DigiForum - Índice do Fórum Digiforum - o forum da fotografia digitalPatrocinado por SampaServer - Servidor de Internet do Sampa Foto Clube  
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal   • Galeria de Fotos
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares  • Login
 Exercício B: Criar algo novo a partir do que se vê Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Novo TópicoResponder Mensagem
Autor Mensagem

Vitor C.
Moderador Senior
Moderador Senior

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Dez 29, 2008 2:16 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Senhorita Juliana Motzko.

Vossa fotografia está exímia em detalhes e texturas que cativam nossa imaginação. Não se sinta perturbada sobre os resultados que almeja alcançar. Como todos os outros animais, nós agimos; mas, a diferença deles, manifestamos e externamos nossa ação, mediante o dom que nos é próprio, a lingagem, que outra coisa não é senão a propriedade que temos de, por meio de palavras e imagens, comunicar-nos entre nós, exteriorizando o nosso pensamento, relatando fatos e coisas internas ou externas, acontecidas ou ainda por acontecer. Vossa senhoria percebeu uma manifestação árdua de uma visão obscurada pela textura do vidro e fez uma sintaxe de sua percepção e do que havia de "real" no local em uma bela fotografia. E aqui coloca a imagem para nossa avaliação e apreciação. Fácil será, da fotografia acima, deduzir os defeitos ou qualidades que estão nos meus olhos e são projetados em vossa imagem. Este é um frequente erro daqueles que analisam fotografias. Outro despautério pedagógico do processo de avaliação fotográfica está na análise não coerente do estudo independente: a análise é fruto do estudo da fotografia e não fator de conhecimentos fotográficos. A análise é meio de averiguação da correção de uma técnica, e como tal é sinônimo de discernimento, de verificação, de comprovação de aplicação do que seguramente se conhece. No meu olhar, o vidro focado em primeiro modifica a realidade seguinte do vidro que vai "além": torna-o dinâmico, torna-o pioneiro, torna-o anterior a um caminho, como uma próclise, que anuncia algo que está por vir. Esta dimensão é muito criativa e imaginativa no que diz sobre o ponto de vista que se olha para o vidro. Esta seleção de enquadramento e de objeto, mais o efeito do bokeh (palavra japonesa vulgarmente utilizada para "desfoque", referindo-se ao desfoque que as lentes fazem dos objetos em segundo plano), oferecem um resultado muito interessante. No entanto, devo dizer que a utilização do vidro translúcido por simples mecanização improfícua e nefasta do raciocínio inconsciente seria um erro notório na composição fotográfica: poderia ser sorte, ou azar, dependendo do resultado...

Ademais, resumindo minha reflexão, o que é necessário é evitar o exagero, o supérfluo e o inútil. Em vossa fotografia observamos uma composição ímpar, que, sem maiores enfeites ou arrebiques despretenciosos, vossa arte alcança os fatos necessários e imprevisíveis que só os fotógrafos profissionais têm a obrigação de saber registrar. Ela evita o exagero, o supérfluo e o inútil, e retrata a criatividade nata de uma artista que está se aventurando na fotografia -- e se minha percepção estiver certa, Vossa Senhoria já domina a arte, principalmente em outros campos (eu arriscaria dizer que você é desenhista).

Em verdade, e em verdade somente, linda fotografia, lindo trabalho, lindo exercício. Seja bem-vinda, e sinta-se a vontade no Digifórum: o portal da fotografia digital na Internet.

Abraços cordiais,
-Vitor Chaves
Moderador Mor da sala "O Prazer de Fotografar"

Juliana Motzko
Usuário Novato
Usuário Novato

MensagemEnviada: Qua Dez 31, 2008 9:43 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vitor, muitíssimo obrigada pelo incentivo!
Sua opinião me é de grande valia, você sabe! Mas não vale falar que chuta que eu sou desenhista porque você me conhece! hahaha lol

Brincadeiras a parte, obrigada mesmo pelo incentivo. foi uma fotografia bem simples, mas gostei do exercício e vou procurar aprimorar-me.
Confesso que não estava muito inspirada no dia... mas o desafio está a inspirar-me buscar novas e melhores capturas!

Um gde abraço!
Juliana Motzko

Vitor C.
Moderador Senior
Moderador Senior

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Qua Dez 31, 2008 12:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Juliana Motzko, hahahaha, poxa, pensei que você iria desconfiar da minha "formalidade" no post acima... o conteúdo é verdadeiro, mas a forma que falei (de um jeito todo erudito) era pra zoar você!!! Mr. Green Mr. Green Mr. Green

Abração, amiga!!!

yeah

Atena
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jan 05, 2009 8:27 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gustavo Couto, me desculpe, não tinha visto sua mensagem e agora a foto não aparece... Sei que já está bem tarde, mas se a tiver a mão por aí poderia postar novamente? Obrigada.

Atena
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jan 05, 2009 8:33 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Juliana Motzko, depois das sábias palavras do nosso querido Vítor Wink não tenho muito mais a dizer, apenas que gosto muito também desses vidros texturizados e acho muito legal você usar elementos como este, corriqueiros e que passam despercebidos muitas vezes mas que não deixam de ser fascinantes, acho que um dos diferenciais de um bom fotógrafo é ser capaz de identificar a beleza e o interesse mesmo nas coisas aparentemente desinteressantes. Acho que a composição ficou mais interessante devido à curvatura da superfície, pois se ela fosse retinha acho que a foto seria mais encarada como uma simples textura.

Natanael Mahon
Usuário Novato
Usuário Novato

MensagemEnviada: Qua Jan 07, 2009 8:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

A idéia era fotografar cubas de gelo fazendo referência a arquitetura. Não acredito que consegui, mas achei ao menos intrigante

Image

Leo.Amaral
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jan 07, 2009 8:58 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Natanael Mahon, ficou bom sim. Parece tijolos de vidro ou mesmo pastilhas usadas em revestimento. yeah

Juliana Motzko
Usuário Novato
Usuário Novato

MensagemEnviada: Sex Jan 09, 2009 7:33 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Obrigada Atena pelos comentários!! Smile
Vou tentar exercitar mais!!!

mavi
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Sáb Jan 24, 2009 8:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Esta é a primeira vez que eu posto (haja coragem!), queria dar a sensação de escada usando esses livros...

Creio que não alcancei o objetivo da maneira que queria, então, queria que me dessem sugestoes para alcançá-lo...

Obs: Sei que a Luz não é das melhores nem o foco, mas como aqui não é o tópico onde a ênfase é a técnica, "deixei passar..."

Image

Canon Xti
ISO 200
F6,3
25mm
1/30

Image

Canon Xti
ISO 200
F6,3
22mm
1/20

Ricardo Braga
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sáb Jan 24, 2009 9:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

faltou harmonia, talvez devesse ser melhor dispostos os livros e o corte na parte superior, mas está no caminho certo.

mavi

MensagemEnviada: Dom Jan 25, 2009 9:33 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Valeu pelas dicas, vou tentar exercitá-las... Wink

Mavi

saguena
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Abr 07, 2009 9:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

mavi, idéia muito bom sem dúvida, no entanto a execução poderá ajudar aumentar a sensação de escada, o angulo ajudara a direcionar o olhar do observador, os livros também poderiam ser mais neutros o marrom com textura que remete a madeira ajudaria na sua produção yeah

lf.cardoso
Usuário Novato
Usuário Novato

MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2009 2:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tinha lido sobre o exercicio, mais não tinha colocado ele em prática, no sabado, passando por essa antena, resolvi testar o que tinha aprendido por aqui, espero ter conseguido.

Foto feita de uma antena de uma grande empresa de telefonia de longa distância, particularmente gostei do resultado, achei que as folhas deram um pouco de natureza pra uma estrutura metálica tão grande.
podem criticar a vontade.

Image

Maior

Já tava esquecendo do EXIF

Câmera: Sony DSC-H50
Exposição: 0,003 sec (1/400)
Abertura: f/4.5
Distância focal: 14.6 mm
ISO: 100
Compensação de exposição: 0 EV

No mesmo dia fiz essa outra imagem também, do arame farpado que cerca o lugar.

Image

vhcampos

MensagemEnviada: Qua Fev 03, 2010 10:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

lf.cardoso escreveu:
Tinha lido sobre o exercicio, mais não tinha colocado ele em prática, no sabado, passando por essa antena, resolvi testar o que tinha aprendido por aqui, espero ter conseguido.

Foto feita de uma antena de uma grande empresa de telefonia de longa distância, particularmente gostei do resultado, achei que as folhas deram um pouco de natureza pra uma estrutura metálica tão grande.
podem criticar a vontade.

Image

Maior

Gostei da foto, mas se eu estivesse no mesmo lugar, teria tirado a foto na vertical de um ponto mais alto (para não aparecer a grama) e deixado a foto no formato horizontal, para dar a impressão de serem 2 tamborins, em vez de antenas. Pra mim, isso deixaria a foto mais próxima do tema do exercício.

O único "detalhe" é que, pra tirar uma foto assim, talvez você teria que ficar pendurado na torre (de preferência pelo lado de fora), o que com certeza não seria algo dos mais seguros, né? Mr. Green

Abraços.

pmcj

MensagemEnviada: Ter Ago 03, 2010 12:43 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

A última mensagem deste fórum é bem antiga, mas estes exercícios são muito interessantes para novatos como eu.
Vi o fórum faz um tempo e sempre que posso tento fazer alguma foto utilizando os conceitos dos exercícios.

A foto abaixo foi tirada em um hotel em Brasília. O teto me lembra a estrutura de um Zepellin, mas é apenas um tipo de clarabóia enorme. Passei vários dias por lá, imaginando como fazer uma foto do local, que fosse ao mesmo tempo inusitada e intrigante. Logo pensei no P&B. Imaginei o resultado como apenas uma seta inusitada.

Image

http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/6uWimK-8KL1oMXOcrNdkCg

Espero os comentários!
Mostrar os tópicos anteriores:      

Novo TópicoResponder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras