Enviada:
Sex Out 20, 2006 7:21 pm
Atendendo a pedidos, preparei este tutorial que ensina a fazer auto-retratos como os meus. Claro que existem várias maneiras de fazer auto-retratos. Esta é a que uso atualmente.
Auto-retrato à Katia Franke
Ingredientes:
Para a foto:
1 câmera fotográfica digital
1 tripé alto
1 luminária halógena de 50 w
1 chapa de isopor
1 parede num local sossegado
1 computador com programas de edição de foto instalados (Picasa e Photo-Paint ou Photoshop)
Observação: Se você não tem um tripé, apóie a máquina em outra coisa. Use um móvel ou faça uma pilha de livros. Se não tiver uma luminária, use luz natural.
Para o recheio (modelo):
Roupas diversas
Privacidade à gosto
Maquiagem à gosto
Pode-se acrescentar perucas, chapéus, óculos e acessórios diversos
1 pitada de criatividade
1 tonelada de persistência
Modo de preparo:
Preparo do(a) modelo:
Escolha uma roupa que lhe caia bem e que, de preferência, faça contraste com o fundo que será usado.
Faça a maquiagem.
O mais importante na fotografia é o cuidado com a pele. Para deixá-la num tom uniforme e sem brilho excessivo, use primeiro uma base cremosa ou líquida, no tom da sua pele, espalhando bem. Depois aplique corretivo em bastão, com ajuda de uma esponja, nas manchas, olheiras, etc. Por fim, aplique pó no tom da pele. Para fotos, recomendo o pó compacto em vez do pó solto.
Nessa etapa de preparo da pele, você pode abrir mão da base e do corretivo caso sua pele seja perfeita. Recomendo que o pó seja sempre usado, por homens e mulheres, para uma aparência mais bonita da pele na fotografia.
As etapas seguintes da maquiagem são mais usadas por mulheres.
Também fazem parte da maquiagem da pele o blush colorido e o blush de correção (que pode ser substituído por uma sombra marrom ou um pó compacto mais escuro). O blush colorido é aplicado nas bochechas ou maçãs, dependendo do efeito desejado. O blush de correção é usado para corrigir imperfeições. Pode ser usado nas laterais do nariz, para afiná-lo; embaixo do queixo, para disfarçar papada; nas têmporas, para afinar o rosto; ou na testa, rente aos cabelos, para diminuí-la.
A maquiagem dos olhos exige um pouco de prática. Do mais fácil para o mais difícil, temos: rímel, sombra, lápis, curvex e delineador. Mas o rímel sempre fica para o final.
Se você não tem nenhuma prática, pode aplicar apenas o rímel, de preferência preto. Eu não recomendo rímel à prova d’água.
A sombra não é difícil de aplicar; difícil é achar as cores ideais. Eu sempre recomendo as cores neutras, principalmente marrom e preto.
Se você tem as mãos firmes e não usa óculos, pode arriscar o delineador líquido. No começo é difícil, mas depois vira brincadeira. O lápis é mais fácil de aplicar, mas seu efeito não é tão poderoso. Somente na prática você aprenderá o traço certo para o seu olho. Ele deve ser aplicado rente aos cílios.
O curvex serve para curvar os cílios, dando a impressão de que são maiores. Excelente ferramente para destacar os olhos. É vendido em farmácias e lojas de cosméticos.
Por fim, a boca. Essa é outra etapa que depende de gosto e prática. Eu sou radical: ou deixo a boca vermelha, ou não uso nada.
Creio já ter falado o suficiente sobre maquiagem. Este nem era o meu objetivo, pois este não é um fórum de beleza, mas estou dando a receita dos meus auto-retratos, então, a maquiagem faz parte. Mais tarde, na parte de edição, falarei sobre “maquiagem digital”.
Acessórios
Na fotografia, pequenos detalhes fazem grande diferença. Um brinco, uma fita, uma gravata. É testar e observar o efeito.
Preparo do ambiente e do equipamento:
Prepare a luz. Pegue a chapa de isopor, corte ao meio e monte uma das metades na luminária, prendendo com barbante, arame ou fita adesiva, de modo que a luz seja rebatida na chapa. Isso é feito para suavizar e difundir a luz. A chapa de isopor não deve ficar muito próxima da lâmpada. Eu mantenho a distância de mais ou menos 10 cm.
Vejam como fica:
E com a luz acesa:
A potência de 50 w é pouca para baixas sensibilidades. Eu preciso usar no mínimo ISO 400 para obter fotos sem tremor.
Não encontrei uma luminária doméstica que usasse lâmpadas mais potentes. E ainda não experimentei usar mais de uma luminária com esse sistema de luz rebatida.
A luz direta pode ser usada, mas deixa sombras mais duras e difíceis de administrar.
Vocês também podem tentar usar uma luminária de luz fluorescente. Nesse caso, talvez não seja necessário rebater a luz, pois a luz fria já é suave.
Após preparar a luz é hora de preparar a máquina e o fundo.
O fundo pode ser uma parede branca ou de qualquer outra cor, mas que seja pura, ou seja, que não tenha quadros, interruptores de luz, tomadas, ou outros objetos atrapalhando. Basta uma área livre de mais ou menos 2 metros de largura. Nesta parede você pode colocar fundos de papel ou de tecido, de cores variadas, presos por parafusos. Se tiver uma parede livre do chão até o teto, pode também criar um fundo infinito, estendendo uma peça de tecido bem comprida.
Agora é preciso preparar a máquina. Monte o tripé, coloque a máquina e acenda a luminária para fazer o balanço de branco. Se for usar um fundo branco, pode usá-lo para fazer o balanço. Caso contrário, pegue um pedaço de papel branco, ou a metade da chapa de isopor que sobrou, e faça o balanço.
Não esqueça de verificar também a resolução da máquina. Já pensou, fazer uma sessão maravilhosa e depois descobrir que tudo foi feito em baixa resolução?
Desative o flash da máquina.
Pronto! Tudo preparado.
Como fazer a foto
Com a máquina ligada, a luminária acesa, deixe a lente numa posição equivalente a 50mm ou mais. Isso evita distorções da imagem, típicas da grande angular.
Acione o disparador automático da câmera, faça o foco em você, procurando ficar no centro da lente. Aqui, uma dica: se a sua máquina não tem o monitor LCD móvel, use um espelho.
Se você fizer fotos de corpo ou meio corpo, ou seja, se ficar longe da câmera, precisará de mais cuidado com o foco. Poderá usar o foco manual, ou focar um objeto que esteja numa distância equivalente à sua.
Porém, se sua máquina tiver foco fixo, não há com que se preocupar.
Após apertar o disparador, faça sua pose, aguarde o disparo e confira o resultado. Veja o que está bom e o que está ruim. Ex.: A foto estourou? Corrija o problema, compensando negativamente a exposição.
Você pode usar a outra metade da chapa de isopor como rebatedor, para ajudar a clarear as sombras.
As primeiras fotos nem sempre ficam boas. Esta é uma fase de aquecimento e de pequenas correções.
Depois que tudo funcionar direito (luz, foco, etc.) concentre-se em seu papel de modelo. Vire-se, abaixe-se, mexa-se! Use os olhos, use a boca, use as mãos. Mude a expressão do seu rosto; sorria de maneiras diferentes. Mude o ângulo. Reposicione a luz e a máquina após algumas fotos para obter novos efeitos.
Normalmente, a cada sessão, eu faço no mínimo umas 60 fotos. Mas a média é de 80 a 100 fotos.
Como editar a foto
Gosto muito de usar o Picasa para fazer crops e efeitos criativos. É um programa simples e prático. Lá também giro as fotos verticais. Depois de exportá-las, passo para a manipulação, que muita gente odeia, mas que considero importante em fotos artísticas.
Aqui vem o que eu chamo de “maquiagem digital”, que consiste em pegar a foto e fazer retoques na pele, na maquiagem, correções de luz, cor, etc., de modo que a foto fique mais impactante.
Se você não usou maquiagem na hora de fazer a foto, aqui está uma ótima oportunidade de fazer as correções necessárias.
Eu faço da seguinte forma:
Primeiro, no Photo-Paint (da Corel), com a ferramenta Clone eu suavizo olheiras e manchas (às vezes elas persistem, mesmo com a maquiagem).
Depois, abro a foto no Photoshop e uso a Dodge Tool e a Burn Tool para escurecer e clarear os locais que desejo, até que o resultado me agrade. Por exemplo: seleciono a Burn Tool, escolho shadows (sombras) a 15% mais ou menos e escureço os cílios. Isto faz o efeito do rímel e do delineador. Posso também selecionar a Dodge Tool em highlights e dar a sensação de cabelos mais brilhantes.
Vejam abaixo alguns exemplos do efeito conseguido com essas ferramentas.
Aqui uma foto nua e crua, sem maquiagem nenhuma, sem manipulação nenhuma e, pra variar, com cara de poste, ou seja, sem expressão, no melhor estilo "foto 3x4", para que vocês possam ver apenas o efeito da manipulação:
Agora a mesma foto com as correções de pele feitas com a ferramenta clone:
E, por fim, o efeito da "maquiagem digital", usando as ferramentas Dodge e Burn, do Photoshop:
Agora, alguns exemplos onde a maquiagem foi usada durante a foto e aperfeiçoada, depois, no Photoshop:
Antes
Depois
Antes
Depois
Agora, outros exemplos.
Foto com uso de acessório. Neste caso, uma lupa:
Foto com a luz direta da luminária. Sombras duras, efeito dramático:
Pois é, pessoal, agora, pra enriquecer este tutorial, espero que vocês façam perguntas e postem seus resultados.
Editado pela última vez por Katinha em Sáb Out 21, 2006 9:12 pm, num total de 1 vez
Enviada:
Sex Out 20, 2006 11:00 pm
Katinha parabéns pelo tutorial, muito bem explicado e claro. Agora quanto a realizar isso é outra historia......mas vou aproveitar muitas dicas para fazer alguns ensaios.
Enviada:
Sáb Out 21, 2006 11:04 am
Katinha,
mais bem explicado e objetivo impossível! =D> Parabéns pela iniciativa! Pena que a maioria esmagadora aqui do forum é marmanjo e dificilmente (não falo que as chances são 0 porque ainda tem outras foristas) irão aparecer auto-retratos tão belos quanto os seus!
Encaminhando pedido de transição para a Sala Especial!
Enviada:
Sex Out 27, 2006 11:23 am
Muito bom o tutorial, mas ando meio decepcionada com a minha camera (nem tenho tirado muitas fotos ultimamente) ñ consigo fotos lá muito boas com ela saem sempre com muito ruido quando tiro sem flash é uma cam muito básica só para fotos bem caseiras mesmo do tipo churrasco de fim de semana
Enviada:
Sex Out 27, 2006 3:36 pm
Angel, na minha opinião o ruído também tem lá seu charme. Aposto que a sua máquina deixa muito menos ruído do que a minha primeira digital, uma Samsung Digimax 130, com a qual eu fiz milhares de auto-retratos.
Com o Neat Image você pode diminuir o ruído, como eu fiz nestas fotos antigas (da época da Samsung...):
A foto fica meio lavada, mas pra quem não gosta de ruído, é um bom programa. Só precisa ser usado com moderação.
Sugiro também que você experimente fazer fotos ao ar livre, aproveitando a luz natural que é suficiente para usar sensibilidades menores. A sua máquina vai do ISO 64 ao ISO 400.