DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Clube DSLR - Ex-integrantes do Clube Canon Série S/SX

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Nomade
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 11:05 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eitcha nóis, isso aqui já começou com o vento em pompa. Que beleza!!! Aprendi muito com os nossos amigos lá do Clube S e agora uma nova jornada por aqui, e melhor ainda, com os velhos companheiros e com os novos, que certamente farão parte.

Marcos Mattos, Sérgio Durães - pra variar, belissimas fotos noturnas. Não tiro muitas porque não tenho paciência de ficar levando tripé. Anxious . Ficou bem legal essa foto do espetáculo da bolha gigante. Que iso e velocidade você usou Sergio?

Ricardo Gallo - Valeu pelo comentário. E que belas paisagens você captou, verdadeiros cartões postais. yeah

AlexandreS - Obrigado. Essa foto tirei no aquário de São Paulo. Foi sem polarizador. Acho que o ambiente e o angulo ajudaram bastante. Também não editei quase nada no Photoshop, só mesmo no tamanho. E quanto a tirar fotos no formato RAW, confesso que eu nunca o fiz, sempre fazendo no JPG. Mas, pelos resultados, de vez em quando é bom se aventurar nessas águas...hehehe. Ficou bem legal essa foto de still publicitário, o que é uma sacanagem, ver uma latinha suada e eu aqui, no trabalho...hehehe. Só à noite para me refestelar. Mr. Green

Nnato - Tudo tranquilo no front. Mr. Green Bom reve-lo por aqui também. É, viciou na DSLR, agora já era. O difícil é parar. O que mata é o preço das lentes. Big Mouth

Branca Stuart - Que bom reve-la por aqui. Belissimas fotos.

Um abraço a todos e uma fotinha para não perder a viagem:

Image

AlexandreS
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 11:18 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom dia gente !!

Bom ver esse movimento todo aqui. Dos que eu já conhecia e dos novos amigos !!

Branca Stuart, estes PB´s ficaram muito bons. O último então está show de bola, parece que a foto está falando yeah yeah

Ricardo Gallo, muito boas tuas fotos.. Gostei muito do contraluz feito com a D80.

Sérgio Durães, pegou bem o momento !!

Gente, já que o assunto é migração para as DSLR.. Eu achei muito, muito fácil mesmo. Talvez porque não troquei de "marca" e muito daquela terminologia da S5 continua valendo na DSLR, o que ajuda bastante.

Depois, eu li todo o manual que a Silvia Linhares me passou em PDF e depois li todo o livro "Canon EOS 450D/Xsi for Dummies". Se não é esse o nome, é bem perto disso. Esse eu consegui um pdf Cool humm.. deixa prá lá Shhh O livro é bem bom, vai além do manual e explica uma série de coisas. Para quem não tem problema com ingles, é boa pedida.

O resultado é que quando peguei a XSi já sabia que configurações eu queria, etc. Foi uns minutinhos e eu já tava clicando Dancing Dancing Não fazendo grandes fotos, mas clicando, o que já é alguma coisa Mr. Green

Nnato, eu tinha medo de fotografar em RAW e me embaralhar todo.. Mas como não tava conseguindo setar os "pictures styles" direito prá deixar as fotos do jeito que eu queria, resolvi fazer uns raws e aplicar os "pictures styles" via software, através do Digital Photo Professional da Canon para ver como ficava o resultado e descobrir a melhor configuração para colocar na cam. Cara, é muito barbada. Já estou pensando até em desativar a opção Jpeg da câmera e gravar só os raw.

Mtuco, em relação às lentes, eu no início ficava aborrecido quando pensava em trocar de lentes a toda hora.. Mas depois comecei a analisar minhas fotos e cheguei à seguinte conclusão:
1) Fotos que eu fiz de alguns eventos ou outras internas tipo aniversário, festas, churrascos, aquelas comuns do dia a dia mesmo, dificilmente eu usei mais de 100mm de distância focal equivalente..

2) Fotos externas, como aquele passeio no parque, no zoológico, etc.. quase todas foram feitas com distância focal maior que 70mm. A grande maioria que foram feitas com distância focal menor que 70mm, poderiam até ser feitas com 70mm, era só se distanciar mais um pouco.

Presumo então, já que só a experiência ou os amigos daqui poderão dizer, que na verdade não trocamos as lentes tanto assim quanto se imagina. Para ambientes internos, a 18-55mm do kit, que equivale a 28,8-88mm. Para ambientes externos, uma 55-250mm (88-400mm equivalente) Note que a 55-250 tem um tele quase igual à da série S, que é de 432mm. Acho até que se não for um lugar muito apertado, dá prá usar uma lente com distância mínima de 55mm. Algum dos amigos aí pode dar uma opinião ??

Para mim, o suprasumo seria ter também uma 18-125mm para substituir a do kit, dando um pouco mais de range no lado tele em lugares fechados e um pouco mais autonomia em lugares abertos.. Nnato, dá uma olhadinha no teste da Sigma 18-200 OS no photozone

http://www.photozone.de/canon-eos/321-sigma-af-18-200mm-f35-63-dc-os-canon-test-report--review

Eu particularmente não gostei do review, não sei se alguém aqui tem ela (tem para Canon e Nikon). Achei o desfoque feio, como citado no review, e também uma perda de resolução terrível nas bordas em 50mm. Se alguém iver e quiser postar.. Review é review, nem sempre mostra o resultado real.

Eu optaria pela Sigma 18-125 mesmo sem OS, para substituir a do kit em determinadas ocasiões e completaria com a 55-250. E claro, a 50mm F1.8 que já mandei vir yeah yeah yeah

Bom gente, por agora chega.. Depois quero mostrar prá vcs minha super mochila tabajara camara guardator. Deu um trabalho do cão prá fazer, mas acho que ficou legal.

Abçs !

Alexandre.Schuster´s
Vai um docinho ??Regando as plantas..Regando as plantas..AliceMaragogiMaragogiMaragogiMaragogiArthur

Canon 60D/450D-
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460

AlexandreS
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 11:25 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Em tempo.. Acabei de ver no photozone que tem uma Sigma 18-125mm com OS.. A facada não deve ser das piores e o teste até que foi bom..

Alexandre.Schuster´s
Vai um docinho ??Regando as plantas..Regando as plantas..AliceMaragogiMaragogiMaragogiMaragogiArthur

Canon 60D/450D-

Branca Stuart
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 11:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mtuco, Sérgio Durães, Ricardo Gallo, Nomade, obrigada pelas boas vindas. Estava realmente com saudade grande dessa turma boa e de qualidade, que mesmo tendo migrado para DSLR não esqueceram suas raízes.

Obrigada também pelos comentários de minhas fotos. Estando trabalhando bastante, fico sem tempo para clicar aleatoriamente. Devagar postarei algumas fotos de meus trabalhos.

Durães essas experiências nos fazem mais forte. Tranquilize-se, não podemos ganhar sempre.
A foto da bolha está especialmente mágica. Gosto de belas imagens, mas gosto ainda mais de imagens que "conversam" com a gente, como disse o amigo AlexandreS

Abração à todos!

Nnato
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 3:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Branca Stuart, bela sequência.

Mtuco, uma 70-300 é mais voltada a retratos pois tem um zoom de 4x. Acredito que as lentes macros se encaixariam nesse assunto.

Sérgio Durães, é um aquaário daqueles que é permitido passar a mão nos peixes. Rapaz fez mágica para tirar essa foto..... ambiente muito escuro....

Nomade, realmente o preço das lentes não é nada convidativo.

AlexandreS, alguns amigos só fotografam no RAW, chegarei lá. Eu ainda tenho um problema de armazenamento das fotos, que no RAW fica de 12 a 20 MB em média cada foto.
Valew pela dica da lente e o link, vou dar uma olhada. Eu particularmente não gostei da lente do Kit.

Gostei do resultado dessa foto, essa é uma sala toda de espelhos.

Image

abraço a todos.

MRdePaula
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 3:58 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

AlexandreS, Marcos Mattos, Obrigado amigos yeah

Que bom perceber o espirito "S" no mundo das DSLR =D> ... agora dá ainda mais vontade de partir pro lado negro Shocked ... ou seria pro lado da luz? Think

Não importa mais, agora já tenho um lugar legal prá ir: aqui!!! Mr. Green yeah

AlexandreS
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 4:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

MRdePaula, o que ???? vc ??? Lado negro ??? hehehe

Alexandre.Schuster´s

Canon 60D/450D-

Guto Antunes
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Localização: Curitiba - Florianópolis _________________________ Olá! Posso ajudar?

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 6:29 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Nnato escreveu:

+ Minha maior dificuldade foi e ainda é nos ajustes de abertura e foco, pois na S5 conforme se ajusta, tem-se o resultado no LCD ou no visor optico, antes de bater a foto. O que na XSI você só visualiza na foto batida, até hoje ainda erro bastante no primeiro/segundo click, então eu clico vejo como ficou e ajusto denovo.

Mnato,

No VF da camera, tem uma escala assim -2 | | 1| | 0 | | 1 | | 2. Essa escala é o fotometro da máquina. Se voce deixar a barra em cima do 0, voce teria a fotometria "perfeita". No 1 voce teria a foto 1 ponto super exposta. No -1, voce teria a foto 1 pont subexposta.

Tente lá e voce nao perderá mais fotos.

Abraços

Sérgio Durães
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 7:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá pessoal!!

Obrigado a todos pelos comentários yeah

Nomade, Acho que está junto com a foto, mas salvo erro foi 200 e 1/25. Bonito bichano yeah

Branca Stuart, Valeu yeah

Nnato, Ficou realmente um resultado muito interessante, gostei yeah

Mais uma fotinha do mesmo espectáculo.

Image

Flash Used: No
Focal Length: 55.0mm (35mm equivalent: 385m...
CCD Width: 5.14mm
Exposure Time: 0.050 s (1/20)
Aperture: f/5.6
ISO Equiv.: 200

[] yeah

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 7:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caraca...já já teremos 1000 páginas... Dancing

AlexandreS,
Na aula hoje, aprendemos noções de fluxo de trabalho usando o Lightroom 2 (LR), o qual eu já havia visto comentários aqui no DF. Eu estava usando o Adobe Bridge, mas o LR é bem mais legal. Estou instalando e vou mandar brasa. Achei ele prático e intuitivo, apenas com as explicações do professor. Saí de lá maravilhada. Depois eu conto mais.

Cesar_bastos, - Bem vindo. Essa turminha é um TUDO! Você falou bem, nessa turminha não discriminamos, nem câmeras, nem iniciantes, e sempre que podemos socorremos alguém (ou somos socorridos) Smile com informação, sem egoísmo ou egocentrismo.
No Clube das S eu conheci virtualmente o Marcos Mattos e depois quando estive em Brasília nos tornamos amigos no mundo real também...Prá tudo tem Mastercard, mas isso não tem preço...

Ricardo Gallo, O que acabei de dizer para o Cesar serve prá ti também. Suas fotos da pg. 3 estão muito bonitas. Bem contrastantes...uma meia desolada pela seca e a outra muita água e muito verde...

Nnato, Estou juntando uma graninha prá uma 18-200 da Canon. A Tanrom tem uma 18-270, que tá me balançando... as duas com estabilizador... a Tanrom é mais cara que a da Canon. De Sigma eu não posso comentar pois nunca tive uma.

Mtuco, Também não curti muito o Live View da XSi prá uso normal. Em estúdio deve ser o máximo, acredito eu. Tive as mesmas dificuldades que você no início, mas agora o modo manual ficou mamão com açúcar...é como dirigir, nas primeiras vezes, você pensa pausadamente cada coisa que tem que fazer...e fica apavorado, achando que não vai dar conta...Depois dirige automaticamente. É só criar coragem e não ficar usando só automático ou semi. Arrisque! O resultado com o tempo é muito satisfatório. E ó que só tenho 6 meses com a XSi. E depois da aula de hoje no SESC só RAW. Maravilhei com as possibilidades...

Branca Stuart, Como sempre arrasando nas fotos...conta aí o segredo da luz para captar esse bebezinho tão fofo...amei!

Sérgio Durães,
Citação:
O essencial já foi aqui dito, e como em tudo a adaptação é gradual, uma das grandes diferenças é sem dúvida a troca de lentes e o seu custo, uma "todo o terreno", tipo 28-300mm que quase inevitavelmente precisa de IS, (estabilizador de imagem), custa muito mais do que o corpo da camera.
Eu optei por ficar com a do kit 18-55mm e comprei uma tele Canon 55-250mm IS, que segundo os técnicos é muito boa, e claro saíu-me muito mais barato, mas tem de se ter o trabalho da troca de objectivas, não se pode ter tudo, não é assim

Mandou bem, Sérgio, disse pouco sobre lentes mas disse tudo... e muito linda essa foto em PortAventura. Passa uma deliciosa sensação de movimento.

Nomade, Adorei o gatinho...captou bem o olhar dele.

AlexandreS, Às vezes o troca – troca me incomoda. mas, você bem disse, a gente acostuma e já sabe qual usar e em qual situação. Uso 17-50 para box, festinhas, etc e a 55-250 na pista, etc.

MRdePaula, Não exagera, vai...daqui a pouco v. vai estar com uma DSLR também, mas aqui na nossa turminha, você é e sempre será bem-vindo.

Guto Antunes,
Citação:
No VF da câmera, tem uma escala assim -2 | |- 1| | 0 | | 1 | | 2. Essa escala é o fotômetro da máquina. Se você deixar a barra em cima do 0, você teria a fotometria "perfeita". No 1 você teria a foto 1 ponto super exposta. No -1, você teria a foto 1 pont subexposta.

Tente lá e você não perderá mais fotos.

Explicou direitinho, eu acrescento só um detalhizinho da minha prática, se o objeto medido for muito escuro (preto) ou muito claro (branco) eu diminuo ou aumento um ponto, conforme o caso, fazendo uma compensação.

Fotinho...

Futuro piloto passeando no parque...(ah! Se não fosse a árvore!)

Image

AlexandreS
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 8:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Silvia Linhares e Nnato.. Vendo vcs falarem, ou melhor, escreverem yeah yeah parece que vcs usam sempre o modo manual. É isso mesmo ??

Eu comecei usando muito o modo manual, mas depois passei a usar Av ou Tv. Afinal, se a gente vai se guiar pelo fotômetro do VF para setar tempo e exposição, dá no mesmo que escolher um modo e deixar a cam usar o fotômetro para setar o outro.. Eu normalmente uso Av quando a profundidade de campo é o principal e Tv para assuntos em movimento. E claro, como a Silvia Linhares disse, dependendo do fundo e da luminosidade geral da cena, faço a compensação da exposição ou mudo o metering.

Modo manual normalmente só em fotos com Flash, em função do modo de medição da Canon, em que no Av e Tv a cam continua a medir a luz ambiente e seta o flash como fill ligth. Se o ambiente estiver muito escuro, não dá, daí uso o manual para setar tempo e exposição e deixo a câmera fazer a fotometria do flash. Mas se o ambiente estiver bem iluminado, pelo menos pelos testes que eu fiz, é vantagem deixar em Av para que a câmera pegue bem o background sem que a gente tenha que se preocupar com a fotometria, afinal, evento normalmente requer agilidade. Aliás, essa fotometria dupla da Canon quando se usa flash é uma das coisas mais diferentes (e interessantes) em relação à S5.

Outro lugar que uso M são fotos de macro ou longa exposição.

Se eu estiver errado, por favor me digam !!

Agora os comments..

Nomade, gostei da foto do gato. Ficou legal e gostei do desfoque bem suave também.

Nnato, cara, essa tua foto ficou estranhamente bela.. Muito louca, e muito bonita.

Sérgio Durães, eu queria estar nesse show !!!

Silvia Linhares, não adianta mesmo.. Até no parque vc acha um carrinho d'oh! d'oh!

Abçs a todos, e tenham uma boa noite !!

Alexandre.Schuster´s

Canon 60D/450D-

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 9:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

AlexandreS, É isso mesmo - M. Eu só uso outro modo com flash. Eu me sinto mais no controle da Câmera e fica rápido alterar as condições de profundidade, ou aumentar e diminuir pontos de acordo com as cores dos carros - claro ou escuro. E em Interlagos faz sol, nublado e chuva tudo num dia só. É mais fácil manter o controle da fotometria em M, pelo menos para mim. Não sei se eu me adaptaria a TV ou AV depois de acostumar ficar só no M. Vicia!

Se eu vejo carro em tudo? Mais ou menos. Domingo vou varia, trocar 4 por 2 rodas. Vou cobrir endurance de motovelocidade em Interlagos (será a primeira prova clicando motos) e dia 25 tem 1000 km de Interlagos (carros e monopostos variados). Espero ter muitas fotos legais.

Vou dormir.

Boa noite a todos.... Speak to the hand

AlexandreS
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 11:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Silvia Linhares, acho que na tua situação realmente vale o M.. Vc troca de situações onde a profundidade de campo é importante para outras em que a velocidade é importante repetidamente. Nesse caso, eu concordo yeah

O que eu acho que é desperdício de tempo é o seguinte.. Se eu estiver errado alguém me avisa please.. Anxious

Vc coloca a câmera no Manual.. Seta uma abertura de digamos F5.0. Daí vai mudando a velocidade e o fotômetro da câmera vai corrigindo até chegar no ponto central, marcando uma velocidade de 1/100. Este é o ponto ótimo da fotometria da câmera.

Bem, se vc colocar em Av, e setar abertura F5.0, no momento do "half-shutter" o fotômetro vai fazer a mesma coisa, ou seja, setar uma velocidade de 1/100 que para ele é o ponto ótimo da fotometria da câmera !!!!!!!!! Neste caso, vamos estar fazendo no manual a mesma coisa que a cam faria no Av, basear-se no fotômetro interno para setar a exposição. Só que a câmera é muito mais rápida !! A mesma coisa quando em Tv.

Claro que tem a questão da compensação, mas aí acho mais fácil fazer a correção de exposição pelo "botão", já que a mesma também é medida em EV, da mesma forma que se faria observando o fotômetro da câmara em manual.

Então, tirando estes casos especiais em que a prioridade muda entre abertura e tempo de exposição muito rapidamente, sinceramente não vejo muita vantagem no modo totalmente manual, já que de uma forma ou outra sempre estamos dependendo do fotômetro da câmera (tirando o flash, e longa exposição, mas daí é outra história).

Essa é minha opinião nada abalizada Mr. Green Mr. Green Podem polemizar e descer a lenha à vontade !!

Um abraço a todos e boa noite !!!

Alexandre.Schuster´s

Canon 60D/450D-

Ricardo Gallo
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Jan 16, 2009 12:12 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mtuco, mais e tranquilo. A linha S da Canon são excelentes câmeras, mas acaba sendo natural a migração para uma DSLR. Tê espero do lado negro. Mr. Green yeah

Sérgio Durães, muito boa essa da bolha de sabão. Ficou ótima. yeah

Nomade, belo gatinho. Mr. Green

AlexandreS, eu comprei recente uma 18-200 sigma pra mim. Apesar de ser escura em tele estou gostando, é pau pra toda obra. Mais pra frente tenho vontade de comprar um 50tnha 1.8 e uma lente macro. Já estaria feliz com esse set. Mr. Green

Nnato, interessante essa foto. Think

MRdePaula, te espero do lado negro, hein. Mr. Green

Sérgio Durães, muito boa essa. Lindona essa bolha. Mandou muito bem. yeah

Silvia Linhares, obrigado pelo comentário. yeah Bela foto. Foi uma pena mesmo essa árvore entrar na frente. Smile

Mais uma foto.

Image

aluar
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas6

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Jan 16, 2009 8:06 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Silvia Linhares: que legal !! vc está fazendo qual curso ? Adoro o LR e fico tentando aprender... Mr. Green..acho ele bem prático para organizar as fotos e principalmente para quem fotografa em raw.. yeah

Ricardo Gallo: você trocou a D40 pela D80 ? Foi por causa do motor de foco ?..curiosa eu.. Mr. Green .. yeah

Depois, comento as fotos...abraços pessoal.. yeah
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior