DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Revelação caseira de filmes PB

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Paulo Machado
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Fev 22, 2010 6:45 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

matheus.siqueira, eu demorei um pouco a achar o nome do negócio, chama FILM SQUEEGEE.

rgerent
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Mar 25, 2010 3:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Acho que vou comprar uns equipamentos desses para começar a revelar meus P&B. Será que vale a pena comprar um rebobinador para comprar filmes em rolo? É difícil rebobinar??

rgerent
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Mar 25, 2010 4:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Qual desses químicos posso reutilizar?

35mm
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jun 01, 2010 8:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

e se nao tiver câmara escura, como faz? Luz vermelha pode?

JorgeO
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jun 02, 2010 11:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sou novo no forum, mas velho em revelação P&B como amador...

Se alguém estiver interessado, posso colaborar com este post falando sobre revelação alcalina (evita quase todo o cheiro), lavagem rápida (da Ilford) e reveladores de longa duração baseados em vitamina C (é isto mesmo, o último revelador desenvolvido pala Kodak para P&B, o Xtol, usava vitamina C...)

E, da minha telha, um revelador de longa duração para papel.

Abs,

schädell
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jun 02, 2010 11:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oba JorgeO!

Bem vindo por aqui... Dancing Dancing

Todo conhecimento é válido. E essa revelação alcalina é bem interessante, não me lembro, mas há alguma diferença na qualidade de cores e nitidez em relação a normal "fedorenta" ? Think Think

JorgeO
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jun 03, 2010 12:02 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

schädell

A revelação (ou melhor, o processo) alcalino não usa ácido acético (vinagre, etc) nem metabissulfito de sódio (que também é ácido).
As vantagens são que o cheiro praticmante desaparece e mais importante, o risco de um papel amarelar é muito reduzido.

O processo é basicamente revelador - água - fixador. O banho de stop é só água.

Vou copiar abaixo um artigo que escrevi faz muito tempo sobre fixadores (alcalinos):

Fixadores

Pode não parecer, mas do ponto de vista químico o processo de fixação é o mais complicado na fotografia P&B.

Se não for realizado corretamente, o ‘produto’ (negativo, cópia) não dura muito mais que alguns anos.

Fixar bem significa: Usar fixador que não que não esteja exaurido, por tempo suficiente e, às vezes, que não esteja velho.
Explicando este último: Por duas vezes tive problemas de fixação com o Kodak Polymax que tinha fixado apenas uns 5 rolos de filme 36 poses mas que tinha sido diluído uns 2 meses antes. Nunca tive este problema com outros fixadores.

Devemos evitar usar o mesmo fixador para filmes e cópias (principalmente com TMAX e Delta) pois o filme exaure o fixador mais rápido que o papel.

Testando o fixador: É muito simples. Quando o fixador está bem novo, molhe bem um pedacinho (uns 2cm) de filme, pode ser o ‘leader’ do 35mm, e coloque dentro do fixador, no claro mesmo. Quem usa outros formatos deveria comprar um rolo de 35mm barato só para isto, pode ser até vencido.
Fique agitando até o filme ficar transparente, anote o tempo.
Teste de vez em quando (a cada 5 filmes, p/ex) e quando o tempo dobrar, o fixador já era. Não esqueça de fazer este teste com o fixador de papel também, a cada 10 cópias grandes (18x24 ou maior).

Eu uso para filmes fixador rápido, mas para papel prefiro o lento (pois esqueço a cópia dentro da banheira enquanto amplio outra cópia...).

Um processo pouco utilizado, mas que dá excelente resultado é o da dupla fixagem, que eu uso para papéis.
Tenha 2 garrafas numeradas 1 e 2.
Primeiro, passe o papel pelo fixador 1 pelo tempo normal (5 min é típico). Depois, coloque o papel em uma banheira com água.
Ao terminar as ampliações, volte o fixador para a garrafa 1, encha a banheira com o fixador da garrafa 2 e torne a fixar 5 min, agitando as cópias.

Aí então lave normalmente.

Quando a garrafa 1 estiver exaurida (use o teste acima), jogue fora, transfira o conteúdo da garrafa 2 para a 1 e encha a 2 com fixador novo.

Usando este método, VC pode ter certeza que se uma cópia amarelar é porque foi mal lavada...
E não sai mais caro, porque todo o fixador é utilizado sempre.

Se Vc quiser fazer cópias com qualidade de arquivo, antes da lavada final dê uma lavadinha nas cópias e coloque em um banho com sulfito de sódio (dissolva uma caixinha plástica de filme 35mm (a da Fuji é melhor por ser transparente) por 2litros de água por uns 2~3 minutos agitando. Após então lave normalmente.

Para quem quiser preparar seu fixador de papel, é muito simples (e se tiver um bom fornecedor de químicos, baratíssimo):

Uns 600 cc de água quente (~50 graus – quente para o dedo ficar dentro)
250 cc (isto mesmo, não é peso, é volume) de Hipossulfito de sódio
½ caixinha plástica de filme 35mm de Sulfito de sódio.
Água fria para um litro.

Adicione tudo aos poucos, na ordem acima, mexa bem até o hipossulfito dissolver, adicione o sulfito, continue mexendo até tudo dissolver .

Nada nesta fórmula é crítico.

Nota: eu preparo 2 litros de cada vez (para cada uma das garrafas) e uso o dobro das quantidades.

Boas fotos,

JorgeO

schädell escreveu:
Oba JorgeO!

Bem vindo por aqui... Dancing Dancing

Todo conhecimento é válido. E essa revelação alcalina é bem interessante, não me lembro, mas há alguma diferença na qualidade de cores e nitidez em relação a normal "fedorenta" ? Think Think

JorgeO
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Jun 04, 2010 9:06 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Agora vamos para o revelador de papel - este eu 'inventei' adaptando um revelador da Ilford.
Dura muito mais do que o Dektol, por exemplo.

Revelador de longa duração para papéis

Um dos problemas que o amador P&B encontra é que o revelador dura pouco, de modo que muitas vezes estraga (indicado por uma cor escura) antes de acabar.

Se VC prepara seus reveladores, aquí vai uma solução para o problema:

A fórmula abaixo é a que usei por um bom tempo, um pouco incomum, mas que teve sua duração testada através do preparo de uma pequena quantidade que ficou armazenada 3 meses em uma garrafa plástica parcialmente cheia sem nenhuma mudança de cor.
Ela produz tons negros frios.

Solução de reserva concentrada:

Álcool absoluto 400cc (nota 1)
Hidroquinona 30g
Fenidona 1,25g (nota 2)
Benzotriazol 1g (nota 2)
Álcool para 500cc

Uso:

Para um litro de revelador misturar:

800cc de água;
Adicionar uma colher de sopa cheia de sulfito de sódio;
Adicionar duas colheres de sopa cheia de carbonato de sódio;

Mexer bem para dissolver

Adicionar 50cc da solução acima;
Completar com água para 1000 cc (1 litro).

Notas:

1 – Se não achar o absoluto, o alcool pode ser o 92 graus INMETRO. A conservação pode ser um pouco menor.
2 – Para evitar medir pequenas quantidades, misturo soluções de reserva de fenidona e benzotriazol.
Fenidona – em 250 cc de álcool adicionar uma pitada de hidroquinona, dissolver, e mais 5g de fenidona. 62,5 cc desta solução contém 1,25 g.
Benzotriazol – em 250 cc de álcool dissolver 5g de benzotriazol. 50 cc desta solução contém 1g.

Não sei quanto tempo duram estas soluções – elas acabaram antes de estragar.

Químicos

No Brasil é fácil de achar sulfito, carbonato e hidroquinona. Pode ser o que as lojas de produtos químicos chamam de grau técnico. Existem os PA (muito puros, mas muito mais caros).
O álcool absoluto é vendido nas lojas de produtos qímicos.

Já fenidona e benzotriazol...
Comprar nos EUA pelo correio:

http://www.photoformulary.com/DesktopDefault.aspx

10g de cada custam cerca de US$ 10 + correio e são suficiente para muitas fotos.

O preço final do revelador por litro de trabalho é bem inferior aos dos envelopes vendidos nas lojas, e pode ser conservado por no mínimo 3 meses.

JorgeO
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Jun 04, 2010 9:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

35mm escreveu:
e se nao tiver câmara escura, como faz? Luz vermelha pode?

Para revelar papel pode.

Uma luz vermelha fraquinha (uns 5W), ou uma luz branca de uns 15W usando uma embalagem de Toddy vazia para improvisar uma lanterna (a lâmpada fica dentro, nenhum vazamento de luz branca).

Abs,

viniciuspedrozo
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Fev 23, 2011 9:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vou tentar o Caffenol ainda nessa semana, se funcionar, volto com as minhas analógicas com tudo, não suporto mais o digital, do SD vai direto para o flickr em Private e nunca mais vejo, já tenho 59mil fotos lá, possuem um valor sentimental inestimavel do crescimento da minha garotinha, mas estéticos...

Paulo Machado
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Fev 24, 2011 8:06 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

viniciuspedrozo, eu já virei fã de caffenol. Já usei ele com Tmax, ilford pan f, lucky e por último com acros, das fotos aí embaixo.

O filme foi revelado em caffenol, 18g de carbonato de sódio, 5g de vitamina C e 14g de nescafé em 14m.
Agitação contínua no 1º minuto depois 10s a cada minuto.
Interrupção com lavagem em água, na 3ª lavagem a água saiu clara.
Fixado com Tetenal em diluição 1:6 em 6 minutos.
Lavagem em um fio de água corrente por 30m.

1

Image

2

Image

3

Image

4

Image

5

Image

6

Image

7

Image

Neste álbum do Picasa dá para ver todas em tamanho maior.
As primeiras 14 fotos são com a Panasonic LX3 e as outras com filme. Dá até para comparar, pois tem algumas semelhantes.

Knaifa
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Mar 13, 2012 3:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá pessoal,

Parabéns pela iniciativa de divulgar as "receitas particulares" de químicos de laboratório, realmente ta ficando cada vez mais complicado e caro de achar os produtos originais por aqui.

Vou testar o Caffenol to curioso pra saber o resultado...

Alguém tem alguma formula caseira de fixador de filmes?

Um abraço!
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior