| Autor |
Mensagem |
Helder Junior
Usuário Participativo

|
Enviada:
Sáb Jan 07, 2006 8:10 pm |
  |
Oi pessoal!
Eu estava hoje na casa de meu avô e pedi a ele para fotografar uma máquina antiqüíssima que ele possui.
Para vocês terem idéia, a foto é feita abrindo-se um compartimento na parte superior. Não existe viewfinder óptico e sim algo como um jogo de espelhos, e nós olhamos para a imagem segurando-se a máquina de longe, na altura do peito/ barriga.
Eu perguntei em outro fórum que modelo era essa máquina e me responderam que é uma Meopta Flexaret, fabricada na República Tcheca. Não é rara, mas possui fotos de exelente qualidade. É classificada como uma TLR (Twin Lens Reflex). Segundo a explicação que me deram ela tem: "Um sistema de espelhos que faz a imagem da segunda lente refeltir no despolido horizontal, e a lente que captura a imagem do despolido não é a mesma que fotografa."
Abaixo vão algumas fotos dela
Estojo de couro da máquina:
Frente (com filtro P&B Amarelo):
Frente (com a parte superior usada para visualização aberta; manivela para girar o filme):
Detalhe da parte frontal:
Foto do "viewfinder" em ação (na foto aparece meu tio e uma cadeira):
Fundo da máquina e filtro P&B amarelo:
Compartimento para o filme aberto:
Meu avô utilizou essa máquina por muitas décadas. Não era fotógrafo, nem nada... mas gostava de tirar fotos da família. Na casa dele, tem uma foto que ele fez com essa máquina mostrando minha avó lendo um livro e ela mesma a lado dela, olhando também para o livro.
 |
|
|
|
 |
Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum

|
Enviada:
Sáb Jan 07, 2006 9:22 pm |
  |
Conhecida pela excelente nitidez. TEsta ela para aprimorar os conhecimentos. |
|
|
|
 |
/SenaJR/
Usuário Senior

|
Enviada:
Sáb Jan 07, 2006 11:59 pm |
  |
Helder Junior, muito curiosa essa camêra. Já li sobre ela num antigo livro de fotografia. Vou contribuir um pouco com informações mais detalhas.
Como você já disse, ela é uma câmera reflex de objetiva dupla - Twin Lens Reflex (TLR). Essa aí é a Meopta Flexaret, mas tem uma concorrente, a Mamiya C330 que é muito parecida.
Uma TLR, na verdade, trata-se de duas cams, uma montada sobre a outra. Há duas objetivas idênticas no tamanho e no enquadramentoda da imagem: a superior envia a imagem a um espelho fixo, montado a 45 graus em relação ao plano focal, e daí ao visor, situado na face de cima da câmera; a inferior produz a imagem que impressiona o filme. O mecanismo de focalização comanda ambas as objetivas. Era muito usada em estúdios antigamente.
As grandes dimensões da tela de focalização favorecem a composição da imagem. A pequena lente de aumentopresente nessa cam permite a focalização precisa. Ela é silenciosa e livre de vibrações (algo não muito comum de se ver em outras cams da época), tem o obturador entre as lentes da objetiva principal e era ideal para trabalho com flash.
A imagem é invertida. O sistema óptico limita a margem de focalização e provoca erro de paralaxe em closes (eram raros os modelos com objetivas intercambiáveis). E pra finalizar, a TLR usa filme de tamanho 120.  |
|
|
|
 |
MaNoMaNiA
Muito Participativo

|
Enviada:
Dom Jan 08, 2006 12:37 am |
  |
Tenho duas dessas jogadas aqui em casa, não sei de quem foram nem como veio parar aqui. |
|
|
|
 |
paulohcm
Mega Participativo

|
Enviada:
Dom Jan 08, 2006 8:38 am |
  |
MaNoMaNiA, tira foto delas pra gente e mostra tb. Incrível como o pessoal antigamente curtia muito mais os objetos que compravam do que nós. Hj um apessoa compra um celular de manhã e de tarde já quer trocar. Compra uma cam e em uma semana já quer trocar.
Helder Junior, vc tem como mostrar alguma foto tirada pelo seu avô com essa câmra? Flw! |
|
|
|
 |
Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum

|
Enviada:
Dom Jan 08, 2006 9:18 am |
  |
Culpa do capitalismo e da tv
| paulohcm escreveu: |
MaNoMaNiA, tira foto delas pra gente e mostra tb. Incrível como o pessoal antigamente curtia muito mais os objetos que compravam do que nós. Hj um apessoa compra um celular de manhã e de tarde já quer trocar. Compra uma cam e em uma semana já quer trocar.
Helder Junior, vc tem como mostrar alguma foto tirada pelo seu avô com essa câmra? Flw! |
|
|
|
|
 |
Helder Junior
Usuário Participativo

|
Enviada:
Dom Jan 08, 2006 10:25 am |
  |
paulohcm, na próxima vez que eu for na casa de meu vô, eu vou pedir a ele pra trazer p/ aqui pra eu scanear pra vocês. Mas já adianto que a qualidade é fantástica!
Ranyere Nobrega, vou ver se acho algum lugar que venda filmes 120. O problema é achar algum lugar que revele. Será que aqui em Aracaju tem?
/SenaJR/, valeu pelas informações Vou imprimir aqui pra mostrar pra o meu vô. |
|
|
|
 |
celso larrossa
Muito Participativo

|
Enviada:
Dom Jan 08, 2006 10:41 am |
  |
Complementando, estes modelos de cam contavam ainda com Yashica e Roleiflex, produziam negativos de 6x6 cm por isto a alta qualidade das imagens, grandes ampliações podiam ser feitas sem que apareça grão, que nas digitais é chamado de ruído. Este obturador entre as lentes, obturador central possibilita que o flash seja sincronizado em qualquer velocidade e a suavidade de disparo se deve a inexistência do movimento do espelho das SLR.
Quanto à revelação destes negativos hoje em dia está muito difícil, aqui no Rio Grande do Sul, acho que só em Porto Alegre se revela este formato e não em minilab.
Hoje em dia ainda se usa este formato para publicidade, em cursos e retratos, claro que as cam de hoje são Hasselblad, Mamyia Bronica a Hassel é 6x6 as outras são 4,5x6 e 6x7. |
|
|
|
 |
MaNoMaNiA
Muito Participativo

|
Enviada:
Dom Jan 08, 2006 11:30 am |
  |
Essa ta aqui do lado "decorando" o quarto do meu irmao, vou dar uma procurada na outra, não lembro se são da mesma marca.
 |
|
|
|
 |
celso larrossa
Muito Participativo

|
Enviada:
Dom Jan 08, 2006 1:32 pm |
  |
Estas cam são cópia das Roleiflex elas abrem a frente do capucho para se transformar em um visor esportivo, bem arcaico, é verdade, na parte de trás há um pequeno quadrado que com a janela na frente formam um visor direto "esportivo".
Para algumas haviam lentes adicionais que aumentavam sua distância focal transformando-se em teleobjetivas. |
|
|
|
 |
schädell
Usuário Participativo

1
0
0
|
Enviada:
Sáb Abr 25, 2009 2:14 am |
  |
celso larrossa, Além das Tele-Objetivas ainda existiam as objetivas para macro. Com um excelente sistema de paralaxe.
Fora ser filme 120, mais legais são alguns adptadores transformando a máquina compatível com filme 35mm.
É encrivel como há destas cópias da Rolleiflex! No ML há muitas Yashicas assim como em algumas lojas do centro de São Paulo, a famosa 7 de abril. |
|
|
|
 |
ofsouto
Usuário Participativo

11
0
0
|
Enviada:
Ter Mai 26, 2009 10:36 pm |
  |
Possuo uma Rolleiflex 3.5F à venda.
Se alguém tiver interesse, favor enviar uma MP.
Rolleiflex 3.5F Tipo I
Grato
Obede |
|
|
|
 |
Eliverto
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

|
Enviada:
Qui Jan 21, 2010 8:39 pm |
  |
As TLRs são a porta de entrada mais barata para o fascinante mundo do MF. Produzem negativos quadrados (6x6 cm na maioria, com filme 120) e são muito silenciosas, por não ter slap de espelho. O magnífico trabalho de Vivian Maier, uma governata que fotografava nas horas de folga, e recentemente descoberto foi todo feito com uma Rolleiflex.
http://vivianmaier.blogspot.com/ |
|
|
|
 |
|
|
|
|