DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 [TUTORIAL] Convertendo RAW para JPG com Nikon Capture.

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Phoenix_Rev
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Jan 28, 2006 7:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Notei uma série de questionamentos a respeito de como converter RAW em JPG usando o Nikon Capture Editor. Alem de muitas pessoas não conhecerem as maravilhas de se usar RAW para fotografar. A seguir vou demonstrar rapidamente alguns comandos que eu uso na conversão:

1)
A melhor maneira de trabalhar com muitos arquivos em RAW a abrir todos eles ao mesmo tempo no modo (Multi Image Window) "1".
Nesse modo vc vai notar que é possível escolher um diretório onde estão os arquivos RAW (NEF) e todos serão mostrados em uma fileira logo no topo da tela "2".
Com a palheta de ajustes "3" eu faço todos os ajustes antes de salvar em JPG. A minha esta configurada como a figura abaixo mas provavelmente a sua não terá a mesma seqüência, se quiser clique e arraste as barrinhas para formar uma igual a minha.
E finalmente um palheta de ferramentas gerais, acabo só usando a ferramenta de seleção para fazer alguns crops.

Image

2)
A primeira coisa que faço é ajustar a exposição da foto caso seja necessário, para a direita a foto fica mais clara e para a esquerda mais escura, o resto dos ajustes eu deixo como está. Notem que o HUE da minha câmera esta sempre ajustada para -3, isso tira um pouco do verde da imagem.

Image

3)
Próximo passo é ajustar o Balando de Branco (White Balance ou WB), existem diversas maneiras de fazer isso mas como esse tutorial é para iniciante recomendo escolher a opção que trás os melhores resultados logo de cara em relação às cores desejadas, e depois fazer os ajustes finos com a barrinha de Fine Adjustment.

Image

Image

4)
Nas opções de Color Balance eu só ajusto o contraste.

Image

5)
As próximas duas opções eu uso pouco e por isso não entraremos em detalhes, deixe elas desativadas (X vermelho)

Image

6)
Ajuste de nitidez, cuidado para não exagerar nele! Mr. Green A primeira coisa a fazer é pressionar CTRL+ALT+0 para que a foto seja visualizada em 100%, agora vc tem duas maneiras de ajustar a nitidez, pelas opções na barra de Advance RAW "1" ou na barra de Unsharp Mask. Ou os dois! EU geralmente faço o seguinte deixo sempre ajustado para HIGH na câmera e depois caso seja necessário uso o USM do Nikon capture "2"

Image

7)
As próximas duas opções ficam em OFF caso eu não precise reduzir olhos vermelhos ou então eu não queira tirar a distorção causado pela lente Fisheye.

Image

8)
Vamos também deixar o ajuste de Luminosidade e curvas para outro tutorial e pular direto para as opções de "Size e Resolution". Aqui vc vai praticamente decidir o tamanho do JPG que será criado. Vamos supor que a foto será postada no Digiforum e por isso ela tem que ter no máximo 640 pixels de largura, basta vc colocar esse valor no campo Width (Largura) e pronto! Quando o JPG for criado ele já estará nesse tamanho. Tome o cuidado de deixar a opção Keep the Crop selecionada!

Image

9)
Neste momento vc deve estar pensando... Puts que trampo para uma única foto!!! E vou ter que fazer tudo isso com o resto?!?! A resposta é talvez sim... talvez não. Lembra que estamos trabalhando no modo Multi Image? Nesse modo é possível copiar alguns ou todos os ajustes feitos em uma foto para as demais. Vou dar dois exemplos...
Clique no palheta de White Balance junto a uma folhinha de papel dobrada. Lá tem uma opção chamada "Copy to Clipboard" Clique nela e o ajuste que vc fez nessa foto será copiado para a "memória do computador"

Image

Agora oq vc tem que fazer é selecionar na barra superior todas as imagens que devem receber esse ajuste que vc salvou na memória e depois "colar" os ajustes pressionando CTRL+V. Agora todas as fotos selecionadas anteriormente estão ajustadas para aquele WB da foto que vc copiou o ajuste.

Image

Outro exemplo? Vamos dizer que vc quer todas as fotos sendo salvas no tamanho 640x425... Clique em qualquer uma, depois vá na barra Size/Resolution e coloque 640x425 como o tamanho a ser salvo, clique na folhinha dobrada e selecione a opção "Copy to Clipboard". Pronto selecione todas as fotos na barra de cima e pressione CTRL+V, no final todas as fotos serão exportadas em 640x435. Isso pode ser feito com cada ajuste disponível, basta seguir o mesmo procedimento. E mais, pressionando CTRL+SHIFT+C vc copia TODOS os ajustes da foto para a memória do computador e depois pode colar-los nas fotos que deseja. Ou seja eu costumo copiar alguns ajustes e ir colando depois ir fazendo ajustes finos caso seja necessário.

Image

10)
Pensa que acabou? Falta o passo mais importante...salvar o seu trabalho! Geralmente eu não deixo isso para o final pois caso o programa trave acabo perdendo tudo. Para salvar suas alterações nos arquivos RAW vc deve fechar a janela do programa e selecionar a opção “YES TO ALL”, isso vai fazer todos os seus ajuste serem salvos nos arquivos, dependendo do seu micro pode demorar um pouco.
Mas o legal do RAW é que as fotos não são alteradas, vc pode a qualquer momento abrir novamente o arquivo e mudar oque quiser.

Image

11)
Chegou a hora tão esperada, converter todos os RAWs com aquele monte de ajustes, WB, Nitidez, Cores, tamanho, etc... para JPG. Para isso usaremos a função Batch que se encontra dentro do menu "TOOLS".

Image

12)
Ao clicar em Batch uma janela irá se abrir com algumas opções. Vamos ver uma por uma.
1- Ao clicar em "Browse" vc ira selecionar o diretório onde se encontram os arquivos RAW (.nef)
2-Caso queira pode selecionar a opção que permite o programa procurar os nefs em sub-pastas. Geralmente não uso essa opção.
3-Esse ajuste é muito importante, selecione ele para que o programa use os ajustes salvos nos próprios NEFs, caso contrario o programa não vai usar os ajustes que vc fez!
4-Geralmente eu deixo a opção "Use source file name" para que os JPGs criados tenham os mesmos nomes dos aquivos NEFs. Deixo a opção "Use source folder" desmarcada porque se não os novo JPGs serão criados no próprio diretório de origem. Isso gera uma confusão danada e mistura os arquivos.
5- Como a opção "Use source folder" esta desmarcada eu tenho que apontar o diretório de destino dos JPGs.
6-Selecione o formato que os arquivos serão criados, geralmente JPG.
7- Selecione a qualidade dos arquivos JPG que serão criados, quanto melhor a qualidade maior o arquivo final, certo?
8- Escrevi 6 ma é 8!!! Pressione START e o programa converterá os NEFs em JPG com todos os ajustes que vc fez e na pasta onde vc apontou!

Image

Alguma dúvida? Poste aqui!

Editado pela última vez por Phoenix_Rev em Dom Jan 29, 2006 12:13 pm, num total de 1 vez

Paula.lc
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Sáb Jan 28, 2006 10:35 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

=D> =D> =D>
Muito bom o tutorial! Foi uma ajuda e tanto.
Mas estou com um problema aqui, há pouco tempo tirei minhas primeiras fotos em RAW, e ao tentar abrí-las com o Nikon Capture, a imagem aparece como se fosse um negativo e não em cores, como as suas fotos no tutorial. Como eu não tenho nenhuma experiência com o programa, gostaria da ajuda de vocês do fórum...
O que será que está acontecendo? O que eu estou fazendo de errado.
Desde já agradeço

Phoenix_Rev
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 6:29 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Estranho ja tentou atualizar o programa? Estou usando a versão 4.4.0 e nunca vi esse tipo de problema...

Paula.lc

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 9:18 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Já atualizei sim... a minha versão é 4.4.
Bom... vamos esperar pra ver se isso já aconteceu com mais alguém!
Obrigada pela atenção!

Phoenix_Rev
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 12:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Estranho... qual a sua camera? Think

eduardo_xavier
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 12:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Paula.lc,

Eu me lembro do Luizfonseca falar de algo assim , pergunte para ele , você
o acha sempre no tópico da Nikon :

http://digiforum.com.br/viewtopic.php?t=13012&postdays=0&postorder=asc&start=2130

Eduardo

Paula.lc

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 12:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

A minha câmera é a D50...

Luiz Fonseca

Avaliações Positivas13

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 9:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Phoenix_Rev,
Mais um tópico bem legal yeah

Paula.lc,

A minha também é D50.

Espero que com a dica que lhe passei via MP resolva seu problema yeah

Phoenix_Rev
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 9:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Paula.lc, seu monitor é um Phillips LCD? Andei lendo que tem alguns monitores que devido a incompatibilidade de hardware da esse problema... theta entrar em Display Properties/Advanced/Color Management e escolhe 'sRGB Color Space Profile.icm'

Talvez resolva...

Luiz Fonseca

Avaliações Positivas13

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 10:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Phoenix_Rev,

O meu é Samsung 753DFX e estava acontecendo isso.

O que fiz foi remover um perfil de cores da Samsung que estava instalado quando usei o CD de instalação do Monitor.

Um jeito simples é deixar sem perfil algum, pois no Nikon Capture ele já busca um perfil próprio da Nikon: NKMonitor_Win.icm

Também resolve o problem se usar esse mesmo perfil no Windows. yeah

Ps.: Acabei de receber uma MP da Paula dizendo que funcionou yeah Bom que servirá de dica para futuros usuários com o mesmo problema.

[ ]s

Editado pela última vez por Luiz Fonseca em Dom Jan 29, 2006 10:02 pm, num total de 2 vezes

Paula.lc

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 10:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O problema foi resolvido com a dica do luizfnfonseca!
Obrigada a todos que tentaram ajudar!

Auder
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2006 2:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Onde vocês encontraram o Nikon Capture pra vender?
Perdi a paciência procurando no Google Brick wall

Fabiano PoA
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Localização: Porto Alegre Fotografia: é um vício Equipamento: Nikon

MensagemEnviada: Qua Abr 05, 2006 2:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Esse tutorial deveria ficar fixado!!!

Obrigado Phoenix_Rev yeah yeah

Fabiano PoA
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Localização: Porto Alegre Fotografia: é um vício Equipamento: Nikon

MensagemEnviada: Qua Abr 05, 2006 2:17 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tem como fazer crop na foto com o Nikon Capture?

Luiz Fonseca

Avaliações Positivas13

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Abr 05, 2006 2:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fabiano PoA,
Tem sim como fazer o Crop.

O problema que lá não vi nenhuma opção de travar a proporção do corte para respeitar o padrão 3:2 da foto Sad

Faço os ajustes que quero no NC e depois se precisar cropar faço isso no PS.

[ ]s yeah
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior