Enviada:
Sáb Jan 28, 2006 7:53 pm
Notei uma série de questionamentos a respeito de como converter RAW em JPG usando o Nikon Capture Editor. Alem de muitas pessoas não conhecerem as maravilhas de se usar RAW para fotografar. A seguir vou demonstrar rapidamente alguns comandos que eu uso na conversão:
1)
A melhor maneira de trabalhar com muitos arquivos em RAW a abrir todos eles ao mesmo tempo no modo (Multi Image Window) "1".
Nesse modo vc vai notar que é possível escolher um diretório onde estão os arquivos RAW (NEF) e todos serão mostrados em uma fileira logo no topo da tela "2".
Com a palheta de ajustes "3" eu faço todos os ajustes antes de salvar em JPG. A minha esta configurada como a figura abaixo mas provavelmente a sua não terá a mesma seqüência, se quiser clique e arraste as barrinhas para formar uma igual a minha.
E finalmente um palheta de ferramentas gerais, acabo só usando a ferramenta de seleção para fazer alguns crops.
2)
A primeira coisa que faço é ajustar a exposição da foto caso seja necessário, para a direita a foto fica mais clara e para a esquerda mais escura, o resto dos ajustes eu deixo como está. Notem que o HUE da minha câmera esta sempre ajustada para -3, isso tira um pouco do verde da imagem.
3)
Próximo passo é ajustar o Balando de Branco (White Balance ou WB), existem diversas maneiras de fazer isso mas como esse tutorial é para iniciante recomendo escolher a opção que trás os melhores resultados logo de cara em relação às cores desejadas, e depois fazer os ajustes finos com a barrinha de Fine Adjustment.
4)
Nas opções de Color Balance eu só ajusto o contraste.
5)
As próximas duas opções eu uso pouco e por isso não entraremos em detalhes, deixe elas desativadas (X vermelho)
6)
Ajuste de nitidez, cuidado para não exagerar nele! A primeira coisa a fazer é pressionar CTRL+ALT+0 para que a foto seja visualizada em 100%, agora vc tem duas maneiras de ajustar a nitidez, pelas opções na barra de Advance RAW "1" ou na barra de Unsharp Mask. Ou os dois! EU geralmente faço o seguinte deixo sempre ajustado para HIGH na câmera e depois caso seja necessário uso o USM do Nikon capture "2"
7)
As próximas duas opções ficam em OFF caso eu não precise reduzir olhos vermelhos ou então eu não queira tirar a distorção causado pela lente Fisheye.
8)
Vamos também deixar o ajuste de Luminosidade e curvas para outro tutorial e pular direto para as opções de "Size e Resolution". Aqui vc vai praticamente decidir o tamanho do JPG que será criado. Vamos supor que a foto será postada no Digiforum e por isso ela tem que ter no máximo 640 pixels de largura, basta vc colocar esse valor no campo Width (Largura) e pronto! Quando o JPG for criado ele já estará nesse tamanho. Tome o cuidado de deixar a opção Keep the Crop selecionada!
9)
Neste momento vc deve estar pensando... Puts que trampo para uma única foto!!! E vou ter que fazer tudo isso com o resto?!?! A resposta é talvez sim... talvez não. Lembra que estamos trabalhando no modo Multi Image? Nesse modo é possível copiar alguns ou todos os ajustes feitos em uma foto para as demais. Vou dar dois exemplos...
Clique no palheta de White Balance junto a uma folhinha de papel dobrada. Lá tem uma opção chamada "Copy to Clipboard" Clique nela e o ajuste que vc fez nessa foto será copiado para a "memória do computador"
Agora oq vc tem que fazer é selecionar na barra superior todas as imagens que devem receber esse ajuste que vc salvou na memória e depois "colar" os ajustes pressionando CTRL+V. Agora todas as fotos selecionadas anteriormente estão ajustadas para aquele WB da foto que vc copiou o ajuste.
Outro exemplo? Vamos dizer que vc quer todas as fotos sendo salvas no tamanho 640x425... Clique em qualquer uma, depois vá na barra Size/Resolution e coloque 640x425 como o tamanho a ser salvo, clique na folhinha dobrada e selecione a opção "Copy to Clipboard". Pronto selecione todas as fotos na barra de cima e pressione CTRL+V, no final todas as fotos serão exportadas em 640x435. Isso pode ser feito com cada ajuste disponível, basta seguir o mesmo procedimento. E mais, pressionando CTRL+SHIFT+C vc copia TODOS os ajustes da foto para a memória do computador e depois pode colar-los nas fotos que deseja. Ou seja eu costumo copiar alguns ajustes e ir colando depois ir fazendo ajustes finos caso seja necessário.
10)
Pensa que acabou? Falta o passo mais importante...salvar o seu trabalho! Geralmente eu não deixo isso para o final pois caso o programa trave acabo perdendo tudo. Para salvar suas alterações nos arquivos RAW vc deve fechar a janela do programa e selecionar a opção “YES TO ALL”, isso vai fazer todos os seus ajuste serem salvos nos arquivos, dependendo do seu micro pode demorar um pouco.
Mas o legal do RAW é que as fotos não são alteradas, vc pode a qualquer momento abrir novamente o arquivo e mudar oque quiser.
11)
Chegou a hora tão esperada, converter todos os RAWs com aquele monte de ajustes, WB, Nitidez, Cores, tamanho, etc... para JPG. Para isso usaremos a função Batch que se encontra dentro do menu "TOOLS".
12)
Ao clicar em Batch uma janela irá se abrir com algumas opções. Vamos ver uma por uma.
1- Ao clicar em "Browse" vc ira selecionar o diretório onde se encontram os arquivos RAW (.nef)
2-Caso queira pode selecionar a opção que permite o programa procurar os nefs em sub-pastas. Geralmente não uso essa opção.
3-Esse ajuste é muito importante, selecione ele para que o programa use os ajustes salvos nos próprios NEFs, caso contrario o programa não vai usar os ajustes que vc fez!
4-Geralmente eu deixo a opção "Use source file name" para que os JPGs criados tenham os mesmos nomes dos aquivos NEFs. Deixo a opção "Use source folder" desmarcada porque se não os novo JPGs serão criados no próprio diretório de origem. Isso gera uma confusão danada e mistura os arquivos.
5- Como a opção "Use source folder" esta desmarcada eu tenho que apontar o diretório de destino dos JPGs.
6-Selecione o formato que os arquivos serão criados, geralmente JPG.
7- Selecione a qualidade dos arquivos JPG que serão criados, quanto melhor a qualidade maior o arquivo final, certo?
8- Escrevi 6 ma é 8!!! Pressione START e o programa converterá os NEFs em JPG com todos os ajustes que vc fez e na pasta onde vc apontou!
Alguma dúvida? Poste aqui!
Editado pela última vez por Phoenix_Rev em Dom Jan 29, 2006 12:13 pm, num total de 1 vez
Enviada:
Sáb Jan 28, 2006 10:35 pm
=D> =D> =D>
Muito bom o tutorial! Foi uma ajuda e tanto.
Mas estou com um problema aqui, há pouco tempo tirei minhas primeiras fotos em RAW, e ao tentar abrí-las com o Nikon Capture, a imagem aparece como se fosse um negativo e não em cores, como as suas fotos no tutorial. Como eu não tenho nenhuma experiência com o programa, gostaria da ajuda de vocês do fórum...
O que será que está acontecendo? O que eu estou fazendo de errado.
Desde já agradeço
Enviada:
Dom Jan 29, 2006 9:53 pm
Paula.lc, seu monitor é um Phillips LCD? Andei lendo que tem alguns monitores que devido a incompatibilidade de hardware da esse problema... theta entrar em Display Properties/Advanced/Color Management e escolhe 'sRGB Color Space Profile.icm'