Enviada:
Qui Dez 29, 2005 6:04 am
Pessoal,
Vamos lá, lembro-me de algum tempo atrás ter visto em algum lugar uma forma de VER exatamente todas as Sujeiras que existem no seu SENSOR, apenas tirando uma foto
“ Não aconselhado para pessoas “ frágeis “ leia-se boiolas “ e / ou com problemas de coração “
Vamos lá: “ aconselho o uso do tripé “
1º) coloque a câmera e Prioridade de abertura ‘ av ‘
2º) em um ambiente Claro, coloque sobre uma mesa ou qualquer superfície plana uma folha BRANCA de papel A4
3º) coloque a câmera a uma distancia de + ou – 10 centímetros do papel “ eu usei tripé “
4º) coloque a distancia focal pra + ou – 50 mm ‘ zoom ‘ ( se tiver uma lente de 50mm fixa perfeito )
5º) coloque a chave de foco pro MANUAL e coloque o foco pro INFINITO
6º) com tudo já ta preparado, agora coloque a câmera na abertura f/22 ‘ como ta na prioridade de abertura sua câmera vai escolher a velocidade ‘ ( será algo perto dos 3 a 7 segundos ‘ não tem problema se for outro numero ‘ ) pro isso que é necessário o tripé
7º) tire a foto
Ok, agora vamos a parte pós-foto, não repare a foto pois vai ficar parecendo uma mancha branca super exposta,
Abra a foto no PhotoShop e de um Autolevel, agora sim você vai reparar VARIOS pontos e sujeiras do sensor, “ essa e a hora que ficamos malucos, aconteceu comigo “
Pra limpeza do sensor e somente se tiver mesmo aparecendo algo nas fotos, eu aconselho em 1 lugar mandar pra assistência técnica e solicitar a limpeza do sensor
Casso você mesmo queria limpar aconselho a bombinha Fuc-Fuc “ depois tire outra foto e vá comparando a limpeza.
Vai uma foto do meu sensor tirada dia “ 23 de agosto de 2005 “ vou tirar uma hoje pra ver como está e posto aqui
Aproveite e poste uma foto do seu Sensor aqui no tópico também.
Enviada:
Dom Jan 15, 2006 7:50 am
Como troco com frequencia as objetivas "in field" é inevitável que mais cedo ou mais tarde graos de pó parem no sensor. Ontem tive esse problema, mesmo com a lente bem aberta era possível ver borraos escuros no céu. Com muito cuidado dei uma limpada, conseguindo tirar a maioria dos grandes pontos, restando só alguns menorzinhos nos cantos. Nao atrapalham (e somente visíveis em >f22), portanto só voltarei a limpar qdo aparecerem novamente os maiorzinhos, tenho muito receio de danificar o sensor.
Uma outra coisa que aconteceu comigo como com muitos outros donos de DSLRs é a acumulacao de pó no focusing screen (a chapa de plastico com lente fresnel que vc vê pelo visor, onde a imagem é jogada pelo espelho). Nao afeta a imagem capturada, mas tava me irritando, entao dei uma limpada seguindo este tutorial (para as canon):
http://forums.dpreview.com/forums/read.asp?forum=1031&message=14896719
Cuidado pois requer bem mais coordenacao motora do que limpar o sensor...
Localização: BH / MG Bairro: Sagrada Família Equipamento: Canon S3is / Canon 60D EOS
Enviada:
Sáb Fev 24, 2007 1:49 am
Leonardo_Freire, Demais sua dica!! Vou fazer com a minha "menina" ainda hoje, 01:48 da manhã.
Enviada:
Sex Set 10, 2010 12:53 pm
Tem algum outro lugar q possa ficar sujeira e saia na foto? porque todos olham o espelho e esta limpo, ja foi limpado e tudo e continua saindo nas fotos. olha como ta ate me assustei