DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 [Ranyere Nobrega #4]Fotografia de Cotidiano

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2007 10:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Este tema me fez voltar no passado. Um passado em que participamos de um campeonato no Digiforum (VII Edição )com, justamente, o tema COTIDIANO.

Naquela época muito de nós ainda estávamos engatinhando na fotografia (apesar de hoje eu me sentir apenas ter dado um primeiro passo) e o tema nos pegou de surpresa: não estávamos acostumados a fazer fotos com um tema tão subjetivo, e sim com temas objetivos, diretos.

Então começou a saga para tentarmos entender o tema. Muitos pensaram logo em foto de mendigos, um cotidiano do Brasil. E eu também pensei assim.

Passei a tentar entender como retratar o cotidiano e li, reli, e vi muitas imagens e uma coisa me chamou a atenção.

Então conversei com dois artistas que eu conheço e são amigos particulares. Um (Saullo Ais) é professor de Artes da UFCG e já expos suas pinturas em diversas partes do mundo, o outro José Renato, um grande amigo meu, pupilo do Saulo Ais, que anda tão parado em suas Artes quanto eu em fotos. Minha pergunta era: como fotografar o cotidiano das pessoas?

Chegamos a uma conclusão em comum, eles pelo conhecimento em artes e eu pelas leituras e visualizações que fiz.

Foto de Cotidiano tem que ter expressão de Ação do Cotiadiano. Aí estava a charada: Expressar Ação nas fotos de Cotidiano.

Saulo, que produz pintura no estilo abstrato, mas utiliza das técnicas renascentintas em muitas delas.

O que mais aprendi naquele campeonato foi sempre tentar expressar ação nas minhas fotos, o diálogo com a pessoa que está lendo a minha foto fica muito mais fácil. Pintores renascentistas famosos fizeram isto, como Picasso, Michalangelo

Momentos de fé sempre chamaram minha atenção e são um cotidiano das pessoas (pelo menos da maioria).

Image

Fotos de mendigo também é um cotidiano, mas precisam expressar ação, caso contrário passa a ser um simples retrato.

Image
Observem o olhar do menino ao colocar a doação na sacola, e notem que no peito tem a bandeira da Paraíba, detalhe que muitas vezes passa despercebido de um olhar mais superfícial.

Nesta outra foto tem a ação de comer e na outra de beber.

Image

Image

Nesta sequência existem o cotidiano do meio de transporte.

Image

Da beleza feminina.

Image

Na última imagem precisa-se olhar com atenção onde há a expressão de cotidiano, temos uma sequência de pés com sandálias, e é onde vemos a ação de descansar sentado, e não na bela criança andando.

Image

Todos os estouros nestas fotos foram propositais para que quem estivesse tentando dialogar com estas fotos tentasse a desviar o olhar, mas que no fim exergasse o tema do diálogo.

O que eu quero concluir com esta coluna é que precisamos sempre buscar melhorar nossas fotos e, no caso deste tema, as leituras e conversas ajudaram-me a enxergar que um retrato apenas não quer dizer muita coisa, mas que precisamos tentar dialogar com quem está lendo nossa foto. Fotos podem ser apenas registros, mas podem ser muito mais do que isto. Pensem nisto, principalmente os que estão començando à engatinhar.

Editado pela última vez por Ranyere Nobrega em Qua Jun 20, 2007 10:35 am, num total de 1 vez

henriqueribas
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2007 8:43 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ranyere Nobrega,

gostei muito do artigo. Curto e grosso. Conseguir buscar a essência de como clicar uma foto do cotidiano é algo que se deve trabalhar sempre, e pensar bem antes de soltar o dedo congelando imagens para que no fim não pareçam um simples retrato, não que isto seja ruim mas conseguir a emoção e como vc mesmo disse, a ação, é muito importante para este tipo de fotografia. Friso ainda a sua frase final: "um retrato apenas não quer dizer muita coisa, mas que precisamos tentar dialogar com quem está lendo nossa foto". É esta a magia.

=D> yeah
Parabens

abs

ERIKA YURIKO
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 3:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O educar o olhar para algo comum é um exercício que exige sensibilidade e paciência. Bom senso e de estética também.
Adorei o artigo, ele simplesmente me ajudou a utilizar meus olhos para percorrer toda a foto... e não apenas o superficial, o visível, me ensinou a observar o que está implícito, porém evidente!
Se é que alguém me entende! Think

henriqueribas
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 7:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ERIKA YURIKO, esse é o caminho!

Segue uma minha do cotidiano.

Uma triste realidade brasileira.

Image

abs

mvrinaldi
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 5:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ótimo artigo. Bem instrutivo. Gostei da abordagem da ação. Nunca tinha pensado nisto.

Victor Mine
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas20

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 1:39 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ranyere Nobrega, parabens... eu acho que foto de cotidiano é tipo brincar de imaginar a situação...
muito legal...
abraço

esma
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2007 2:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Belíssimo artigo. Estou tentando incorporar a ação nas minhas fotos para ter melhores resultados.

Infelizmente, no Brasil, o cotidiano mais triste é o que mais aparece.

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Qua Set 19, 2007 10:40 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

esma, é realmente uma realidade no Brasil, mas vamos enxergar o outro lado, lembrando que "a nossa camera é uma extensão dos nossos olhos"(Cartier Bresson).

osascoman

MensagemEnviada: Dom Set 30, 2007 11:55 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Otima coluna
Embora tenho uma cam já algum tempo somente agora me sobrou tempo para me dedicar a Fotos
Estou lendo as colunas em busca de conhecimento para tentar aplicar nas minhas futuras fotos vou tentar captar algumas fotos de cotidiano seguindo as dicas aqui espostas yeah
Abraços a todos os Colunistas que dividem suas opinios e dicas com todos

croitor
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Fev 18, 2008 4:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

excelente artigo, o cotidiano é repetitivo e a bela foto é a que consegue nos fazer olhar o óbvio como algo inusitado.
parabéns.

nasc
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Seg Fev 18, 2008 7:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ranyere Nobrega,

Parabéns pelo artigo, me simpatizei muito com a forma que dialogou, de maneira clara e direta.
Uma foto não é feita somente pelo objeto central, mas sim pela emoção que se passa. E nesse caso, cotidiano, é algo que a primeira vista é super fácil, realmente é mas necessita de muita atenção, um bom olhar e claro, uma boa técnica.
Importante também ter citado os estouros, muitos ao comentar a foto cuidam somente dessas partes, estouros, regras, saturações... o que podem ser o de menos em uma fotografia! Muitas vezes eles são prepositais, passam uma informação, uma sensação...
O que faz uma fotografia, é o sentimento, a emoção que ela lhe passa e isso foi muito bem explicitado aqui!

Grande abraço.

Samara Rodrigues
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qui Fev 21, 2008 7:36 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá!

Ranyere Nobrega, Achei muito bom esse artigo... gostei muito da forma direta em que você explicou, garanto que agora vou começar a notar mais o ambiente, o contexto do local antes de fotografar, na intenção de passar sentimento ou "dialogar" como vc mesmo diz.

Muito obrigada pelas dicas...

Não há nada melhor para uma pessoa q está iniciando poder contar com uma dica dessa...

parabéns

[]s

marcorr
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Mar 26, 2008 9:50 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ranyere Nobrega, ótimo esse artigo!
Sempre tive essa dúvida de como fotografar cenas do cotidiano, agora vou tentar ter uma visão melhor, mais apurada.
Abraços.

guedes
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 10:14 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

muito bom! fou realizar algumas experiências!

pedroguedes´s
400drebelgef-mCanon-Powershot-S3-IS-Silver-0a310repercussao_ 377repercussao_ 371repercussao_ 362repercussao_ 294

Fininho
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Abr 16, 2008 11:01 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom dia,

Ranyere Nobrega - eu tenho apreciado a fotografia já a algum tempo. Recentemente a coisa me cativou mais ainda e tenho lido os seus artigos e mesmo repetitivo devo parabenizá-lo !!!
Âcho que estou aprendendo bastante com você e com os demais !!

Mais um excelente.

abraços
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem