DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Em imagens, Menos é Mais? Andar leve é preciso?

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

tinocovimagem
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

Avaliações Positivas58

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Mai 27, 2010 11:11 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá a todos!

Passeando nas livrarias na sexta-feira passada (21/5/2010), descobri por um acaso o livro A FOTO EM FOCO - UMA JORNADA NA VISÃO FOTOGRÁFICA - Autor David duChemin
http://altabooks.tempsite.ws/product_info.php?products_id=437&osCsid=lefqr4pamcnatlt3kdn13gc8m4

Dei uma rápida folheada e me toquei que era exatamente o que me faltava em termos de construção e planejamento para o melhor desenvolvimento do olhar e narrativa.

Devo terminar o livro até amanhã, uma semana de leitura calma, mas os efeitos são relevantes, uma inquietude em relação à forma como tenho abordado o ofício da fotografia!

Mesmo que vc seja um amador iniciante, ainda é um oficio no sentido de se entregar por algumas horas, caçando imagens, composições e emoções, com o objetivo louvável de expressar sua VISÃO e sentimentos do universo ao seu redor!

Fica claro nas páginas em que o nobre e grande ser humano, David duChemin, nos guia através do seu processo, que andar leve não é necessariamente a chave para uma narrativa cativante e bem sucedida!

Pouco fala de equipamentos, quanto à técnica, o fundamental.
Deixa claro que o conhecimento do comportamento peculiar de cada uma de suas lentes é a chave para imagens de impacto.

O equipamento dele é Canon:

5D full frame

17-40 f/4
24-70 f/2.8
70-200 f/2.8 IS
85 f/1.2

Então me toquei da grande dificuldade do amador que sonha em ter grandes lentes, mas não tem um orçamento que o permita!

Pensando especificamente nesta limitação, um investimento pagável em poucas lentes, o amador poderá construir grandes imagens, sem grandes limitações financeiras, desde que use o critério do Menos é Mais, abdicando das zoons profissionais, optando por excelentes fixas, de custo possível aos mortais.

Para uma narrativa a altura do processo desenvolvido no livro, acredito que este conjunto de lentes garanta a cobertura ideal para usuários Nikon.
[O foco do jogo de lentes NÃO SÃO eventos sociais, embora o processo seja perfeito para cobri-los com MAESTRIA!]

D90

AF-S 12-24 f/4G ED DX (R$1.700)*
AF-S 35 f/1.8G DX (R$600)*
AF 85 f/1.8D (R$950)*
AF 180 f/2.8ED (R$1.000)*

*Preços de usadas em excelente estado aqui no fórum.

Essas lentes equivalem em formato APS-C (DX) as focais listadas abaixo, no formato full frame (FX).

AF-S 18-36 f/4G ED DX Super Grande Angular / Angular
AF-S 52 f/1.8G DX Normal
AF 127 f/1.8 Tele curta
AF 270 f/2.8ED Tele longa

Todas as quatro lentes são curtas, magras, leves, compactas e bem construídas.

Com esse set de lentes, basta mergulhar na leitura, indo buscar a cada capítulo o exercício prático do processo, emergindo seguramente com imagens dignas de quem consegue finalmente comunicar sua VISÃO das pessoas, lugares, culturas e costumes.

O artigo visa alertar ao amador, que é possível com um investimento criterioso e pagável, ter um ferramental preciso e adequado para produzir grandes imagens!

Uma excelente leitura e construção de imagens aos amigos.

WalbronSp
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas45

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Jun 04, 2010 10:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tinoco,
Mais uma bela e oportuna contribuição !!!
=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Walbron Siqueira´s

Fiat lux

Ruyepije
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Jun 04, 2010 11:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

tinocovimagem, Tenho este livro e concordo que é um excelente achado! Me agradou muito por dar grande enfase na construção da visão fotográfica, o que faz de uma imagem impactante, além também da relação fotografo/fotografado (pra quem gosta de streets é ótimo).

Eu sou super fã das fixas, preço + qualidade ótica + grade abertura fazem delas sempre uma boa escolha. yeah

jusyring
Moderador Duelos
Moderador Duelos

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras1

Avaliações Negativas0

Anunciante Premium
Anunciante Premium
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Jun 07, 2010 4:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

tinocovimagem,
E sempre bom poder ver que existem pessoas que dividem conhecimentos, atualmente tenho uma D40 (louco para adquirir uma D90) lente do kit, uma 70-300HSM Sigma e uma 50mm 1.4 e passo pelo problema de não poder usar a cinquentinha a contento em eventos pois me falta motor de foco, mas admiro a qualidade que ela me entrega assim que posivel ( $$$ ) vou adquirir outras, andei tambem pesquisando e mesmo lente antigas como 28-70 2.8 es dificil de encontrar, já pensei em adquirir lentes tamrom e sigma 2.8 mas sempre me desaconselham pois estas segundo dizem não trazem a mesma qualidade! yeah

jusyring´s

tinocovimagem
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

Avaliações Positivas58

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jun 07, 2010 6:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá jusyring!

Aqui neste link vc vai ter algumas opções interessantes de lentes para usar com sua futura D90.

Eu tenho duas zoons antigas, mas excelentes, AF 20-35 f/2.8D (R$1.800) e a baratíssima e poderosa AF 35-70 f/2.8D (R$900).

Coletânia de artigos para orientar o AMADOR!!!
http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=75903

tinocovimagem
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

Avaliações Positivas58

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2011 11:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

**O volume de trabalhos tomou todo o tempo destinado a ajudar os noviços, não poderei responder com regularidade, os artigos deixados vão ajudar bastante junto com os livros indicados.

Atenciosamente

tinocovimagem**
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem