DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Programas para Fotógrafos - Disponíveis no Digiforum

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Leo Terra
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sáb Fev 21, 2009 2:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caros amigos, eu gostaria de apresentar a vocês alguns softwares para fotógrafos, que visam auxiliar no trabalho de fotógrafos mais exigentes. Os programas são oferecidos na versão para uso On-line, através do Digiforum, e executáveis para Windows e Mac.

Os dois primeiros softwares disponíveis são o DOF Calc 1.0.1 e o Size Calc 1.1. Ambos desenvolvidos pelo fotógrafo Leo Terra, para a Teia do Conhecimento e disponibilizado gratuitamente para os amigos do Digiforum.

O DOF Calc 1.0.1 é um programa criado para calcular a profundidade de campo, levando em consideração um conjunto completo de variáveis que podem impactar na mesma. A estrutura do programa o leva a ser uma das mais completas calculadoras de profundidade de campo disponíveis e o melhor é que se trata de uma calculadora totalmente em português.

Image

Já o Size Calc. 1.1 é um programa único, desenvolvido visando auxiliar o fotógrafo na escolha das resoluções mínimas necessárias para atender a uma determinada condição de visualização. O programa foi feito de forma a levar em consideração a acuidade visual humana e as características dos dispositivos de captura mais comuns.

Image

Para conhecer mais sobre os programas e ter acesso aos guias de uso visite a página oficial dos mesmos no Digiforum em http://www.digiforum.com.br/downloads/leoterra/

Leo Terra
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Fev 25, 2009 2:16 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoal queria aproveitar para pedir que me falassem a opinião de vocês sobre os programas e até que fossem dadas sugestões para outros.
Dancing

henriqueribas
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Fev 26, 2009 9:28 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Leo,
muito bacana a iniciativa.
Gostei muito do size calc.
Você fez utilizando qual linguagem?

Gostaria de lhe pedir permissão para divulgar seu trabalho em meu blog(www.henriqueribas.com/blog)

agradeço a atenção.
abs
Henrique Ribas
www.henriqueribas.com/blog

Leo Terra
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qui Fev 26, 2009 11:51 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Opa Henrique pode divulgar sim, você e qualquer outro que ache interessante, o programa tá ai para ser usado.
Os programas foram todos feitos em flash com action scripts.

Emmanuel Carvalho
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas44

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Fev 26, 2009 5:51 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Opa Leo, muito boa iniciativa... como vc pediu feedback sobre os programas lá vai.
Carregam rápido, fáceis de usar e bem intuitivos...

Pequeno bug: Quando posiciono o cursor do mouse em cima dos "tamanhos das mídias/ampliações" as vezes aparece um Tooltip com o texto "DOFCalc". Se vc utilizasse tooltips diferentes em cada item da tela, com um descritivo ou mini-help, ajudaria a quem não conhece alguns termos técnicos a saber o que são sem ter que recorrer ao manual.

Agora voando um pouco... já pensou em fazer um StrobeCalc? Pra testar setups de iluminação artificial em ambientes internos e externos? Bom, como eu disse, viajei alto. Smile

Leo Terra
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Fev 27, 2009 2:17 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Então Emmanuel, não tem nada na programação para gerar esses tooltips, eles provavelmente aparecem na versão on-line em decorrência da forma que o Celso ajustou eles na hospedagem. Smile Mas é uma idéia, apesar de eu achar que o esforço de construção desses tooltips seria praticamente o mesmo de fazer um novo programinha. Smile

Não entendi bem a sua proposta, o que esse programa faria exatamente? O que seria calculado? Dependendo dá para fazer sim, se envolver a física da fotografia eu garanto que consigo calcular rs.

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!
Fundador DigiForum
Fundador DigiForum

MensagemEnviada: Sex Fev 27, 2009 10:12 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá a todos.

Os 2 programas que o Leo desenvolveu são muito bons no auxílio ao fotógrafo no dia a dia. O DofCalc por exemplo, para quem fotografa cenas em estúdio é ótimo pra planejar um history board já levando em consideração as distâncias. Não se perde tempo com o dof preview da câmera.

Sobre o ToolTip que o Emannuel citou, deve ser o seu browser mostrando o nome do programa Emannuel porque aqui não aparece esse tooltip.

Programas recomendados yeah

Abraços a todos

celsorogerio´s
9013922_CEL6001-Edit9013574_CEL5928-Edit9013396_CEL6008-Edit9012802_CEL6005-Edit9012536_CEL6325-Edit9012531_CEL5933-Edit9013170_CEL5875-Edit9013848_CEL5848-Edit9013537_still_CEL5832

What you sow, will also reap.

Leo Terra
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Fev 27, 2009 10:36 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Valeu Celso. Queria aproveitar para agradecer ao apoio para criar a página e hospedar os programas. Smile

Emmanuel Carvalho
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas44

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Fev 27, 2009 3:16 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Leo Terra escreveu:

Não entendi bem a sua proposta, o que esse programa faria exatamente? O que seria calculado? Dependendo dá para fazer sim, se envolver a física da fotografia eu garanto que consigo calcular rs.

Então... como eu disse eu tava voando alto... imaginei um programa em que vc pudesse montar um setup, arrastando Hazys, Rebatedores, Flashs e Sombrinhas em várias posições e ajustando a potência dos mesmos... de modo a testar a iluminação em um assunto virtual (um objeto na frente de um fundo). Cool

Leo Terra
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Fev 27, 2009 4:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ahhh tá, neste caso seria um simulador. Não é impossível, mas precisava de alguém que soubesse muita programação rs.

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!
Fundador DigiForum
Fundador DigiForum

MensagemEnviada: Sex Fev 27, 2009 6:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bacana a idéia do simulador, poderia ter como base o nº guia. Think

celsorogerio´s
9013922_CEL6001-Edit9013574_CEL5928-Edit9013396_CEL6008-Edit9012802_CEL6005-Edit9012536_CEL6325-Edit9012531_CEL5933-Edit9013170_CEL5875-Edit9013848_CEL5848-Edit9013537_still_CEL5832

Leo Terra
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Fev 27, 2009 8:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Na verdade teria que ter o número guia e levar em consideração os cálculos. O problema é determinar dureza, ângulo de visão de cada um dos acessórios, seria uma loucura converter tudo isso em números para poder entrar os dados no simulador..

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!
Fundador DigiForum
Fundador DigiForum

MensagemEnviada: Sex Fev 27, 2009 8:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É verdade. Se fosse uma conversão automática não seria fiel à realidade. A solução seria entrar com todos os dados, muito dificultoso realmente.

celsorogerio´s

Leo Terra
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sáb Fev 28, 2009 1:26 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É por ai, no final acho que é mais fácil usar a luz de modelagem rs.

henriqueribas
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Fev 28, 2009 10:43 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Léo,
como autorizado por você e prometido por mim, segue link para divulgação dos seus programas.

http://henriqueribas.com/blog/?p=937
ou

Grande abraço, nos falamos
Henrique Ribas
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras