Enviada:
Sáb Jan 08, 2005 4:57 am
Caros amigos, pelo interesse geral do pessoal pelas lentes Close-up achei legal abrir esse tópico, p/ que as pessoas que tenham essas lentes postarem suas fotos com e sem Close-up e especificar qual foi usada (+4.. +10 etc..) Assim fica mais facil ter uma ideia do poder das lentes. Procurei e não achei um tópico parecido com esse, que compara fotos macros com e sem Close-up se for repetido pode me indicar o Link e trancar esse.
Obrigado..
Quem tem close-up faça uma força e posta umas fotos p/ gente fazendo essa comparação.
Enviada:
Sáb Jan 08, 2005 10:30 pm
Eu tenho um filtro close-up+1 e uma lente que eu fiz com uma lupa, conforme a foto abaixo
O poder de aproximação do conjunto é esse:
Macro da camera
Com a lente:
Além do poder de aproximação do obejeto ser maior, o que eu gostei nas lentes close-up foi que com essas lentes a profundidade de foco fica bastante reduzida, e devido a isso eu pude fazer fotos como essas:
Enviada:
Sáb Jan 08, 2005 11:59 pm
ola povo eu so tenho a lente +4
mas a grande diferença é que sem a lente eu nao consegui focar o centro da flor, e com a lente poderia ate ir um pouco mais do que ta na minha foto so que ai perderia mais pedasos da flor, e eu queria pega-la inteira.
Enviada:
Dom Jan 09, 2005 5:34 am
The Vicion
Parabéns pela criatividade, as fotos ficaram espetaculares. Essa lente que vc fez com tampa mais a lupa ficou show. Vi que num tópico vc falou dessa lente, mas daria p/ vc explicar melhor como vc colou a lente na tampa, a tampa é de nescafé ou Maionese?
Abraços
Enviada:
Dom Jan 09, 2005 9:29 am
Aê KQT, obrigado pelo elogio.
Com relação a lente eu usei uma tampa de um frasco de bicarbonato de sódio, a tampa desse frasco encaixou perfeitamente na lente close-up, não precisei nem de fazer a rosca é só encaixar e pronto. Para por a lente da lupa na tampa foi o mesmo esquema, comprei uma lupa de 50mm e ela é só encaixada na tampa
Enviada:
Dom Jan 09, 2005 2:25 pm
Galera acabei de fazer um mini tutorial da lente mas não sei o que acontece mas não estou conseguindo posta-lo.
Aparece a seguinte mensagem
Forbidden
You don't have permission to access /posting.php on this server.
Additionally, a 404 Not Found error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.
Apache/1.3.33 Server at www.digiforum.com.br Port 80
Enviada:
Dom Jan 09, 2005 3:56 pm
Agora foi
Segue um mini tutorial da lente.
Aqui está a tampa do frasco de bicarbonato já com o furo feito com uma faca quente:
A lente da lupa (50mm)
Os dois juntos
Para fazer o encaixe eu ponho a lente da lupa por traz da tampa até ela encostar nas beiradas que ficaram quando eu fiz o furo com a faca quente, o encaixe é perfeito, a lente fica presa pelas roscas da tampa do bicarbonato.
A lente e o filtro close-up
A tampa é do tamanho exato da rosca do filtro close-up, na verdade fica um pouco apertado mas isso é bom porque faz com que a tampa fique bem presa ao filtro sem risco de queda.
Já encaixada
Apesar da tosqueira da produção da lente o resultado final das fotos em minha opinião fica muito bom.
Duas fotos que fiz agora a pouco (sem crop)
Nessas fotos eu usei de fundo um capacete de ciclismo e um recipiente de detergente, devido a pouca profundidade de foco da lente não é possível identifica-los (na segunda foto da pra ver o fundo invertido na gota maior).
Não me lembro qual era a marca do frasco do bicarbonato usado, mas sei que tem outros produtos que vem nesse mesmo tipo de embalagem ( aqui em casa tinha um frasco de graxa que tem a mesma embalagem, se eu conseguir acha-lo ponho uma foto dele), de qualquer maneira é possível usar outras tampas também é só procurar uma que tenha o tamanho adequado.
Quanto a lupa eu usei uma com a lente de 50mm de diâmetro que era ideal para a tampa do frasco de bicarbonato, essas lupas são vendidas nessas lojas de cinefoto e são totalmente desmontáveis, custam em torno de R$16,00
Enviada:
Dom Jan 09, 2005 5:11 pm
The Vicion,
Obrigado pela disposição de fazer esse tutorial, esse é um dos motivos do Digiforum ser o melhor Forum de Cameras digitais. Faz pouco tempo que participo do digiforum, fico impressionado como o pessoal daqui não pensa 2 vezes p/ ajudar a enriquecer o forum.
Logo que eu comprar minha A75 com os close-ups, vou no supermercado com uma regua p/ medir os frascos os que tiverem + - 50 mm eu mando p/ sacola hehe.. talvez dá p/ fazer com cano PVC, mas aí tem que pensar em outro esquema p/ fazer a rosca. As fotos ficaram ótimas.. =D>