoas (pele) ou ambientes fechados... fica muito mais claro esse tratamento
Em velocidade sempre inferior a 1/3 s |
|
|
|
 |
Fernno
Usuário Novato

|
Enviada:
Qui Mai 11, 2006 2:48 pm |
  |
Galera, beleza ?
Gostaria de saber se poderia ser postado aqui o exif da foto em questão, pra saber que velocidade foi usada para longa exposição.
Queria fazer o teste do limite entre uma foto com tratamento NR e outra com velocidade de longa exposição logo acima que não sofresse o tratamento. Na W5, o NR entra em ação a partir de 1/2,5s. A partir de que velocidade poderia se considerar longa exposição ?
O uso de iso numa foto dessas é necessário, estou certo ? Então em iso alto, acima de 200, o ruido fica evidente, em qualquer uma exceto, pelo que li, na W50 e nas Fuji F10~F30. O ruído, pra mim, incomoda muito, mas às vezes fico na dúvida sobre o q é melhor ruído ou imagem tratada pelo NR.
se puderem me esclarecer agradeço.
 |
|
|
|
 |
Paulo Mauricio
Muito Participativo

|
Enviada:
Qui Mai 11, 2006 6:20 pm |
  |
|
|
 |
Paulo Mauricio
Muito Participativo

|
Enviada:
Qui Mai 11, 2006 6:29 pm |
  |
|
|
 |
Fernno
Usuário Novato

|
Enviada:
Sex Mai 12, 2006 9:40 am |
  |
Legal, obrigado pela informação.
Apenas uma dúvida, a velocidade usada é 0.8s at f 2.8, ou seja, 1/8s ou 8s ?
obrigado.  |
|
|
|
 |
Paulo Mauricio
Muito Participativo

|
Enviada:
Sex Mai 12, 2006 12:48 pm |
  |
| Fernno escreveu: | Legal, obrigado pela informação.
Apenas uma dúvida, a velocidade usada é 0.8s at f 2.8, ou seja, 1/8s ou 8s ?
obrigado.  |
O tempo é de 0,8 segundos mesmo ou seja, pouco menos que 1 segundo. Por pouco o sistema de NR não entrava em ação já que só funciona (nesta câmera) para tempos superiores a 1/2 segundo. |
|
 |
halvaro
Mega Participativo

|
Enviada:
Ter Mai 16, 2006 12:33 pm |
  |
Praticamente todas as cams atuais usam redutorde ruído a partir de determinadas velocidades. Parece que isso foi colocado como sendo uma vantagem da cam, mas é algo comum e como dito em outros posts. pode inclusive ser prejudicial.
No caso dessa P92 utilizada, o redutor de ruído dela é ainda menos agressivo que das sony mais atuais, tipo P73, P93, W1, W5 etc |
|
|
|
 |
|
|
|
|